Últimas

Sábado, 10 de Outubro de 2009, 07h:32 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

RUMO A 2010

Maggi quer romper histórico de governador perder Senado

  Fernando Ordakowski - clique para ampliação 
 Depois do avança-e-recua, Blairo Maggi (PR) se mostra mesmo disposto a romper o desafio histórico que mostra que desde a década de 1980, governador que renuncia para disputar o Senado acaba derrotado, tanto no pleito com uma quanto com duas vagas. Maggi ou vai se juntar aos ex-governadores Garcia Neto, Carlos Bezerra e Dante de Oliveira na galeria de derrotados à senatória ou se tornar o primeiro chefe do Executivo estadual a chegar ao Congresso Nacional como aquele que, de fato, quebrou o paradigma. Em verdade, trata-se de uma operação de risco encarar eleição com duas cadeiras em jogo, como será em 2010. O eleitor vota em dois. A complexidade e insegurança se constata mais na hora do segundo voto.

----------------------------------
Mesmo com a popularidade em alta, Garcia Neto, Carlos Bezerra e Dante de Oliveira renunciaram à cadeira de governador para tentar Senado e amargaram derrota
--------------------------------

   O curioso é que os ex-governadores que renunciaram seis meses do cargo e não obtiveram êxito nas urnas ao Senado deixaram o Palácio Paiaguás com a popularidade em alta, como é o caso hoje da gestão Maggi. No próximo ano vão estar em disputa duas cadeiras. Maggi terá de renunciar ao posto de governador até 3 de abril. Empresário que resolveu entrar na vida pública, ele reativou o projeto ao Senado por três razões: primeira, gosto pela política e por cargo eletivo; segunda, pressão do PR, maior legenda do Estado que teme ficar órfão e se esfacelar se não garantir cargo majoritário e, terceira, interesse em reforçar o nome do seu vice Silval Barbosa (PMDB), pré-candidato da situação ao Paiaguás.

   A disputa de duas vagas de senador acaba se tornando uma incógnita. Em 86, Júlio Campos renunciou ao mandato de governador e ensaiou corrida ao Senado. De última hora recuou e concorreu a deputado federal, vindo a ser eleito. Em 94, Jayme Campos preferiu concluir integralmente ao mandato a arriscar candidatura de senador. Ele só veio a disputar em 2006, doze anos depois, quando virou senador.

   Afoitos com a boa popularidade e otimistas com comentários da época de que seriam imbatíveis,  três ex-governadores renunciaram e amargaram derrota ao Senado. Em 78, com uma cadeira em disputa, Garcia Neto deixou o cargo na esperança de vencer para o Senado. Perdeu para Benedito Canellas. Em 90, também com uma vaga, Bezerra seguiu a mesma linha e levou uma surra nas urnas para senador. Ganhou Jonas Pinheiro (já falecido). No pleito de 2002, desta vez com duas cadeiras, Dante deixou o Paiaguás e também perdeu. Venceram Serys Marli (PT) e Jonas, que garantiu a reeleição. O próximo a se submeter a esse teste será Maggi. O problema é se até lá não recuar de novo.

Postar um novo comentário

Comentários (45)

  • Salvio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eu acho que o Brailo foi o malhor governador, pelo menos esta fezendo muito e não esta roubando.

    SENADOR ELEITO

  • Marion Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    NESSE CABRA EU NÃO VOTO NEM MORTO... DEUS NOS LIVRE DO BUTINUDO NOVAMENTE, CRUZ CREDO, VIGE VOTE.

  • carlos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eu voto nele!

    Excelente Governo! É só andar por todo MT e ver as mudanças..

    Como ele não fez nada por Cuiabá? quem nao fez nada é o prefeito que vcs tem... esse sim que não fez nada..

    Blairo trouxe a copa do mundo de futebol, o maior evento do mundo p/ Cuiabá, vai desenvolver a cidade, bilhoes em investimentos... e vcs falam em WS e Antero, que estão ai a anos, tenham um pouco de senso pelo amor de deus.

    Esta eleito! vai fundo governador

  • Marcos Roberto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Tomara que isto aconteça. E quero que ele venha pedir voto no ARAGUAIA.

    O POVO DO ARAGUAIA BLAIRO MAGIMMMM.

    LEMBRA DO ASFALTO DA MT100. OBRIGADO POR VC TER ASFALTADO E DAS SERRAS QUE VOCÊ CORTOU OBRIGADO POR TER CORTADO????

    O POVO DO ARAGUAIA VOTA EM VOCÊ. ESPERA PARA VOCÊ KKKKKKKK

    RD NEWS SERÁ MAIS UM GOVERNADOR QUE VAI SENTIR O AMARGO DA DERROTA

    BLAIRO OQUE VC FEZ MESMO PARA O ARAGUAIA????????

    PARA QUERER SER SENADOR

    SERÁ UM ATRAZO TER BLAIRO MAGGI NO SENADO AINDA MAI S REPRESENTANTO O MT.

    E AS EMPRESAS SÓ CRESCENDO FORA DO BRASIL.

    RD NEWS PORQUE VOCÊS NÃO DIVULGA A EVOLUÇÃO DO BLAIRO MAGGI DEPOIS QUE ELE ENTROU NO GOVERNO DE MT. DIVULGA AS EMPRESAS FORA DO PAIS. NUNCA VI FALAR ALGUMA COISA QUE ELE ESTA FAZENDO PARA ELE....DIZEM QUE ELE NÃOPRECISA...SERÁ???

    ABRAÇOS

    BLAIRO MAGGI NÃO PELO AMOR DE DEUS

  • Rafael Amoedo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Em primeiro lugar, Dante, Garcia e Bezerra nao tinham popularidade alta. O que existia, eram jornais e institutos de pesquisas alinhados com os grupos politicos a que eles pertenciam. Tanto que varias pesquisas da epoca, mostravam meses antes das eleiçoes, que eles nao venceriam e que estavam com a popularidade baixa.

  • Marcos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Esse Brairo Maggico vai levar cacete aqui em Cáceres e toda região Oeste, que compreende 22 municípios.

    Afinal o que ele fez em 8 anos para essa região????? NADA

    Se os votos do nortão forem suficientes ele até se elege.. mas sei não!!!

    Antero, Abicalil e até Pedro Taques terão mais votos que ele aqui. aguardem.. o tabu continuará de depender de Cáceres.. que foi totalmente esquecida e abandonada pelos butinudos.

    Blairo só aparecia aqui para pedir votos nas campanhas milhonárias e corruptas dos Henry-quecidos.. essa é a turma do blairo.. sai fora governador do nortão.. aqui não!!!

    Blairo conseguiu o que parecia impossível.. estamos até com saudades dos tucanos!

  • Mauricio Pedreira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Pois venha Governador Maggi quero com o meu voto derrubar essa sua arrogancia e petulancia ainda mais querendo ser diferente sendo igual a todos os politicos

  • maga | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eu não creio que o Governador vai deixar a desejar se for eleito, nos perdemos muito foi com Jaime, que até agora não mostrou para que veio, e temos uma atuação redicula do tal Golling, que não sabe nem do rumo de casa, perda tivemos foi com o falecimento do Sr Jonas. Agora que ele tinha dericionado varias Emendas para Cuiabá, com esse senador ai foi tudo para o lixo. Portanto temos que analizar bem quem esta aparecendo ai...se realmente será bom para o nosso Estado. O Jaime já está vindo fazendo nos de cobaia para governador. Implorou para senador para agora sentar em cima do muro, e deixar o Estado a ver navios.

  • Mauro Arantes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É só chamar a Terezinha Maggi para ser a coordenadora da campanha. Antes ela era apaixonada pelo Wilson Santos, depois passou a odia-lo. Mudou de lado e ficou vidrada no Mauro Mendes. Agora quer ver o capeta mas não quer ver o Mauro nem pintado a ouro. Só falta ela descobrir que quem está por tras de tudo isso é o pupilo do Maggi o Pagot. Mas ver qual a reação dela. Quem viver verá.

  • jose Afonso Pereira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Tomara que Blairo entenda que Mato Grosso precisa dele como Senador. Hoje Blairo precisa ocupar a lacuna de Jonas que foi quem o encamiinhou na política.
    Ele aceitando o desafio estará demonstrando que é para o bem de todos nós matogrossenses de coração, que assim viemos pra cá em busca de melhores dias e ele está proporcionando isto como governador. Pro progresso não parar, Blairo em Brasília vai se instalar.
    Boa sorte governador nós do Nortão torcemos pelo senhor.

Novo ensaio do privilegiado Neurilan

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto) transformou mesmo a AMM não apenas num cabide de emprego, mas numa entidade para, em alguns casos, atender a seus interesses pessoais. Ali, investido no cargo de presidente, inclusive já pelo quarto mandato, mesmo não sendo mais prefeito, ele se articula politicamente o tempo todo....

Dobradinha no Podemos pela reeleição

claudinei 400 curtinha   Eleito deputado na onda Bolsonaro, o delegado de Polícia Claudinei de Souza Lopes (foto) resolveu deixar o PSL e vai se abrigar no Podemos. Sonha com a reeleição. Sua estratégia é trabalhar o que se chama de dobradinha eleitoral com o deputado federal José Medeiros, especialmente em...

Valtenir atrai lideranças para o MDB

valtenir pereira 400   Mesmo sem mandato eletivo, o ex-vereador pela Capital e ex-deputado federal Valtenir Pereira (foto) continua se articulando nos bastidores, agora pelo fortalecimento do seu partido, o MDB. Ele está convencendo algumas lideranças a se filiar na legenda emedebista. Dois líderes são prefeitos...

Chefe do Escritório de ROO em Cuiabá

mario marques 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, que iniciou neste mês o 3º mandato, mantém como parte da estrutura da administração um cargo de chefe do Escritório de Representação do município na Capital. E Pátio nomeou para esta...

Prefeito cria comitê pra debater modal

emanuel pinheiro 400 curtinha   Mesmo o governador Mauro Mendes já tendo anunciado que vai implantar o BRT na Região Metropolitana, em detrimento do VLT, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto) criou um comitê de análise técnica para, segundo ele, definir o modal de transporte para a região. Emanuel...

Desembargadores recebem 6 auxílios

maria helena povoas 400   O Tribunal de Justiça de MT, presidido pela desembargadora Maria Helena Póvoas (foto), vai pagar uma série de direitos e vantagens que "engordam" substancialmente o subsídio de seus magistrados e que foram programados pelo ex-presidente Carlos Alberto para liberá-los no orçamento...