Últimas

Terça-Feira, 23 de Outubro de 2007, 07h:25 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

ARTICULAÇÃO

Maggi pede lealdade de deputados e abafa CPI

     A idéia tão alardeada por alguns deputados de se criar a CPI dos Incentivos Fiscais não resistiu um dia com o retorno da viagem ao exterior do governador Blairo Maggi (PR). Em sua primeira entrevista no Palácio Paiaguás nesta segunda, após 15 dias em visita à Rússia e pela Europa, o "rei da soja" cobrou lealdade de sua bancada e avisou que é contra a proposta de CPI.

   Um grupo de parlamentares, sob a liderança do ex-aliado Percival Muniz (PPS), argumenta que o Estado perde um terço da arrecadação por força dos incentivos fiscais e reclama da falta de transparência do governo, que estaria impondo dificuldades para acesso aos números. Questiona, por exemplo, os critérios e a quantidade de empresas que têm direito às concessões para permanecer muitos anos sem pagar ICMS.

     Maggi reagiu como um trator na floresta. "Essa CPI vai nos gerar uma intranquilidade e podemos perder investimentos por causa disso", disse Maggi, ressaltando que são mais de R$ 5 bilhões de investimentos empresariais motivados pela política de incentivos fiscais. Ele vê a proposta de CPI como uma "questão política". Alega que as informações são disponibilizadas e chega a chamar Muniz de mentiroso quando este afirma que Mato Grosso do Sul já superou MT em arredadação, tudo porque o Estado conduzido por Maggi concede incentivos fiscais em excesso. "Os dados estão disponíveis para quem quiser ver. As coisas estão abertas", frisou Maggi.

     Para abafar a CPI, o governador mandou recado, mas vai reforçar a estratégia em conversa com os deputados. Acha que, com esclarecimento de dúvidas, o assunto sairá da pauta. "Os mesmos que me criticam porque eu não faço programa de incentivo do álcool, me criticam porque eu faço programa de incentivo para as demais atividades".

   Sobre a possibilidade do governo comprometer pagamento do décimo-terceiro dos servidores este ano devido à queda de receitas, como havia dito o deputado Zé do Pátio (PMDB), o governador afirma que o dinheiro já está na conta do Estado. "Mentira. Temos um fundo para isso e esse dinheiro ja está separado".

   Resistência

   Pelos cálculos de Percival Muniz, ao menos oito parlamentares teriam se comprometido a assinar o pedido de CPI, o que seria suficiente para instalá-la. O problema é que o governador reassumiu o posto "patrolando" os rebeldes. Até então estavam endossavam a idéia os tucanos Carlos Avalone e Chica Nunes, os peemedebistas Adalto de Freitas, Juarez Costa e Zé do Pátio, os progressistas Maksuês Leite, José Riva e Walter Rabello. Havia possibilidade também de se juntarem ao grupo o petebista Chico Galindo, que reassume nesta terça a cadeira após quatro meses de licença, e também Erival Capistrano, que substitui provisoriamente Otaviano Pivetta (PDT).

Postar um novo comentário

Comentários (12)

  • gilmar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Chegou a hora do Governador demostrar de fato quem não tem nada a temer. Todo mundo já sabe para que foi criada a CPI da SEMA que não vai dar em nada. É a mesma coisa que colocarmos a raposa para tomar conta do galinheiro e os Pintinhos serão os primeiros a serem consumidos.
    Governador o Senhor, precisa dizer a os nobres qual a moral que a Assembléia tem para fiscalizar alguém com tantas denúncias de corrpução comprovadas pelo MPE e até agora nenhum. parlamentar tomou a iniciativa de investigar.

  • Amado Amador | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vejamos, o governador sai e os deputados fazem a festa, então, o governador retorna e acaba com a graça...O Vila diria "conheço ou não conheço meu gado?". Oras, esse tipo de circuito-encosta-poder-na-parede apenas o deputado Riva, ninguém mais, e não adianta o deputado Muniz seguir no mesmo esquema por que a margem de negociação do Executivo sempre é curta, forçar a mão leva todos à breca.

  • pedro a. castro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A falta de indepedência, prá não dizer, coragem da A Legislativa mt; está impedindo que cidadão pagador de impostos, tome conhecimento DO MAIOR PULO DO GATO DOS ÚLTIMOS 250 ANOS DESTE MEU QUERIDO E USURPADO MATO GROSSO

  • robson silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    essa operação abafa é pra nao mostra os icentivos que ele blairo como governador do estado deu a suas empresas, grande transparência essa...

  • Claudio Nogueira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É Blairo Maggi.. Caiu a máscara né.. Agora sim eu estou vendo quem você é. Está temendo o que?

    Achei que meu voto em você valeria a pena, pelo jeito ele foi perdido. Você acabou de mostrar que é como os outros políticos. Todos farinha do mesmo saco.

    E parabéns Percival Muniz, pela sua tentativa de transparecer as contas do governo. Sou economista e sei que a política de incentivos fiscais pode ser produtiva para o estado, desde que ela seja utilizada de maneira correta e não dando incentivo a compra de jatinhos como fez o governador. Pelo menos alguém que trabalha naquela assembléia..

  • Rafael Damian | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A era Maggi está se tornando mais escura do que a época dos tucanos, deusolivre.

    Nada é investigado, nunca vi um legislativo tão subserviente quanto o de MT, talvez o municipal da capital seja parecido.

  • Nome: Carol | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Tá aí uma coisa difícil de descobrir: se o rombo nos cofres públicos por conta de incentivos e favorecimento de amigos e empresas do governador é maior do que o provocado pelos deputados estaduais que se dizem dispostos a investigar.

    Esses deputados precisam tomar vegonha na cara.
    Eles não deixam ninguém investigar a Assembléia.

  • silvio g rodrigues | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Pena, que comentário foi censurado, apesar de não conter nenhuma palavra de ofensa a materia, tão pouco aos envolviods.

    entendo ser realmente correto então meu comentário

  • julio augusto de oliveira soares | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O grande Dante de Oliveira como deve está rindo lá do céu ao ver Blairo Maggi da altura da sua arrogância,atropelar a CPI dos incentivos fiscais.Para quem falava em abrir a caixa preta do governo do PSDB vossa excelência esta saindo melhor que encomenda,quem não dev não teme.

  • dualcy g. junyor | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O HOMEM CHEGA TODO MUNDO PÕE O RABO ENTRE AS PERNAS MURCHA AS ORELHAS E DIZ SIM SENHOR NÃO SENHOR EU QUERO VOLTAR PRA CADEIA.

    MEU DEUS!! NÃO TEM NENHUM DEPUTADO COM CORAGEM PARA ENFRENTAR A AMAGGI. DESSE JEITO OS BOTINUDOS NÃO VAI PAGAR MAIS IMPOSTOS EM DETRIMENTO A MAIORIA DOS MATOGROSSENSES.

Arsec concede reajuste; prefeito veta

alexandro adriano arsec 400   No último dia 22, a diretoria-executiva colegiada da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), presidida por Alexandro Adriano Lisandro (foto), aprovou índice de reajuste de 2,21% nas tarifas de água e esgoto. E...

Novo ensaio do privilegiado Neurilan

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto) transformou mesmo a AMM não apenas num cabide de emprego, mas numa entidade para, em alguns casos, atender a seus interesses pessoais. Ali, investido no cargo de presidente, inclusive já pelo quarto mandato, mesmo não sendo mais prefeito, ele se articula politicamente o tempo todo....

Dobradinha no Podemos pela reeleição

claudinei 400 curtinha   Eleito deputado na onda Bolsonaro, o delegado de Polícia Claudinei de Souza Lopes (foto) resolveu deixar o PSL e vai se abrigar no Podemos. Sonha com a reeleição. Sua estratégia é trabalhar o que se chama de dobradinha eleitoral com o deputado federal José Medeiros, especialmente em...

Valtenir atrai lideranças para o MDB

valtenir pereira 400   Mesmo sem mandato eletivo, o ex-vereador pela Capital e ex-deputado federal Valtenir Pereira (foto) continua se articulando nos bastidores, agora pelo fortalecimento do seu partido, o MDB. Ele está convencendo algumas lideranças a se filiar na legenda emedebista. Dois líderes são prefeitos...

Chefe do Escritório de ROO em Cuiabá

mario marques 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, que iniciou neste mês o 3º mandato, mantém como parte da estrutura da administração um cargo de chefe do Escritório de Representação do município na Capital. E Pátio nomeou para esta...

Prefeito cria comitê pra debater modal

emanuel pinheiro 400 curtinha   Mesmo o governador Mauro Mendes já tendo anunciado que vai implantar o BRT na Região Metropolitana, em detrimento do VLT, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto) criou um comitê de análise técnica para, segundo ele, definir o modal de transporte para a região. Emanuel...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.