Últimas
Quarta-Feira, 30 de Abril de 2008, 17h:30 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20
Justiça proíbe "marcha da maconha" em Cuiabá
A 9ª Vara Criminal concedeu liminar que suspendeu a "marcha da maconha", programada para acontecer no próximo domingo na Praça Ipiranga, em Cuiabá. Por meio do site www.marchadamaconha.org vem sendo veiculadas notícias que defendem a legalidade da droga, bem como informar sobre a realização da marcha em várias outras localidades do país, no mesmo dia e horário.
A ação cautelar foi formulada pelos promotores Marcos Henrique Machado e Marcelo Ferra de Carvalho após aviso do Ministério Público da Bahia, pois em Salvador está localizada a maior movimentação para a marcha. O MP requisitou à secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) que monte plantão no local e que, se necessário, utilize todos os meios administrativos para coibir o movimento. Também deverá identificar os organizadores que podem responder a processo criminal. Os promotores esperam que a marcha não aconteça, mesmo assim advertem que não se pode induzir, fazer apologia ao uso da maconha e outras drogas. "A maconha é droga e é considerada crime em nosso país", destacou Ferra. O crime é previsto na Lei 11.343/06. Os responsáveis pela marcha podem sofrer penas de detenção de um a três anos, multa, além de poder responder por formação de quadrilha e tráfico de drogas.
O site, cujo domínio ainda não foi identificado, veicula a idéia de que a marcha serve apenas para debater a proibição ou não do uso do entorpecente e que impedir a manisfetação é barrar a liberdade de expressão. Eles ainda "advertem" que é proibido usar a maconha durante o evento. A página já informou que a manifestação está proibida na Capital. O representante do MP salienta que “não se quer aqui cogitar proibição à liberdade de expressão, vez que vivemos em um Estado Democrático de Direito, no entanto, imaginar que se possa induzir e instigar crime contra a saúde pública como forma de liberdade de expressão significa decretar a anarquia no país. (Simone Alves)
Conferência da Juventude discute usa da maconha
A 1ª Conferência Nacional da Juventude, realizada em Brasília entre domingo e esta quarta (30), reuniu cerca de 2,5 mil jovens de todos os Estados. Foi toda patrocinada pelo governo federal, por meio das secretarias Nacional da Juventude e Geral da Presidência da República, inclusive com direito a passagens aéreas e hospedagem.
Na quarta, marcando o último dia do evento, foi mostrado um vídeo sobre a importância de se legalização o uso da maconha e também a campanha nesse sentido que está sendo preparada para 4 de maio, quando 200 cidades em todo mundo, entre elas 12 no Brasil, devem sediar manifestações, apesar da interferência da Justiça para proibí-las, como é o caso de Cuiabá.
O que gerou maior discussão foi quando se perguntou se, durante a manifestação, deveria usar a droga. Os líderes da conferência deixaram claro que o propósito não seria fazer apologia ao uso e que, na marca, isso seria proibido. As opiniões se dividiram.
Para Everton Almeida, um dos estudantes mato-grossenses presente à Conferência Nacional da Juventude, "essa situação é delicada". "É muito complexo. Tem o lado maléfico do uso da maconha e, para alguns, bem o benéfico se isso vir a ser legalizado. No meu caso, a legalização não seria interessante", enfatiza Everton, presidente da Juventude do PSB de Cuiabá. (Romilson Dourado, de Brasília)
No evento, foi distribuído aos jovens panfleto sobre a Marcha da Maconha. Veja abaixo reprodução da frente e verso.
Panfleto propagada marcha do dia 4 pela legalização...
...da maconha, com mapeamento de onde haverá manifestação
Postar um novo comentário
Comentários (10)
-
Paulo | Sexta-Feira, 11 de Maio de 2012, 18h4210
Sabem qual é o maior mal desse País? Ignorância. As pessoas ouvem afirmações batidas há anos e as tomam como verdades definitivas. Defender a legalização da maconha não tem nada a ver com apologia às drogas, é apenas expressar seu direito constitucional à liberdade de expressão. Dizem por aí que consumidores de maconha alimentam o crime organizado, e isso em parte é verdade. Então por que as autoridades não cortam esse mal pela raiz simplesmente permitindo o plantio de 1 ou 2 pés para consumo individual? Outra coisa: se consumo de maconha é crime, então exijo que o consumo de cigarros de tabaco também sejam proibidos, pois são uma bomba de compostos químicos que destroem muito mais nosso organismo do que um cigarrinho de maria joana por dia. E por último, não falem mais que quem defende a legalização da maconha é desocupado, porque muita gente (eu diria a grande maioria) das pessoas que fazem esta defesa são pessoas inteligentíssimas, exercendo cargos de responsabilidade em muitas empresas e órgãos públicos, e muito mais sérias do que a grande maioria dos que aqui se acham arautos da lisura e dos bons costumes. CHEGA DE HIPOCRISIA! VAMOS DISCUTIR NOSSOS PROBLEMAS ABERTAMENTE, SEM PRECONCEITOS!!! VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO!!!
-
David Brito | Quarta-Feira, 09 de Junho de 2010, 09h2401
David Brito, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
-
Milton Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Concordo que o Brasil ainda não está preparado para discutir o assunto!
Droga é coisa muito séria, e está destruindo jovens, famílias, é um cancer, cujos protagonista (traficantes), devam serem severamente punidos,sem dó nem piedade!
Mas vamos deixar de hipocrisia! E o alcool que é vendido livremente, onde milhares de vidas são ceifadas por ano, através de acidentes automobilisticos? crimes violentos?
Isso pode Dr.Marcos Machado? se pagam impostos para vocês terem seus salários (altos) em dia, aí é legal?
ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO?
B A L E L A! -
Soc.Mauro Cesar Souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Li atentamente todos os comentários feitos a respeito dessa proposta de discriminalização do uso da maconha. Como pai me preocupa o fato de liberar o uso indiscriminado dessa droga.Sabemos que o Brasil precisa amadurecer muito essa discussão, saber se a nossa sociedade está preparada para essa liberalização, como já acontece em outros paises, que se preocuparam não em combater o uso, mas em reduzir danos que todas as drogas causam ao nosso organismo, sejam elas licitas ou ilicitas. Qual a sociedade que queremos para o nosso País? Diante de tantas mazelas sociais que enfrentamos, seria prematuro liberar o uso dessa droga, mesmo sob o argumento da redução de danos, pois temos um sistema de saúde ainda uito frágil no acompanhemtno de doenças que há milenios foram erradicadas no mundo(tuberculose, hanseniase entre outras)e creio que o aparelho repressor do estado (segurança pública)não está preparada pra esse enfrentamento social, e a Justiça está preparada para discutir esse tema? A quem interessa essa liberalização da maconha? Cercear o sagrado direito conquistado de liberdade de expressão não é o caminho mais adequado nesse momento, deve os orgãos de segurança acompanhar a manifestação e reprimir aqueles atos que atentem contra a legislação brsileira, afinal estamos num estado democrático de direito!
-
Turquinho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Tenho pra mim que os promotores estão fazendo um desfavor à democracia que, para se aprimorar, precisa sim encarar os debates sobre temas polêmicos.
Ao meu modo de ver, além de ferirem sim a liberdade de expressão, estão alimentando um grande mal da humanidade, a hipocrisia!!! É crime sim, usar maconha, defeder o uso. Discutir a legalização, faz parte da democracia!!
Será que os nobres promotores são cientes do mal provocado pelos chopinhos legalize que eles tomam??
Ahhhh... essa clase dever ir só de scott purinho, do bom....
E viva a liberdade de expressão!!! -
carlospinheiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
CADEIA NESSE POVO, É O QUE ELES MERECEM!
-
Marina | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
É bem a cara de Marcos Machado mesmo.Se acha....o dono da verdade...
A apologia a droga é crime, de fato, mas o direito de estar em local publico fazendo passeata é direito constitucional e nenhuma autoridade pode suprimir este direito.O que deve ser controlado é o conteúdo desta passeata, e aforma com que é divulgado a legalização da droga. -
MARINA DO BEM | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
MEU DEUS...E EU ACHANDO QUE MEU FILHO ESTAVA PARTICIPANDO DE UM EVENTO SAUDÁVEL LÁ EM BRASÍLIA. ESSA JUVENTUDE DO MAL QUER SE MISTURAR A DO BEM PARA CONTAMINÁ-LA. GRAÇAS A DEUS TEMOS HOMENS COMO O DR. MARCOS MACHADO QUE NÃO PERMITE ESSA POLUIÇÃO CHEGAR AOS NOSSOS FILHOS QUE CUIDAMOS PARA O BEM.
-
FERNANDO RESENDE VITONIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
OLHA SÓ COMO AGEM ESSAS MÁFIAS DA DROGA, SE INFILTRAM DENTRO DAS AÇÕES DO GOVERNO PARA INSERIR SEUS INTERESSES. TRÁFICO É CRIME E USAR TAMBÉM DEVE SER. CADEIA NESSES DESOCUPADOS DA VIDA. NÃO PODEM CONTAMINAR NOSSOS JOVENS QUE AINDA ESTÃO ESTUDANDO, TRABALHANDO PARA SER HOMENS DO BEM.
-
Ramiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
DEIXEM A PASSEATA ACONTECER. FOTOGRAFEM TODOS PARA IDENTIFICA-LOS E ENCAMINHA-LOS PARA TRATAMENTO EM CLINICAS DE DESENTOXICAÇÃO.
SE NÃO HOUVER CONSUMO NÃO HAVERÁ TRAFICO, PORTANTO O USO DEVERIA SER CRIMINALIZADO E BEM APENADO.
ESTE TIPO DE MANIFESTAÇÃO TIRA TODA A CREDIBILIDADE DA NOSSA TÃO QUERIDA JUVENTUDE, QUE ESTA DESEJANDO CONTRIBUIR NAS DISCUSSÕES IMPORTANTES DE NOSSO PAÍS.
LEMBREMO-NOS QUE A JUVENTUDE ALIENADA DOS ANOS 60 E 70 É A MAIOR RESPONSÁVEL PELA SITUAÇÃO CAÓTICA DO MUNDO ATUAL, POIS DEU CHANCE AOS PODEROSOS DE HOJE, PARA PROMOVEREM A GRANDE CONCENTRAÇÃO DE RENDA E PODER QUE RESULTOU NA MISÉRIA E NA FOME.
O JOVEM ENGAJADO NÃO PERDE TEMPO COM UMA DISCUSSÃO TÃO INÚTIL E FORA DE MODA POIS EM PLENA GERAÇÃO SAÚDE A DROGA NÃO TEM VEZ. NÃO SE TRATA DE DEMOCRACIA MAS SIM DE ORDEM CONSTITUCIONAL, RESPEITO AS LEIS E A VONTADE DA MAIORIA.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga