Últimas

Sábado, 11 de Agosto de 2007, 07h:03 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

Artigo

Mais que uma vida, cem anos de história

     Carlos Reiners, esse era o nome do menino nascido em l0 de agosto de 1907,. Filho do Alemão Karl Henrich George Reiners, que veio para Mato Grosso montar o maquinário da Usina Itaicy, que agora em 1º de setembro comemora 110 anos de inauguração, este homem,   que agora completa 100 anos de  vida, é mais que um simples vivente, é uma história de vida.
     Lúcido, alegre e de uma energia palpitante, cerra 1 século de seu nascimento.
    O Sr. Carlinhos Reiners, como era chamado pelo meu Pai, seu grande amigo, é um dos arquivos vivos da História de Mato Grosso. Virou um século, acompanhou todas as passagens políticas e da História, porém mais que isso,  dos encontros e desencontros dela. Viveu  e vive, como poucas pessoas que conheço, com  dignidade e orgulho,  sem exacerbação, porque quem é grande, não precisa provar que é.
    Ao todo, são 14 filhos, frutos de seus dois casamentos, 31 netos, 30 bisnetos e 1 tataraneta.
    Quantas pessoas chegam a alcançar  este privilégio? Pouquíssimas, além de  raríssimas, as que deixam uma história de vida de tamanha grandiosidade.
    Orgulhoso do Pai, que para cá veio, trabalhou com Antonio Paes de Barros na Usina Itaicy e aqui decidiu ficar, casando-se com Maria Leopoldina de Almeida, seo Carlos é um homem realizado.
    Viveu sua infância na Fazenda Ponta do Morro, aos cuidados - até assumir sua própria vida- , de sua Avó, Maria da Glória Paes de Barros Almeida,  pois sua mãe faleceu quanto ainda estava com um ano e oito meses de idade. Aos 7 anos, com o falecimento de seu Avô Salvador Soriano de Almeida, mudou-se com a Avó para a casa de Dom Jorge, que vivia na Fazenda Corixo.
    Como todo homem digno que escreve com linhas retas a sua história de vida, trabalhou como boiadeiro, comprador de gado e outras atividades que, ao contrário de menosprezá-lo, o fez o que é.
    Dessa maneira, construiu seu Patrimônio e sua Família, da qual tem grande e óbvio orgulho.
    Além de tudo isso, é um Pantaneiro de sangue, de coração e de alma, e as suas Fazendas Pouso Lindo, Laguna e Aricá, que subsidiaram a formação de sua prole e seu sustento, são ainda hoje, o seu maior prazer. Visitá-las e ainda, gerenciá-las (mesmo que à distância as vezes), o faz um homem feliz.
    Não obstante a perda de dois filhos, as maiores dores pelas quais passou na vida, é um homem seguro e equilibrado, que soube com grandeza, superar os obstáculos que a vida lhe impôs.
    Embora seja um "ariano", descendente de um Alemão que virou filho de Mato Grosso, o "seo" Carlinhos Reiners é um homem afável que embora não seja afeito aos carinhos externos, passa para todos que o conhecem, e principalmente seus filhos, a sua grandeza de caráter, honestidade, carinho e bondade, através de seu exemplo de vida. Uma vida de trabalho e honradez.
    Poucos são os homens que podem ser lembrados assim. Sem máculas, com a pureza daqueles e só daqueles, que com suas forças interiores, nos ensinam tudo sem exigir nada, deixando apenas  o  legado de ensinamentos que nos ajudam a enfrentar a vida como ele o fez: com dignidade, hoje tão rara, inclusive e principalmente em nossos homens públicos, que que pouco ou nada deixam.
    É, este pantaneiro forte e destemido, certamente deixa aos cem anos para todos nós, também pantaneiros, embora de outras gerações, uma grande lição de determinação, coragem e trabalho, afinal, o trabalho engrandece o homem e enrijece seu caráter.
    Feliz cem anos de vida. Feliz cem anos de história, grande pantaneiro.

Oriana Paes de Barros é procuradora federal aposentada e pecuarista

  

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Ricardo atuando pela reeleição de EP

ricardo adriane 400 curtinha   O ex-vereador Ricardo Adriane (foto), um dos dirigentes do Republicanos da Capital e do quadro de assessores do presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho, está fazendo campanha pela reeleição do prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro. Numa reunião ampliada, Ricardo deixou claro que...

Única petista eleita define apoio a EP

edna sampaio 400 curtinha   Única vereadora eleita pelo PT na Capital, a professora Edna Sampaio (foto) resolveu declarar apoio à reeleição do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). E mandou mensagens aos servidores públicos, que passarão a ter a petista como espécie de porta-voz na Câmara Municipal....

Batista agora aparece pra pedir voto

joao batista 400 curtinha   Único deputado do Pros com assento na Assembleia e presidente estadual do partido, João Batista (foto) resolveu aparecer nestas eleições em Cuiabá, mas no segundo turno. No primeiro, foi escondido pela candidata do Pros, Gisela Simona, que ficou em terceiro lugar. Nos bastidores,...

Derrotado a vereador se junta a Abílio

elias santos 400   O irmão do deputado estadual Wilson Santos, Elias Santos (foto), que concorreu a vereador por Cuiabá e só conseguiu 1.143 votos, agora faz campanha para Abílio neste segundo turno, no confronto entre o candidato do Podemos e o prefeito Emanuel. Elias estava no PSDB e correu para o DEM do governador...

Surra de votos no prefeito e no irmão

meraldo sa 400 curtinha   Na pequena Acorizal, com menos de seis mil habitantes, o ex-prefeito de dois mandatos, ex-presidente da AMM e ex-deputado estadual Meraldo Figueiredo Sá (foto) garantiu mesmo, nas urnas, o seu retorno ao cargo. Concorrendo pelo PSD e agora sem ajuda do antigo padrinho político José Riva, Meraldo...

Ato de Gisela por Abílio na prefeitura

gisela simona 400 curtinha   Gisela Simona (foto), que agora virou Abílio desde criancinha, mesmo depois de sofrer ataques e críticas deste no 1º turno, convocou correligionários para um "ato contra corrupção", neste domingo, na praça Alencastro, em frente à Prefeitura da Capital. A plateia de...

MAIS LIDAS