Últimas

Quarta-Feira, 16 de Janeiro de 2008, 08h:40 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

EXECUTIVO

Maggi diz que troca 4 secretários e faz mistério

Governador garante que até antes do Carnaval fará  mudanças na Fazenda, na Cultura e na Indústria, diz que o ponto de partida do quebra-cabeça é a pasta do Turismo, avisa que Daltro e Yênes não saem, enquanto Baiano deve deixar a administração e torce para Pedro Henry não perder o mandato 

  As articulações e expectativas nunca tiveram tão intensas como neste período de pré-definição de mudanças de comando de algumas secretarias. Uns afirmam que o governador Blairo Maggi substituirá e/ou remanejará vários assessores. Outros apostam que, no máximo, quatro pastas passariam por substituições.

  Para saber como está a montagem desse quebra-cabeça telefonei para o governador nesta quarta (16). A conversa começou às 7h50. Demorou 12 minutos. Perguntei sobre todas as possibilidades de mudanças que se comentam nos bastidores. Blairo Maggi foi evasivo e explicou o porquê. Segundo ele, uma mudança depende da outra. "As peças estão sobre a mesa e nesse quebra-cabeça eu ainda não sei com vou fazer. Estou avaliando".

  O governador assegura que antes do Carnaval define todas as mudanças. Disse que haverá troca em quatro secretarias: Fazenda, Cultura, Indústria, Comércio, Minas e Energia e provavelmente na secretaria de Esportes e Lazer (ele não mencionou Projetos Estratégicos). Perguntei então, sobre o Desenvolvimento do Turismo, já que Pedro Nadaf fora convidado para assumir o lugar de Alexandre Furlan, na Indústria. "A secretaria de Turismo é o ponto de partida. Uma vez definindo o nome (do substituto de Nadaf), ficaria mais fácil para eu avançar nas outras definições", destacou o governador.

   Maggi descartou a possibilidade do secretário de Planejamento, Yênes Magalhães, deixar o governo. Já sobre Baiano Filho, ele revela que este tende a sair porque está disposto a disputar a Prefeitura de Sinop. "Eu conversei com o Baiano em dezembro e ele pediu mais um tempo para avaliar (a idéia da candidatura)".

   Sobre o substituto de João Carlos Vicente Ferreira na Cultura, o governador mato-grossense preferiu não se antecipar. "Eu não posso dizer ainda. Tenho que fazer as mudanças até antes do Carnaval. Até lá, eu faço as mudanças para a gente tocar a vida".

   Perguntei se Éder de Moraes vai mesmo assumir a cadeira de secretário de Fazenda. Em resposta, Blairo Maggi disse o seguinte: "Todos os nomes que vocês têm divulgado são possíveis de ir, mas a definição depende de alguns fatores que estou avaliando. Tenho avaliado dentro do critério técnico. É claro que eu considero a questão política também, mas uma definição depende da outra".

   Daltro e Henry

   Também interroguei o governador nesta quarta se ele pretende exonerar Chico Daltro da Ciência e Tecnologia, já que existe expectativa do secretário vir a assumir a vaga de deputado federal no lugar de Pedro Henry (PP), que está com o mandato cassado. Maggi foi enfático em dizer que nem discutiu essa possibilidade. "O Chico está bem lá (na secretaria). Eu até perguntei a ele sobre o assunto e ele (Daltro) me disse que está na secretaria trabalhando firme e que Pedro Henry é um companheiro e nem pensa nessa possibilidade (de assumir a vaga do colega na Câmara)".

  Para o governador,  uma perda do mandato parlamentar de Pedro Henry seria "muito ruim para Mato Grosso". "No fundo, as pessoas torcem para o Pedro Henry ficar (no cargo). Tenho dito que a participação parlamentar dele é muito importante. Ele trabalha muito e traz muitos recursos para MT. A perda (do cargo) seria muito ruim para o Estado". Henry teve o mandato cassado pelo TRE por compra de votos. Recorreu ao TSE e se mantém no cargo por força de uma liminar.

    Ceprotec

    O governador reforçou a tese do secretário Daltro de que só acabou a figura jurídica do Ceprotec enquanto autarquia e não o extinguiu de vez. Continua funcionando normalmente, inclusive as unidades instaladas nas cidades-pólos. "Eu estava lendo o seu blog ontem à noite e é mais ou menos o que o Chico Daltro disse na entrevista (veja aqui). Tudo continua igual. Os recursos não foram transferidos. Só acabamos com a estrutura sobre autonomia, a exemplo do que o governo vem fazendo com outras autarquias".

    Blairo Maggi explicou que, ao vincular as autarquias à administração direta, resulta numa dinâmica maior para o governo e evita problemas. Ele explica, por exemplo, que, se uma autarquia enfrentar problema jurídico, quem vai defendê-la não será a Procuradoria-Geral do Estado, mas sim um advogado contratado de fora e que, na maioria das vezes, não tem visão da estrutura do governo como um todo e isso resulta em problemas futuros. "As unidades do Ceprotec vão continuar como estão. Nada troca, nem mesmo os diretores. Só mudou a estrutura de administração independente para ficar vinculada à administração direta", conclui o governador. (Romilson Dourado)

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • maria helena | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    FELIZ E COMPETENTEÉ O ROMILSOM QUE PODE CEDO FALAR COM O SR. GOVERNADOR E COLHER AS INFORMAÇÕES ACERCA DOS FATOS QUE DIZEM RESPEITO AO SEU GOVERNO, EM ESPECIAL, A CONFIRMAÇÃO DA PERMANÊNCIA DO SECRETÁRIO CHICO DALTRO, DEMONSTRA QUE APESAR DOS DESPEITADOS E INVEJOSOS TORCEREM CONTRA, O MOÇO ESTÁ COM A MORAL TODA COM O BLAIRO MAGGI, ALIÁS, A VOTAÇÃO DESTE SUPLENTE DE DEPUTADO FEDERAL QUE REPRESENOU A CUIABANIA NESTA DISPUTA MERECE RESPEITO DOS INIMIGOS. VALEU GOVERNADOR, QUERENDO OU NÃO, CHICO DALTRO É BOM!.

  • ALBUCASSIS RAMIRES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    MEU CARO ROMILSON,


    A SERIEDADE DO SEU TRABALHO É QUE LHE DÁ A CREDIBILIDADE DE SER ATENDIDO NAS PRIMEIRAS HORAS DA MANHÃ PELO GOV.BLAIRO . PARABENS.

    ENTRETANTO QUERO REGISTRAR O MEU DESENCANTO COM A SEGUNDA GESTÃO DO SR.BLAIRO MAGGI,QUE NOS PASSA A IMPRESSÃO DE UMGOVERNO PAQUIDERMICO,PACHORRENTO QUE CAMINHA EM DIREÇÃO A MESMICE DOS GOVERNOS ANTERIORES.

    DECISÕES IMPORTANTES SÃO POSTERGADAS PARA AMANHÃ OU DEPOIS,PARA OS CONCHAVOS POLITICOS,NÃO IMPORTA A NECESSIDADE DO POVO,SAUDE,SEGURANÇA,EDUCAÇÃO,RODOVIAS EM CONDIÇÕES DEPLORAVEIS, E O GOVERNADOR FAZENDO POLITICAGEM.

    DEPOIS DESSA DECEPÇÃO,COMM O SR.BLAIRO MAGGI VOU VOLTAR PARA PASSARGADA,LÁ NÃO TEM POLITICAGEM E SOMOS AMIGOS DO REI.

    PELAS NOTICIAS DE PREJUIZO FINANCEIRO EM SUAS EMPRESAS,CONCLUIMOS QUE ELAS ESTÃO SENDO ADMINISTRADAS COMO O GOVERNO DO ESTADO,QUE TAMBEM TEM DADO UM PREJUIZO, ENORME AO NOSSO POVO.

    SERÁ QUE VAMOS TER QUE VOTAR NOVAMENTE,POR FALTA DE OPÇÃO, NAS PROXIMAS ELEIÇÕES NA TURMA VENCIDA PELO BLAIRO, E HOJE ELE É O MAIOR CABO ELEITORAL DO JAYME CAMPOS E SUA CATREVA.

  • Bruno | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Perseguição na política é de praxe Pedro Henry.O governador tem demonstrado companherismo e isto é muito importante.
    E mais, apoiado pessoas como os Daltros, fiéis discípulos de Dante de Oliveira.Interessante.
    Agora, turismo, cultura,secretarias de baixo orçamento, precisam de gestores qualificados e boas parcerias.
    Quem vai ser o homem? Mulheres....são peças raras neste governo. Coisa de sulista. Portanto, repito, quem vai ser o Homem que vai aguentar o tranco. Pedro Nadaf, já está abandonando as chuteiras e pulando de galho.Vou parar por aqui. Pesguisa Governandor. PESQUISA MELHOR.
    Hoje,as pessoas estão atentas.


  • Luiz Carlos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Governador, que o sr tenha condições de escolher pessoas que venham acrescentar para a gestao do nosso estado. EScolha as pessoas certas, ouça a sociedade e nao se deixe levar somente pela politicagem. Temos bons nomes para todas as pastas, pessoas direitas que trabalham duro para o engrandecimento do estado. Nao nos decepcione sr governador,logo, logo tem eleições.
    Boa sorte

  • Benedito Cuiabano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É, o senhor Brairo vai pular miudinho pra substituir uns e outros. No turismo, até agora ninguem disse pq estava lá, limitaram-se a continuar na mesmice, sem inovações ou visão de futuro, pobre de nós, dinheiro do Turismo não veremos tão fácil, ainda mais se o home for mesmo pra sicme... Na cultura o João trabalhou bem, mas foi exprimido tanto que não aguentou, vai ser duro achar outro que faça... No esporte tivemos avanços que podem render bons frutos, o Baiano podia bem pensar nisto e esquecer um pouquinho os projetos pessoais...
    Rezo pro sr. governador. Que Deus o ilumine...

  • Vânia Pedroso de Arruda | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    TEMOS QUE PARABENIZAR O GOVERNADOR POR INCLUIR A SEMA NESTA REFORMA. VÁRIOS SITES JÁ DIVULGARAM ESTA NOTICIA E ONDE HÁ FUMAÇA HÁ FOGO. CHEGA DE ESCÂNDALOS NA ÁREA AMBIENTAL, DE INEFICIÊNCIA, PERSEGUIÇÕES E DE ESQUEMAS NA SEMA. É PRECISO COLOCAR PESSOAS QUALIFICADAS PARA UMA ÁREA TÃO IMPORTANTE PARA O ESTADO. SE FOR VERDADE, A SOCIEDADE MATOGROSSENSE AGRADEÇERÁ E MUITO AO GOVERNADOR.

  • Cassiana Martins de Arruda | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Senhor Governador;
    Será que o senhor e todos não perceberam que as criticas, e os elogios são dos familiares do "LUIZ CALDART", que estão morrendo de dores de cotovelos pelas percas dos cargos, pois acho que esta havendo mtas picuinhas a respeito da extinção da "CEPROTEC",acho governedaor eu como eleitora e aposentada, percebo que essa fámilia "CALDART" não tem o que fazer e fica o dia todo só no rdnws (espero que coloque essa) Ainda o senhor quer leva - lo para "CEPROMAT"?pd verificar os textos são todos das mesmas formatação,obrigada não sou politica mais é minha visão!!!!1

Sorriso tenta aval para conceder RGA

estevam calvo 400   A Prefeitura de Sorriso quer pagar RGA aos servidores, mas não encontrou até agora respaldo legal para assim proceder, considerando a Lei Complementar 173/2020 que, no contexto da pandemia, proíbe reajuste no salário de servidores federais, estaduais e municipais até 31 de dezembro deste...

Ambulância doada pela CBF para MT

Aron Dresch 400   O governo estadual recebeu doação de uma ambulância da CBF como forma de reconhecimento à dedicação dos profissionais da Saúde e dos serviços que estão sendo prestados durante a pandemia. O Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, foi escolhido para...

Fávaro, relatório e vacina sem Anvisa

carlos favaro 400   O senador mato-grossense Carlos Fávaro (foto), eleito na suplementar do ano passado, está comemorando a aprovação pelos colegas do seu relatório ao Projeto 1315/2021, que libera a importação de vacinas e insumos para o combate à Covid-19 no Brasil e sem depender do...

TRE intima deputado pra se defender

gilberto cattani 400   O TRE já citou o deputado Gilberto Cattani (foto) e o comando do PRTB para se manifestar sobre o pedido do suplente Emílio Populo, que quer a perda do mandato do recém-empossado por infidelidade partidária. O relator é o jurista Sebastião Monteiro. Cattani apresenta defesa na...

DEM tem derrotados em 2020 pra AL

anelise silva 400   Alguns filiados do DEM do governador Mauro Mendes estão se movimentando por conta própria, visando as eleições de deputado estadual no próximo ano, alheios ao comodismo do presidente regional do partido, ex-deputado Fabinho Garcia. Em Cáceres, por exemplo, dois são cogitados para...

Vereadores vão devolver a VI de abril

agostinho carneiro 400   Presidida por Agostinho Carneiro (foto), a Câmara Municipal de Ribeirãozinho, um dos menores municípios do Estado, com cerca de 2,5 mil habitantes, decidiu suspender o pagamento da verba indenizatória deste mês de abril de todos os seus nove vereadores. Com isso, os R$ 9 mil que iriam para o...