Últimas
Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2008, 12h:30 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21
Karol e Djalma brigam para comandar Defensoria
Mesmo sob crise interna, Karol Rotini busca reeleição
Em duas fases, defensores públicos do Estado vão eleger no próximo mês ocupantes aos postos de defensor-geral e corregedor-geral. O clima interno é de disputa acirrada e marcada, inclusive, por denúncias. Dois brigam pelo comando da Defensoria-Geral, que detém orçamento anual de R$ 30 milhões. Para o cargo de corregedor-geral estão 7 no páreo. Criada em 1998, A Defensoria está presente em cerca de 50 Comarcas.
Atualmente ocupam os cargos Helyodora Karoline (Karol) Almeida Rotini e Fábio Guimarães, respectivamente. Mesmo sob críticas por ingerência, conforme um relatório prévio emitido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre as contas da Defensoria, Karol busca a reeleição. Ela disputa o cargo com o procurador Djalma Sabo Mendes.
O presidente da Comissão Eleitoral, José Carlos Evangelista, responsável pela organização e fiscalização do pleito quanto ao posto de defensor público-geral, evitou comentar o relatório de denúncias contra Karol. "Como faço parte da Comissão Eleitoral, tenho que me manter isento, pois meu papel é coordenar a votação. Nós não trabalhamos com suposições, mas a lei está aí para ser aplicada", disse.
Processo eleitoral
A votação para a escolha dos cargos acontece em duas fases. No próximo dia 5, defensores que atuam no interior vão às suas comarcas para votar. O voto é secreto e é realizado por meio de cédulas que serão preenchidas e, posteriormente, inseridas em um envelope que vai para a urna. As do interior serão lacradas e seguem para Cuiabá e ficam sob a responsabilidade do presidente da Comissão Eleitoral. "Essas urnas permanecem lacradas e serão abertas somente após a votação dos defensores de Cuiabá e Várzea Grande", explica.
Já em 12 de novembro os defensores de Cuiabá e Várzea Grande votam na sede da Defensoria-Geral e, encerrada a votação, é feita a apuração dos votos pelo presidente e por mais dois membros da Comissão, sendo eles Erinam Fereira Prado e Rogério de Freitas. O tempo do mandato à frente do órgão é de dois anos.
Entre os que disputam a vaga de corregedor-geral estão Clodoaldo Gonçalves, atual sub-defensor público e Fábio Queiróz, corregedor-geral, que busca se reeleger. Ambos são citados no relatório do TCE. (Andressa Boa Sorte)
Os candidatos à Mesa Diretora da Defensoria Pública
Defensoria Geral
Karol Rotini
Djalma Sabo
Corregedoria-Geral
Clodoaldo Gonçalves
André Prieto
Alenir Garcia
Graciela Faria
Regiane Xavier
Édson Weschter
Fábio Guimarães
Postar um novo comentário
Comentários (26)
-
mario | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Diego, você só pode estar brincando ou não conhece as pessaos ao qual você referiu em seu comentário.
-
Sergio Pícolo (Serjão) | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Estive uma vez na Defensoria, achei muito estranho aquele órgão. Parece um Clube das Loiras ou clube da Luluzinha São cinco ou seis mulheres (loiras) para cada homem que trabalha lá. Até aí tudo bem pq eu adoro mulheres bonitas mas, depois lendo as notícias nos últimos meses parece que a loira-mor e a diretoria toda é meio espertinha quando o assunto é aproveitar bem o dinheiro do orçamento daquela pasta. Gente, desculpe se estou sendo indelicado mas pelo menos é o que me parece. Sendo assim ...
-
Paulo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Para informar as pessoas que não conhecem a estrutura da Defensoria Püblica, é divídida em defensores de primeira, segunda e terceira entrancia, entrancia especial e por ultimo procurador da Defensoria pública por tanto ninguem foi chamado de promotor e sim procurador. Segundo penso eu que toda forma de democracia é valida por isso apóio integralmente o fato de haver mais de um concorrente para os cargos disputados, independente de quem sejam os candidatos, uma vez que todos até que se prove ao contrario são inocentes, inclusive até os que tem evidencias contrarias, por tanto sejamos corretos e deixemos os membros do TCE trabalarem e julgar ao final as contas da defensoria. Outra coisa que gostaria de escrever é para e defensora geral e dessa forma ela vai conseguir descobrir quem sou eu. Vc está lutando para que as pessoas te ouçam te deem o direito de ampla e defesa e contraditório, deveria fazer valer isso pra todos nào só nos casos em que a acusada for vc, mas nos casos em que vc condenou sem ouvir os argumentos das pessoas, ou até mesmo sem ter provas concretas a não ser os testemunhos de pessoas. Já pensou Karol se todas as pessoas acreditarem nos que dizem sobre vc, e te julgarem sem vc ter direito de se defender? Pense nisso.
-
RICARDO ARRUDA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
~Esqueceram de citar o presidente da associação dos defensores, AIR PRAEIRO se fose ele concorreria ao cargo de defensor geral.........
-
Defensor arrependido | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
é uma coisa complicada que estão fazendo com a Defensoria Pública denegrindo a imagem de seus membros e própria Instituição. Paulo eu também seu amigo da Karol e sei do brilhante trabalho que ela está desempenhando. Claro que tem problemas.
-
Amigo de Karol | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
É com pesar que vejo as denuncias contra os membros da Defensoria Pública. Estão denegrindo todos e também a Instituição. A Defensoria Pública é primo probre dos outros Poderes, com as denuncias ainda fica mais complicado.
-
Desesperado | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Puxa como a Defensoria tem dinheiro. Não sabia. Paulo um grande abraço. Sei que você também, como éu seu amigo da cupula da Defensoria.
-
Amigo de Karol | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
A coisa mesma Karol é festar. Tomar cerveja a vontade e viajar. Vamos deixar o povo se defenda sozinho. Passamos no concurso e temos que aproveitar. Senão aproveitar não valeu a pena. Não é mesmo. Deixa esse povo ficar falando a toa. São invejosos. Eles também querem o Poder. O poder muda o homem e a mulher. Não é mesmo. Um abraço de seu amigo de seu coração...
-
Paulo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Eu sempre me esforcei para que a Defensoria fosse um local melhor e espero que o próximo Defensor ou Defensora Geral seja honesto, leal e fiel aos seus ideais e aos seus parceiros, não deve se aproveitar de seus parceiros, e depois chutar eles para fora do barco, coitado do ex-deputado que nem foi chamado para ser padrinho do congresso nacional de Defensores, tudo bem que agora ele não tem mais cargo algum, mais como outras pessoas que passaram pela defensoria, ele deveria ser valorizado agora que está sem cargo.
-
CARLOS ROBERTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
QUEM FISCALIZA A DEFENSORIA ??
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga