Últimas

Sexta-Feira, 13 de Julho de 2007, 08h:20 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

PRIMAVERA DO LESTE

Luizinho teria reeleição garantida; Eraldo é o 2º

    O vereador por Primavera do Leste, Luiz Magalhães, o Luizinho (PP), que chegou a ser afastado do cargo no ano passado por suposta quebra de decoro parlamentar, teria a reeleição garantida. Seu nome é preferido por 26,1%, numa condição de líder absoluto na corrida à cadeira na Câmara Municipal, segundo detecta a pesquisa Mark, feita no domingo (8).

     No trabalho de campo, os pesquisadores fizeram a seguinte pergunta junto a 241 entrevistados em 25 bairros: “Em quem o sr(a) votaria para vereador se as eleições fossem hoje?”. Trata-se de uma amostragem espontânea. Como ainda faltam 15 meses para as eleições e o quadro é de indefinição quanto às candidaturas, a pesquisa não dá segurança sobre os prováveis eleitos. Os dados servem apenas de referência sobre os nomes mais lembrados.

     O presidente da Câmara, vereador Eraldo Fortes (DEM), aparece na segunda melhor posição, com 13,7% das intenções de voto. Dois nomes figuram com 1,7%: o vereador republicano Zezinho e o suplente Paulo Donin (PPS). O vereador Zé Tonon (DEM), que está no terceiro mandato, figura com 1,2% ao lado do também vereador e evangélico Walmir Zellis (PP) e de Josafá Barbosa (PSDB), que substitui o titular Waldir Machado (PMDB).

    Com 0,8% das intenções de voto estão três virtuais candidatos a vereador: a líder comunitária Maria Helena, Santo Basso, que assumiu a cadeira do parlamentar Osvaldo Gaviolli (DEM), e Elizeu Coziel. Os ex-vereadores tucanos Elenilce Araújo e Henrique Gatto foram citados por 0,4% dos entrevistados. Também com 0,4% de preferência aparecem o vereador Angelin Baraldi, o coordenador de Esportes da prefeitura, Darci Oberdan, além de Edgar Piana, irmão do ex-prefeito Érico Piana, e o suplente Valmor Domenico, que já ocupou cadeira de vereador.

    Já 42,3%, não souberam responder, enquanto 5,8% disseram que hoje votariam em branco ou anulariam o voto.  A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.

Trabalho de campo

     O Instituto Mark de Pesquisa e Opinião realizou o trabalho de campo em 25 bairros de Primavera do Leste. São eles: Bela Vista, Castelândia, Centro Leste, Cláudio Genoato, Cohab Jaime Campos, Cohab Tancredo Neves, Cohabinha, Conjunto São José, Cristo Rei, Eldorado, Jardim Milano, Jardim Progresso, Jardim Riva, Loteamento Ferreira, Novo Horizonte, centro, Pioneiro, Poncho Verde, Primavera II, Primavera III,  São Cristóvão, Serra das Flores, Tuiuiú, Veneza e Vitória.
       Dos entrevistados, 99,6% residem na zona urbana, enquanto 0,4% reside na zona rural. São do sexo masculino 53,1% e, do feminino, 46,9%. Quanto à renda familiar, 2,9% ganham até um salário mínimo, 55,2% de um a cinco salários mínimos; 31,1% (cinco a 10); 10,4% acumulam rendimentos de 10 a 20 salários mínimos e, 0,4% ganha mais de 20 mínimos.
       Sobre o nível escolar, 17% dos que opinaram são analfabetos ou fizeram apenas o ensino fundamental incompleto; 27,4% têm fundamental completo ou ensino médio incompleto; 31,5% disseram que cursaram o ensino fundamental ou o médio incompleto, enquanto 19,5% têm o médio ou o superior incompleto. Concluiu o terceiro grau 4,6% dos entrevistados.
       Em relação à idade, 2,5% têm entre 16 e 17 anos; 20,7% de 18 a 24; enquanto 33,2% variam de 25 a 34 anos e 21,2% têm entre 35 e 44 anos. Na faixa de 45 a 59 anos estão 18,3% e, com mais de 60 anos, 4,1% dos entrevistados.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

IFMT e novo laboratório pra testagem

deiver 400 curtinha   Numa iniciativa inédita, o Campus do IFMT Cuiabá - Bela Vista, sob o diretor-geral Deiver Alessandro Teixeira (foto), terá um novo laboratório a ser utilizado para análise sorológica da Covid-19, através da pesquisa de IgG e IgM. A obra, orçada em R$ 1 milhão,...

Comitê chama órgãos fiscalizadores

emanuel pinheiro 400 curtinha   Para colocar fim às críticas sobre suposta falta de transparência na aplicação dos recursos transferidos a Cuiabá pelo governo federal com vistas ao enfrentamento à pandemia, o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) determinou que seu secretário de Saúde, Luiz...

PT sob risco de não eleger ninguém

marcos viana 400 curtinha   Mesmo tendo cabeça de chapa para prefeito, no caso o ex-juiz federal Julier Sebastião da Silva, o PT dificilmente elege um vereador em Cuiabá no pleito deste ano. A chapa de pré-candidatos proporcionais é fraquíssima. O "grande" nome do partido é da professora Edna...

Único da família Oliveira pra vereador

luluca 400 curtinha   Na queda-de-braço entre irmãos, venceu, por enquanto, Luiz Arthur Oliveira Ribeiro, o Luluca (foto), que será candidato a vereador pelo MDB em Cuiabá, carregando o espólio político da família Oliveira. Irmão de Luluca, o ex-vereador Leonardo Oliveira, que procurou e...

2 nomes do DEM avaliam desistência

ivan evangelista 400 curtinha   A chapa de pré-candidatos do DEM a vereador pela Capital corre risco de sofrer duas baixas consideráveis. Os ex-vereadores Ivan Evangelista (foto), que atuou na Câmara por 13 anos, e Leonardo Oliveira, por dois mandatos, podem vir a desistir do teste das urnas. Mas, por enqanto, ambos garantem...

Sexto suplente na Câmara por um mês

aluizio leite 400 curtinha   Aluízio Leite (foto), filiado histórico do PV, tomou posse como vereador pela Capital na último dia 2. Mas vai ficar na cadeira por somente 31 dias, até o retorno do titular, delegado Marcos Veloso, que se afastou para cuidar de assuntos pessoais e hoje se encontra hospitalizado com...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.