Últimas

Sexta-Feira, 13 de Março de 2009, 13h:37 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

POLÊMICA

Lutero teme cassação e diz que Deucimar "vai cair do cavalo"


Lutero Ponce (PMDB) afirma que a falha de Ralf foi grave e que dificilmente ele manterá o mandato

   O ex-presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Lutero Ponce (PMDB), reconheceu nesta sexta (13) que tem medo de ser cassado. O parlamentar revelou temer a maneira como as coisas vêm sendo conduzidas pelo novo presidente da Mesa Diretora, vereador Deucimar Silva (PP). Ele disse que não aguenta mais ser um "saco de pancadas". "A cada dia que acordo tem mais denúncias infundadas. Ele (Deucimar) fica fazendo sensacionalismo com o meu nome". O parlamentar se mostra receoso com os rumos que sua vida política poderá tomar após a auditoria. "Eu temo, mas vou enfrentar tudo de frente. Vou me defender e se ele pensa que vai me derrubar, vai cair do cavalo", disparou Lutero em entrevista em seu gabinete ao RDNews. Na avaliação do peemedebista, Deucimar carrega uma espécie de "mágoa" porque ele não interferiu no processo por infidelidade partidária que culminou na perda do mandato do progressista em 2008. "Ele (Deucimar) quer deletar tudo de bom que fiz e, se possível, me deletar junto. Isso só pode ser perseguição pessoal. Na época em que eu era presidente da Câmara ele queria que eu intervisse de qualquer maneira. Chegou a pedir que eu não nomeasse Márcia Campos (DEM). Tenho que cumprir o que a lei determina, acho que ele não entendeu", analisa.

"Ele (Deucimar) quer deletar
 tudo de bom que fiz e,
se possível, me deletar junto"

   O peemedebista rebateu as recentes críticas apresentadas por Deucimar. Segundo Lutero, se comprou 6 mil litros de leite em um ano é porque recebia muitas visitas de alunos e a Câmara tem muito movimento. Quanto às 70 mil canetas, disse que nunca deixou faltar nada no gabinete. "Ninguém pode dizer que deixei os gabinetes sem clipes, papel sulfite, caneta. Não faltava nada".  Ao ser questionado sobre os artefatos de Candomblé que teriam sido comprados durante a sua gestão, o parlamentar se limitou a dizer que suas contas foram aprovadas. "Na verdade são imagens. O Tribunal de Contas nem questionou este quesito. Minhas contas foram aprovadas". O conselheiro Valter Albano apontou 20 irregularidades nas contas de Lutero, entre elas a existência de possíveis empresas fantasmas. O conselheiro Humberto Bosaipo pediu vistas ao processo e após análises defendeu a aprovação do balancete. Os conselheiros do TCE acabaram aprovando as contas do peemedebista - saiba mais aqui. "Eu estou aguardando a auditoria. Ela pode apontar que cometi irregularidades, mas ela não pode me punir. Caso sejam constatadas irregularidades vou pagar tudo que devo na Justiça. Eu não sou contra a auditoria, mas sim a maneira como ela vem sendo conduzida".

    Lutero desmente ainda o fato de não ter entregue a auditoria feita em 2007, porém confirma que o balancete só se tornou público praticamente um ano depois da saída da ex-presidente da Casa e hoje deputada Chica Nunes (PSDB). "Ela (Chica) estava respondendo a um processo que corria  em segredo de Justiça. Eu não podia tornar público o balancete. Mas todos receberam, inclusive Deucimar", garante. O vereador defendeu Chica dizendo que ela "foi muito mulher" durante a sua gestão e trouxe muitas melhoras. "Chica fez o que pode. Se cometeu erros será punida. Eu nunca fui a púiblico para desmoralizar ninguém".  

 Lutero defende antecessora Chica Nunes,
acusada de ter desviado R$ 6 milhões
dos cofres públicos: "ela foi muito mulher"

   O parlamentar nega que esteja articulando pela absolvição de Ralf e afirma acreditar em sua cassação. "Os fatos são muito graves. Se as coisas foram conduzidas de maneira adequada, sua absolvição é improvável", avalia. Segundo o parlamentar, o ato de Ralf foi grave e respingou na imagem do Legislativo. "A sociedade está de olho, mas não podemos ferir a legalidade do caso. O problema todo está no fato de que não temos Código de Ética e eu assumo a minha culpa nisso. Os antigos gestores tinham que ter se preocupado com isso".

vereador Lutero Ponce (PMDB)    O peemedebista confessa estar cansado. "As pessoas que me conhecem, tudo bem, mas e o povo? Minha imagem está bastante desgastada", reclama. Lutero prefere se "esquivar" quando perguntado se acredita ser um político honesto. "A palavra honestidade é muito forte. Eu sou leal, ético e transparente. Acho que as pessoas usam a palavra honestidade com muita facilidade".  Em sua avaliação, a imagem do Legislativo está bastante desgastada e o clima é de intranquilidade. "Estamos há dois meses e meio discutindo. Só brigas. O trabalho está ficando de lado. Não estou aqui para criticar a atual administração, mas acho que as coisas deveriam ser conduzidas de outra maneira".

"A palavra honestidade é muito forte.
Eu sou leal, ético e transparente.
As pessoas usam a palavra honestidade
com muita facilidade"

   Sobre a legalidade ou não do PCCS, o parlamentar argumenta que discutiu o projeto por mais de uma ano, que ele é legal e não acarreta excesso de gastos ao erário. Segundo o  parlamentar o número de cargos comissionados da Mesa Diretora passou de 65 para 32 e a verba de gabinete passou de R$ 15 mil para R$ 12,2 mil. "Tanto é legal que a Justiça o obrigou a implantar. A minha folha era de R$ 960 mil. Com os meus cortes foi para R$ 800 mil. Mesmo com o PCCS, a folha é menor", garante. Ele nega ter deixado dívidas de R$ 1,8 milhão. "Só deixei uma conta de luz e pouco mais de R$ 100 mil de INSS. Já os salários, não fui eu quem empenhei. Houve um erro na prefeitura da passagem de uma LOA para outra". (Patrícia Sanches e Musmê Peccini)

---------------------------------------------------------------------------------------

Clique no play e ouça o que diz Lutero em entrevista ao RDNews nesta 6ª em seu gabinete

Postar um novo comentário

Comentários (16)

  • walter barbosa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • josé da silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • ANITA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ENQUANTO ISO AS RUAS DOS BAIRROS DE CUIABA ESTÃO AS ESCURAS, ESBURACADAS, CHEIAS DE LAMAS DEVIDO AS CHUVAS, O TRANSITO CAÓTICO E CAOLHO, PESSOAS, CRIANÇAS E VELHOS MORRENDO ESMAGADAS NAS RUAS SEM SINALIZAÇÃO POR VEICULOS CONDUZIDOS POR HOMENS EMBRIAGADOS, NOIADOS, QUE NÃO RESPEITAM NADA, CRESÇE O INDICE DE CRIMINALIDADE, AUMENTA O NUMERO DE PESSOAS, PAI DE FAMILIAS, MULHERES DESEMPREGADOS, OS USUARIOS DO TRANPORTE COLETIVOS ANDAM EXPRIMIDOS DENTRO DOS ONIBUS LOTADOS E CAINDO AOS PEDAÇOS, OS CONDUTORES DE VEICULOS SÃO OBRIGADOS A FICAR HORAS E HORAS NO TRANSITO DEVIDO AO CONGESTIONAMEMTO, FALTA VAGAS P/ CRIANÇAS NAS CRECHES DA CIDADE E P/ COMPLETAR OS ARDILOSOS INTEGRANTES DO COMERCIO PARALELO CHAMADO TRAFICANTES ESTÃO ADOTANDO, APADRINHANDO NOSSAS CRIANÇAS, NOSSOS FILHOS...E AS CRIANÇAS, JOVENS E ADOLESCENTES QUE SEM MUITA PERSPECTIVA DE VIDA SÃO EXPLORADAS DE TODAS AS FORMAS..NEM DIREITO A SER MOCINHA AS MENINAS TEM MAIS, QUANDO NÃO SÃO VIOLENTADAS SEXUALMENTE NAS RUAS, SÃO DENTRO DE CASAS PELOS SEUS PAI ADOTIVOS OU BIOLÓGICO...É VERGONHOSO SABER QUE NOSSOS PARLAMENTARES ESTÃO SE DEGRADIAM POR OUTROS MOTIVOS, PESSOAIS, FINANCEIROS..POLITIQUEIROS...MAIS CONTINUAM MESMO TRABALHANDO MUITO MAL E MUITO POUCO SENDO REMUNERADO, E BEM REMUNERADO P/ QUEM TRABALHA 3ª E 5ª...REAGE CUIABÁ

  • Severino | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    CADÊ A JUSTIÇA DESTE ESTADO PESSOAL!!!
    ESTE HOMEM DEVERIA ESTAR É PRESO!!

  • Gilmar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Lutero se esqueceu de informar a populção porque não entregou as notas fiscais do primeiro semestre de 2007 descumprindo determinaçaõ judicial processo numero 676/2007 codigo 315644 da segunda vara especializada da fazenda publica que no dia 09/03/09 não acatou os embargos declaratorios.

  • Antonio de Figueiredo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Já deveria ter caido fora da Câmara há muito tempo junto com a Chica Nunes, não sei o porque o Ministério Público apura todas as irregularidades inclusive com provas e ainda mantém esses políticos safados abusando ainda do Poder Público, não dá para entender, o povo já anda desanimado com essas calamidadades, e a cidade está ai a mercê da sujeira, mosquito da dengue buracos nas ruas bairros sem iluminação etc etc etc, Deucimar está corretíssimo, parece ser um homem de fibra e correto isto se eu não me enganar lá frente, vamos lá Deucimar vamos mais uma vez levantar a podridão que se encontrava essa CÂMARA e ver se dessa vez o Ministério Público age com mais decência e mande esse pessoal envolvido pra rua.

  • Severino | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quem é pior, o Lutero, o executor do negócio, ou o Bosaipo, o aprovador do negócio?

    Na Câmara Municipal será que só o Deucimar detectou erros na administração do Lutero? Cadê os outros vereadores? cadê os fãs de CPI´s?

  • ALELUIA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Magalhães | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Olha o povo já caiu do cavalo quando aprovou nas urnas esse pessoal ai, que não sabe fazer nada e só reclama, que po......rrrrrrr......vão trabalhar pela nossa comunidade, a copa esta bem ai e ninguem faz nada, vamos vestir a camisa da copa que ganhamos muito mais. Fica essa briga de cochorro doido, tudo por causa de um desiquilibrado sexalmente falando. Até quando que vai com isso ai???? Nos povo quer ver resultado e não falação (felação) pronto falei. Vamos usar a tribuna para coisas melhores. Os bairros esta uma droga, o prefeito despediu todo mundo, não tem maquinas, não tem equipe de limpesa, os corregos estão todos entupido, os asfaltos todo arrebentado, e esse povo fica descutindo quem vai mas lá no zerro fazer cache.

  • CUIABANO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É VER. COM UMA QUANTIDADE DE LEITE DESTA, O CAMARA TINHA QUE TER VSITA DE ALUNOS TODOS OS DIAS (365 DIA NO ANO).TENHA VERGONHA SR. VEREADOR. COM UMA MEDIA DE CONSUMO DE 16 LITROS POR VISITA.

Filho de ex-deputado rumo a vereador

willy taborelli 400   O coronel PM da reserva e ex-deputado estadual Perry Taborelli, que concorreu e perdeu para prefeito de Várzea Grande em 2016, lançou de novo o filho à cadeira de vereador. Trata-se do jovem advogado Willy Jacyntho Taborelli (foto), de 32 anos. Desta vez, ele concorre pelo PV. Na eleição...

Beto vê aliado como mais preparado

wellington marcos 400   O prefeito de Barra do Garças, Beto Farias (MDB), tem sido um cabo eleitoral fundamental para o candidato à sucessão municipal, advogado e atual vice-prefeito Wellington Marcos (foto), do DEM. Beto, que está concluindo o segundo mandato consecutivo com 80% de aprovação popular,...

Produtores e a unificação de eleições

antonio galvan 400 curtinha   Mato Grosso pode ter três eleições no mesmo dia, 15 de novembro. Isso porque, além das municipais e a suplementar ao Senado, alguns produtores rurais se movimentam para que a escolha do novo presidente da Aprosoja também seja na mesma data das eleitorais. Inicialmente, o pleito da...

Euclides, ideia do "calote" e frustração

euclides ribeiro 400 curtinha   O advogado Euclides Ribeiro (foto), que enriqueceu atuando na área de recuperação judicial e hoje detém um patrimônio declarado de R$ 23 milhões, não "decolou" com a candidatura ao Senado. Acreditava-se que sua principal proposta, aquela de recuperar o nome e o...

Empresários revoltados com candidato

vinicius nazario 400 curtinha   Os candidatos a prefeito de Alta Floresta, cidade pólo do Nortão, participaram de uma live nesta terça, organizada pela Universidade do Estado (Unemat). E chamou atenção, vindo a repercutir de forma negativa e provocar certa revolta no comércio local, o comentário do...

Olhar Dados mantém EP na liderança

emanuel pinheiro 400 curtinha   A sexta pesquisa do Olhar Dados sobre intenções de voto para prefeito de Cuiabá, divulgada nesta terça pelo site Olhar Direto, traz o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) estável, em primeiro, com 31,2%. Em segundo, com 7 pontos atrás, figura Abílio Júnior, com...