Últimas

Terça-Feira, 19 de Maio de 2009, 14h:28 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

TRANSPORTE COLETIVO

Lúdio defende criação de empresa pública de ônibus

   O vereador Lúdio Cabral (PT) propôs nesta terça (19) que o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), crie uma empresa pública para gerenciar pelo menos 20% das linhas de transporte coletivo na Capital. O objetivo , segundo o petista, é que a prefeitura tenha parâmetros para aferir se é necessário o reajuste na tarifa e de quanto ele deverá ser. No último dia 4, o Conselho Municipal de Trânsito aprovou reajuste de 18%. Dessa forma, a tarifa saltaria de R$ 2,05 para R$ 2,42, entretanto a Justiça, por meio de liminar, proibiu o aumento. “Hoje são os empresários que dizem quantas passageiros têm, quanto gastam com manutenção, combustível, funcionários. A prefeitura não sabe o que realmente acontece”, questiona.

  O parlamentar defende que a empresa seja criada nos moldes da Sanecap. “Além da prefeitura, a própria população poderia ser sócia. Não falo em trocar toda a gestão privada pela pública, mas acredito que paulatinamente podemos chegar aos 20% de gestão pública”, afirma. Segundo o vereador, esta é a melhor saída para que o transporte coletivo na Capital deixe de ser um sofrimento para os usuários. “A situação é muito complicada, há superfaturamentos, má prestação de serviços, uma série de fatores que precisam ser corrigidos e que podem ser melhor dimensionados”, defende. O petista acredita ainda que a criação de uma empresa pública facilitará a vinda de recursos por meio do PAC de Mobilidade Urbana. “Logo os recursos começaram a ser disponibilizados. Podemos pleitear inclusive um metro”, argumenta. (Patrícia Sanches)

Postar um novo comentário

Comentários (17)

  • O munícipe | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eis aí uma boa idéia!
    Notemos que a nossa câmara municipal, pode produzir coisa que se aproveite!
    Parabéns pela idéia vereador. Agora resta saber se o nosso prefeito topa encarar essa empreitada. Você vereador, como pai do projeto, deve levar a idéia pra frente e fazer tudo pra que seja implantada. Como? tenho certeza que vc sabe como!

  • ANTONIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    APROVEITO PARA TAMBEM ADENDAR O PROJETO E LEI QUE TODOS OS ONIBUS DA CAPITAL SEJAM IGUAIS AOS DA UNIÃO TRANSPORTES OU INTERMUNICIPAIS, COM AR CONDICIONADO E CHASSI DE ONIBUS E PONTUAIS. AI FICA BOM.

  • LEONARDO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Excelente ideia nobre Vereador Lúdio!

    Como sempre, só você que trabalha de forma séria e decente nessa Casa de Leis, que mais parece casa da mãe joana nesses últimos tempos.

    Reforço um comentário acima, de que essa porcentagem de 20% não deve ser o teto, o limite, mas sim, 100%. Nosso (da sociedade cuiabana) objetivo é ter um sistema de transporte urbano decente, que respeite a dignidade das pessoas.

    Vamos em busca do sistema exclusivamente público de transporte urbano!

  • luiz fernando | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O vereador esta louco, a prefeitura não consegue gerenciar a SANECAP, não conseguirá gerenciar nem um carrinho de cachorro quente.

  • joão maia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse ANTONIO não é usuario do transporte coletivo, porque querer uma empresa igual a união transporte e intermunicipal!!!! Prá ficar no meio do trajeto !!!! procure outra forma para puxar o saco do nobre edil. Puxar saco pooode, mas tem que saber o que esta falando, senão dá nisso. Tá mais por fora que casca de ovo.

  • ROSA MARIA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ESSA COCA É FANTA KKKKKKKKKKKK

  • zé do povo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Meu povo! esse vereador esta na contramão da história, onde o mundo esta privatizando o negócio público, vem ele propor este tipo de projeto, a prefeitura tem é que melhorar a fiscalização da frota e exigir qualidade de transporte público, pois quem paga manda e exige qualidade.
    O transporte coletivo é intermediário, não precisa ser estatizado, diferente da saúde e educação, estes sim devem ser de responsabilidade do Executivo municipal, outros órgão devem ser privatizados e exigidos qualidades.
    Vereador, vai propor algo melhor para o povo, pois idéias absurdas como esta o inferno esta cheio.

  • José Dias | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A Prefeitura gerenciar empresa de onibus? O poder Público não tem capacidade para gerenciar sua frota de carros pequenos, está agora alugando carros de empresa privada, porque essa se responsabiliza pela manutenção! Já pensou uma empresa de Onibus?
    Esse vereador quer fazer média com o povo para ser deputado na próxima eleição.

  • João Moessa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Enfim uma boa idéia, quero ver convencer o prefeito a aceitá-la e as empresas deixarem.

    Nobre Vereador sua proposta nos faz acreditar que nem tudo está perdido na Câmara Municipal de Cuiabá.

    João Moessa

  • ADEMIR NUNES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Recuso acreditar que o nobre vereador defende a criação de mais um cabide de empregos aqui na capital. A solução seria os próprios vereadores exercerem com dignidade a sua real obrigação: fiscalizar o executivo. Vários estudos já foram feitos e demonstraram que a tarifa deveria ser bem menor. Onde estão os representantes do povo? Só aparecem no período das campanhas eleitorais. Falta na verdade é a vergonha na cara de muitos iluminados que desdenham de nós cidadãos que pagam seus salários! É lamentável que ainda, em pleno século 21, tenhamos que conviver com tamanha hipocrisia.

    Ademir Nunes

Gamba e efeito-vice em Alta Floresta

chico gamba 400 curtinha   O agricultor Chico Gamba (foto), que concorre a prefeito de Alta Floresta pelo PSDB, estaria disposto a substituir a vice da chapa, a empresária Roseli Gomes, a Rose da Tradição (PSC), por esta enfrentar forte desgaste político, rejeição popular e até denúncia. Mas,...

PT, candidata vetada e novo ajuste

bob pt 400 curtinha   O PT em Cuiabá, comandado pelo assessor do deputado Lúdio, Elisvaldo Almeida, o Bob (foto), terá de ajustar de novo a chapa proporcional, especialmente sobre candidaturas femininas em Cuiabá. Depois que foi intimado pela Justiça a completar a cota de mulheres, sob pena de indeferimento da...

TCE vê superfaturamento em Juara

carlos sirena 400 curtinha   Em plena campanha eleitoral o prefeito de Juara, Carlos Sirena (foto), candidato à reeleição pelo DEM, está tendo que buscar explicações sobre irregularidades apontadas pelo TCE-MT em alguns casos de dispensa de licitação, especialmente nas compras de produtos para...

Doação à campanha a pedido de Jayme

jayme campos 400 curtinha   O senador Jayme Campos (foto) não tirou um centavo do bolso para colocar na campanha de Kalil Baracat, mas é o responsável pela entrada de praticamente a metade dos R$ 1,4 milhão doados ao candidato do MDB à Prefeitura de Várzea Grande. Graças à...

Ex-senadora ajuda a afundar Reinaldo

selma arruda 400   Mesmo entregue ao ostracismo político, após ser cassada neste ano da cadeira de senadora por crimes eleitorais, como caixa 2, Selma Arruda (foto) ainda acha que consegue "arrebanhar" eleitores. E foi pensando nisso que ela apareceu no curto tempo do horário eleitoral de Reinaldo Morais para pedir voto ao...

Taques agora na lista de ficha-suja

pedro taques 400 curtinha   O ex-senador e ex-governador Pedro Taques (foto) entra na lista dos fichas-sujas. Ele se inscreveu para concorrer ao Senado pelo SD, mas teve registro indeferido pelo TRE devido a uma condenação aplicada pelo próprio Tribunal pelo uso eleitoreiro da Caravana da Transformação...