Últimas

Segunda-Feira, 08 de Março de 2010, 17h:11 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:25

CAIU NA REDE

Maggi oferece Senado a Mendes; Valtenir pressente haver traição

Maggi oferece vaga ao Senado a Mendes; Valtenir pressente traição

   Um dia após o encontro do empresário Mauro Mendes (PSB) com o governador Blairo Maggi (PR) e o vice Silval Barbosa (PMDB) no apartamento do republicano, uma nova rodada de negociações ocorreu na casa do socialista. Desta vez, com a presença de lideranças partidárias do movimento Mato Grosso Mais, como o presidente do PPS, deputados Percival Muniz, e o secretário-geral e tesoureiro do PDT, Rodrigo Rodrigues. Curiosamente o empreiteiro Mauro Carvalho, da Lotufo Engenharia e da distribuidora Colorado, compareceu nas duas reuniões, enquanto o presidente do PSB, deputado federal Valtenir Pereira, sequer foi convidado.

   Percival admitiu ao RDNews que Mendes relatou ter sido convidado pelo grupo de Maggi a disputar o cargo de vice na chapa encabeçada por Silval ou, até mesmo, a senatória, tendo na vaga de suplente o gestor republicano. “Propuseram a disputa a vice, a senatória ou mesmo a suplência de Maggi”, informou. Conforme Percival, os partidos defensores da candidatura própria de Mendes, pela chamada terceira via, PDT, PPS, PSB, PV, PRTB e PMN, foram informados do assédio da turma da botina e ficaram de analisar a proposta. “Acredito que faremos uma reunião ampliada nesta semana para ouvirmos a resposta das lideranças aliadas”.

   Os cargos ofertados, porém, não teriam atraído Mendes. “Ele não se encantou, pois tem o perfil de Executivo e não de legislador”, pondera Percival. Embora defenda a solidez do movimento em torno da candidatura própria, o deputado reconhece que as lideranças do PDT e do PPS “fechariam” com Maggi, caso Mendes recue da intenção de encabeçar o projeto. “O PDT e PPS continuariam com ele”, garante Percival, mesmo ponderando não acreditar no esfacelamento do grupo da terceira via. “Pelo que tenho conversado, vamos continuar ao lado dos nossos aliados. Em contrapartida, PMDB, PR e PT com os deles. Continuaremos resistindo ao assédio até a data da convenção e não acredito em racha”.

   Ao contrário da disputa à reeleição, como era cogitado, Percival trabalha para lançar a candidatura ao Senado. Ele descarta a possibilidade de concorrer à Prefeitura de Rondonópolis em 2012, município que já administrou por dois mandatos. “Já dei minha cota. Agora só quero disputar o governo ou o Senado”. Em relação a Pivetta, que também chegou a demonstrar interesse pela senatória, Percival disse que o pedetista não deve disputar cargo eletivo neste ano. “Ele só quer ajudar”.

   A intervenção do diretório nacional do PPS no Estado, visando o apoio à pré-candidatura do tucano Wilson Santos, já está descartada pelo deputado. “Membros do partido (secretário de Bem-Estar Social, Elismar Bezerra) pegaram uns `carguinhos`com a deliberação do diretório de Cuiabá, mas isso só serve para repercutir na mídia e não acredito na possibilidade de racha no movimento Mato Grosso Mais”. Percival garante os correligionários vão deliberar, por unanimidade, pelo apoio a Mendes.

   Lotufo

   A presença do empreiteiro Mauro Carvalho nos dois encontros entre o partidários de Mendes e de Silval soa, no mínimo, estranha. Curiosamente a Lotufo Engenharia integra o consórcio Pantanal, junto com a construtora Sanches Tripoloni, que disputa o processo licitatório para a demolição do estádio Governador José Fragelli, o Verdão, e as obras da nova arena multiuso. Procurado pelo RDNews, Carvalho evitou falar sobre o assunto. “Tenho uma relação de amizade com Mauro Mendes desde 1982, quando ele cursava Engenharia Elétrica e era presidente do DCE da UFMT. O certame vai acontecer independente disto”, desconversou.

   Indagado sobre a possibilidade de “barganha” econômica pelo grupo de Maggi para cooptar Mendes e entregar a obra a Carvalho, o deputado Percival Muniz disse que o processo licitatório é transparente e descartou a hipótese do empreiteiro intermediar as negociações partidárias para ficar com a obra. “Eles são muito amigos. O carvalho é praticamente o braço direito do Mendes. Se eu tivesse amigo empreiteiro também levaria na reunião, assim como fui acompanhado do Antonio Carlos Maximo, militante histórico do PPS, e pelo suplente de deputado federal Eduardo Moura”.

   Rasteira

   Ao final do encontro, as lideranças presentes teriam discutido a suposta traição de Mendes a Valtenir. O deputado federal deixou de ser convidado para as discussões e ficará com a candidatura à reeleição comprometida caso o empresário “feche” com o grupo de Maggi. O governador já declarou ser favorável à formação de um “chapão”, pelo qual concorreriam à reeleição Wellington Fagundes, Homero Pereira, ambos do PR, Carlos Abicalil ou Serys Marly, pelo PT, Carlos Bezerra (PMDB), Eliene Lima e Pedro Henry pelo PP. Com densidade eleitoral elevada, eles dificultariam o retorno de Valtenir ao Congresso na eleição de outubro deste ano.

   Neste instante, Valtenir e Mendes estão reunidos na sede da Fiemt para analisar os desdobramentos no cenário eleitoral dos últimos dias. O deputado deve cobrar explicações do empresáro.

Postar um novo comentário

Comentários (18)

  • Binha | Segunda-Feira, 28 de Junho de 2010, 03h37
    0
    0

    não cai nessa, Mendes, isso aí é Pega Jacu. Sugestão, quando esses desesperados, que destruíram a Amazônia e agora estão com medo de investigações da Jurapari, convidar o MMM para reuniões, simplesmente não compareçam. Os apoiadores do MMM já estão se irritando com essa novela e vocês estão começando a ficar com a cara de "farinha do mesmo saco".

  • Jedae | Terça-Feira, 09 de Março de 2010, 10h36
    0
    0

    O ginásio Aecim Tocantins esta caindo de maduro. As bases não suportam o peso total da estrutura. Pela quarta vez esta sendo consertado. Diga ai Lotufo, sua costa é mesmo quente? Ninguem nesse Estado vai fazer nada? Fez mal feito e fica por isso mesmo? Aqui tem MP ou algo igual? Eita meu Mato Grosso brabo!!!!

  • Sebastião Siqueira | Terça-Feira, 09 de Março de 2010, 08h54
    0
    0

    Para aguentar o patrolamento do Silval e do Maggi, não é fácil. Eles vão usar de todos os mecanismos para continuarem no Poder. O Wilson e o Jaime tem que usar de estratégias superiores para combater as artimanhas dos caciques que estão mandando e mandando muito bem.

  • Rodemilson Barros | Terça-Feira, 09 de Março de 2010, 08h41
    0
    0

    Caro amigo Mauro Mendes, esta proposta é só para ingles ver. Estão niteralmente querendo afundar de vez seu sonho politico.Veja bem senado uma vaga é do Blairo a outra é do Dr. Pedro Taques, para compor na chapa como Vice-Governador vc terá de aguardar mais 8 anos para tentar colocar seu projeto em plática, ai colega novas lideranças já surgiram e fica mais dificil p vc. Lembre-se amigo o cavalo só passa com a cela pronta uma vez e olha que o povo matogrossense querem peças novas para governar Mato Grosso. Saudações Pedetistas.

  • Jedae | Terça-Feira, 09 de Março de 2010, 08h24
    0
    0

    O ginásio Aecim Tocantins esta caindo de maduro. As bases não suportam o peso total da estrutura. Pela quarta vez esta sendo consertado. Diga ai Lotufo, suas consta é mesmo quente. Ninguem nesse Estado vai fazer nada?

  • Felicidade | Terça-Feira, 09 de Março de 2010, 08h17
    0
    0

    Podem falar o que quiser, mas quem vai assumir o Palácio Paiaguás é Mauro Mendes ou Silval Barbosa. O tal "galinho já era!!! Vai ter que voltar a dar aula, que é a única coisa que ele sabe fazer!

  • Camões Cuiabano | Terça-Feira, 09 de Março de 2010, 07h45
    0
    0

    Como é que se faz reunião política de núcleo central, sem chamar o Presidente Estadual do Partido?????? Até eu que sou arigó, bobó xera-xera, sinto um odor fétido, próprio da prosperidade dos reunidos.

  • silvia | Segunda-Feira, 08 de Março de 2010, 23h14
    0
    0

    Esta Lotufo e a resma que fez o Ginasio Tocantins todo torto???? kkkkkkkk Como não será este estádio??????

  • CARLOS FONSECA | Segunda-Feira, 08 de Março de 2010, 22h54
    0
    0

    NÃO SEI NÃO.... A ÚNICA CERTEZA QUE TENHO É QUE SE TEM O DEDO DO BAIANO PERCIVAL MUNIZ ( mais conhecido como Percimal) A COISA NÃO É BOA. ESSE CABRA É O CÃO DISFARÇADO DE GENTE, NÃO MERECE CONFIANÇA NEM DE JUDAS ESCARIOTES, ELE É UM PERIGO. TENHO PARENTES EM RONDONOPOLIS E TODOS SABEM AS BARBARIDADES QUE ELE APRONTOU NA PREFEITURA. MAS O POVO DE CUIABÁ NÃO É BESTA E SABE VOTAR.

  • celso rapa | Segunda-Feira, 08 de Março de 2010, 22h30
    0
    0

    E aí, Sr. Mendes? Vai abandonar o Dep. Valtenir? Deixa-lo a ver navios? E, notóriamente V.S. vai ingressar na cavana da alegria, j junto a continuidade dos isentos? Estamos de olho, hein?

EP na batalha por vacinas e insumos

emanuel pinheiro 400 O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (foto) entrega nesta segunda (8) PL para a aquisição de vacinas para combate à Covid-19, medicamentos, insumos e equipamentos. O documento foi elaborado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e será votado na Câmara. Esse é mais um movimento...

Fúrio volta à carga contra secretário

celio furio 400 curtinha Depois de se enganar ao abrir investigação contra o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo e ter de pedir desculpas, o promotor Célio Fúrio (foto) voltou à carga. Fúrio entrou na Justiça para que Gilberto seja condenado à perda da função...

TJ e posse em cartórios após 7 anos

maria helena _ curtinha O Tribunal de Justiça, sob Maria Helena (foto), marcou para 31 de março a posse coletiva dos aprovados no concurso para os cartórios extrajudiciais de Mato Grosso. O certame vem se arrastando desde 2013 e foi interrompido diversas vezes por causa de recursos judiciais de concorrentes inconformados com os...

Setores vivem tensão e são castigados

Gilberto Figueiredo Artigo O governo acerta ao estender o horários de funcionamento dos supermercados. Afinal, desde que o decreto entrou em vigor, as filas se multiplicaram pela Capital, aumentando o risco de transmissão do novo coronavírus. Há a expectativa de que novas medidas possam ser tomadas diante do evidente colapso da...

Limpeza e obras no entorno da Arena 

Beto 2x1 400 curtinha   Apesar da Arena Pantanal ser um cartão postal do Estado, o entorno do estádio vive situação crítica com lixo nas ruas, episódios de esgoto à céu aberto e matagal. O secretário estadual de Esporte e Cultura, Beto 2 a 1 (foto), em visita ao Rdnews, assegura que os...

VI de R$ 18 mil garantida na Câmara

juca 400 curtinha A verba indenizatória de R$ 18 mil para os vereadores da Câmara de Cuiabá está garantida, pelo menos por enquanto. Depois de diversas ações judiciais, derrubando a alta indenização por gastos do mandato, os vereadores implantaram o benefício novamente em dezembro. O...