Últimas

Segunda-Feira, 14 de Julho de 2008, 20h:42 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

BARRA DO GARÇAS

Justiça impugna candidatos Farias e Chaparral

Ex-prefeito Wanderlei Farias, que responde por improbidade Ex-prefeito e atual gestor e seus vice têm até 6ª para apresentar defesa; por enquanto, só Maria do Mercado está garantida na majoritária

  O juiz da 9ª Vara Eleitoral de Barra do Garças, Milton Pelegrini, impugnou o registro das candidaturas de 2 dos 3 candidatos a prefeito, tanto por irregularidades e falhas detectadas envolvendo os cabeças-de-chapas, quanto em relação aos seus companheiros da majoritária. Agora correm risco de ficar fora da disputa o próprio prefeito Zózimo Chaparral (PC do B), que tenta a reeleição, e o ex-prefeito Wanderlei Farias (PR). Eles têm prazo até sexta (18) para apresentar defesa. Por enquanto, não enfrenta obstáculo quanto ao registro de candidatura a vereadora Maria José de Carvalho, a Maria do Mercado (PMDB). Curiosamente, a peemedebista decidiu ser candidata de última hora.

   O processo que resultou na impugnação do registro da candidatura de Wanderlei Farias tem cerca de 1.600 páginas. O juiz indeferiu o pedido e já abriu prazo de uma semana para o republicano se explicar. Ex-prefeito, Farias é acusado de cometer atos de improbidade administrativa. O vice de sua chapa, empresário Geraldo Quirino (DEM) também foi "reprovado" porque conduzia uma empresa de concessão pública e não se desincompatibilizou dentro do prazo legal.

Prefeito Zózimo Chaparral comete falhas na ata  No caso de Chaparral, o problema parece ser mais simples. Ocorrera erro no prenchimento da ata da convenção, que oficializou seu nome como candidato à reeleição. Já o seu companheiro de chapa, Roberto Ângelo de Farias (PP), filho do ex-prefeito e ex-governador Wilmar Peres de Farias, é diretor de uma emissora de TV e também não se afastou no prazo permitido, conforme estabelece a legislação eleitoral.

   Além das chapas majoritárias de Farias-Quirino e Chaparral-Roberto, o juiz eleitoral impugnou também o registro de alguns candidatos a vereador. Entre os que estão na berlinda figura o nome do apresentador de TV, Reinaldo Silva, o Chocolate (PP).

   A decisão judicial deve provocar a maior reviravolta em Barra do Garças, cidade-pólo da região do Araguaia. Caso os registros sejam mesmo indeferidos, no julgamento do mérito após a exposição da defesa, partidos como o PR de Wanderlei Farias e o PC do B de Chaparral terão de substituir seus candidatos à sucessão municipal.

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • reinaldo silva (Chocolate) | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Prezados amigos do RD News,
    Gostaria de aqui esclarecer as pessoas que acompanham o meu trabalho ao longo dos anos que a matéria veinculada trata-se apenas de pedido de impugnação das candidaturas citadas, inclusive a minha. No meu caso, a denúncia é de que apresentei o meu programa denominado Jornal da Band, na TV Serra Azul após expirado o prazo determinado pela Justiça Eleitoral (31 de maio), o que, conforme já providenciei defesa, trata-se de denúncia infundada e propositadamente politiqueira, com objetivo único dos nossos adversários políticos de tentar prejudicar minha candidatura. Creio na Justiça Divina e na Justiça dos Homens e este será apenas mais um obstáculo que terei que transpor para continuar, como sempre fiz a longo dos meus 25 anos de jornalismo, continuar defendo os interesses da minha querida e amada populkação barragarcense.
    Agradeço pelo espaço cedido e estamos à disposição do blog para maiores esclarecimentos.

  • BRASILEIRO CANSADO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • André Rodrigues | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Pessoal de Barra do Garças,
    Não é possível que nós entraremos novamente na alienação dessas pessoas que acreditam que o bem individual é mais importante que o bem da coletividade,ou seja, a sociedade de Barra do Garças.O que adianta uma administração olhar somente para a classe baixa se as classes mais altas principalmente a classe média está regredindo?O que adianta a classe humilde ter o que comer, o que se divertir e está incluída na sociedade como cidadão mas se não tem possibilidade de ascensão?Devemos votar no melhor e quando colocamos na balança os feitos de Wanderley e Chaparral,sinceramente,qual foi o melhor?
    Comente!
    Eu acredito que as pessoas na hora de votar levem em conta não o que o administrador fez fora do campo politico, como intrigas e etc. mas,o que ele realmente fez para melhorar a nossa cidade e consequentemente a vida das pessoas que aqui vivem,pois é isso que faz nossa cidade crescer e evoluir e não quem retruca mais alta nas discussões e etc.

  • Senhor Entediado | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É bom a sociedade barragarcense abrir os olhos para eventuais fraudes em documentações que, porventura, venham a beneficiar os candidatos a vice-prefeito. Documentação como data retroativa de desligamento das funções de direção de empresa de concessão pública. Atenção MPE, não decepcione a sociedade desta bela cidade.

  • arlon sales picchi | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • gisely pereira da silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SÓ ACHO QUE, A POPULAÇÃO DE BARRA TEM POR CONHECIMENTO, O TRABALHO PRESTADO DO SR PREFEITO ZOZIMO CHAPARRAL, O VERDADEIRO PREFEITO DAS PESSOAS CARENTES DE BARRA, UM PREFEITO DE GABINETE ABERTO PRÁ POPULAÇÃO, PARA OS INDÍGENAS, E DEMAIS ENTIDADES.
    ACREDITAMOS EM VC PREFEITO, VAMOS A VITÓRIA.
    CHAPARRAL MEU VOTO É PRÁ VC!!!!!!!!!!!!!!!

  • João Lennon Santos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sou morador da cidade de Aragarças, mas estou sempre ligado a política de Barra. E tal cidade precisa de pessoas com objetivos novos q irão satisfazer a população, então basta p esses velhos candidatos e digamos sim p Maria do Mercado.

  • FABIANA BALBINO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SOU MORADORA DE ARAGARÇAS, MAS VOTO EM BARRA, SÓ ACHO QUE O EX PREFEITO WANDERLEY FARIAS, TERIA QUE TER A SENSATEZ, E A HOMBRILDADE DE PARAR COM ESSA DE SE CANDIDATAR, POIS A POPULAÇÃO DE BARRA E REGIÃO SABE MUITO BEM O QUE ELE FEZ,
    (DE RUIM) POIS SÓ DA A CARA EM TEMPO DE CAMPANHA.

  • FABIANA BALBINO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    nÃO ENTENDI EM AO OUTRA VAI SER A PREFEITA

  • CARLOS JESSÉ | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    CLARO QUE É WANDERLEY FARIAS!
    ESSAS PESSOAS QUE FALAM:AH! VOU VOTAR NO CICLANO POR QUE ELE É O HOMEM DO POVO,ELE PEGOU NA MINHA MÃO E EM TODOS OS EVENTOS QUE VOU ELE ESTÁ VEJO COMO A SOCIEDADE DE BARRA DO GARÇAS ESTÁ INCOSCIENTE.E O QUE ADIANTA ISSO SE EM PROL DA CIDADE NÃO MELHORA NADA! QUE MENTALIDADE PEQUENA!
    TEMOS QUE SAIR DA FRENTE DA TELEVISÃO UM POUCO E, VER O QUE REALMENTE É POLÍTICA E NÃO DEMAGOGIA.

Patriota, vários evangélicos e cantor

oscemario daltro 400 curtinha   O nanico Patriota, hoje sem um assento na Câmara de Cuiabá, lançou chapa completa para vereador, com 38 nomes. E pode eleger até dois. A proporcional acaba se fortalecendo porque o partido tem cabeça de chapa ao Executivo, o ex-prefeito por dois mandatos Roberto França. Entre...

Colíder com 2 candidatos desgastados

jaiminho 400 curtinha   Em Colíder, duas figuras bastante desgastadas politicamente estão na disputa pelo Executivo, sendo o prefeito Noboru Tomiyoshi, que fechou aliança com apenas três partidos (DEM, PSD e SD), e o ex-prefeito Jaime Marques (foto), que concorre pelo PSC numa coligação que agrega DEM e...

PP com 25 a vereador projeta 3 vagas

orivaldo da farmacia 400 curtinha   O PP, da base aliada do prefeito Emanuel, conta com 25 candidatos a vereador pela Capital. Deve conquistar entre duas e três vagas. Os principais concorrentes são os já vereadores Orivaldo da Farmácia (foto), Marcrean Santos e Luis Cláudio, além do ex-vereador...

MPE vê prefeita de Torixoréu inelegível

ines 400 curtinha torixoreu   Para o Ministério Público Eleitoral, a prefeita de Torixoréu, Inês Mesquita Moraes Coelho (foto), que se lançou à reeleição pelo DEM, está inelegível. Numa ação de impugnação de registro de candidatura, o promotor...

Candidato amarga derrota na Justiça

adilson gon�alves 400 curtinha   O candidato a prefeito de Barra do Garças, delegado Adilson Gonçalves (foto), tentou, sem êxito na Justiça, censurar o Rdnews na publicação de matérias sobre o pleito eleitoral no município. Numa ação impetrada junto à...

Com certidão pra disputar 1ª suplência

dito lucas 400 curtinha   Filiado ao Podemos, Dito Lucas (foto), que entrou de última hora como primeiro-suplente da chapa ao Senado encabeçada por José Medeiros, assegura que vai apresentar novamente sua certidão junto à Justiça Eleitoral, de modo a provar que sua candidatura é legítima....