Últimas

Terça-Feira, 06 de Outubro de 2009, 14h:03 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

CÂMARA DE CUIABÁ

Lutero "enrola" para pegar documentos de licitações

   Os tão cobrados documentos referentes aos processos licitatórios da gestão Lutero (2007/2008)foram anexados aos autos desde a semana passada e, apesar de Lutero ter sido notificado pela Comissão Processante da Câmara sobre a disponibilização das milhares de cópias, o ex-presidente da Mesa Diretora não pegou a papelada até agora. O peemedebista usou a falta de acesso aos papéis como principal desculpa para se dizer vítima de um "complô". Reclamava que a ausência dos procedimentos prejudicava sua defesa, já que a principal acusação é de ter fraudado licitações para beneficiar empresas, sendo que algumas seriam fantasmas.

   O peemedebista, por sua vez, nega que tenha sido notificado na sexta e garante que só ficou sabendo nesta segunda (5). Apesar disso, os membros da Comissão de Ética são unânimes ao afirmar que o informaram na última semana. “Vou ter acesso a estes documentos hoje. Tudo ficará com o meu advogado para que ele defina os próximos passos, mas estou muito tranquilo”, contou o vereador ao RDNews. 

   Nesta quinta (8), os ex-secretários de Administração e Finanças da gestão do peemedebista, Iran Monteiro e Luiz Henrique, respectivamente, vão ser interrogados pela Comissão Processante, formada pelos vereadores Francisco Vuolo (PR), presidente, Lúdio Cabral (PT), relator, e Lueci Ramos (PSDB), membro titular. A oitiva acontece no plenário Ana Maria do Couto, o Plenarinho, às 14h.
 
   Os empresários Auge Cardoso, Gustavo Salgueiro e Sirlene dos Santos, que venceram processos de licitação abertos pela Câmara, serão ouvidos na sexta (9). Os cinco foram convocados a depor pelo advogado de Lutero, Paulo Taques. Ele pretende provar aos membros da Comissão que as fraudes não teriam ocorrido. O depoimento mais aguardado é o de Luiz Henrique, apontado por Lutero como responsável pelo planejamento, organização e realização dos procedimentos licitatórios. Ele é tido como o "braço direito" do ex-presidente e, em tese, conhece cada detalhe do suposto esquema.

   Crime

   Lutero foi indiciado por vários crimes pela Delegacia Fazendária após ser apontado como o chefe de uma quadrilha que causou um rombo superior a R$ 7,5 milhões. O Ministério Público, por sua vez, já confirmou que prepara denúncia contra ele tanto cível quanto criminal. No Legislativo, o parlamentar corre o risco de ser cassado e perder os direitos políticos por seis anos. Ele é acusado de cometer atos de improbidade administrativa, corrupção e quebra de decoro.

   Os próximos a serem ouvidos pela Comissão Processante devem ser a delegada titular da Delegacia Fazendária, Luzia de Fátima, e o presidente da Câmara, Deucimar Silva. (Patrícia Sanches e Andréa Haddad)

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • vmoreno | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É engraçado o que fazem com o dinheiro publico. Depois ainda querem contruir outro prédio para a nossa camara municipal.
    Será que esse valor desviado e outros mais que vieram a tona, não serviriam para melhorar e coservar a estrutura da atual camara municipal?
    Esse dinheiro será devolvido aos cofres publicos?

  • maga | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Povo de Cuiabá vamos esquecer essas coisas que já passaram e não volta mais e lançar a dupla candidatura de Lutherio/Wirso e Tia Chicra/Antonio Rosa, para Governador de nosso estado, pois os mesmos estão mas que qualificados para tal pleito. Viva a Anarquia..... Uma boa sugeistão...digo digestão...digo roubação...epá isso num pode..há ispia ai o cara inda iscréví errrallldo, creiiiiido....fui

  • gerson borralho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • JEDAE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    “Acho que a Câmara tem que tomar partido e se posicionar sobre essa situação que o deputado Riva está passando”, cobrou Lutero Ponce, da tribuna do Legislativo cuiabano, durante a sessão ordinária de ontem. Vindo de Lutero não podemos esperar nada diferente disso, afinal ele teve sua contas prontamente aprovadas por Bosaipo. Bosaipo até chorou de emoção! Por que será?

  • Miguel Zanatta | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Caso LUTERO PONCE ocorreu quando era presidente da Câmara de Cuiabá.
    Caso JOSÉ RIVA e BOSAIPO ocorreu quando ambos eram primeiro secretário e presidente da Assembléia Legislativa.
    Caso LUTERO PONCE foi aberto, na atual legislatura, uma CPI para apurar os fatos.
    Caso RIVA E BOSAIPO, nada foi aberto pelos atuais deputados.
    Porque essa diferença de tratamento?
    Os deputados são julgados SOMENTE pelo Judiciário? e NUNCA pela própria CASA DE LEIS.

  • Alberto Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    O papel que Lutero faz já demonstra o tipo de homem que ele é: COVARDE E FALSO, senão vejamos: na gestão de Chica Nunes, ele disse que ela é que era a responsavel pelas despesas, e com isso se safou graças as artimanhas espúrias de BOSAIPO, Conselheiro do TCE. Agora na sua própria gestão, Lutero diz que o responsável pelas compras do Legislativo é Luiz Henrique, que se não abrir os olhos vai ser encriminado e vai assumir todos onus macabro de Lutero. Portanto, Luiz Henrique declare em alto e bom som quem é o responsavel pelas falcatruas, sai dessa cara!

  • jl | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Infelismente essa Jus....ça nossa é uma mer..a, será que tem que vir autoridades de fora para resolver esse caso do LUTERO, gente até aonde nos ouviremos essa palhada que esta acontecendo aqui em MT?

França elegível; CNJ desatualizado

roberto franca 400 curtinha   O advogado Rodrigo Cirineu, que assumiu a assessoria jurídica da campanha a prefeito de Cuiabá de Roberto França (foto), assegura que o ex-prefeito está elegível. Explica que o cadastro de inelegibilidades do Conselho Nacional de Justiça, constantando ainda o nome de...

Candidato da família Oliveira à Câmara

luluca 400 curtinha   O jovem advogado Luluca Ribeiro (foto) é uma das apostas do MDB por renovação na Câmara da Capital. Concorre a vereador e tende a "herdar" o espólio político da família Oliveira, dos tios Dante, ex-governador que morreu em 2006, e Thelma, prefeita de Chapada dos Guimarães....

Deputado tenta censura e sem êxito

xuxu 400 curtinha   Em duas tentativas, o deputado estadual Xuxu Dal Molin (foto), candidato a prefeito de Sorriso pelo PSC, tentou, sem êxito, censurar o portal Rdnews. Na 1ª Vara Cível da Comarca de Sorriso, Xuxu ingressou com pedidos de antecipação de tutela, pleiteando retirada do ar de matérias que...

Rei do Gado entra numa difícil disputa

mauricao 400 curtinha   O leiloeiro Maurição Tonhá (foto), chamado por muitos de "Rei do Gado", está de volta à disputa eleitoral. O pecuarista com bens avaliados em R$ 19 milhões é candidato pelo DEM a prefeito de Água Boa, muncípio já administrado por ele por dois mandatos. Em...

Ajudando a enterrar CPI do Paletó

luciana zamproni 400 curtinha   O Palácio Alencastro está convicto de que, assim como na primeira votação, o relatório da CPI do Paletó que propõe punição ao prefeito Emanuel e vai ser votado nesta terça, será arquivado pela maioria dos vereadores cuiabanos. O desfalque do...

8 candidaturas e Thelma com chances

thelma de oliveira 400 curtinha   Mesmo sem apoio de nenhum outro partido, a não ser do seu PSDB, enfrentando forte desgaste político e rejeição popular e ainda problemas de saúde, se recuperando de tratamento de câncer de mama, a prefeita Thelma de Oliveira (foto) ainda tem chances de...