Últimas

Quinta-Feira, 14 de Maio de 2009, 14h:18 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

EXCLUSIVO

Lula comunica a Maggi sua visita a Alta Floresta dia 11

   O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou com o governador Blairo Maggi (PR) nesta quinta (14), concordou com a retomada de sua agenda inicial na visita a Mato Grosso e acertou que estará em Alta Floresta (a 810 km ao Norte de Cuiabá) em 11 de junho. O presidente pisa em solo mato-grossense para lançar o Programa Terra Legal, que propõe regularizar, nos próximos três anos, 296 mil posses rurais na Amazônia Legal em uma área de 67,4 milhões de hectares.

   Lula reservou ainda outros dois dias de sua agenda para permanecer em Alta Floresta, ao lado da primeira-dama Marisa da Silva, até o dia 13 de junho, onde pretendem descansar e pescar. Para isso, a reserva já está feita em uma pousada do município. O deputado estadual Ademir Brunetto (PT), que acompanha o governador nesta quinta em visita a Nova Canaã do Norte, se mostrou empolgado com a notícia. Segundo ele, Lula decidiu manter a agenda para Alta Floresta por questões de logística. Há cerca de 15 dias, Lula havia mudado o itinerário e confirmado presença apenas em Sinop e Matupá - veja aqui.

   O Programa Terra Legal vai titular imóveis rurais de até 15 módulos fiscais (com, no máximo, 1.500 hectares) cujas posses sejam anteriores a dezembro de 2004. Em áreas de até um módulo fiscal (um módulo tem, em média, 76 ha), a titulação será gratuita, e o processo deverá ser concluído entre 60 e 120 dias, a partir do cadastramento da posse. Posses entre um e quatro módulos fiscais terão valor diferenciado, abaixo do de mercado, com 20 anos para pagamento e três de carência. O rito é o mesmo das áreas de até um módulo.

   As áreas entre quatro e 15 módulos fiscais seguem regras semelhantes no prazo de pagamento. O valor da área, no entanto, será o de mercado, descontadas as benfeitorias. Neste caso, a titulação será precedida de vistoria dos imóveis para avaliação das benfeitorias e da ancianidade da posse. Nas três situações, será exigido o cumprimento da legislação ambiental, com a preservação de 80% da área nativa. As áreas tituladas não poderão ser vendidas dentro de um prazo de dez anos, mas servem como garantia para financiamentos junto a instituições financeiras. (Romilson Dourado e Flávia Borges)

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • joao de deus | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    QUANTOS HECTARES PARA PLANTIO DE SOJA?AMAZONIA legal..... conta outra!!!

    Governador porque voce nao assume o Ministerio Agrario!!! seria ótio. Já consegui o titulo de Moto serra de Ouro. Mais um titulo qual será o nome?

  • Paulo Mattos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O Presidente Lula, como todo ser humano, às vezes fala bobagens. Às vezes faz bobagens. Porém, ah porém, o ser humano comum não é Presidente da República, daí porque muitas coisas que fala e faz não encontram eco na imprensa, na televisão, na rádio, no máximo no botequim da esquina. E o nosso Presidente Lula, em recente visita a Mato Grosso do Sul, falou bobagens. Pior: posicionou-se nacionalmente, em nome da Presidência, como favorável à escolha de Campo Grande como uma das sub-sedes da Copa do Mundo de 2014, enaltecendo o Pantanal sul matogrossense como uma das maravilhas maiores de nosso País. Sim, senhor Presidente, o Pantanal é mesmo uma das maravilhas não do nosso país, mas do mundo. E o nosso Mato Grosso também tem o Pantanal, a Chapada dos Guimarães, os belíssimos rios de Nobres, o Lago de Manso. Temos Poconé, Barão de Melgaço, Santo Antonio de Leverger, Livramento, todas bem ali, com suas histórias, sua cultura, sua riqueza, sua comida, seu povo, sua gente. Em síntese, o senhor Presidente nos ofendeu. E muito.
    Agora vem passear em nosso Estado. Seja bem vindo. Aja, fale e faça como Presidente.
    Como passará dois dias em repouso, sugiro aos nossos políticos, à imprensa, enfim, às pessoas que terão contato com o nosso Presidente que he ofertem de presente o artigo do nosso ilustre e inteligentíssimo Agripino Bonilha Filho, intitulado Lula, a (im)parcialidade, publicado hoje no jornal A Gazeta. Bonilha, como sempre, um diplomata, de inimitável elegância, um gentleman que, mesmo não pretendendo, mostra-se um verdadeiro estadista.

  • FAGUNDES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Essa foto com a mão do LULAmolusco ficou 10; k k k k kkkkkkkkkk

  • Ortopedista cuiabano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    cadê o dedinho dele?

  • Miguel | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Seu LULA, cuidado uma piranha comer outro dedo seu ... ja ja nao tem nem como dar xau !!

  • Jacyara | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ÔOOOOOOOOOOOOOOO, na comitiva que irá repecionar o Presidente está quase a totalidade dos deputados estaduais, federais e secretários, inclusive aquele boca mole do Vilceu, e o meu caro amigo, RD, só coloca o nome do Dep. do PT?

Câmara chama secretária para vaga

chico 2000 curtinha   Após a destituição de Ralf Leite (MDB) da vaga de Chico 2000 (foto), licenciado, por força de decisão judicial, a Câmara de Cuiabá convocou a primeira suplente Luciana Zamproni (MDB) para assumir mandato temporário no Legislativo, menos de 30 dias. Ela atua como...

PTB perdeu uns, mas ganhou outros

emanuelzinho 400   Em Várzea Grande, enquanto alguns militantes do PTB, puxados pelo secretário jaymista Silvio Fidelis foram para os braços do candidato a prefeito Kalil Baracat (MDB), que tem Hazama (DEM) de vice, militantes de outras legendas decidiram abraçar a candidatura do petebista Emanuelzinho (foto). São...

PT de Cuiabá passivo; ROO, autêntico

kleber amorim 400 curtinha   O PT de Rondonópolis se organizou melhor, mobilizou a militância, se tornando mais autêntico do que o núcleo petista de Cuiabá. Para se ter ideia, o partido, numa posição de coragem e levando preocupação ao prefeito Zé do Pátio, que tinha...

DEM é "suprapartidário" em Cuiabá

wilson santos, 400 curtinha   Para uns, o DEM de Cuiabá se tornou "suprapartidário". Para outros, um partido de aluguel. Além de não ter cabeça de chapa para prefeito, o partido do governador Mauro e dos irmãos Júlio e Jayme Campos enfrenta uma situação inusitada de concorrentes...

Diretório do Podemos-VG dissolvido

mara podemos curtinha 400   A direção estadual do Podemos, sob o deputado José Medeiros, destituiu o diretório municipal de Várzea Grande e anulou o encaminhamento para apoio a Kalil Baracat a prefeito. Agora sob comando provisório da professora Wilcimara Carnelós, a Mara (foto), que está na...

Silvio provoca debandada no PTB-VG

silvio fidelis 400 curtinha   Silvio Fidélis (foto), afilhado político de Chico Galindo e que se tornou fiel escudeiro da prefeita várzea-grande Lucimar Campos, de cuja gestão é secretário de Educação, provocou debandada geral no PTB local. Inconformado com a decisão de Emanuelzinho de...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.