Últimas

Quinta-Feira, 10 de Setembro de 2009, 23h:41 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

CÁCERES

Mãe e filha estão com gripe suína; prefeito proíbe eventos


Exames laboratoriais feitos em SP comprovam que duas pessoas estão infectadas com o vírus H1N1

   A secretaria de Saúde de Cáceres, cidade-pólo do Oeste mato-grossense, confirmou dois casos de pessoas vítimas da gripe suína. Tratam-se de mãe e filha. Elas deram entrada no Pronto Atendimento Médico no último dia 28. A mulher tem 47 anos e chegou da Espanha há quase 30 dias. Por conta do contato, ela acabou contaminando a mãe de 67 anos, com quem reside.

   Dois dias após retorno a Cáceres, apresentou sintomas da doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal. O secretário de Saúde, Luiz Landim, informa que as duas pacientes estão sendo medicadas e têm acompanhamento permanente de uma equipe multidisciplinar.

     Exame de protocolos atestado pelo laboratório Instituto Adolfo Luiz, de São Paulo, confirma os dois casos de gripe suína no município. Duas semanas antes, o prefeito Túlio Fontes (DEM) tomou a decisão polêmica de suspender a 30ª edição do Festival Internacional de Pesca de Cáceres, como medida preventiva. Agora, diante do diagnóstico da infecção, a partir da amostra respiratória coletada e analisada em laboratório, e devido ao risco da pessoa infectada espalhar o vírus, Túlio Fontes assinou o Decreto 395, com data desta quinta (10), suspendendo a realização de eventos artísticos, culturais e esportivos em ambientes fechados e que proporcionem grandes aglomerações. Em caso de solicitação para realização de evento aberto, será necessária prévia avaliação e inspeção da secretaria municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária.


Decreto do prefeito Túlio Fontes suspende eventos em locais abertos e que proporcionem aglomerações

Postar um novo comentário

Comentários (16)

  • emerson farias | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    pois é, isso é pra algumas pessoas e autoridades politicas verem que as coisa não é brincadeira, para os mesmos que criticaram a decisão do prefeito em cancelar o festival de pesca. que sirva de alerta pra eles. agora eu quero ver os colunistas de cáceres criticarem o prefeito com relação a gripe.

  • Apolinario | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Algumas medidas que são tomadas pelos gestores publicos, geralmente nao sao entendidas pela maioria da população. No entanto, o prefeito Tulio com uma visao abrangente da situação, adotou a medida correta. O tempo foi o seu melhor aliado. De parabens o prefeito pela tomada de tao importante decisao.

  • Sérgio Frias | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0



    É lamentável vermos até aonde vai a loucura propagada...
    E ai, é só cancelar os eventos, e as medidas preventivas, nas escolas, e nos demais locais de nossa cidade?
    É só isso, baixar Decreto, queremos ver se isso vai impedir as pessoas de se contaminarem, já que o pândemia da loucura já esta lançada.

    Segurem Nero..., porque Roma ainda não pegou fogo.

  • João Paulo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A confirmação dos dois casos de gripe suina em Cáceres, demonstra que a atitude sensata e de muita responsabilidade do Prefeito Túlio Fontes, mostra que a cidade de Cáceres está sob o comando de um politico de visão e que realmente preocupa com as pessoas carentes que precisam do atendimento na saúde pública ,por conhecermos a realidade da falta de estrutura da nossa sáude tanto municipal quanto estadual todo político que tenha um mínimo de responsabilidade teria que ter tido essa postura. Não posso deixar de mencionar a posição de alguns políticos de Cáceres e a Tv Descalvados que fizeram duras críticas a decisão correta do prefeito, queremos ver de hoje em diante o que essa emissora no comando de um irresponsável apresentador falará ao povo de Cáceres e a Ex-Secretária de Turismo que não prestou contas do FIP-2008 será que ela vai refazer o seu infeliz artigo ou vai mantê-lo. também para alguns vereadores que criticaram a atitude do prefeito qual será o argumento ao povo Cacerense? Parabéns Prefeito Túlio Fontes que Deus lhe de saúde para conduzir nosso município com seriedade e honestidade.

  • Regina Camara | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Coincidentemente, o decreto foi baixado na tarde seguinte ao pronunciamento de representantes da classe comercial e sociedade organizada se manifestou após reunião, informando que iriam organizar e fazer um evento de pesca esportiva paralelo,com o objetivo de minimizar os prejuízos economicos e de imagem do município.
    O evento já teria data, nome e comissão oranizadora, inclusive com várias manifestações de empresários auxiliando também o evento com doações de prêmios e patrocínios.

  • Claudio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    E... uma pergunta fica no ar: As escolas continuarão? As igrejas poderão realizar seus cultos e missas? pq só a catedral São Luiz fica lotada aos domingos a noite e é um espaço quente e fechado. Os jogos acontecerão no geraldão?? E as pessoas que chegam em nossa cidade após passarem até 12 ou mais horas trancados em ônibus totalmente fechados em viagens???
    Alguem poderia me relatar alguma medida que está sendo tomada em rodoviárias e outros pontos de cheadas de pessoas em Cáceres pela prefeitura através dos seus órgãos competentes???
    Na cópia do exame está municipio CUIABÀ, o nome Cáceres está manuscrito...
    Reparem e pensem nisso...

  • Aparecida Menezes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Cláudio, vc está correto. o município está Cuiabá, o nome Cáceres até parece que foi colocado depois e outro detalhe, quem foi o médico que atendeu, que solicitou o exame?? Está MÉDIOC NÃO INFORMADO...
    É kd a transparência??????
    Muito estranhoooooooooo.

  • Maria Edilma Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eu não votei no Prefeito Tulio Fontes, mas nem por isso, vou ficar torcendo pelo pior em Cáceres.

    Ele ta agindo certo na questão dessa doença contagiosa.

    Agora, aqueles que estão a favor, por que não se colocam responsavel caso o surto surgir, ai dão endereços das suas casas para os doentes se tratarem, assim como o Café no Bule, que fica tentando manipular a opinião do povo cacerense, e não percebe que o povo não concorda mais com o jeito de bugrão malandro que tem.

    E o Deputado Pedro Henri que não falou mais no assunto, não mostrou a realidade do hospital regional, que não tem estrutura nem pra atender os casos normais da região, e muito menos um surto dessa doença globalizada.

  • Severiano Oliveira Batista | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Acho que o prefeito acertou em adiar o evento de pesca. Se ocorre uma pandemia em cáceres, vão dizer que o prefeito foi omisso. Acho que cada um sabe o tamanho do ferro que aguenta. O prefeito não é bobo não.... O povo só pensa em festa...quequeéisso?????

  • joão marcos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    não votei no tulio fontes mas hoje ninquem pode negar que o cara tem coragem. pra transferir um fip nao e qualquer um nao. ele acertou. ja tinha informaçao da girpe suina porque foi esperto e ouviu os medicos e ai acertou na decisao. isso mostra que nao tem medo de ter atitude e preocupou com a populaçao. se a doença chegou em caceres sem o fip imagine com o fip.

Sob efeito-cavalo paraguaio em ROO

thiago muniz 400 curtinha   Em Rondonópolis, o candidato a prefeito, vereador e empresário Thiago Muniz (foto), se transformou num cavalo paraguaio, expressão muito usual no futebol quando se refere a um time que dispara no início do campeonato mas, lá pela metade, começa a cair pelas tabelas. Acreditava-se...

Lula na TV deve afundar mais Julier

lula 400   O advogado Julier Sebastião da Silva, que disputa pela segunda vez a Prefeitura de Cuiabá - na primeira, em 2016, pelo PDT, ficou em terceiro lugar e, agora, pelo PT -, levou para o seu horário eleitoral o ex-presidente Lula (foto). A participação, com pedido de voto para Julier, da maior...

Na contramão dos investimentos

jose wenceslau 400 curtinha   Ao invés de reconhecer e aplaudir a iniciativa do governo estadual, que anunciou investimentos de R$ 9,5 bilhões em obras e ações, sendo R$ 6 bilhões (63%) de recursos próprios, a Fecomércio-MT, sob José Wenceslau Júnior (foto), reagiu com críticas....

Filho de ex-deputado rumo a vereador

willy taborelli 400   O coronel PM da reserva e ex-deputado estadual Perry Taborelli, que concorreu e perdeu para prefeito de Várzea Grande em 2016, lançou de novo o filho à cadeira de vereador. Trata-se do jovem advogado Willy Jacyntho Taborelli (foto), de 32 anos. Desta vez, ele concorre pelo PV. Na eleição...

Beto vê aliado como mais preparado

wellington marcos 400   O prefeito de Barra do Garças, Beto Farias (MDB), tem sido um cabo eleitoral fundamental para o candidato à sucessão municipal, advogado e atual vice-prefeito Wellington Marcos (foto), do DEM. Beto, que está concluindo o segundo mandato consecutivo com 80% de aprovação popular,...

Produtores e a unificação de eleições

antonio galvan 400 curtinha   Mato Grosso pode ter três eleições no mesmo dia, 15 de novembro. Isso porque, além das municipais e a suplementar ao Senado, alguns produtores rurais se movimentam para que a escolha do novo presidente da Aprosoja também seja na mesma data das eleitorais. Inicialmente, o pleito da...