Últimas

Sexta-Feira, 13 de Julho de 2007, 08h:20 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

PRIMAVERA DO LESTE

Luizinho teria reeleição garantida; Eraldo é o 2º

    O vereador por Primavera do Leste, Luiz Magalhães, o Luizinho (PP), que chegou a ser afastado do cargo no ano passado por suposta quebra de decoro parlamentar, teria a reeleição garantida. Seu nome é preferido por 26,1%, numa condição de líder absoluto na corrida à cadeira na Câmara Municipal, segundo detecta a pesquisa Mark, feita no domingo (8).

     No trabalho de campo, os pesquisadores fizeram a seguinte pergunta junto a 241 entrevistados em 25 bairros: “Em quem o sr(a) votaria para vereador se as eleições fossem hoje?”. Trata-se de uma amostragem espontânea. Como ainda faltam 15 meses para as eleições e o quadro é de indefinição quanto às candidaturas, a pesquisa não dá segurança sobre os prováveis eleitos. Os dados servem apenas de referência sobre os nomes mais lembrados.

     O presidente da Câmara, vereador Eraldo Fortes (DEM), aparece na segunda melhor posição, com 13,7% das intenções de voto. Dois nomes figuram com 1,7%: o vereador republicano Zezinho e o suplente Paulo Donin (PPS). O vereador Zé Tonon (DEM), que está no terceiro mandato, figura com 1,2% ao lado do também vereador e evangélico Walmir Zellis (PP) e de Josafá Barbosa (PSDB), que substitui o titular Waldir Machado (PMDB).

    Com 0,8% das intenções de voto estão três virtuais candidatos a vereador: a líder comunitária Maria Helena, Santo Basso, que assumiu a cadeira do parlamentar Osvaldo Gaviolli (DEM), e Elizeu Coziel. Os ex-vereadores tucanos Elenilce Araújo e Henrique Gatto foram citados por 0,4% dos entrevistados. Também com 0,4% de preferência aparecem o vereador Angelin Baraldi, o coordenador de Esportes da prefeitura, Darci Oberdan, além de Edgar Piana, irmão do ex-prefeito Érico Piana, e o suplente Valmor Domenico, que já ocupou cadeira de vereador.

    Já 42,3%, não souberam responder, enquanto 5,8% disseram que hoje votariam em branco ou anulariam o voto.  A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.

Trabalho de campo

     O Instituto Mark de Pesquisa e Opinião realizou o trabalho de campo em 25 bairros de Primavera do Leste. São eles: Bela Vista, Castelândia, Centro Leste, Cláudio Genoato, Cohab Jaime Campos, Cohab Tancredo Neves, Cohabinha, Conjunto São José, Cristo Rei, Eldorado, Jardim Milano, Jardim Progresso, Jardim Riva, Loteamento Ferreira, Novo Horizonte, centro, Pioneiro, Poncho Verde, Primavera II, Primavera III,  São Cristóvão, Serra das Flores, Tuiuiú, Veneza e Vitória.
       Dos entrevistados, 99,6% residem na zona urbana, enquanto 0,4% reside na zona rural. São do sexo masculino 53,1% e, do feminino, 46,9%. Quanto à renda familiar, 2,9% ganham até um salário mínimo, 55,2% de um a cinco salários mínimos; 31,1% (cinco a 10); 10,4% acumulam rendimentos de 10 a 20 salários mínimos e, 0,4% ganha mais de 20 mínimos.
       Sobre o nível escolar, 17% dos que opinaram são analfabetos ou fizeram apenas o ensino fundamental incompleto; 27,4% têm fundamental completo ou ensino médio incompleto; 31,5% disseram que cursaram o ensino fundamental ou o médio incompleto, enquanto 19,5% têm o médio ou o superior incompleto. Concluiu o terceiro grau 4,6% dos entrevistados.
       Em relação à idade, 2,5% têm entre 16 e 17 anos; 20,7% de 18 a 24; enquanto 33,2% variam de 25 a 34 anos e 21,2% têm entre 35 e 44 anos. Na faixa de 45 a 59 anos estão 18,3% e, com mais de 60 anos, 4,1% dos entrevistados.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Novo ensaio do privilegiado Neurilan

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto) transformou mesmo a AMM não apenas num cabide de emprego, mas numa entidade para, em alguns casos, atender a seus interesses pessoais. Ali, investido no cargo de presidente, inclusive já pelo quarto mandato, mesmo não sendo mais prefeito, ele se articula politicamente o tempo todo....

Dobradinha no Podemos pela reeleição

claudinei 400 curtinha   Eleito deputado na onda Bolsonaro, o delegado de Polícia Claudinei de Souza Lopes (foto) resolveu deixar o PSL e vai se abrigar no Podemos. Sonha com a reeleição. Sua estratégia é trabalhar o que se chama de dobradinha eleitoral com o deputado federal José Medeiros, especialmente em...

Valtenir atrai lideranças para o MDB

valtenir pereira 400   Mesmo sem mandato eletivo, o ex-vereador pela Capital e ex-deputado federal Valtenir Pereira (foto) continua se articulando nos bastidores, agora pelo fortalecimento do seu partido, o MDB. Ele está convencendo algumas lideranças a se filiar na legenda emedebista. Dois líderes são prefeitos...

Chefe do Escritório de ROO em Cuiabá

mario marques 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, que iniciou neste mês o 3º mandato, mantém como parte da estrutura da administração um cargo de chefe do Escritório de Representação do município na Capital. E Pátio nomeou para esta...

Prefeito cria comitê pra debater modal

emanuel pinheiro 400 curtinha   Mesmo o governador Mauro Mendes já tendo anunciado que vai implantar o BRT na Região Metropolitana, em detrimento do VLT, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto) criou um comitê de análise técnica para, segundo ele, definir o modal de transporte para a região. Emanuel...

Desembargadores recebem 6 auxílios

maria helena povoas 400   O Tribunal de Justiça de MT, presidido pela desembargadora Maria Helena Póvoas (foto), vai pagar uma série de direitos e vantagens que "engordam" substancialmente o subsídio de seus magistrados e que foram programados pelo ex-presidente Carlos Alberto para liberá-los no orçamento...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.