Últimas
Sexta-Feira, 24 de Outubro de 2008, 08h:41 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21
Maggi defende perdão dos passivos ambientais
Fernando Ordakowski
A proposta do governador Blairo Maggi de assegurar exploração de até 50% de áreas para desmate dentro da Amazônia Legal àqueles que, no passado, já tinham esse direito não encontrou respaldo do Palácio do Planalto. Os ministros Carlos Minc (Meio Ambiente) e Roberto Mangabeira Unger (Assuntos Estrastégicos) apresentaram resistência à idéia, que surgiu a partir do MT Legal, prestes a ser regulamentada com o propósito de melhorar a gestão ambiental e fundiária do Estado.
Agora, Maggi vai tentar contemplar os que têm passivo ambiental atráves do projeto do Zoneamento Socioeconômico Ecológico do Estado. Os ministros aguardam a aprovação do Zoneamento, há vários anos na pauta de discussão pelo governo estadual e pela Assembléia Legislativa, e também a regulamentação do MT Legal, desde que tenha sintonia com o governo federal, de modo a não apresentar leis conflitantes.
O Programa Mato-Grossense de Legalização Ambiental Rural (MT Legal) já foi sancionado por Maggi. Busca disciplinar as etapas do processo de licenciamento ambiental de imóveis da zona rural. O governo tenta, nessa nova etapa, mapear e restaurar os passivos ambientais e fazer a preservação de áreas que compõem as matas ciliares e nascentes num Estado que luta para sair do ranking de primeiro colocado em desmatamento na Amazônia.
O problema é que o Estado não pode abrir prazo para essa regularização e legalização das propriedades rurais porque, antes, o governo quer "amarrar" garantias para tirar os passivos dos ombros dos produtores. Até 1998, o desmate em florestas era permitido até 50%. Esse percentual caiu para 20% e os produtores ficaram com passivo ambiental.
Maior produtor individual de soja do mundo, Maggi não quer avançar nas discussões sem, antes, contemplar na lei esses mesmos percentuais, algo conflitante para o governo federal. Diante disso, a secretaria estadual de Meio Ambiente vai fazer levantamento sobre as áreas consolidadas e buscará contemplar os chamados "desmatadores do passado" dentro do Zoneamento, que vai delimitar e autorizar o percentual para exploração de áreas. Essa discussão vai se estender para o próximo ano.
Postar um novo comentário
Comentários (47)
-
JOSE MARIA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Romilsom, faltam menos de dois dias para a eleição e está parecendo mais um FUNERAL DE POBRE. Que coisa monótona. Onde estão as pesquisas? Onde estão os bravos e combativos eleitores de Mauro Mendes? Exceto por esse analfa aí chamado Marcelo Pires, os demais sumiram. Tenho a impressão de vai faltar gente para carregar o caixão. -
Carlos Magno | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Esse é o motoserra de ouro!!!
Sem adentrar muito a fundo. Mesmo que essa destruição fosse mesmo para produzir mais alimento, não teria lógica destruir nessa proporção e sem reparos na natureza.
Essa destruição seus bocós, não é para produzir mais, aliás, é para produzir menos, o que aumenta são os investimentos, abre-se espaço para finaciamentos e ainda prolongamento de dívidas anteriores.
È isso que move essa cultura do Governador Blairo, fazer mais dinheiro com financiamento e é óbvio, nunca pagar esse empréstimo.
Blairo usa MT como negócio, quer monopolizar o poder nas suas mãos, quer pegar dinheiro fácil sem precisar pagar por isso.
Vai defendendo o motoserra de ouro, verão onde MT vai parar.
A crise vai estourar lá pelo fim de Fevereiro de 2009, vamos ver onde o motoserra vai esconder-se. Certeza que vai inventar uma desculpa e jogar o vice na frigideira quente.
Guardem esse comentário, é sério! No final de Fevereiro coloquem aqui no RDnews e me cobrem sobre o que falei.
Terei os dados para mostrar o porque MT se individou e não terá como pagar. Ninguém, nem mesmo o Governo Federal imaginava essa crise econômica mundial, agora estão desesperados tentando inventar uma maneira de esconder a crise em MT.
Como diz o cuiabano: quem madô tê oio grande! -
marcos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Esse cara so pensa nele, se voce andar pelo interior vera que tem muita terra limpa que não se planta nada, tem que proibir desmatamento, multar e tomar a terra desses loucos, temos sim que aproveitar melhor os espaços abertos, o minc esta certo.
-
Antonio Cuiabano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
LAMENTAVEL POSIÇOES QUE VAO FORA DO ANSEIO DA SOCIEDADE E PELA QUAL O NOSSO GOVERNADOR FOI ELEITO, INFELIZMENTE VOTAR EM EMPRESARIO E ISSO. DEFENDE OS INTERESSES PESSOAIS MESMO SABENDO QUE A MAIORIA PEDE OUTRA COISA.
SENHOR GOVERNADOR OBRIGADO POR NOS LEMBRAR ESSAS POSIÇÕES ANTES DESSAS ELEIÇOES DO DIA 26. PARA NAO COMETER O MESMO ERRO NO NOSSO MUNICIPIO.. COLOCANDO UM EMPRESARIO QUE QUER EMPLANTAR A ESCRAVATURA BRANCA!!! OW ALGUEM ACHA QUE O SR. MAURO MENDES VAI CRIAR LEIS QUE BENEFICIAM O TRABALHADOR COM CERTEZA NÃO.. VAI BENEFICIAR COM CERTEZA A CLASSE QUE ESTA DANDO DINHEIRO PRA ELE NESSAS ELEIÇOES.. GENTE VAMOS VOTAR EM LIDERANÇAS QUE REPRESENTA O POVO E NAO LIDERANÇAS IMPROVISADAS.. DE LABORATORIO!!! -
Mara Lisboa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Blairo, como governador você é um ótimo plantador de soja. Pede prá sair !
-
angelica | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
macelo pires se mudar a cor da grma com certeza vc passará fome
-
alice | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
se mudar a cor da grama vc passa fome marcelo pires, vc pode usar o espaço sim, mais deveria saber usá-lo, vc só abre a boca pra falar m...., Deus me livre
-
marcelo pires | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
caro JOSE MARIA da Cidade:RONDONÓPOLIS con toda consideração que poderia ter por voce voce ja teve o seu 5 minutos de fama agora se recolha na sua ignorancia e vai catar latinha. se nao sabe perder na va para a guerra. deves de ser um bobo metido a intelectual e ainda diz que é de rondonópolis o povo desta cidade nao merece um .... como voce eu acho que voce faz parte da equipe dos tres patetas da ufmt voce deve ser o chefe da trup; (hildebrando, jaedson e milton abreu ) o chefe jose maria
-
Paulo José | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
Queira, por gentileza, refazer o seu comentário. -
Claudio Pereira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
sai daqui cara..
vaza deste estado..
volta para o Paraná...
po o cara chega aqui vira governador, o estado para e ele fica mais rico a cada dia..
temos q rever isso..
Este estado sao para os matogrossense nao para gaucho q vem e tira as nossas riquezas..
Se desmatar fosse bom e aquecesse a economia daqui o pib do estado nao seria só 1,7% a nivel nacional..
AGORA WILSON DENOVO....
nao quero que os cuiabanos sofram oque nós rondonopolitanos sofremos...
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga