Últimas

Quinta-Feira, 24 de Abril de 2008, 07h:50 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20

LEGISLATIVO

Lueci e Chico 2000 lideram; 71% estão indecisos

  A 6 meses das eleições, aumenta o universo de eleitores cuiabanos indecisos quanto à candidatura para vereador. Pesquisa espontânea Mark feita nos últimos dias 19 e 20 em 128 bairros revela que hoje 71,4% ainda não sabem em que votar para parlamentar em Cuiabá. Em dezembro, o percentual de indecisos era menor: 60,7% - leia mais aqui . A margem de erro da amostragem é de 3% para mais ou para menos. Nesta nova pesquisa, dois vereadores aparecem na liderança na corrida à reeleição, mas com percentuais que pouco diferenciam dos demais nomes citados. Chico 2000 (PR), que ocupa vaga na Câmara no lugar do titular Helny de Paula, presidente da MTGás, e o nome preferido por 1,2%. Lueci Ramos (PSDB) é citada espontaneamente por 1%.

   Os vereadores Lutero Ponce (PMDB), presidente da Câmara, e Júlio Pinheiro (PTB), ex-presidente da Agência Municipal de Habitação, são lembrados por 0,8%. O apresentador do programa Cidade 40 Graus, da TV Cidade Verde (afiliada ao SBT), Everton Pop, também é citado por 0,8%. A pesquisa espontânea - situação em que o eleitor define seu candidato preferido sem ajuda de uma listagem -, não traz segurança quanto à eleição, principalmente diante de um quadro ainda completamente indefinido e com uma tendência de haver mais de 300 candidatos a vereador pela Câmara. Estarão em jogo 19 vagas. A pesquisa foi registrada na 51ª Zona Eleitoral, sob número 10191/2008. Pelo levantamento, nenhum pré-candidato desponta como favorito absoluto, tanto que os percentuais são similares e estão dentro da margem de erro.

   O vereador Francisco Vuolo (PR), por exemplo, é lembrado por 0,6%. Com um décimo a menos surgem 5 virtuais candidatos: o suplente de vereador Edmilson Prates, os vereadores Marcus Fabrício e Luiz Poção, Arnaldo Penha e o presidente da Associação dos Moradores do bairro Pedra 90, Marcos Baiano.

  Já os vereadores Ivan Evangelista (PPS), Clóvis Hugueney, o Clovito (PTB), e o ex-presidente da Fundação Educacional de Cuiabá (Funec), professor Sérgio Cintra, figuram com 0,3%, assim como Ricardo Siqueira e a servidora pública Paola Reis. Foram citados por 0,2% os vereadores Permínio Pinto (PSDB), Luiz Marinho (DEM), Levi de Andrade (PP), a petista Enelinda Scala e Deucimar Silva (DEM).

   Alguns nomes de pré-candidatos a vereador aparecem pela primeira vez, como do apresentador de TV, Toninho de Souza, um dos concorrentes pelo PDT, e do suplente Dilemário Alencar (PTB). Ex-vereadores são lembrados, como Caio Cesar e Zito Adrien, assim como o empresário Juca do Guaraná (PP).

Postar um novo comentário

Comentários (15)

  • Miriam | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Respeito a pesquisa realizada, mas creio q esteja equivocada, meu candidato é o Onofre Junior, ele sempre apareceu em todas as pesquisas, muita gente esta com ele...por favor revejam seus critérios...

  • Mauro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Caro vizinho, Luiz Carlos.
    Moro no bairro verdão, e não me causa surpresa a colocação do
    Sr. Arnaldo Penha, conheço o muito bem e tenho a certeza que iremos ter um representante que poderemos nos orgulhar, não só a região Oeste que terá um representante, mais toda a grande Cuiabá.
    Um abraço a todos, e ate a consolidação do Sr. Arnaldo Penha, na Câmara de Cuiabá.

  • Ramire | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Acredito nas pesquisas para prefeito, mas não levo em consideração as pesquisas para vereador,pois depende muito do tamanho do bairro que é reduto eleitoral dos candidatos, se o bairro que é reduto de um certo candidato é grande e o número de pesquisados for o mesmo dos outros bairros pequenos com certeza fará diferença nas apurações do voto, me lembro de muitas pesquisas para vereadores que apontavam candidatos fortes atrás nas pesquisas e depois acabaram sendo eleitos com votação expressiva.

  • Antonio Márcio Vidal Gouvea | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É isso mesmo.
    O povo cuiabano está feliz com a renovação que se aproxima.
    A Câmara municipal passará a contar com parlamentares mais honrados e comprometidos com as causas populares.
    É o caso do Prof. Sérgio Cintra, que já desponta como um dos mais fortes candidatos para outubro próximo.
    Homem da educação, e o que é mais importante, da Educação Pública, é responsável pela entrada de centenas de jovens de baixo poder aquisitivo na Universidade. Na Universidade Federal, onde já haviam perdido as esperanças de um dia conseguir passar.
    Sua idéia de criar a FUNEC foi a idéia que deu mais certo na Educação de Cuiabá, em décadas. Além disso, dirigiu essa Fundação com maestria e humanidade, além de emprestar seus conhecimentos aos já saudosos alunos, em sala de aula, como faz há quase 30 anos em nossa Cuiabá.
    Parabéns e obrigado, professor.

  • Eduardo Santos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    É este ano a camera municipal vai ser completamente renovada..
    ´´É pq do jeito que está não dá...
    Tenho um amigo que vai fazer diferença lá ...
    AROLDO TELLES esse sim vai olhar p/ as necessidades de cuiabá!!!!!!!!!!!!!

  • Leonardo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Não vejo nada de positivo nessas pesquisas. O que vejo é somente a continuação de uma Cuiabá sem planejamento, uma cidade que vai continuar parada no tempo, sem infra-estrutura suficiente para se desenvolver. E esse futuro reservado ao município é a escolha feita pelos munícipes, infelizmente.

  • SILVIO G RODRIGUES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    TODA PESQUISA É VALIDA, NETODOS DIVERSOS SÃO APLICADOS E RESULTADOS DIVULGADOS, NAS PODE EXISTIR EQUIVOCOS, NORMALMENTE APRECE AQUELES QUE JÁ POSSUIRAM OU POSSUI MANDATO E ATÁ MESMO OS QUE PARTICIPARAM DE PLEITOS ELEITORAIS E COM VOTAÇÃO INESPRESSIVA.

    ENTENDO QUE A POPULAÇÃO ESTA DESCONTENTE COM A PIOR LEGISLATURA MUNICIPAL DOS ULTIMOS TEMPOS.

    VEJA, AS CONTAS DA CANARA DE 2005/2006/2007 COM PEOBLEMAS SÉRIOS, MANDATOS PIFIOS SEM NENHUM AVANÇO VISANDO A COLETIVIDADE. OS VEREADORES SÓ APARECEM EM ANO ELEITORAL.

    NAS DEVENOS BUSCAR UMA GRANDE RENOVAÇÃO EM 2008, NEU CANDIDATO NÃO APARECEU NA PESQUISA, MAS É UMA EXCELENTE OPÇÃO - ZÉ DO POSTO

  • EDGAR MARQUES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Não vou duvidar das pesquisas, mas acho um grande erro ao faser uma pesquisa que so tem tirado proveito e elevar mais a conciencia do eleitor que esta em cima do muro ou estar definindo quem esta mais na midia e que sera os mais votados,assim fica facil ganhar uma eleição pra vereador, na maioria os eleitores usam a lei de gerson, votar sempre em quem esta bem nas pesquisas, pra não perder o voto, fica dificil ganhar uma eleição sem dinheiro e sem pesquisa,quando gasta muito fica de suplente pra ficar nas mãos do futuro prefeito, pra ser manipulado na votação dos seus projetos que é uma vergonha e que vem acontecendo com os suplentes, tanto de vereadores como deputados em geral, eu estou indiginado!!! como fico? no bartomuche sempre? haaaaa.....

  • Nilson Conceicção de Almeida | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Está provado que os eleitores cuiabanos, sabe a grandeza que a educação representa para todos, e os eleitores desta cidades estão de parabéns pela escolha do professor Sérgio Cintra nas pesquisa que ultimamente vem sendo realizadas.
    Sérgio Cintra eleito vereador em cuiabá, a população desta cidade, terão muito mais oportunidades em seus estudos e um futuro próspero. parabéns Prof. Sérgio Cintra, a educação agradece.

  • Lorenna Cruz de Carvalho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Engraçado esse negócio de pesquisa para vereador, principalmente levando-se em consideração o número de bairros que teoricamente seriam abrangidos. Nas três últimas pesquisas divulgadas antes dessa do Instituto Mark, o jornalista Luizão Acosta, um ícone da imprensa cuiabana, apareceu pontuando entre muitos que estão hoje com mandato, no entanto, nesta sequer foi citado, estranho.... muito estranho...
    Mas, tem nada não, assim como eu, muita gente está engajada na campanha do Luizão e não tenho a menor dúvida de que a população cuiabana vai elegê-lo seu representantes porque esse sim é de fibra, sem meias palavras e sem rabo preso com quem quer que seja. Luizão, estamos com vc garoto.....

Beco do Candeeiro só abrirá em abril

Carlina 400   A secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Jacob (foto), em visita ao Grupo Rdnews, revelou que a revitalização do Beco do  Candeeiro, que foi concluída em janeiro, será entregue à população em abril, nas comemorações dos 302 anos de...

Águas, expansão e investimentos

william figueiredo 400 aguas cuiaba curtinha   O diretor-geral da Águas Cuiabá, executivo William Figuereido (foto), disse, em visita à sede do Rdnews, quando aproveitou para conceder entrevista à tv web Rdtv, que a concessionária já distribui água para toda Cuiabá e que, em quase quatro anos...

Creci combate empresas irregulares

benedito odario 400 curtinha   O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado, Benedito Odário (foto), aproveitou a operação desenvolvida na quinta, com apoio da Polícia Civil e da Decon, para enfatizar que não dará trégua àquelas empresas que, irregularmente,...

Cuiabá paga fevereiro aos servidores

emanuel pinheiro 400   A Prefeitura de Cuiabá quitou nesta sexta (26), último dia útil do mês, a folha de fevereiro. Desde quando assumiu o Palácio Alencastro, em janeiro de 2017, o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) tem conseguido pagar o funcionalismo dentro do mês trabalhado. Aliás, essa prioridade,...

3 deputados sob certa cordialidade

janaina riva 400 curtinha   Max Russi, Eduardo Botelho e Janaina Riva (foto), que mandam na Assembleia, demonstram entre eles um certo clima de cordialidade, mas chegaram a entrar em queda-de-braço até fechar um novo acordo político sobre a Mesa Diretora. Com a decisão do Supremo de veto a Botelho no comando do...

Expediente na AL só a partir do dia 8

max russi 400   Por causa do aumento da taxa de incidência de Covid-19 entre servidores e parlamentares, as atividades presenciais da Assembleia foram suspensas na quinta (25). O expediente só retoma em 8 de março. Neste período, estão sendo mantidas somente as atividades estritamente essenciais para o...