Últimas
Terça-Feira, 06 de Novembro de 2007, 07h:32 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
Maggi vê direito da AL, mas indica Teis para TCE
O governador Blairo Maggi (PR) admite que o direito à indicação da vaga do próximo conselheiro do Tribunal de Contas é da Assembléia, mas insinua que há um acordão para o nome do seu secretário Waldir Teis, que comanda a Fazenda desde janeiro de 2003, assumir o cargo vitalício. A vacância surgirá até o próximo mês, com aposentadoria de Ubiratan Tom Spinelli.
"Essa vaga pertence à Assembléia Legislativa. É a vez deles (deputados) indicarem. Mas se abrirem mão do direito que eles têm, aí eu indico", diz o governador. Ele revela que já conversou com Teis sobre a provável nomeação para o TCE. O secretário já começou a limpar as gavetas na Sefaz.
Maggi foi cauteloso nos comentários para não provocar conflitos com os deputados. No fundo, já amarrou o acordão para emplacar logo Teis como conselheiro. O deputado de quinto mandato Humberto Bosaipo (DEM) fica para ser o próximo indicado com aval da AL e, desde já, com o governo comprometido em apoiá-lo. E, assim, Maggi vai empurrando a Assembléia com a barriga.
Apesar de afirmar que atua mais com enfoque técnico, o governador vem agindo mais politicamente. A cada investida de um grupo de deputados no sentido de provocar crise no Palácio Paiaguás, Maggi, de maneira estratégica, desarma a oposição. Foi assim com a idéia de se criar a CPI dos Incentivos Fiscais, com a tentativa de "detonar" o governo devido aos problemas na área ambiental e na segurança pública. Bastou o rei da soja intervir e voltou-se à calmaria.
No caso da vaga no TCE, por exemplo, Bosaipo já havia combinado com a Mesa Diretora, sob os deputados Sérgio Ricardo (PR) e José Riva (PP), para ser indicado ao cobiçado cargo vitalício com salário superior a R$ 20 mil e outras vantagens, foro privilegiado e prerrogativa de desembargador do Tribunal de Justiça. Esse entendimento se deu desde o início deste ano. Foi uma condicionante para Bosaipo apoiar a chapa de Sérgio sem participar, sequer, da Mesa.
Eis, porém, que aparece o governador e propõe que Teis seja o primeiro a ser indicado - leia mais aqui. Bosaipo aceitou. Assim, o deputado participa de duas negociações. Uma já ocorreu com o governador, resultando em seu recuo da vaga. A outra será no próximo ano quando ou Júlio Campos ou Ary Leite de Campos se aposenta do TCE.
Postar um novo comentário
Comentários (16)
-
César Oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Desrespeito!
È incrível como Blairo respeita o legislativo de MT.
Primeiro ele apoia o seu secretário Teis no episódio dos esculachos desferidos contra os deputados, aos quais o Secretário chemou de Papagaios.
Depois ele diz que a vez de indicar o conselheiro do TCE é da assembleia, para em seguida, praticamente garantir que o Conselheiro será Waldir Teis, indicado por ele, o governador. E para não deixar dúvidas afirma que "o Waldir até já está limpando as gavetas da SEFAZ para ir para o TCE". Na concepção de Blairo ele faz o que quer com a Assembleía, "é só não deixar faltar milho".
E para mostrar, ainda mais o desrespeito, pretende indicar para SEFAZ o Eder Moraes. Aquele mesmo, que um dia declarou que "não conversa com deputado sobre economia. Só conversa com Delfim Neto prá cima".
E os deputados tudo aceita, parece mesmo que estão satisfeito com o "milhho quebrado" fornecido pelo governador.
-
leila | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Estamos andando para traz, governador ditador no brasil???????? Pára!!! Não dá.
-
rogerio mattos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
EU SEI QUANTO ESTA CUSTANDO A VAGA DO TEI$$$$$$.... o Blairo acha que em politica tem segredos, mas a casa tarda mais nao falha, e tudo vira a tona se Deus quizer...
-
DEDO DURO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Sr Fredie esse negocio de artigo paragrafo para o Rei Da Soja é muito complicado para ele sabia? o negocio para ele é chegar e aprovar as contas e acabou,é igual a minha avó dizia "tirim tirim........ fechou o balaio"
Quanto aos "nobres" deputados todos eles tem o sonho de ser governador um dia né? e todos eles devem ter um Teis na cartola.portanto não vão querer matar a galinha de ovos de ouro.
Quanto ao TRIBUNAL- DE- FAZ- DE- CONTA. Aquilo lá é uma maravilha. -
maria do carmo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
que vergonha sr.governador..............................
-
julio augusto de oliveira soares | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Ilustre Romilson,gostaria de saber o "veto" a minha opinião já que a única ofensa foi mostrar a dura realidade da nossa política local,libera ai vc sabe que sempre busco a verdade um forte abraço.
-
Celso Miranda | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Do Governador: É mais um exemplo de quebra de paradigmas. ha! ha! ha! ha! ha!
Quanto aos ilustres deputados. É a prática de sempre. "Toma lá da cá".
E nós os otários aqui ficamos só com o ânus.., quer dizer: com o ônus de ser vendidos como se vende soja, milho ou toras de madeiras. Afe! -
Carla | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O pior de toda esta situação é saber que as pessoas que ocupam os cargos de conselheiros do tribunal de contas do estado, cuja importância é fundamental, pois são os responsáveis por fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, não estão lá por qualificação profissional, conhecimento técnico ou algo do tipo, são apenas indicações políticas. Agora, imagina se quem deve fiscalizar não possui qualificação para isso e já entra no TCE com acordos políticos... estamos mesmos a mercê da própria sorte
-
SILVIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
ESTA É UMA GRANDER ARTICULAÇÃO - TODOS GANHAM (ELES) EXECUTIVO, LEGISLATIVO, TRIBUNAL E O NEPOTISMO.
E NÓS ELEITORES, CIDADÃO O QUE FAZEMOS - ISSO SO VAI MUDAR NA HORA DO VOTO.
ACORDA CIDADÃO. -
LUIZ BENEDITO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
So falta o B. Magi nomeiar o Lino Rossi, Riva, Eliene, W.Rabelo, Chica Nunes etc. A, esqueci o Waldebram Padilha o amigo de C. Abicaliuuuu.......
a Verinha, Alexandre Cesar.........Arcanjo tambem.
Pela primeira vez na historia de Mato Grosso o Executivo patrola o Legislativo, ou seja, nao tem oposicao a este governo. Para democracia, isso serria um retrocesso.
E viva os Butinudos.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga