Últimas
Terça-Feira, 17 de Junho de 2008, 06h:57 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21
Maggi fecha acordão com Silval e sai 1 ano antes
-
Governador antecipa renúncia para dezembro de 2009
-
Todos secretários devem colocar cargos à disposição
-
Chance de voltar ao Paiaguás leva PMDB a apoiar Mendes
Blairo Maggi (PR) fez um acordo de bastidores com o seu vice Silval Barbosa (PMDB) para antecipar em um ano a saída do comando do governo estadual. Com isso, ao invés de renunciar ao mandato em abril de 2009, prazo-limite dentro da legislação eleitoral para poder concorrer ao Senado, o "rei da soja" o fará já em dezembro do próximo ano.
Foi a partir dessa negociação, que acabou abrindo chance para o PMDB voltar a comandar o Palácio Paiaguás 22 anos depois, que o partido do cacique Carlos Bezerra e de Silval resolveu sair dos braços do prefeito cuiabano Wilson Santos (PSDB) e fechar aliança com o candidato de Maggi a prefeito de Cuiabá, empresário Mauro Mendes, do PR. A última vez que o PMDB governou Mato Grosso foi de 87 a 89, com o próprio Bezerra.
Maior produtor de soja do mundo, Blairo Maggi não assume publicamente o acordo com Silval, mas já comunicou a alguns secretários que, de fato, está disposto a sair em dezembro de 2009. Nesse caso, todos os secretários vão ser obrigados a colocar os cargos à disposição, já que Silval terá a liberdade de, enquanto futuro chefe do Executivo Estadual, montar sua própria equipe.
A pretensão do governador é de se dedicar ao menos 4 meses (dezembro de 2009 a abril de 2010) aos negócios empresariais antes de entrar numa nova campanha eleitoral, desta vez para o Senado ou até mesmo numa chapa majoritária de vice-presidente da República. Ele revelou também para Silval, que terá a missão de concluir o mandato, estar cansado e um tanto desanimado com o pesado "fardo" sobre os ombros de ser governador.
Não é à-toa que o "rei da soja" começou a dar maior autonomia a seu vice. Silval tem assumido a frente de várias articulações do governo e dentro do PMDB disputa com Bezerra o projeto de candidatura a governador em 2010. Maggi e Silval estudam estratégia para conciliar as pretensões políticas do PR e do PMDB visando as próximas eleições gerais, de modo a não haver cisões.
Postar um novo comentário
Comentários (19)
-
jorge maciel | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Quem diria! O governador Maggi tomou gosto mesmo pela política-partidária, ao contrário do que andou falando no pré-2002. De qualquer sorte, vem mostrando nessa trajetória (como governante) ser um homem público raro. É determinado, sério, arrojado e, com um detalhe importante, humilde. No futuro, pelo que já provou, certamente será digno de merecer novas oportunidades. Silval, uma incógnita, mas se não for bom, não pode comprometer muito, já que 1 ano não é tanto tempo assim
-
Kan Robert | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Lembrarei-me deste fato quando for votar novamente,politicos que não cumprem integralmente seus mandatos, cometem estelionato eleitoral e não terão meu voto.O mandato dado pelo povo não pode servir de barganha eleitoral.
-
Elias Carneiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Sr. Jorge Maciel,
Você está totalmente equivocado, o Gov. Maggi é no minimo IGUAL ou PIOR que todos os POLÍTICOS que o mesmo sempre criticou. -
Ricardo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
QUEM DIRIA O BLAIRO MAGGI QUE TANTO CRITICAVA OS FUNCIONARIOS PÚLBLICOS E POLITICOS CARREIRISTAS AGORA NÃO QUER LARGAR O OSSO.....QUER SER UM ETERNO FUNCIONARIO PÚLBLICO,FICA A SUGESTÃO: SR.GOVERNADOR JÁ QUE DESCOBRIU SUA VOCAÇÃO PARA SERVIDOR FAÇA UM CONCURSO.EM TEMPO A SAIDA É MUITO BOM,UM ANO A MENOS DE SOFRIMENTO.......SE HOVER MUDANÇA DE SECRETARIOAS É CLARO.
-
VALDIR CAMESCHI | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O BLAIRO JA DEVIA SAIR AGORA, POIS NESTE SEGUNDO MANDATO O QUE ELE FAZ E CUIADAR DOS INTERESSE DAS EMPRESAS AMAGGI, E SE DEFENDER DE SER O MAIOR DEPREDADOR DA MATA AMAZONICA, MAGGI PEGA BONE E ANTECIPA PARA DEZEMBRO DE 2008
-
Cuiabano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Com certeza com essa antecipação da saída de Vossa ExceLência Srº Governador, vai fazer falta para muitos cuiabanos e várzea grandense.
Tenho certeza que vai ser dificil encontrar um Governante como o Senhor, até porque, não vejo nenhum nome a altura do gabarito de Vossa Excelência.
Mais em todo caso agradeço pelo que fez por MATO GROSSO. -
Dito Macumba | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
Queira, por gentileza, refazer o seu comentário. -
Vinicius Guimarães | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Quem te viu, quem te vê, governador...
-
Thiago Neves | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Fico realmente triste de meus filhos terem que viver em um país onde os princípios básicos contitucionais são violados... Votei em você, Blairo Maggi. Confiei no meu trabalho. Uma proposta nova, inovadora e me sinto profundamente chateado. Meu Deus! Onde vamos parar? Isso é democracia?
-
Germano Souza Cruz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
É uma idiotice achar que a atitude de Blairo deixar o (des)governo é um desprendimento seu do Poder, ou porque ele é bonzinho.
Qualquer um, em sã consciência está vendo que o que ele está fazendo é barganha política, pura e simples para angariar apoio político para o Múmia Mendes(aquele que não saí do lugar em nenhuma pesquisa).
É uma idiotice muito maior dos peemedebistas confiar na promessa de Blairo de que ele vai deixar o (des)governo com um ano de antecipação. Quero estar vivo para ver.
Ora, leitores RDNews, o Blairo Maggi já foi picado pela cobra cascável da política e aprendeu rapidinho fazer promessas que não cumprirá.
Pobre do PMDB, mas bem feito a seus dirigentes, vão ser sepultados vivos por Blairo.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga