Últimas

Domingo, 20 de Maio de 2007, 22h:21 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

SINOP

Leitão depõe nesta 2ª no STJ e deve ser solto

    O prefeito de Sinop (a 500 km ao Norte de Cuiabá), Nilson Leitão (PSDB), depõe nesta segunda (21) à tarde no Superior Tribunal de Justiça e, em seguida, deve ganhar a liberdade. É o que espera o procurador-geral do Município, Astor Reinheimmer. Segundo ele, o prefeito foi preso na Operação Navalha por acusações injustas de suposto envolvimento em esquema de fraudes em licitação. O procurador-geral garante que não há qualquer prova capaz de incriminar o prefeito. Diz que a maioria da população sinopense, inclusive, está incrédula sobre as acusações, apesar de alguns tentarem tirar proveito político da situação.  Astor falou ao RDNews neste domingo à noite.
*
RDNews -  O prefeito Nilson Leitão vai depor nesta segunda no Superior Tribunal de Justiça?
Astor Reinheimmer
- Pela listagem divulgada das pessoas, de fato ele vai depor nesta segunda na parte da tarde.
RDNews - O que pode acontecer?
Astor
- Há essa possibilidade dele obter a liberdade, inclusive já tem impetrado um pedido de habeas corpus e o ministro (do STJ) está avaliando.
RDNews - É verdade que o prefeito recebeu R$ 200 mil de propina na empreiteira Gautama, que ganhou a licitação para implantação da rede de esgoto?
Astor
- Sou procurador do Município de Sinop há mais de seis anos e desconheço qualquer ato desse porte envolvendo o prefeito Nilson Leitão. Eu tenho absoluta certeza de que ele não tem qualquer envolvimento com esse episódio. Ele não assinou recibo, nem documento, não.
RDNews - E as gravações em poder da Polícia Federal que, segundo informações, mostrariam imagens do prefeito num hotel em Brasília supostamente negociando com representante da empreiteira?
Astor
- Não tem nada de gravação nesse sentido. Essa é uma das coisas mais fajutas. É normal o prefeito se encontrar com alguém da empresa, pois ela (empresa) foi quem ganhou a licitação dentro da legalidade. Pelo que consta do relatório da Polícia Federal, ele (Nilson)  estava descendo o elevador (do aeroporto) de Brasília e, depois, numa sala de ginástica, se encontrou com representante da empresa (da Gautama) e os dois ficaram se cumprimentando por dois minutos. Mas o prefeito não recebeu nada de envelope e muito menos mala (com dinheiro). Isso não tem cabimento. O prefeito não tem nada que esconder, tanto que o diretor da Gautama esteve aqui em Sinop para assinar documento, afinal, a empresa ganhou a licitação.
RDNews - Como está a família do prefeito?
Astor
- Ninguém gosta que alguém seja levado de casa. Num primeiro momento houve um choque muito grande, mas todos são sabedores e confiam na sua inocência e sabe que tudo será esclarecido. Não há indício de que o Nilson Leitão tenha cometido qualquer irregularidade.
RDNews - E o clima em Sinop com a prisão do prefeito?
Astor
- Está tranquilo. Não tenho visto manifestação contra o prefeito. A maior parte da população fica incrédula em relação a esse episódio. Agora, há sempre gente que procura se valer desse momento para tirar proveito político.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Secretário, furtos e a incompetência

rodrigo metello 400 curtinha   O secretário de Transporte e Trânsito de Rondonópolis, Rodrigo Metello (foto), filiado ao MDB e pré-candidato a vereador, corre risco de ser acionado na Justiça por centenas de pessoas que tiveram motocicletas apreendidas e que depois acabaram furtadas do Pátio Rondon. O local...

Vereador na base e críticas a Leonardo

leonardo 400 curtinha   Chico 2000, vereador pela Capital, assegura que não procede a informação de que o seu Partido Liberal irá romper com o prefeito Emanuel, não o apoiando à reeleição. Segundo ele, foi Leonardo Oliveira (foto), que participou na quarta de uma reunião do...

Embates sobre a cadeira da discórdia

selma arruda curtinha 400   A cadeira da senadora Selma Arruda (foto), que está cassada há um ano mas, mesmo assim, continua no cargo, vem dividindo opinião de vários líderes políticos, uns torcendo logo para a Mesa do Senado decretar a vacância para Carlos Fávaro assumir a vaga, outros...

PL avisa Chico que não apoiará EP

chico 2000 curtinha   O vereador Chico 2000 (foto), único do PL na Câmara de Cuiabá e governista de carteirinha, se mostrou  desconfortável politicamente quando foi informado nesta quinta que a legenda liberal não vai apoiar a reeleição do prefeito Emanuel, do MDB. O partido é comandado no...

Bolsonarista esperançoso no Patriota

roberto franca curtinha   Roberto França (foto) decidiu fazer uma aposta arriscada com vistas às urnas de outubro. Aos 71 anos, metade deles ocupando cargos eletivos, como de vereador, deputado estadual e federal e prefeito de Cuiabá, ele trocou um partido nanico por outro, do PV para o Patriota. A esperança do...

Ex-vereador abandona rei dos porcos

fernando morais 400 curtinha   Mesmo impedido de ser candidato, já que está inelegível por oito anos, o ex-vereador pela Capital Abílio Júnior segue se articulando politicamente, deixou o PSC e se filiou ao Podemos. Acabou dando de ombros para o empresário Fernando Morais (foto), o "rei dos porcos",...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.