Últimas

Segunda-Feira, 10 de Dezembro de 2007, 08h:15 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

ARTICULAÇÃO

Maggi vai mudar 3 secretários; Sachetti é cotado

* Ex-presidente do Detran deve ir para pasta do Turismo
* Nadaf tende a ser remanejado para o lugar de Furlan
* Éder ou Moro assumirá a secretaria de Fazenda

    O governador Blairo Maggi decidiu aproveitar a saída dos secretários Waldir Teis (Fazenda), João Carlos Vicente Ferreira (Cultura) e Alexandre Furlan (Indústria, Comércio, Minas e Energia) para promover mudanças e/ou remanejamentos em outras pastas. Os três vão deixar o staff em janeiro. Maggi tem a intenção de transformar o seu chefe de Gabinete, Moisés Sachetti, em secretário do Desenvolvimento do Turismo. Nesse caso, remanejaria Pedro Nadaf para a cadeira ocupada hoje por Furlan. Moisés é irmão do prefeito de Rondonópolis Adilton Sachetti e presidiu o Detran nos quatro primeiros anos da gestão Maggi. Ele já foi avisado pelo governador no sentido de se preparar para compor o primeiro escalão.

   Teis terá o nome aprovado em sabatina na Assembléia, na quarta (12), para ocupar a cadeira de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. A tendência é que o governador ou remaneje Augustinho Moro da Saúde para a Fazenda ou opte pelo executivo Éder de Moraes, presidente da MT Fomento. Moro começou no atual governo como secretário-adjunto de Política Fiscal da própria Fazenda. Se retornar à pasta, o médico Ságuas Moraes, que hoje conduz a Educação, se tornaria secretário de Saúde.

   Todas essas possibilidades estão sendo analisadas pelo governador. Entende que seria uma forma de "sacudir" o seu secretariado porque alguns estão um tanto acomodados e isso vem gerando muitas críticas, principalmente por parte dos deputados. O nome de Éder ganhou força como futuro secretário de Fazenda. Além da relação pessoal e da confiança conquistada junto ao governador, o executivo se sobressaiu junto à Secretaria do Tesouro Nacional como um dos idealizadores do projeto de renegociação de quase R$ 5 bilhões da dívida pública da Mato Grosso com instituições financeiras. A STN, com aval do presidente Lula, sinalizou no sentido de aprovar a proposta.

   Há dúvida se, de fato, Baiano Filho deixará a pasta de Esportes e Lazer para ser candidato, de novo, a prefeito de Sinop, considerando que está atrás nas pesquisas e enfrenta alto índice de rejeição. Enquanto isso, João Carlos sairá mesmo da Cultura. Fica até o final deste mês. Sua vaga tende a ser ocupada pelo professor universitário Fabrício Carvalho, maestro da orquestra da UFMT. A indicação contempla os petistas, principalmente o ex-Campo Majoritário, que congrega os deputados Alexandre Cesar e Ságuas Moraes, licenciado para comandar a Educação, e também o federal Carlos Abicalil.

  Uma outra hipótese bastante comentada no Palácio Paiaguás é sobre a possibilidade da saída de Yênes Magalhães, que conduz o Planejamento e Coordenação Geral desde janeiro de 2003. Yênes seria remanejado para o Detran.

   "Intocáveis"

   Dos 22 secretários do governo Maggi - fora Defensoria Pública, órgãos e autarquias -, o governador Blairo Maggi só não alterou o comando de sete, por enquanto. Enquanto isso, quatro secretarias (Casa Civil, Saúde, Educação e Desenvolvimento Rural) já tiveram quatro secretários nestes seis anos da atual gestão.

   Hoje, permanecem no mesmo cargo desde janeiro de 2003 Teis, Furlan, Terezinha Maggi (Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social), João Virgílio (Procuradoria-Geral) e João Carlos (Cultura) e Yênes  (Planejamento), além de Cloves Vettorato, que começou em Projetos Estratégicos, foi para Desenvolvimento Rural e depois retornou à primeira pasta.

Postar um novo comentário

Comentários (13)

  • Joao Silva Bueno | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Agardeço as colocações da pessoa acima!

    Realmente os servidores da SEMA vivem ameaçados, vigiados, coagidos e reprimidos! Tudo para não poder falar das mazelas de seus gestores....

    E o fato dos gestores não saberem lidar com a democarcia e com a livre expressão...colocam servidores a disposição, ficam perseguindo aqueles que se manifestam...e por aí vai!

    É muito triste ver um órgão que foi preparado para Crescer estar sendo implodido!

  • Meris | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Tomei conhecimento, hoje, sobre o infeliz comentário de um ser que nem ao menos tem a ética de se identificar. porque é muito ...muito fácil falar as escondidas. Meu email está registrado, não tenho o hábito de bater e esconder a mão.


    Quanto aos comentários gostaria de registrar que meus valores, alías estes que herdei de berço, que não me permitem chegar ao nível de alguem que escreve tão errado e tantas asneiras.

    Registro que não compete a mim, técnico do quadro da SEMA, questionar perfis de cargos comissionados, sei que estes são prerrogativas do Governo. A mim cabe fazer o que eu sempre fiz, trabalhar e aplicar todo conhecimento, que a propria administração pública me proporcionou, para melhorar a Secretaria na qual estarei lotada. Ameaças não me amedrontam.
    Todas as vezes que exerci cargos no governo, foi por competência, não me enquadro como apadrinhado e isto pode ser comprovado pela minha ficha funcional.

    Quem tem rabo é bicho e eu não me enquadro nesta categoria, pois educação tenho muita.

    Obrigada

  • Luiz Carlos Bordin | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A respeito da saída do secretário de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, a Classe Artística espera que o governador seja sensível e atenda o pedido de uma grande maioria de seus integrantes contemplando a mesma com o nobre companheiro de luta, Kelson Panosso, assumindo a vaga de Jõao Carlos.
    Nada contra o maestro Fabrício Carvalho, mas Kelson é um nome conhecido pela competência já desempenhada como conselheiro, presidente da Companhia das Artes e Associados e pelo apoio que dá a vários artistas no Estado, sem contar que leva o nome de Mato Grosso a nível nacional e internacional.
    Um dos reconhecimentos de que Kelson contribui com a Cultura a nível de Estado, está registrado na Câmara de Vereadores de São José dos Quatro Marcos, onde recebeu Moção de Aplauso pelos serviços prestados à cultura local e estadual. Também na semana passada a Câmara enviou Ofício ao governador Blairo Maggi e vice-governador Silval Barbosa, no sentido de sensibilizar da importância para o Estado da presença de Kelson na Secretaria Estadual de Cultura.

  • maurilio fernandes de oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Romilson, pode incluir a sema nesta lista. A secretaria mais desgastante para o governador é a do meio ambiente, onde o atual secretário daldegan, o seu adjunto bathilde e a "dona da sema" estão trazendo uma série de transtornos para o governo, devido as sucessivas irregularidades que são apontadas naquele órgão. e tais pessoas são técnicamente muito limitadas e não teriam condições de ocupar sequer associação de bairro. Se o governador quiser salvar o que lhe resta de popularidade terá que fazer mudanças urgentes na sema.

  • JOVAINE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Em outras oportunidades já registrei neste espaço democrático, que não sou petista e nunca votei no Presidelte Lula.
    Há especulações diversas por conta dos remanejamentos que o Governador Blairo deverá efetuar no governo, após, a ida do Secretário Valdir Teis para o TCE.
    Uma delas me chamou a atenção, por ser servidor da SEDUC, uma das pastas que supostamente devreá trocar de gestor. Siceramente quero crer que esse comentário não passe, realmente, de especulações. Pois, se essa mudança se confirmar com a ida do Dr. Ságuas para quaisquer outra Pasta e quem quer que seja venha para a SEDUC, do meu ponto de vista, estará a confirmação de que os governantes realmente não levam a sério a missão Educação.
    Não é possível que um dos setores mais importantes como a educação, fique nesse troca- troca, sem que se finalize um programa sério no setor.
    Governador deixe o Dr. Ságuas implantar as experiências que foi buscar nos centros mais desenvolvidos do mundo, onde a educação de qualidade é realidade. Essas políticas são de longo prazo. Demos tempo ao tempo. Tenho a convicção que ele implantará política de avaliação do Programa para que possa promover mudanças, caso não se esteja alcançando os resultados esperados. Vamos parar de brincar de fazer Educação. Vamos efetivamente fazê-la. Nossos filhos merecem essa chance, pois aí está, a única oportunidade para a pessoa honesta melhorar o seu padrão e consequentemente a sua qualidade de vida.

  • Jose Alberto Neves | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Governador Blairo Maggi,
    Peço-lhe que avalie bem o nome do maestro pra Cultura.Ele já demonstrou que não etm competencia para isso. Basta ver como anda a coordenação da UFMT. È deprimente alguns deputados indicarem o nome dele. Realmente não serve,não tem competencia e não tem moral para um cargo de tamanha importancia.Sem contar que não conta com apoio da comunidade cultural.A não ser alguns puxa-sacos.Temos que avançar Governador

  • maria josé silva de albuquerque | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Como eleitor do Governador Blairo Maggi, apelo ao seu senso crítico para que não continue insistindo com secretário de competencia muito limitada como é o caso do secretário daldegan, na sema. O moço é complicado, não age com transparência, e muitas vezes, para contornar situações de crise com pessoal do quadro efetivo ele sistematicamente usa outras pessoas para falar por ele. Além dos inumeros problemas administrativos gerados pela sua falta de habilidade em contornar problemas, é inadimissivel um secretário de meio ambiente não ter conhecimentos técnicos sobre os inúmeros programas que a sema executa. Ocorre que a burocracia é muito cansativa e os projetos não andam, e ainda por cima, há uma certa dose de egocêntrismo e centralismo.

  • Ruben Carlos Vieira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sr. Blairo,

    Não esqueça de tirar o Daldegan do meio ambiente pelo amor de DEUS!!!

    Att.

    Rubens.

  • vicente mendes de aguiar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Olha a tal da "boca maldita" colocando a personalidade verdadeira da madame que nada entende de meio ambiente. Senhoras e senhores, até que enfim ela colocou a sua verdadeira personalidade para fora, não deu mais para suportar fingir a "boa moça" que estava querendo demonstrar (na marra) com aquelas cartinhas de "amor" ao queridinho que te deu um empreguinho para sobreviver. Ela gosta disso, puxar o saco dos seus chefinhos incompetentes (olha a lista nova do governador, teu dia está chegando!!!) e jogar lama em técnicos que não segue a sua cartilhazinha de puxa-saquismo e incompetencia. Tá mostrando a verdadeira face né madame, e ainda determina aos descontentes com a atual gestão de sairem da sema. Alguém precisa dizer a você que não é meia dúzia de técnicos que estão descontentes com essa administração nefasta e limitada, mas, A SOCIEDADE MATOGROSSENSE. Se existe alguém que tem que sair da sema é você, que entrou pela janela, desqualificada técnicamente e trata os técnicos de carreira da sema da mesma forma que está expondo agora neste site. Mostrou a face verdadeira heim!!! Não conseguiu mais esconder tua faceta sujinha.

  • Boca mal dita | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Olá pessoal!!!


    Quanta implicância é essa com o Secretários Daldegan e seu adjunto Bathilde ? Isso já esta ficando chato, toda vez que abrimos as opiniões seja qual for o teor da matéria lá estão vocês “ servidores da SEMA” batendo na mesma tecla

    Já que vocês não tem um mínimo de respeito pelo secretários tenho pelos leitores, que coisa mais fora de moda cafona.


    Porque vocês não tomam uma atitude mais inteligente? sai vocês da sema? vão procurar emprego em outro setor? ou transferência para outra pasta? os incomodamos que se mudem, ou será realmente que vocês acham que o Sr. Governador vai ler este monte de lixo?


    Já que acusam o secretário e seu adjunto de incompetentes e corruptos, porque não juntam provas o suficiente para denunciar ao Ministério Publico Estadual e Federal? agora vale lembrar que muitos de vocês tem um belo de um rabo preso e o efeito pode ser oposto.

    Quem avisa amigo é viu Meris, Paulo, Osmar, Wiliam, Rogério, Elenara, Antonio Carlos, sem fala na turminha viciada da SGF etc... O buraco sem fundo esse povo da sema, conheço muito bem todos vocês, já ia me esquecendo do Eduardo Figueiredo esse então nossa da ate medo! Já ia esquecendo da querida val, tempos bom em fofa, quando despachava direto do gabinete do Deputado em substituição ao Humberto Bosaipo? E bom lembrar que na Assembléia tem câmeras e filma quem entra e quem sai e o que levam também, isso serve para você Marise queridinha de um certo Deputado, se não me falha memória este ano um certo Deputado pagou o aniversario da Elenara há também teve o da queridinha Val pago por outro Deputado seu aniversários com direito a tudo ate o dia amanhe a Val realmente é muito fofa e querida de todos.


    Macaco senta no rabo para falar mal dos outros, estamos de olho em vocês.

França elegível; CNJ desatualizado

roberto franca 400 curtinha   O advogado Rodrigo Cirineu, que assumiu a assessoria jurídica da campanha a prefeito de Cuiabá de Roberto França (foto), assegura que o ex-prefeito está elegível. Explica que o cadastro de inelegibilidades do Conselho Nacional de Justiça, constantando ainda o nome de...

Candidato da família Oliveira à Câmara

luluca 400 curtinha   O jovem advogado Luluca Ribeiro (foto) é uma das apostas do MDB por renovação na Câmara da Capital. Concorre a vereador e tende a "herdar" o espólio político da família Oliveira, dos tios Dante, ex-governador que morreu em 2006, e Thelma, prefeita de Chapada dos Guimarães....

Deputado tenta censura e sem êxito

xuxu 400 curtinha   Em duas tentativas, o deputado estadual Xuxu Dal Molin (foto), candidato a prefeito de Sorriso pelo PSC, tentou, sem êxito, censurar o portal Rdnews. Na 1ª Vara Cível da Comarca de Sorriso, Xuxu ingressou com pedidos de antecipação de tutela, pleiteando retirada do ar de matérias que...

Rei do Gado entra numa difícil disputa

mauricao 400 curtinha   O leiloeiro Maurição Tonhá (foto), chamado por muitos de "Rei do Gado", está de volta à disputa eleitoral. O pecuarista com bens avaliados em R$ 19 milhões é candidato pelo DEM a prefeito de Água Boa, muncípio já administrado por ele por dois mandatos. Em...

Ajudando a enterrar CPI do Paletó

luciana zamproni 400 curtinha   O Palácio Alencastro está convicto de que, assim como na primeira votação, o relatório da CPI do Paletó que propõe punição ao prefeito Emanuel e vai ser votado nesta terça, será arquivado pela maioria dos vereadores cuiabanos. O desfalque do...

8 candidaturas e Thelma com chances

thelma de oliveira 400 curtinha   Mesmo sem apoio de nenhum outro partido, a não ser do seu PSDB, enfrentando forte desgaste político e rejeição popular e ainda problemas de saúde, se recuperando de tratamento de câncer de mama, a prefeita Thelma de Oliveira (foto) ainda tem chances de...