Últimas

Segunda-Feira, 07 de Dezembro de 2009, 13h:48 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:25

COPENHAGUE

Maggi aponta caminhos para redução no desmatamento

   O governador Blairo Maggi (PR) segue nesta terça (8) para Copenhague (Dinamarca), onde participa como uma das grandes "estrelas" da 15ª Conferência das Partes (COP-15). O evento é considerado o mais importante da história recente dos acordos multilaterais ambientais, pois tem por objetivo estabelecer o tratado que substituirá o Protocolo de Kyoto/Japão, vigente de 2008 a 2012. O republicano tenta apagar de vez a imagem de destruidor da floresta, título recebido no início de seu primeiro mandato, quando declarou que não dava para “ficar catando coquinho na floresta” se o Estado quisesse crescer em produção. Hoje Maggi já é considerado o "queridinho" da maioria dos ambientalistas. O governador quer agora colocar outros países nos eixos da sustentabilidade ambiental através do exemplo de Mato Grosso.

   Conforme o secretário da Casa Militar, Alexander Maia, o Estado não leva à Dinamarca uma proposta de governo e sim de um grupo de trabalho composto por representantes governamentais, de entidades ambientais e do setor rural. A meta da comitiva é apresentar o pioneiro sistema de Redução de Emissões por Desflorestamento e Degradação Florestal (REDD), menina dos olhos do governador, e com ele, conseguir o pagamento pelos serviços ambientais prestados pelo Estado sem deixar de lado a geração de políticas sociais.

   Maia informou ainda que devem ser iniciados dois projetos-piloto de REDD nas cidades de Juruena e Cotriguaçu, respectivamente a 1020 e 1072 km da Capital. Os municípios foram escolhidos porque atendem a uma série de critérios estabelecidos pelo sistema, como áreas indígenas, assentamentos, uma população considerável e quantidade de floresta idem para garantir o sucesso do inovador sistema.

   A implantação, possivelmente já em 2010, servirá como moeda de troca para obter dos demais países a garantia do pagamento pelos serviços ambientais prestados pelo Estado e fazer valer as considerações que Mato Grosso tem a fazer ao mundo. “Mato Grosso oferece uma floresta com possibilidade de captação de recursos para os países emissores. Mas isso não significa que eles também não tenham que apresentar planos de redução de emissão”.

   Para “vender” o produto "made in MT" sustentável é que Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato) e o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), estarão no evento apresentando seus trabalhos em prol da sustentabilidade sem deixar de lado o crescimento econômico.

   Essas entidades, de acordo com Maia, vão passar aos líderes mundiais duas mensagens: a transmissão do que está sendo feito aqui e também um convite a todos para a preservação e consequente compensação. “O mundo está de olho em Mato Grosso devido à repercussão positiva dos trabalhos do governador no exterior. Tanto que ele foi colocado na lista da revista Forbes como uma das 100 personalidades mais influentes do mundo. Então, num momento tão importante quanto este de Copenhague, é hora do Estado marcar pontos positivos aos olhos do mundo”, salientou.

   Um desses pontos é deixar claro que o Brasil reduziu em 15% suas emissões, o que atende ao protocolo de Kyoto. Mato Grosso foi responsável por metade dessa redução com suas novas políticas para a área. A intenção de divulgar esse fato será como um “selo” para os produtos mato-grossenses que devem ir para as prateleiras mundiais em maior número a cada ano. (Adriana Nascimento)

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • Germano Souza Cruz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É uma grande blasfêmia Brairo dizendo isso! Ele que é um dos maiores desmatadores do mundo querer agora ensinar como não desmatar. O que Brairo devia, É APRENDER COMO REFLORESTAR boa parte do ele já desmatou em Mato Grosso, Rondonia e Acre. Se bem que, não se deve reprimir como um todo os desmatamentos de Brairo e outros produtores, se não fossem eles certamente o Brasil não estaria do tamanho que é hoje, POIS ARVORÉS DE PÉ É MUITO BOA PARA CONSUMIR AR PURO e NÃO PRODUZILOS COMO PENSAM ALGUNS. Inobstante tantas incoerencias é preciso que as ONGS (=dinheiro fácil) parem de falar tanta bobagem e virem que o desenvolvimento não é empecilho à preservação, e que na Amazônia Legal (criação da mídia, pois legalmente não existe) ninguém consegue viver uando apenas 20% de suas terras.

  • isidoro eça de queiroz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • maria | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    entra e sai oficial da casa civil e a segurança não muda nada.....o comandante geral é flexivel, mas deveria ter mais pulso firme em cobrar do governador mais pensamentos na segurança publica...

  • ondino lima neto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    eu nao sei de onde tiraram esta historia que blairo e protetor do meio ambiente, aqui em alto araguaia ele fechou a diretoria regional do meio ambiente. os predadores agradecem

  • lemes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    lendo alguns comentarios de diversas materias, vejo que esse ondino neto pareçe que fica o dia todo fazendo comentarios, pois sao varios e, em diversos horarios. peço a ele me informar se ele é militar em qual estado? pois sou oficial militar em mato grosso, e aqui nao consta seu nome, gostaria de dizer ao mesmo, que o gov blairo maggi tem recebido varias condecoraçoes em funçao do grande trabalho em prol do meio ambiente.

  • rodrigo moreno | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    BLAIRO MAGGI um dos homens mais ricos do mundo, um dos homens mais inflente do mundo e esta entre os dez mais inflentes no brasil.
    Agora ele acaba de ganhar mais um titulo, agora como o maior mentiroso do mundo. com essa hitoria de que ele é o maior defensor da natureza. se realmente fosse, ao menos reflorestasse vinte porcento das suas fazendas.
    agora entendo o porque dele ser o maior em tudo, tem dinheiro e ele esta gastando muito com pesquisa forjadas para se auto promover politicamente.
    em 2010 esse arrogante e mentiro vai ver o que lhe espera.
    abra os olhos povo de mato grosso.
    daqui a pouco ele vai dizer que ele que é o JESUS CRISTO.

  • edson nogueira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    oh adriana, você chamou o maggi de queridinho dos ambientalistas? menos adriana, menos vai. o que acontece é que têm uma meia dúzia de ongs-consultoria, que usam o movimento ambientalista como vitrine e se autointitulam como representantes do segmento, o que é pura balela. na verdade, esses que estão dando o pretexto para o governo da botina posar de preocupados com o meio ambiente nunca foram ambientalistas, estão á serviço do governo em troca de gordas consultorias.

  • devair4 valim de melo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    olha nao podemos dizer que nosso governador e mentiroso, ate porque tudo que ele prometeu em relaçao a moradia, asfalto ele cumpriu ate demais,e nos estamos esperando que ele traz a noticia que iremos receber os 150,00 reais de compensaçao para nao desmatar, voce receberia anualmente,como se fosse um arredamento de 5 sacos de soja(ou 150,oo), seria a principio bom, EX; quem tivese 1.000 ha e pudesse desmatar e plantar 650, receberia os 5 sacos sacos de soja vezes 650 ha = 3.250 por ano que daria media mensal de 271 sacas de soja e vezes a media da saca de soja 30,00 resultado mensal seria uma renda de 8.125,00 por mes AGORA SERIA MELHOR SE O BANCO AMBIENTAL PAGASSE PELOS MIL HA,,,, se fosse livre de impostos estadual e federal seria ate razoavel,ate que os cientista libere os desmatamentos novamente,pois em pouco tempo os ongueiros de plantao que vive cosando e gastando o dinheiro de quem trabalha seja desmascarado pois o planeta esta e resfriando, ja estou falando isso a mais de ano nesse portal de noticia,, ESPERAMOS QUE A IDEIA DO GOVERNO DE MATO GROSSO DA CERTO......BOA VIAGEM..

  • antonio brito | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    o governador e os seus secretarios são um pucha saco um do outro, depois que fizeram o que quiseram com as florestas, eles querem preservar...ja desmataram o que não podia agora querem dar uma de protetores do meio ambiente, cara de paus desses caras....

  • maria do carmo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    sera que e pra acreditar, por que nao seria o secretario de meio ambiente a falar desse assunto, colocar um coronel?? voces nao acham meio estranho essa apariçao?? e essa agora do governador virar VERDE, ta pagando algumas ongs e agora virou a MENTIRA VERDE, DANTE tambem comoçou a acreditar nas sua mentiras e deu no que deu.

Ex-prefeito no páreo em Alta Floresta

robson silva 400 curtinha   Alta Floresta, uma das cidades pólos do Nortão, tem sete candidatos a prefeito. Um deles é Robson Silva (foto), empresário, ex-prefeito entre 93 e 96 e que concorre pelo MDB, mesmo partido do prefeito Asiel Bezerra, que está encerrando o segundo mandato e se tornou um dos principais...

Vice sinopense quer retornar à Câmara

gilson de oliveira 400 curtinha   O vice-prefeito de Sinop e apresentador de TV, Gilson de Oliveira (foto), resolveu concorrer a vereador, cadeira já ocupada por ele por dois mandatos, o primeiro pelo PSDB, entre 2005 e 2008, e, depois, pelo PSD (2009/2012). Foi candidato a deputado estadual duas vezes (2006 e 2010) e, como suplente da...

Vice que morreu na praia em Tangará

renato gouveia 400 curtinha   Assim que percebeu que não seria escolhido pelo prefeito Fabio Junqueira (MDB) como o candidato governista na briga pela Prefeitura de Tangará da Serra, ainda em junho, o vice-prefeito Renato Gouveia (foto), do PV, correu para os braços do tucano Vander Masson. Levou com ele uma chapa de 21...

Câmara chama secretária para vaga

chico 2000 curtinha   Após a destituição de Ralf Leite (MDB) da vaga de Chico 2000 (foto), licenciado, por força de decisão judicial, a Câmara de Cuiabá convocou a primeira suplente Luciana Zamproni (MDB) para assumir mandato temporário no Legislativo, menos de 30 dias. Ela atua como...

PTB perdeu uns, mas ganhou outros

emanuelzinho 400   Em Várzea Grande, enquanto alguns militantes do PTB, puxados pelo secretário jaymista Silvio Fidelis foram para os braços do candidato a prefeito Kalil Baracat (MDB), que tem Hazama (DEM) de vice, militantes de outras legendas decidiram abraçar a candidatura do petebista Emanuelzinho (foto). São...

PT de Cuiabá passivo; ROO, autêntico

kleber amorim 400 curtinha   O PT de Rondonópolis se organizou melhor, mobilizou a militância, se tornando mais autêntico do que o núcleo petista de Cuiabá. Para se ter ideia, o partido, numa posição de coragem e levando preocupação ao prefeito Zé do Pátio, que tinha...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.