Últimas

Domingo, 20 de Maio de 2007, 22h:21 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

SINOP

Leitão depõe nesta 2ª no STJ e deve ser solto

    O prefeito de Sinop (a 500 km ao Norte de Cuiabá), Nilson Leitão (PSDB), depõe nesta segunda (21) à tarde no Superior Tribunal de Justiça e, em seguida, deve ganhar a liberdade. É o que espera o procurador-geral do Município, Astor Reinheimmer. Segundo ele, o prefeito foi preso na Operação Navalha por acusações injustas de suposto envolvimento em esquema de fraudes em licitação. O procurador-geral garante que não há qualquer prova capaz de incriminar o prefeito. Diz que a maioria da população sinopense, inclusive, está incrédula sobre as acusações, apesar de alguns tentarem tirar proveito político da situação.  Astor falou ao RDNews neste domingo à noite.
*
RDNews -  O prefeito Nilson Leitão vai depor nesta segunda no Superior Tribunal de Justiça?
Astor Reinheimmer
- Pela listagem divulgada das pessoas, de fato ele vai depor nesta segunda na parte da tarde.
RDNews - O que pode acontecer?
Astor
- Há essa possibilidade dele obter a liberdade, inclusive já tem impetrado um pedido de habeas corpus e o ministro (do STJ) está avaliando.
RDNews - É verdade que o prefeito recebeu R$ 200 mil de propina na empreiteira Gautama, que ganhou a licitação para implantação da rede de esgoto?
Astor
- Sou procurador do Município de Sinop há mais de seis anos e desconheço qualquer ato desse porte envolvendo o prefeito Nilson Leitão. Eu tenho absoluta certeza de que ele não tem qualquer envolvimento com esse episódio. Ele não assinou recibo, nem documento, não.
RDNews - E as gravações em poder da Polícia Federal que, segundo informações, mostrariam imagens do prefeito num hotel em Brasília supostamente negociando com representante da empreiteira?
Astor
- Não tem nada de gravação nesse sentido. Essa é uma das coisas mais fajutas. É normal o prefeito se encontrar com alguém da empresa, pois ela (empresa) foi quem ganhou a licitação dentro da legalidade. Pelo que consta do relatório da Polícia Federal, ele (Nilson)  estava descendo o elevador (do aeroporto) de Brasília e, depois, numa sala de ginástica, se encontrou com representante da empresa (da Gautama) e os dois ficaram se cumprimentando por dois minutos. Mas o prefeito não recebeu nada de envelope e muito menos mala (com dinheiro). Isso não tem cabimento. O prefeito não tem nada que esconder, tanto que o diretor da Gautama esteve aqui em Sinop para assinar documento, afinal, a empresa ganhou a licitação.
RDNews - Como está a família do prefeito?
Astor
- Ninguém gosta que alguém seja levado de casa. Num primeiro momento houve um choque muito grande, mas todos são sabedores e confiam na sua inocência e sabe que tudo será esclarecido. Não há indício de que o Nilson Leitão tenha cometido qualquer irregularidade.
RDNews - E o clima em Sinop com a prisão do prefeito?
Astor
- Está tranquilo. Não tenho visto manifestação contra o prefeito. A maior parte da população fica incrédula em relação a esse episódio. Agora, há sempre gente que procura se valer desse momento para tirar proveito político.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Prefeito coloca secretarias em alerta

emanuel pinheiro 400 curtinha   O prefeito Emanuel Pinheiro (foto) colocou em estado de alerta a Defesa Civil e as secretarias municipais de Obras e Serviços Urbanos por causa da chuva torrencial que caiu neste sábado em Cuiabá. Em vários locais, inclusive na região central, como em frente à praça...

Jovem prefeito à reeleição e os Maia

gustavo melo 400 curtinha   Em Alto Araguaia, Gustavo de Melo (foto), o mais jovem dos 141 prefeitos mato-grossenses - completa 36 anos no próximo 26 de junho -, está disposto a buscar a reeleição pelo PSB. Mas carrega forte desgaste. O que traz certo conforto para Gustavo é o fato de Maia Neto, que comandou o...

Suposta delação tira sono de Alencar

alencar soares 400 curtinha   A notícia de que o STJ já teria homolagada delação de Sérgio Ricardo caiu como uma bomba. Mesmo depois do ex-deputado e hoje conselheiro afastado do TCE vir a público desmenti-la, assegurando não ter motivos para fazer tal colaboração premiada, os efeitos...

SD também deseja Taques ao Senado

pedro taques 400 curtinha   Empolgado com resultado de uma pesquisa interna, na qual estaria bem pontuado, aparecendo entre os preferidos ao Senado, mesmo após deixar o cargo de governador bastante desgastado, Pedro Taques (foto) passou a flertar não só com o Cidadania, conduzido no Estado pelo seu ex-secretário Marco...

Presidente do TJ-MT assume Codepre

carlos alberto tj 400 curtinha   O presidente do TJ-MT Carlos Alberto (foto) foi eleito presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça (Codepre) do país. O cargo alça o membro de MT à liderança de discussões nacionais importantes. Dentre as atribuições do colégio...

Brecha pra futuro cassado ir à Justiça

kero kero curtinha 400   Wilson Kero-Kero (foto), ex-SD (socialista) que foi para ex-PSL (direita), anunciou ida para Podemos, mas permanecerá no partido direitista, é o relator do processo de cassação do colega Abílio Júnior, na CCJ da Câmara de Cuiabá. Na Comissão de Ética o...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.