Últimas

Quinta-Feira, 10 de Setembro de 2009, 11h:51 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

RUMO À COPA DO MUNDO

Maggi faz mistério sobre composição da Agência da Copa


Ao lado do secretário-chefe da Casa Civil, Eumar Novacki, o governador Blairo Maggi (PR) anunciou que enviará nesta 3ª à Assembleia Legislativa a mensagem que prevê a criação da Agência da Copa de 2014
Foto: Edson Rodrigues/Secom-MT

   O governador Blairo Maggi (PR) afirmou nesta quinta (10), em sua primeira coletiva à imprensa após a chegada da África do Sul, que já definiu os nomes dos membros que vão compor a Agência da Copa. Maggi, porém, preferiu fazer mistério e disse que só irá revelá-los após a aprovação da Assembleia Legislativa, para onde envia o projeto já nesta terça (15).

   O republicano adiantou que a Agência será composta por 7 diretores e 80 cargos técnicos. Maggi negou rumores de que vai presidir a "instituição temporária", que vai administrar todos os recursos, projetos e obras para a Copa de 2014. A nova agência vai funcionar no antigo prédio do Moitará, no bairro Duque de Caxias, que foi cedido sem custos para o governo do Estado pelo Sebrae-MT. O governador diz que a criação de um museu, que deveria ser instalado no local, será adiada em função do uso para a administração do Mundial.

   Maggi disse ainda que está mais preocupado com as questões ligadas à Copa do que antes de embarcar rumo à África do Sul. "Voltei mais preocupado. O Brasil assumiu o compromisso de realizar o evento, mas não estou sentindo muita preocupação por parte dos outros Estados e do governo federal na busca por informações", avalia Maggi. (Flávia Borges e Andréa Haddad)

(15h) -
Membros da Agência da Copa terão que deixar cargos e partidos políticos

   Os secretários estaduais que forem escolhidos para integrar a Agência da Copa de 2014 terão que abandonar os cargos e pedir a desfiliação dos partidos políticos. O anúncio foi feito pela manhã, pelo governador Blairo Maggi (PR). “Quem for nomeado, terá que se desfiliar dos partidos políticos para não se beneficiar eleitoralmente”, disse o republicano.

   Ele adiantou que a Assembleia Legislativa e a Prefeitura de Cuiabá poderão indicar membros da Agência. “Até a Copa, vamos passar por duas eleições, além da que acontece em outubro de 2014. Quem for nomeado terá que abrir mão de projetos políticos”.

   Assim como a AL terá a atribuição de aprovar as indicações dos membros da agência, também poderá exonerá-los. “Por dois terços dos votos, os membros podem ser substituídos, respeitadas as devidas exigências do projeto de lei que será apresentado na terça (15)”. Ao ser questionado sobre uma possível pretensão política na criação da Agência da Copa e nas nomeações, Maggi respondeu que precisa deixar as mínimas condições para que Cuiabá sedie jogos do Mundial. “Alguém tem que tocar isso e hoje essa responsabilidade é minha. Por isso, tenho que colocar pessoas que conheço, da minha confiança”.

   Servidores do governo do Estado que forem nomeados para atuar em um dos 80 cargos técnicos da agência, vão continuar recebendo salários pelo Executivo. Os demais serão remunerados com dinheiro da agência que, ao final dos jogos da Copa de 2014, terá que prestar contas dos gastos. “Se vier pessoas dos governos municipal e federal, terão que receber salário pela agência, mas os servidores do próprio Estado, cedidos por outros órgão, continuarão recebendo pelo próprio governo”. 

   Maggi reafirmou que a Agência da Copa será responsável pela administração de todos os recursos destinados ao Mundial, seja público ou privado. “Também vai executar as obras e licitação. Na África do Sul, algumas cidades adotaram o modelo de agência para ter mais tranquilidade”.

   Licitação

   Em relação à matéria do jornal Folha de S. Paulo, que circulou na edição desta segunda (7), com o título “Fifa pode excluir até duas sedes da Copa-14”, Maggi descartou a possibilidade de Cuiabá deixar de sediar jogos do evento. Ele ponderou que há capitais que poderão ser excluídas se não cumprirem os prazos e as exigências da Fifa, mas garantiu que Cuiabá não ficará de fora. “Na África do Sul, por exemplo, uma cidade foi excluída por não ter cumprido as exigências e, no Brasil, se alguma cidade não trabalhar, também ficará de fora, mas posso garantir que Cuiabá não será uma delas. Os recursos já estão garantidos e previstos em nosso orçamento”, sustentou.

   Maggi disse que não realizou processo licitatório para a contratação da empresa responsável pelo projeto da arena multiuso do estádio Governador José Fragelli, o Verdão, em função do prazo estipulado pela Fifa. “Tivemos que dispensar a licitação do projeto para não perdermos o prazo. Mas foi só isso, todos os outros projetos ou obras serão realizados por meio de processo de licitação”.

   Ele explicou que o projeto do novo Verdão prevê uma arquibancada flexível e não desmontável. “São detalhes. Não é que a arquibancada seja desmontável, o projeto prevê a possibilidade de se retirar parte da arquibancada para levá-la para outro lugar, em caso de necessidade. É uma possibilidade, mas não significa que vamos fazer isso”, frisou. (Andréa Haddad)

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • Deusdel Ferreira de Sousa Filho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Severino e Paulo, vcs não me conhecem, não sabem o que estão falando. Sou servidor efetivo e jamais precisei puxar saco para conseguir algo.
    Me entristece essa vontade que algumas pessoas tem de, a qualquer custo, ver maldade em tudo e em todos.
    Não os julgo, porém lamento a utilização deste espaço tão democrático para tecer críticas destrutivas.
    Volto a afirmar que esse governo é sério.
    Visitem o site da SAD e comprovem o que nenhum governo fez, informar em dezembro a data em que o servidor receberá seus salários durante todo o ano seguinte. Lógico que é uma obrigação, mas antes isso não acontecia.
    O atendimento ao público melhorou e muito, a gestão é séria e compromissada.
    Vejam vocês mesmos.
    Não quero degladiar, mas volto a dizer, vocês não me conhecem pra julgarem meus interesses e pelo visto, vocês não conhecem o estado em que vivem.
    Deus abençoe vocês e suas famílias que, creio, tem respeito por vocês assim como a minha tem por mim.

  • JEDAE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O GOVERNADOR BLAIRO MAGGI PODERIA VIR A PUBLICO E INFORMA ACERCA DAS DENUNCIAS DE DESVIOS DE VERBAS NA SEC. DE SEGURANÇA, FEITO PELO ENTÃO SEC. CARLOS BRITOS. CURADO AGITOU, FEZ AS DENUNCIAS E DEPOIS FICOU QUIETO, ASSIM TAMBÉM COMO TODA IMPRENSA MATO-GROSSENSE. SERÁ ASSIM TAMBÉM COM ESTA TÃO FALADA AGENCIA PRÓ COPA?

  • Deusdel Ferreira de Sousa Filho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O Governador é um homem sério e compromissado, oxala se todos os que comporem essa Agência tiverem 1% do compromisso que tem o governador.
    Com certeza Mato Grosso será uma importante sede da Copa de 2014.
    Em sendo verdade a notícia de que o Governador será o presidente da Agência, muito me alegra e com toda certeza alegrará a população de Mato Grosso.
    Sou servidor da SEFAZ e afirmo de forma convicta que o Governador e seus auxiliares são, de todo, técnicos, especialistas no que se designaram a fazer. Torço por Mato Grosso, um estado sóbrio e com a máquina muito bem administrada.

  • sergio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    quero ver os politico sair do cargo ? o governador ? têm que ter transparência fazer licítações sim? já tá arrumando brecha para o povo criticar?valéu rdnews vcs estão de parabéns!!!!

  • Paulo Roberto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse Deusdel Ferreira deve estar querendo alguma
    promoção ou algum cargo de DAS, vai ser puxa-sa-
    co assim lá na Africa do Sul!!! Cruz-credo cara...

  • SEVERINO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ESTE DEUSDEL DEVERIA DIZER LOGO QUE CARGO ALMEJA E COLOCAR O NÚMERO DO CELULAR, PARA O NOVACK LIGAR PARA ELE...

    A SERIEDADE E TRANSPARÊNCIA DO GOVERNADOR DEPENDERÁ DOS ESCOLHIDOS PARA COMPOR ESTA AGÊNCIA...

    POR MIM NÃO DEVE HAVER NEM UM POLÍTICO E SIM ÓTIMOS TÉCNICOS:
    1 - ARQUITETOS URBANISTA E PAISAGISTA
    2 - ENGENHEIROS DE INFRAESTRUTURA
    3 - ENGENHEIROS DE FUNDAÇÕES
    4 - ENGENHEIROS DE ESTRUTURAS (CONCRETO E AÇO)
    5 - GERENTES DE OBRAS...

    SE A BIMETAL, LOTUFO OU ALGUMA DAS EMPERESAS PEGAS NA PACENAS GANHAREM ALGUMA LICITAÇÃO SERÁ MARMELADA!!

    POLÍTICO NA AGÊNCIA É SINAL QUE VAI FALTAR DINHEIRO!!

Rejeição a Abílio sobe e cai a de EP

abilio junior 400 curtinha   Nos últimos 15 dias, o candidato a prefeito da Capital, Abílio Júnior (foto), do Podemos, viu a rejeição aumentar 12 pontos percentuais, quase um por dia, saindo de 19% para 31%, de acordo com a nova rodada da pesquisa Ibope, divulgada nesta sexta pela TV Centro América....

Fávaro deixa governador em saia-justa

carlos favaro 400 curtinha   O senador interino do PSD, Carlos Fávaro (foto), que busca a reeleição, deixou o governador Mauro Mendes (DEM) em uma saia-justa em Barra do Garças. Mendes, que já declarou apoio no horário eleitoral ao candidato à sucessão municipal Wellington Marcos, do mesmo...

Sob efeito-cavalo paraguaio em ROO

thiago muniz 400 curtinha   Em Rondonópolis, o candidato a prefeito, vereador e empresário Thiago Muniz (foto), se transformou num cavalo paraguaio, expressão muito usual no futebol quando se refere a um time que dispara no início do campeonato mas, lá pela metade, começa a cair pelas tabelas. Acreditava-se...

Lula na TV deve afundar mais Julier

lula 400   O advogado Julier Sebastião da Silva, que disputa pela segunda vez a Prefeitura de Cuiabá - na primeira, em 2016, pelo PDT, ficou em terceiro lugar e, agora, pelo PT -, levou para o seu horário eleitoral o ex-presidente Lula (foto). A participação, com pedido de voto para Julier, da maior...

Na contramão dos investimentos

jose wenceslau 400 curtinha   Ao invés de reconhecer e aplaudir a iniciativa do governo estadual, que anunciou investimentos de R$ 9,5 bilhões em obras e ações, sendo R$ 6 bilhões (63%) de recursos próprios, a Fecomércio-MT, sob José Wenceslau Júnior (foto), reagiu com críticas....

Filho de ex-deputado rumo a vereador

willy taborelli 400   O coronel PM da reserva e ex-deputado estadual Perry Taborelli, que concorreu e perdeu para prefeito de Várzea Grande em 2016, lançou de novo o filho à cadeira de vereador. Trata-se do jovem advogado Willy Jacyntho Taborelli (foto), de 32 anos. Desta vez, ele concorre pelo PV. Na eleição...