Últimas

Sábado, 11 de Agosto de 2007, 07h:03 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

Artigo

Mais que uma vida, cem anos de história

     Carlos Reiners, esse era o nome do menino nascido em l0 de agosto de 1907,. Filho do Alemão Karl Henrich George Reiners, que veio para Mato Grosso montar o maquinário da Usina Itaicy, que agora em 1º de setembro comemora 110 anos de inauguração, este homem,   que agora completa 100 anos de  vida, é mais que um simples vivente, é uma história de vida.
     Lúcido, alegre e de uma energia palpitante, cerra 1 século de seu nascimento.
    O Sr. Carlinhos Reiners, como era chamado pelo meu Pai, seu grande amigo, é um dos arquivos vivos da História de Mato Grosso. Virou um século, acompanhou todas as passagens políticas e da História, porém mais que isso,  dos encontros e desencontros dela. Viveu  e vive, como poucas pessoas que conheço, com  dignidade e orgulho,  sem exacerbação, porque quem é grande, não precisa provar que é.
    Ao todo, são 14 filhos, frutos de seus dois casamentos, 31 netos, 30 bisnetos e 1 tataraneta.
    Quantas pessoas chegam a alcançar  este privilégio? Pouquíssimas, além de  raríssimas, as que deixam uma história de vida de tamanha grandiosidade.
    Orgulhoso do Pai, que para cá veio, trabalhou com Antonio Paes de Barros na Usina Itaicy e aqui decidiu ficar, casando-se com Maria Leopoldina de Almeida, seo Carlos é um homem realizado.
    Viveu sua infância na Fazenda Ponta do Morro, aos cuidados - até assumir sua própria vida- , de sua Avó, Maria da Glória Paes de Barros Almeida,  pois sua mãe faleceu quanto ainda estava com um ano e oito meses de idade. Aos 7 anos, com o falecimento de seu Avô Salvador Soriano de Almeida, mudou-se com a Avó para a casa de Dom Jorge, que vivia na Fazenda Corixo.
    Como todo homem digno que escreve com linhas retas a sua história de vida, trabalhou como boiadeiro, comprador de gado e outras atividades que, ao contrário de menosprezá-lo, o fez o que é.
    Dessa maneira, construiu seu Patrimônio e sua Família, da qual tem grande e óbvio orgulho.
    Além de tudo isso, é um Pantaneiro de sangue, de coração e de alma, e as suas Fazendas Pouso Lindo, Laguna e Aricá, que subsidiaram a formação de sua prole e seu sustento, são ainda hoje, o seu maior prazer. Visitá-las e ainda, gerenciá-las (mesmo que à distância as vezes), o faz um homem feliz.
    Não obstante a perda de dois filhos, as maiores dores pelas quais passou na vida, é um homem seguro e equilibrado, que soube com grandeza, superar os obstáculos que a vida lhe impôs.
    Embora seja um "ariano", descendente de um Alemão que virou filho de Mato Grosso, o "seo" Carlinhos Reiners é um homem afável que embora não seja afeito aos carinhos externos, passa para todos que o conhecem, e principalmente seus filhos, a sua grandeza de caráter, honestidade, carinho e bondade, através de seu exemplo de vida. Uma vida de trabalho e honradez.
    Poucos são os homens que podem ser lembrados assim. Sem máculas, com a pureza daqueles e só daqueles, que com suas forças interiores, nos ensinam tudo sem exigir nada, deixando apenas  o  legado de ensinamentos que nos ajudam a enfrentar a vida como ele o fez: com dignidade, hoje tão rara, inclusive e principalmente em nossos homens públicos, que que pouco ou nada deixam.
    É, este pantaneiro forte e destemido, certamente deixa aos cem anos para todos nós, também pantaneiros, embora de outras gerações, uma grande lição de determinação, coragem e trabalho, afinal, o trabalho engrandece o homem e enrijece seu caráter.
    Feliz cem anos de vida. Feliz cem anos de história, grande pantaneiro.

Oriana Paes de Barros é procuradora federal aposentada e pecuarista

  

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Campanha une as primeiras-damas

virginia mendes 400 curtinha   As primeiras-damas Virginia Mendes (foto) e Michelle Bolsonaro, de MT e do país, respectivamente, têm mantido um relacionamento bem estreito no desenvolvimento de projetos e ações sociais. No final de abril, Michelle postou um elogio e divulgou, na sua conta do Instagram, a campanha de...

Se EP recuar, PV lança Stopa a prefeito

justino malheiros 400 curtinha   O ex-presidente da Câmara de Cuiabá e membro do diretório municipal do PV, vereador Justino Malheiros (foto), disse nesta segunda que o partido estará com o prefeito Emanuel Pinheiro até o último momento, apostando no projeto de reeleição do emedebista. Mas,...

Disputa a prefeito e apoio de Sachetti

 luizao_curtinha400   O empresário Luiz Homem de Carvalho, o Luizão (foto), ex-presidente da CDL de Rondonópolis, está mesmo determinado a encarar, pela primeira vez, o teste das urnas para prefeito. E inicia uma oposição dura à gestão Zé do Pátio, que buscará a...

Corrida de Teis no noticiário nacional

waldir teis 400 curtinha   As imagens que mostram o conselheiro afastado do TCE Waldir Teis (foto) descendo em alta velocidade as escadas de um prédio para jogar no lixo vários cheques rasgados que somavam R$ 450 mil ganharam o noticiário nacional, com destaque neste domingo em veículos, como Folha de S. Paulo, G1 e IG....

Esforço de ex-senadora para eleger 2

rafael ranalli curtinha 400   Eleita no pleito de 2018 e cassada em definitivo em abril deste ano, a ex-senadora Selma Arruda, presidente do Podemos de Cuiabá, pode deixar o partido após o processo eleitoral deste ano. Segundo informações, a juíza aposentada se afastaria da política partidária para...

6 parlamentares já foram infectados

wilson santos 400 curtinha   Desde o início da pandemia, em março, seis dos 24 deputados estaduais já testaram positivo para Covid-19. O último foi Wilson Santos (foto). Ele disse que recebeu medicação e está em isolamento. Observa que a doença está no início e segue trabalhando...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.