Últimas
Quinta-Feira, 08 de Maio de 2008, 12h:10 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20
Justiça cassa os direitos políticos de ex-prefeito
O juiz da 1ª Vara de Água Boa, Anderson Gomes Junqueira, suspendeu os direitos políticos do ex-prefeito do município, Luiz Abdalla (1997-2000), por cinco anos e decidiu pela sua inexigibilidade nos próximos três anos. Desse modo, o democrata será obrigado a abandonar seu projeto à sucessão municipal, no qual já vinha trabalhando. O ex-prefeito cometeu 10 atos de improbidade administrativa considerados graves, dentre eles a contratação de 87 servidores sem a realização de concurso público.
A maioria das falhas diz respeito ao ensino público. O então prefeito aplicou menos de 25% do orçamento no ensino público, contrariando a Constituição Federal. Também é acusado de má aplicação nos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).
Na sua gestão, Abdalla deixou atrasar o salário dos profissionais da educação e ainda contratou servidores sem que houvesse cargos disponíveis. Desse modo, gastou com a folha de pessoal acima do limite estabelecido em lei, abriu crédito suplementar sem fonte de recursos e ainda ficou inadimplente junto à Previdência.
Além da suspensão dos direitos políticos, o ex-prefeito também fica proibido de fechar qualquer contrato com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, mesmo que seja por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio-majoritário, também pelo prazo de 5 anos. Com essa punição a Abdalla, fica mais fácil ainda o projeto do prefeito Maurício Tonhá, o Maurição (PR), que fica com menos um adversário nas urnas. (Pollyana Araújo)
Postar um novo comentário
Comentários
-
Comente esta notícia
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga