Últimas

Quarta-Feira, 16 de Abril de 2008, 19h:06 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20

ARTICULAÇÃO

Maggi sugere Sampaio para Incra; Bosco vai cair

João Bosco pode ser substituído por Sampaio no comando do Incra-MT O governador Blairo Maggi (PR), aliado do presidente Lula, encaminhou uma carta ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, solicitando que seja nomeado à superintendência do Incra em Mato Grosso o petista William Sampaio. No documento, Maggi, que tem o PT como integrante da base do Palácio Paiaguás, afirma que fora a própria legenda petista quem indicou o nome de Sampaio e que, enquanto chefe do Executivo estadual, está reforçando a importância de tê-lo como dirigente do Incra-MT.

   O curioso é que essa discussão, segundo fontes do PT, não passou pela Executiva. Sampaio é hoje o tesoureiro do diretório estadual da agremiação petista, presidida pelo deputado Carlos Abicalil. O indicado ao cargo federal pertence à corrente Unidade na Luta, que congrega também o deputado e secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, e o estadual Alexandre Cesar. Esse grupo comanda o partido no Estado, após derrotar a senadora Serys Marly.

  O Ministério ainda não se pronunciou quanto ao pedido para nomear William Sampaio, técnico do governo do Estado ligado às questões agrárias. Pelo visto, o servidor de carreira João Bosco de Moraes, que atua como superintendente, deve perder a cadeira. Ligado ao DEM, ele foi nomeado no ano passado, após a exoneração do petista Leonel Wohlfahrt, que era indicação de Serys. João Bosco é lotado no Incra como técnico em Contabilidade. Antes de chegar à superintendência desta vez, ele já havia conduzido o órgão no Estado por alguns meses.

(Às 21h) - "Isso não foi discutido nas instâncias"

Jairo Rocha, secretário-geral do diretório estadual do PT  O secretário-geral da Executiva Estadual do PT, Jairo Rocha, ex-presidente do diretório da Capital, disse que nas instâncias do partido nunca se discutiu a substituição para contemplar o partido da superintendência do Incra-MT desde a saída de Leonel Wohlfahrt. "As reivindicações são legítimas, desde que passem pelo PT, mas nunca mandamos documento indicando o William Sampaio para ocupar o cargo". Apesar das observações, Jairo destaca que Sampaio é um militante de personalidade, um técnico competente e diplomático nas relações internas, tem currículo e atuação importante nos movimentos sociais. Perguntado se tinha conhecimento da indicação do nome de Sampaio à superintendência, Jairo diz desconhecê-la, mas emendou, em seguida: "No PT, nada é estranho!". Assessor parlamentar da senadora Serys Marly, Jairo Rocha pertence à Articulação de Esquerda, corrente opositora à que aglutina os deputados Abicalil, Alexandre e Ságuas, parlamentares que se empenham nos bastidores para emplacar Sampaio no Incra-MT.

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Pedro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse INCRA como diz um amigo meu incravado, não sai mesmo do lugar, quando as coisas parecem estar se acertando com um superintendente funcionário de carreira do órgão, que conhece como ninguém como as coisas ali funcionam e diga-se de passagen está dando certo, vem esse governo botinudo que detesta reforma agrária, sem terra então ele não quer ver nem morto, indicando um petista pelego (o PT de MT é pelego) pra dirigir o órgão.
    Pare com essa brincadeira governador, isso ai não é pra ser cabide de emprego não, precisamos que o INCRA funcione, más acredito que esse não é o pensamento do governador nem dos petistas.

  • Servidor do INCRA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    logo agora que as coisas no INCRA estão andando vão tirar o Homem, vão colocar outro só para continuar os interesses politicos

  • CARLOS ROBERTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    PODE MUDAR O QUE QUIZER, O INCRA FOI, E SEMPRE SERA UMA IMOBILIARIA.!!

  • Amado Amador | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Naturalmente é o grupo do professor Abicalil ocupando espaço dentro do PT devido ao enfraquecimento da professora Serys e, também, ocupando espaço na máquina pública com a morte do senador Jonas (aliás, há muitos cargos a serem re-apadrinhados).

    Entretanto, trocar o senhor João Bosco pelo senhor William Sampaio ajuda pouco o INCRA, mesmo porque sua principal qualidade é a fidelidade aos líderes petistas e, isso é um começo, mas insuficiente para dominar a máquina do INCRA e fazê-la trabalhar adequadamente.

    Entregar o comando do INCRA ao PT, a uma facção dos Trabalhadores, não fará o MST, a ministra Marina Silva ou o presidente Lula alinhar-se automaticamente ao governo Maggi. Além disso, o que dirão os Democratas e seus satélites, sempre tão zelosos em preservar seus espaços públicos?

  • Marcos Queiroz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Até tu Blairo, já caiu no conto do vigario do PT de Mato Grosso,em querer voltar a fazer do INCRA um orgão acefalo e cheio de corrupção,superfaturamento de convênios e obras e mau atendimento ao público.Substituir um técnico de carreira comoo João Bosco,que harmonizou os trabalhos internos do INCRA e fez o mesmo funcionar depois de 3 anos de anarquia da gestão do Leonel, ´pela Wiliam Sampaio é o fim da picada, e falta de consideração com o cidadão matogrossense, que paga os seus impostos e quer um serviço de qualidade razoavel. Tenha dó de nos Blairo Maggi, e os dirigentes do PT de M.Grosso,Serys,Abicalil,Saguas,e Alexandre , pareem com isso....-

  • Paulo Augusto de Oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É o isqueiro de ouro tentando colocar gente sua em pontos estratégicos para mascarar asações criminosas contra o meio ambiente amplamente praticada em seu governo.

  • Renata Casalle | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Caro Romilson,

    o Excelentíssimo Governador vai responder pelo ônus de fazer esta indicação, pois mais uma vez, a 2ª maior prefeitura desse Estado (INCRA)com mais de 400 Projetos de Assentamentos criados, vai parar na mão do PT que, já demonstrou sua incompetência por 4 anos tendo a frente do orgão Leonel, e olha que o mesmo tinha aproximação com os movimentos sociais e mesmo assim, não conseguiu fazer nada, inclusive, devolveu dinheiro de convênios.Agora quanto ao senhor William Sampaio, o que fez a frente do Crédito Fundiário trabalhando no seu Governo junto a SEDER? Governador se ele que por lá passou NADA fez,e olha que eu acredito não chegar a 50 Projetos de Assentamentos, imagina 400, o senhor tem noção do que é o INCRA? Onde o orçamento ajuda o Estado em algumas ações, esse rapaz nessa inércia que foi na SEDER, será um fiasco na frente do INCRA.
    E mais uma informção, estar sentado na Superintendência do INCRA, não basta apenas ter o poder da caneta, tem que ter peito, conhecimento dos trâmites internos,diálogo e respeito dos Movimetos Sociais (MST, MTA, FETAGRI,MPA e outros) e especialmente, ter os funcionários como seu melhor aliado, pois bem ou mal, se existe reforma agrária feita neste Estado é graças aos funcionários que lá estão, que o diga Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte,Ipiranga do Norte outras tantas cidades do Estado.
    Só como sugestão, não se mexe em time que está ganhando, deixem o Bosco trabalhar, ele tem o respeito e respaldo de todas as pessoas que conhecem o seu trabalho, do INCRA Nacional inclusive, não esquecendo, estou falando da 2ª maior prefeitura deste Estado com 400 assentamentos e uma multidão de eleitores.

    PS: Apenas para não esquecer, foi o Bosco enquanto superintendente Interino do Incra quem devolveu aos Quilombolas de Mata Cavalo o direito as suas terras, resolvendo um imparse de ANOS, evitando mais mortes no local, não deixando MT ser manchete de jornal.

    Boa Sorte Governador.

Romoaldo, prescrição e elegibilidade

romoaldo junior 400 curtinha   Assim como Wilson Santos, o deputado Romoaldo Júnior (foto) assegura que hoje também está elegível porque uma condenação de dois anos e três meses de prisão, inclusive com perda do mandato, acabou prescrita. Ele disse que ainda não sabe se disputará...

Juca quer ex-deputado no Gabinete

roberto nunes 400   O presidente do Legislativo cuiabano, vereador Juca do Guaraná, disse que irá convidar o ex-vereador, ex-vice-prefeito e ex-deputado estadual Roberto Nunes (foto) para assumir a Chefia de Gabinete da Presidência. Enfatiza que Roberto é bem articulado politicamente, tem habilidade e experiência e,...

Governo "desmama" senador do Dnit

wellington fagundes 400   O Governo Bolsonaro conseguiu, enfim, "desmamar" Wellington Fagundes (foto) do Dnit. Há décadas, entra e sai governo e o ex-deputado federal por seis mandatos (24 anos) e no cargo de senador desde 2015 vinha indicando apadrinhados no cargo de superintendente regional do Dnit em MT. O último foi Orlando...

Ex-deputado demitido de assessoria

luiz soares 400   O ex-deputado Luiz Soares (foto), hoje com 63 anos, foi exonerado do cargo de assessor parlamentar do contemporâneo Wilson Santos. Ganhava quase R$ 10 mil brutos. Estava lotado no gabinete do deputado tucano havia quase dois anos. Soares é pensionista do extinto Fundo de Assistência Parlamentar, ganhando...

Arsec concede reajuste; prefeito veta

alexandro adriano arsec 400   No último dia 22, a diretoria-executiva colegiada da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), presidida por Alexandro Adriano Lisandro (foto), aprovou índice de reajuste de 2,21% nas tarifas de água e esgoto. E...

Novo ensaio do privilegiado Neurilan

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto) transformou mesmo a AMM não apenas num cabide de emprego, mas numa entidade para, em alguns casos, atender a seus interesses pessoais. Ali, investido no cargo de presidente, inclusive já pelo quarto mandato, mesmo não sendo mais prefeito, ele se articula politicamente o tempo todo....

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.