Últimas

Sábado, 15 de Março de 2008, 17h:20 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

ARTICULAÇÃO

Lutero assume comando do PMDB e diz ser ético

Vereador Lutero Ponce presidente o PMDB de Cuiabá   Lutero Ponce (ex-PP) é o novo presidente do PMDB de Cuiabá. Em convenção do partido neste sábado no plenário da Assembléia Legislativa, ele fez um discurso que chamou atenção. No olho do furacão e sob suspeita de cometer atos de improbidade administrativa, o presidente do legislativo cuiabano disse que sua atuação parlamentar é marcada pela ética, transparência e lealdade. Enquanto fazia esse discurso, era observado pelo colega vereador Domingos Sávio, responsável por dois pedidos de investigação contra Lutero. Um, o requerimento por uma auditoria nas contas de 2007, foi rejeitado em plenário. Um outro, em defesa de CPI para apurar indícios de irregularidades no exercício também do ano passado, conta com seis assinaturas. Falta mais uma para passar em plenário.

   Em discurso no congresso e sob as bênçãos do cacique, deputado federal Carlos Bezerra, presidente do PMDB no Estado, Lutero Ponce defendeu que o PMDB tenha projeto próprio na corrida à Prefeitura de Cuiabá. Não arriscou, porém, citar nomes. O único então pré-candidato do partido e que, inclusive, lidera as pesquisas de intenções de voto, pulou para o PP. Trata-se do deputado estadual Walter Rabello.

   Ao mesmo tempo que o novo presidente da agremiação peemedebista sinalizou para candidatura própria, demonstrou simpatia a uma coligação com o PSDB em apoio à reeleição do prefeito Wilson Santos. Os peemedebistas não aceitam apoiar Rabello. Consideram que ele traiu o partido ao se desfiliar e ainda disparar críticas à cúpula do partido.

   Além dos vereadores Lutero e Sávio e do deputado Bezerra, participaram da convenção o vice-governador Silval Barbosa e o vereador cuiabano Mário Lúcio. Nenhum dos três vereadores foram eleitos pelo PMDB. Sávio era do PT. Lutero conquistou a sua primeira cadeira de parlamentar pelo PP e, Mário Lúcio, pelo PV. A estratégia de Lutero, com a desfiliação de Rabello desde o ano passado, é se tornar agora a principal liderança peemedebista na Baixada Cuiabana. Mesmo sob desgaste, ele sonha com a "volta por cima", de modo a se reeleger vereador em 5 de outubro deste ano e, em 2010, concorrer a deputado estadual.

   Investigação

   Lutero Ponce, o novo presidente do PMDB, tem feito de tudo para evitar investigação, estratégia para evitar mais desgaste eleitoral enquanto presidente da Câmara de Cuiabá. Durante a sessão ordinária de quinta, por exemplo, ele pressionou Domingos Sávio para retirar a assinatura do requerimento que pede CPI com vistas a investigar as suas contas contas do exercício de 2007. Ele chegou a prometer, em moeda de troca, a liberação de sua bancada (controla ao menos 10 dos 19 vereadores) para derrubar parte ou todos os 17 vetos do prefeito Santos aos projetos dos parlamentares. Sávio disse não. Lutero, então, reclamou. Disse que estava sendo vítima do processo, se considerou injustiçado e lembrou que há um ano vem apanhando da imprensa. Por fim, a estratégia de Lutero não deu certo e todos votaram com o prefeito, vindo a manter os vetos.

   Além de Sávio, assinaram pedido de CPI os vereadores Dilemário Alencar (PTB), Permínio Pinto (PSDB), Ivan Evangelista (PPS), Enelinda Scala e Lúdio Cabral (ambos PT). Estas seis assinaturas não são suficientes para aprovar a Comissão. Sávio continua na batalha por mais um apoio. Assim, Lutero, que agora comanda o PMDB cuiabano e também a Câmara, continua no olho do furacão.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Mauro Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sr. Vereador Lutero,o senhor realmente acha que [e [etico e leal, entao vc sequeceu da campanha para deputado onde o sr foi responsavel pela do entao deputado Guilherme Malouf, lembra das pessoas que trabalharam? onde agora vcs ignoraram? pois [e nos nao esquecemos de vcs, e daremos a resposta neste pleito!!!

  • Valdir | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Os políticos esqueceram ou não sabem o significado da palavra ÉTICA. Esse Lutero é um mau caráter. Mesmo após o TCE mostrar as suas falcatruas ainda têm coragem de dizer que é ético.

  • José Antônio Delgado. | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Verdadeiramente procurei, após ter lido esta, os vários significados da palavra ÉTICO, sinceramente o Dicionário Aurélio da Lingua Portuguesa, não conseguiu expressar, o que o Vereador Luteto Ponce, acredita ser. Talvez o mesmo, tenha ouvido esta palavra em um noticiário televisivo de Rede Nacional e passou a fazer uso em seus pífios discursos.
    Acusado de Improbidade Administrativa, o que falta para dar um golpe no cacique Carlos Bezerra, e verder ou leiloar o histórico PMDB?

  • Sonia, Tijucal | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    LUTERO ÉTICO??? QUAQUAQUAQUAQUA....

Arsec concede reajuste; prefeito veta

alexandro adriano arsec 400   No último dia 22, a diretoria-executiva colegiada da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), presidida por Alexandro Adriano Lisandro (foto), aprovou índice de reajuste de 2,21% nas tarifas de água e esgoto. E...

Novo ensaio do privilegiado Neurilan

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto) transformou mesmo a AMM não apenas num cabide de emprego, mas numa entidade para, em alguns casos, atender a seus interesses pessoais. Ali, investido no cargo de presidente, inclusive já pelo quarto mandato, mesmo não sendo mais prefeito, ele se articula politicamente o tempo todo....

Dobradinha no Podemos pela reeleição

claudinei 400 curtinha   Eleito deputado na onda Bolsonaro, o delegado de Polícia Claudinei de Souza Lopes (foto) resolveu deixar o PSL e vai se abrigar no Podemos. Sonha com a reeleição. Sua estratégia é trabalhar o que se chama de dobradinha eleitoral com o deputado federal José Medeiros, especialmente em...

Valtenir atrai lideranças para o MDB

valtenir pereira 400   Mesmo sem mandato eletivo, o ex-vereador pela Capital e ex-deputado federal Valtenir Pereira (foto) continua se articulando nos bastidores, agora pelo fortalecimento do seu partido, o MDB. Ele está convencendo algumas lideranças a se filiar na legenda emedebista. Dois líderes são prefeitos...

Chefe do Escritório de ROO em Cuiabá

mario marques 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, que iniciou neste mês o 3º mandato, mantém como parte da estrutura da administração um cargo de chefe do Escritório de Representação do município na Capital. E Pátio nomeou para esta...

Prefeito cria comitê pra debater modal

emanuel pinheiro 400 curtinha   Mesmo o governador Mauro Mendes já tendo anunciado que vai implantar o BRT na Região Metropolitana, em detrimento do VLT, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto) criou um comitê de análise técnica para, segundo ele, definir o modal de transporte para a região. Emanuel...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.