Últimas
Sábado, 24 de Maio de 2008, 15h:26 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20
Maggi defende desmate em favor da agricultura
O governador Blairo Maggi (PR), maior produtor individual de soja do mundo, defende o desmatamento em prol da agricultura. “Não se faz agricultura sem retirar a floresta", disse o rei da soja durante um discurso para políticos e agricultores em Itaúba (600 km de Cuiabá) no último dia 21. O assunto ganhou destaque na Folha de S. Paulo deste sábado. O jornal traz a reprodução de alguns trechos do discurso.
Governador Blairo Maggi lembra, em discurso, que "o leite tem que sair de uma vaca, criada em um lugar que já foi floresta"
"Aqueles que vivem nas cidades se esqueceram de onde vem o frango, esqueceram de onde vem a carne. Eles acham que tudo aquilo nasce pronto lá na gôndola do supermercado. Que o Danoninho, o iogurte, nasce ali. Eles já não sabem mais que o leite tem que sair de uma vaca, criada em um lugar que já foi floresta", diz Maggi em defesa da agropecuária.
De acordo com o governador, a secretaria de Estado de Meio Ambiente está sendo rigorosa e tenta encontrar meios de produzir “em harmonia com a natureza”. O governador quer também que Mato Grosso seja tratado de forma "diferenciada" dos demais Estados da Amazônia Legal. Segundo ele, a população mato-grossense não é "extrativista". Sobre as críticas do novo ministro de Meio Ambiente, Carlos Minc, Maggi disse que são por desconhecimentos e tem certeza de que haverá um entendimento.
Preocupação
Só que a Folha mostra ainda que um satélite japonês utilizado pelo Centro de Sensoriamento Remoto do Ibama detectou mais pontos de desmatamento na Amazônia do que os verificados pelo sistema Deter do Inpe, contestados pelo governador. Esse novo satélite não é prejudicado pela presença de nuvens como ocorre com o Deter.
Em outra matéria na mesma página, a Folha informa que o Inpe não irá divulgar nesta segunda novos dados sobre o desmatamento da Amazônia no mês de abril, conforme havia sido anunciado por Carlos Minc. O diretor do Inpe, Gilberto Câmara, explicou que a divulgação dos dados foi cancelada porque estão sendo revisados e também pelo momento de tensão que o país vive em função da saída de Marina Silva. O sucessor Minc já adiantou que nesse novo levantamento, MT vai aparecer como responsável por 60% da devastação da Floresta Amazônica.
Postar um novo comentário
Comentários (6)
-
marcos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
ah então quer dizer que o sr, governador esta aprovando sua culpa...o desmate é ilegal....os politicos com poderes nas maos vão fazer de tudo pra desmatar...mato grosso que se dane , as florestas, os animais...ta na hora de um equilibrio de natalidadee...né sr. governador...
-
Cuiabano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
A alguns anos a National Geographic fez um documentário sobre a Amazônia, nesse programa o Blairo ainda no seu 1º, fez um comentário em sua entrevista. Ele disse algumas bobagens, mas a maior delas foi quando falou que a Amazônia é uma natureza morta, que você anda horas e horas dentro da mata sem ver uma única vida animal. Pior, esse programa foi mostrado para o mundo todo. Portanto, imaginem na mente desse sujeito, o que ele crê que se deva fazer na Amazônia. Comentar mais o que?
O atual Governador de MT é o recordista de infrações com a natureza, em nenhum outro governo aconteceu tanto desrespeito com as leis ambientais e nenhum foi mais omisso para esse fato.
Pior que tem muitos que acham isso lindo, certo e que este é o melhor governo que MT já teve... Eu espero só outro que seja fora deste grupo entrar para colocar tudo que vem sendo feito em “off” contra o meio ambiente a mostra.
-
Olímpio Alves de Menezes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Quem conhece Mato Grosso sabe que para cada 10 fazendas cultivadas existem pelo menos 6 abandonadas pelos aventureiros que Maggi tanto protege. Posso citar pelos menos dez das maiores, como a Fazenda Brasimac, em Paranatinga, com mais de 30 mil hectares em volta de um cenário digno de faroeste após o tiroteio, além das viúvas da antiga SUDAM, como EUCLAFLORA,com cerca de 90.000 hectares, BELVEDERE, TERRA ROCHA, MONTE LÍBANO, MANANCIAL, ÁGUA LIMPA, NOVA MONT SERRAT, CACHOEIRA RICA, MATA VERDE, SOMBRA DA MATA, BOCA DA MATA,FAZENDA RECREIO, YPARACAÍ, SANTA RITA, E TANTAS OUTRAS, em que a devastão só serviu para os novos senhores de engenho não recolherem Imposto de Renda. Os coronéis de Mato Grosso não precisam mais de porta-voz, pois têm agora no paladino da motosserra!
Não seria o caso de aproveitar essas áreas para o plantio e cria de gado? Por que respeitar direito de propriedade de quem nunca teve respeito ao direito(e dever) de proprietário? -
Ramiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
A POPULAÇÃO SABE QUE OS FRANGOS, CARNE E ALIMENTOS NÃO SÃO PRODUZIDOS NA PRATELEIRA DO SUPERMERCADO. O GOVERNADOR AO FALAR DESTA MANEIRA, CHAMA ARROGANTEMENTE A POPULAÇÃO DE IGNORANTE. DE FATO O POVO AS VEZES É BURRO, POIS VOTA EM PESSOAS COMO ELE.
O GOVERNADOR TÃO SÁBIO, NÃO SABE QUE NO CAMPO NINGUÉM ESTA TRABALHANDO DE GRAÇA, QUE OS PRODUTOS SÃO PAGOS E QUE SEUS IMPOSTOS É QUE SUSTENTAM A MAQUINA PÚBLICA INCLUSIVE O SALARIO DO GOVERNADOR.
O QUE O GOVERNADOR PRECISA ENTENDER É QUE SE NÃO HOUVESSEM OS MORADORES DAS CIDADES, O CAMPO NÃO TERIA PARA QUEM PRODUZIR.
NÃO É VERDADE GOVERNADOR? -
Carlos Prado da Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
GOVERNADOR, ANTIGAMENTE, ERA PAU BRASIL. DEPOIS, CAFÉ, CANA DE AÇÚCAR, CACAU ETC. ENTÃO GOVERNADOR, NÃO CHEGOU A HORA DE VERSIFICAR A ECONOMIA E NÃO PLANTAR TANTA SOJA. POIS BEM, SE CONTINUAR DESSE JEITO, SERÁ QUE HAVERÁ HABITANTE NA TERRA FUTURAMENTE? HEIN!?!
-
maria josé cintra pedroso | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Essa conversa a três a ser promovida pelo lula não está cheirando muito bem, assim como o adiamento da divulgação dos dados do inpe para os meses de abril e maio, que aumento muito, inclusive já com significativos focos de queimadas. Será que o inpe a partir desta reunião secreta ficará queitinho para não atrapalhar certas negociações??? Será que de agora em diante a sociedade matogrossense e brasileira responsável vai acreditar apenas nos dados apresentados pelo satélite dos japoneses que apresenta indices de desmatamento muito maior do que o próprio inpe??? vamos ficar expertos para verificar a conduta dos governos federal e estadual, e principalmente do inpe, pois algo de muito mal cheiroso está no ar.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga