Últimas
Quinta-Feira, 13 de Agosto de 2009, 10h:09 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23
Linha dura, juiz tira de circulação personalidades "famosas"
Fernando Ordakowski
Decisões corajosas e polêmicas do juiz Julier da Silva de decretar prisão de "famosos" causam estragos e impedem avanço de grupos políticos, como do tucanato que, sob Wilson Santos, quer reconquistar poder
O juiz federal Julier Sebastião da Silva conseguiu, com mais uma "martelada", não só mandar para a cadeia personalidades famosas, como empresários, políticos e advogados, mas também enfraquecer um grupo político que, nas asas do tucanato, sonha em reconquistar o comando do governo do Estado em 2010. Entre as pessoas presas na Operação Pacenas por causas de fraudes nos processos licitatórios de obras do PAC em Cuiabá e Várzea Grande estão o ex-presidente da Sanecap e procurador-geral da Capital José Antonio Rosa, a responsável pela comissão de licitação Ana Virgínia, a Naná, e o ex-deputado e empreiteiro Carlos Avalone. São pessoas ligadas ao PSDB do prefeito e pré-candidato a governador Wilson Santos.
Esta não é a primeira vez que o juiz federal fecha o cerco contra o tucanato. A pedido do Ministério Público, ele já ordenou busca e apreensão no escritório do ex-governador Dante de Oliveira (já falecido). Se de um lado ganha notoriedade por decisões corajosas e polêmicas e que causam repercussão até internacional, de outro Julier é "bombardeado" de críticas porque, segundo alguns, principalmente aqueles alvo de investigação, ele atua com viés político. Antes de ingressar na magistratura, Julier era ligado PT. Foi caixa do Banco Itaú, advogado da Comissão Pastoral da Terra e procurador do Estado. Os descontentes com as decisões de Julier engrossam o discurso de que ele tenta anular a pré-candidatura de Santos porque tem pretensões políticas, tanto que admite a hipótese de concorrer ao Palácio Paiaguás nas urnas do próximo ano.
De todo modo, Julier segue como obstáculos aqueles acusados de fazer farra com dinheiro público, como foram os casos das máfias das sanguessugas, do desmatamento e da grilagem de terra. Anda cercado por seguranças. A cada mês, manda um grupo de pessoas para a cadeia. Por isso, é amado e odiado. Numa sintonia com o Ministério Público Federal, ele acabou transformando em alvos empresários, políticos e servidores públicos. Julier é daqueles que não tem papas na língua. Há dois anos, por exemplo, numa audiência no Senado, se envolveu numa discussão dura com o ex-senador Antero de Barros, que sofreu investigaçãoo. Ambos trocaram farpas.
Sob sentença de Julier, já foram para a cadeia várias personalidades, como o "comendador" João Arcanjo Ribeiro, o homem que comandava há décadas o crime organizado em Mato Grosso, políticos e diretores e superintendentes de órgãos e autarquias. Uma de suas decisões ganhou repercussão internacional. Há cinco anos, ele determinou a obrigatoriedade da identificação de todo o turista americano que entrar no país. Baseada no princípio da reciprocidade, a decisão foi adotada após ação movida pelo MPF e estabelece que o turista deve ser fotografado e ter as impressões digitais recolhidas. Essa regra do fichamento causa polêmica até hoje e provocou a ira, principalmente dos americanos.
Postar um novo comentário
Comentários (51)
-
MARCUS CUIABANO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
PARABENS DR JULIER, PELA CORAGEM E OUSADIA EM SUAS DECISÕES, NÃO TEMAIS PELAS LINGUAS DAQUELES QUE ESTÃO EM ALGUM CARGO DA PREFEITURA E QUE FICAM FAZENDO COMENTARIOS PRA FAVORECER ESSA QUADRILHA ESTA ATUANDO EM CUIABA.
PARABENS E QUE DEUS TE ABENCOE PARA CONTINUAR TRILHAR O CAMINHO DO BEM E DA JUSTIÇA(de verdade). continue MANDANDO PARA CADEIA ESSA CORJA HUMANA., QUE ROUBAM O POVO E DEIXAM FAMILIAS VIVENDO EM CONDIÇÕES SUBHUMANAS PARA QUE SEUS BOLSOS FIQUEM CHEIO DE GRANA . FICA COM DEUS -
Marcos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
TUCANOS?????!!!!!
ESTÃO MAIS PARA AVES DE RAPINA. -
Caio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Pois é ! Agora para fechar o caixão, está faltando nesta operação do`PAC , o tal do PH e a alta cupula da CEF , não é mesmo Dr. Julier ???? !! Vamos aguardar os próximos dias ...!!!!
-
José Pires da Conceição Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
É muito engraçado, os caras armam licitações fazem e acontece, e ainda aparece uns manés dizendo que é perseguição política, pôxa voces estão achando que todos tem miolo de galinha que não sabe dicernir o certo e do errado ou querem subestimar a nossa inteligência!!!
-
JOAO DE DEUS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Parabéns Julier , pela sua transparencia e clçareza em rosolver problemas antigos. ROUBALHEIRA existe á anos nesse Estado, unica coisa diferente é as caras dos GATOS Só espero que Vossa Excelencia nao deixa levar para o outro lado . Essa raça politica me da nojo!!!
Ops! tem mais gente envolvida e empresas que pertence a gente da alta e do atual governo, e Vossa Excelencia por discuido nao divulgou swerá porque?
-
Antonio Carlos cuiabano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
PARABÉNS JULIER pela coragem e honra com que tem enfrentado os podrosos deste estado arcaico chamado Mato Grosso.
Os todo poderosos daqui, tem que saber que a justiça esta mudando. Temos visto que as organizações criminosas infiltraram no poder politico, no estado organizado e nas instituições da sociedade com a OAB.
Esses bandidos não respeitam os juizes, os promotores e muito menos a policia.
ESTA NA NO MOMENTO DISSO ACABAR, A JUSTIÇA TEM QUE REAGIR, CHEGA DE BANDIDAGEM, LUGAR DE BANDIDO É NA CADEIA.
PARABÉNS AOS JUIZES, DESEMBARGADORES, MEMBROS DO MP E A POLICIA QUE CUMPREM SEU PAPEL CONSTITUCIONAL. -
Abenil Cezarino Pinto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Parabens ao JuiZlier, pela coragem e por defender os interesses públicos, doa a quem doer, caiu como uma bomba no TUCANATO, será que eles são realmente perfeitos, impecáveis, imperceptíveis? acho que não e o tempo dirá.
-
Deborah | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Parabéns ao Juiz Julier! Seu histórico de vida é exemplar... não se deixe intimidar por essa burguesia podre, superficial, imoral...Aliás, não é o Faiad que tinha uma colega-amante que pichou o muro da casa dele? Quem é esse senhor para tentar reduzir o Juiz Julier?
-
kiko | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Parabens Julier!!!!!!!!! Clint Eastwood de MT
seus atos estão surpreendendo muita gente por ai !!!!!
o seu trabalho é este !!!!!!!! tirar de circulação pessoas de má indole. eu ñ ví nenhuma personalidade nesta quadrilha.na verdade só artistas. mas nenhum deles são mocinhos...
-
nhô só | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Já pensou Romirsu, se na época do FHC a polícia tivesse a mesma autonimia que tem Hoje.
Tinham resolvido o probrema lá mesmo, não tinha se perdurado até hoja.
Assim foi o governo do PSDB, sucateou a PF justamente para fazer as maracu....
E JULIER VC TÁ CUMVIDADO A VIR COMÊ UM PACU FRITO AQUI NA BEIRA DO RIO POR MINHA CANTA, CABA MACHO.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga