Últimas
Quarta-Feira, 24 de Janeiro de 2007, 06h:15 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15
Maggi adia filiação para dia 30 e quer mais cargos
Governador emplaca Pagot e indica ainda Sachetti, Palma e Vettorato
O governador Blairo Maggi marcou sua filiação no Partido da República para o próximo dia 30. Vai valorizar ao máximo o seu passe. Além da confirmação do nome do seu assessor Luiz Antônio Pagot na direção-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), Maggi quer emplacar também, antes do ingresso oficial no PR, outros indicados para cargos importantes no governo Lula. Os pleitos ganharam respaldo do vice-presidente José Alencar (MG), que também vai para o PR, e do ex-ministro e agora senador eleito Alfredo Nascimento (AM), com os quais o governador mato-grossense se juntou. Entre os nomes que Blairo Maggi sugeriu ao presidente Lula para cargos em órgãos como Conab, Eletronorte e Dnit estão dos seus secretários Cloves Vettorato (Projetos Estratégicos) e Rodrigues Palma (interino de Desenvolvimento Rural), além de Pagot, cuja nomeação já foi confirmada ao governador pelo Palácio do Planalto. O nome do presidente do Detran/MT, Moisés Sachetti, também compõe a lista de indicados.
Maggi tem falado com o presidente Lula ao menos uma vez por semana. Se tornou o interlocutor do Planalto para assuntos ligados aos segmentos do agronegócio. A aproximação se deu desde a campanha do segundo turno, quando o governador optou por apoiar o petista, contrariando o setor produtivo. Agora, começa a colher vantagens políticas e administrativas. Já conseguiu 'amarrar' do presidente compromissos para viabilizar obras macro em MT, como a conclusão do asfaltamento das BRs-163 e 158, o avanço dos trilhos da ferrovia e novos linhões.
A filiação de Maggi (ex-PPS) no PR deveria ter ocorrido na última segunda-feira (22). De forma estratégica, ele preferiu adiá-la. Primeiro, para não perder o impacto e a repercussão nacional já que no mesmo dia o presidente da República lançou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo, porque Maggi não tinha ainda garantia oficial de que os nomes indicados por ele seriam confirmados em postos chaves da administração central. A resposta veio rápido. Nesta segunda, o governador foi avisado pelo Planalto de que o nome do atual secretário de Estado de Educação, Luiz Pagot, já está confirmado para o Dnit. Trata-se de um cargo com status de segundo escalão. Na hierarquia da máquina pública federal, está subordinado apenas ao ministro dos Transportes. Pagot deve assumir o cargo no próximo mês.
As outras definições só devem sair em março. O governador pediu também ao presidente Lula que gostaria de ser consultado sobre as mudanças no comando de órgãos com estrutura em Mato Grosso, como superintendências do Incra, coordenadoria da Funasa e direção do Ibama e Conab. Quer dar palpites também para escolha das diretorias da ADA, Sudene e Sudeco, e dos Ministérios do Meio Ambiente e Agricultura.
Postar um novo comentário
Comentários
-
Comente esta notícia
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga