Últimas
Sexta-Feira, 14 de Agosto de 2009, 10h:29 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23
Maggi contesta CNA e não aceita mudar Código Florestal
O governador Blairo Maggi (PR), em entrevista ao programa "Espaço Aberto", da Globo News (TV por assinatura), exibida nesta sexta, se declarou defensor do meio ambiente e apresentou posicionamento contrário ao da senadora Kátia Abreu (DEM/TO), presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), que defende o restabelecimento da regra para liberação de 50% de áreas do bioma amazônico para desmatamento e ocupação. Hoje, é permitido desmatar e/ou ocupar até 35% no cerrado e até 80% na Amazônia Legal, conforme o Código Florestal. "Não concordo com a posição da senadora que defende a volta dos 50% de desmatamento e ocupação da Amazônia Legal. Acredito que com as novas tecnologias e pagando quem irá fazer a presevação já seja suficiente", diz Maggi.
Um dos maiores produtores de soja do mundo, Blairo Maggi, acionista do Grupo Amaggi, foi questionado pela apresentadora Miriam Leitão sobre as críticas de que teria contribuído para o desmatamento ilegal. Ele justificou que suas atitudes foram reflexo do modo como foi criado e, inclusive, sob incentivo do próprio governo que não tinha definido regras tão duras e claras como hoje na questão ambiental. "Sempre ouvi que floresta era sinônimo de atraso. Tive que reavaliar minhas posições, mas sou descendente de pessoas que vieram para o Brasil e que acreditavam que onde não existisse gente, não haveria desenvolvimento", pondera o governador de segundo mandato.
Maggi enfatizou considerar que desmatamento não seja "apenas questão de polícia". "Hoje, no Estado de Mato Grosso temos mais de 120 mil assentamentos". Sobre a atividade no campo, o governador entende que a agricultura está mais evoluída que a pecuária. "No Estado, a agricultura tem se mostrado bem estruturada. No caso do setor da pecuária, não tem havido esse mesmo crescimento".
Maggi se viu em apuros com vários questionamentos durante a entrevista. Afirmou que tem desenvolvido um bom trabalho em relação aos licenciamentos, como é o caso da Licença Ambiental Única (LAU), que autoriza a exploração florestal, desmatamento, atividades agrícolas e pecuária. "Tenho me empenhado para que todas as propriedades sejam licenciadas e até agora isso não tem causado problema. Todos os proprietários que possuem a LAU a respeitam". (Lisânia Ghisi)
------------------------------------------------------------------------------
Clique no play e confira o que diz o governador sobre questões ambientais
Postar um novo comentário
Comentários (4)
-
JOAO DE DEUS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
GOVERNADOR VOCE NAO VAI SER CANDIDATO A VICE PRESIDENTE , VOCE NAO TEM COMPETENCIA PARA ISSO!
iSSO É PARA CABRA macho. NAO PARA DESMATADOR E DISTRUIDOR DO MEIO AMBIENTE.
-
adriano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Esse é o CARA.
-
sidney santos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Sr. blairo maggi,. parece que o senhor tem se ausentado muito aqui do estado, ou deixou de escutar os eleitores, porque o que nao acontece e sair uma lau la na SEMA, bem que o senhor poderia ouvir as pessoas que depende de um licenciamento na secretaria de meio ambiente, la nao anda nada, e quando parece que vai andar e so dando grana, e nem assim anda, nesse seu segundo mandato as coisas desmandaram aqui no estado., quer mais, vai na secretaria de fazenda tambem, sinfra e geraldo de vitto....
-
João Carlos Pivato | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Primeiramente a Miria Leitão deveria deixar o Governador falar, pois todo instante ela corta a fala do entrevistado. Segundo, como morador da Amazonia, deve ficar como esta e presevar as APPs e Derubada Zero. Nesse ponto concordo com o Governador.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga