Últimas

Segunda-Feira, 29 de Outubro de 2007, 08h:25 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

VÁRZEA GRANDE

Maksuês já está em 1º com 10 pontos de frente

  
    O deputado e apresentador de TV, Maksuês Leite (PP), já supera em mais de 10 pontos percentuais o colega parlamentar Wallace Guimarães (DEM) e assume a liderança na corrida à Prefeitura de Várzea Grande. Em todos os cenários, o progressista impõe frente nas intenções de voto, revela a terceira rodada da pesquisa Mark, realizada nos últimos dias 21 e 22. Ao todo, foram pesquisados 38 bairros. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. Wallace e Maksuês que começam a polarizar a disputa foram candidatos em 2004 e perderam para Murilo Domingos (PR). Ficaram, respectivamente, em 2º e 3º lugares.

   O nome de Maksuês vem ganhando projeção gradativamente. Na primeira amostragem de março feita pela Mark o deputado aparecia em segundo lugar, longe de alcançar Wallace. A diferença superava a 10 pontos percentuais, enquanto Murilo aparecia em quarto, atrás do vice Nico Baracat - clique aqui e veja a pesquisa de março. Já em junho, Maksuês surge empatado tecnicamente com Wallace. Numa simulada com todos os "prefeitáveis", os dados apontavam 35% a 34% - confira aqui. Agora, o candidato do deputado José Riva ultrapassa Wallace, impondo uma frente de 10 pontos percentuais.

   Num cenário hoje com seis possíveis candidatos (estimulada A), Maksuês aparece com 41,3%. Wallace vem em seguida com 29,4%. O nome do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Júlio Campos, figura com 9,9% e, só depois, vem o prefeito Murilo Domingos (PR), com somente 2,9%. Murilo figura mais próximo dos lanternas Nico Baracat (PMDB), que está com 1,5%, e o petista Zito Portela, secretário municipal de Meio Ambiente, com menos de 1%.

    Numa outra situação, em que seriam candidatos Maksuês, Wallace, Murilo e Portela (estimulada B), de novo o deputado do PP aparece em primeiro lugar. Com esse quadro, conquistaria hoje o comando do segundo maior município do Estado com 44,8% das intenções de voto, impondo uma frente de 10,5 pontos percentuais sobre Wallace, que detém 34,3%. Murilo ficaria somente com 2,9% e, Portela, com 1,5%.

   Em uma outra simulação - quando entraria no páreo o empresário Wilson da Grafite em substituição a Wallace Guimarães (estimulada C), a vantagem de Maksuês se amplia para 54,7%. O segundo colocado passaria a ser o vice Nico Baracat, mesmo assim com apenas 5,5%.

   Trabalho de Campo

    O Instituto Mark de Pesquisa e Opinião realizou o trabalho de campo em 38 bairros de Várzea Grande. Dos entrevistados, 49,4% são do sexo masculino e 50,6% do feminino. Quanto à renda familiar, 4,9% ganham até um salário mínimo, 67,7% de um a cinco salários mínimos; 21,2% (5 a 10); 5,2% acumulam rendimentos de 10 a 20 salários e 1,7% possuem renda superior a 20 salários.

     Quanto à idade, 3,5% possuem idade entre 16 e 17 anos, 18,9% estão na faixa de 18 a 24 anos e, 27% se enquadram na faixa de 25 a 34 anos. Outros 22,4% variam de 35 a 44 anos, 22,1% têm entre 45 e 59 anos, enquanto 6,1% dos que opinaram possuem mais de 60 anos de idade.

     Em relação ao nível escolar, 11,6% são analfabetos ou fizeram o primário incompleto, enquanto 25,6% estudaram o primário completo e/ou ensino fundamental incompleto. Outros 27,3% têm entre ensino fundamental e médio incompleto; 32% o ensino médio completo e/ou superior incompleto e, por fim, 3,5%, que concluíram o terceiro grau.    

Bairros pesquisados

    Asa Bela, Cristo Rei, Cohab Santa Isabel, Jardim Gloria, Maringá, Parque do Lago, 15 de Maio, Imperial, Centro, Nova Esperança, Jardim Marajoara, Cohab Jardim Primavera e Mapim. Foram entrevistados também eleitores dos bairros 7 de Maio, Santa Isabel Cohab Nossa Senhora da Guia, São Gonçalo, Cohab Ouro Verde, Cohab Canelas, Trevo do Lagarto, Sol Nascente II, Estrela Dalva, Vila Arthur, Pirineu, Água Vermelha, Jardim Costa Verde, 24 de Dezembro, Aeroporto, Manga, Capão Grande, jardim Vitória, Cohab Dom Bosco, Nova Várzea Grande, Aquidaban, Figueirinha, Colinas Verdejantes, 13 de Setembro e Jardim Paula I.

Postar um novo comentário

Comentários (27)

  • Emerson Magalhães | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    PARABÉNS MAKSUES LEITE, VOC~E SERÁ O FUTURO PREFEITO DESTA SEGUNDA MAIOR CIDADE DE MATO GROSSO.
    CHEGA DE CANDIDATO COPA DO MUNDO QUE SÓ AOARECE 4 EM 4 ANOS IGUAL WALACE E OUTROS CANDIDATOS QUE SÓ QUEREM O VOTO DO POVO VARZEAGRANDENSSE, COMPROMISSO MESMO NÃO TEM COM ESSA CIDADE LINDA E MARAVILHOSA.

  • Rafael Damian | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Só lamento por Varzea Grande, mais um demagogo midiático.

  • Idio Nemesio de Barros Neto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É interessante o processo de pesquisa eleitoral para o conhecimento da população, no entanto, não se sabe qual o critério utilizado para a escolha do nome do candidato do Partido dos Trabalhadores no municipio de Várzea Grande numa pesquisa que é ESTIMULADA, uma vez que em nenhum momento fora colocado o nome do Zito Portela para disputa a Prefeito. Ainda mais que segundo ultimas noticias veiculadas o nome apresentado para a disputa pelo PT/VG é o do atual Presidente Lazaro Donizete

  • SILVIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    VARZEA GRANDE NÃO MERECE ISSO, O SR. RIVA VAI COMANAR MAIS UM MUNICIPIO DE MT, POVO VARZEAGRANDENSE NÃO DEIXE ISSO ACONTECER.
    O PARTIDO POPULISTA (PP) TA CHEGNDO LÁ, NO EMBATE POLITICO NOS ULTIMOS DIAS DE CAMPANHA PARA 2008, VOCES VERÃO TANTAS FALCATRUAS E MAZELAS (AGUARDEM)

  • Wilson Colar Garcia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O resultado dessa pesquisa em que coloca o Deputado Maksuês em primeiro lugar, na minha opinião, é devido o candidato estar em constante exposição na mídia, pois comanda um programa diário na televisão. Acredito eu que quando realmente começar a campanha e ocorrer o debate de idéias, o candidato Walace retornará a liderança, pois ele no momento é o melhor nome para dirigir nosso querido município.

  • Wilson Colar Garcia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O resultado dessa pesquisa em que coloca o Deputado Maksuês em primeiro lugar, na minha opinião, é devido o candidato estar em constante exposição na mídia, pois comanda um programa diário na televisão. Acredito eu que quando realmente começar a campanha e ocorrer o debate de idéias, o candidato Walace retornará a liderança, pois ele no momento é o melhor nome para dirigir nosso querido município.

  • Luana Queite Kavasaki | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabéns ao senhor Maksues Leite pela liderança nas pesquisas. É isso que Várzea Grande precisa. De um joven no poder. Chega desses caras viciados e alienados por Jaime Campos. Se depender do meu voto, o Maksueis já ganhou!

  • Alex Tolledo de Freitas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sou professor de Ciências Humanas na Universidede Federal de Mato Grosso (UFMT) há mais de 15 anos. Confesso que não sou adepto de comunicadores se meterm com política. Acho isso uma demagogia sem precedentes. Mas não é isso que o povo de Várzea Grande pensa. Há cerca de dois meses comandei como mediador uma pesquisa qualitativa (avaliação conceitual de grupos sociais A, B, C, D e E). O resultado mostra que o deputado estadual, Maksuês Leite, possui uma imagem sólida e muito forte na cidade. De acordo com os depoimentos gravados nos grupos sociais, muitos várzea-grandenses se mostraram tão apaixonados pelo jovem político ao ponto de já chamá-lo de futuro governador de Mato Grosso. Isso mesmo! É uma pura verdade. Consegui ouvir essa frase (futuro governador de Mato Grosso) em vários grupos sociais. Para finalizar, a família Campos vai enfrentar um adversário popular, jovem, inteligente e com grande apelo emocional. Não substimem esse moço. Repito: não o tratem com desdém....Depois os nobres internautas vão me dar razão.Muito obrigado!

  • julio augusto de oliveira soares | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Professor Alex com todo o respeito à sua pesquisa mais o dep.Maksues Leite é mais um produto da mídia desesperada que tenta ganhar terreno ao perder espaço para a turma do PT.Eu acompanho os momentos políticos do nosso Estado como simples eleitor e via na figura desse jovem dep.um diferencial para a melhora do nossos quadros políticos,porém quando como outros políticos distanciou-se do seu discurso inicial levantando loas aos Campos em especial ao senador Jaime Campos vi que ele é apenas mais um que fará do seu mandato um refúgio fisiológico para alcançar seus objetivos não com trabalho mais com demagogia barata aos moldes de Lino Rossi e Walter Rabello.Quem vicer vera.

  • Patric Soares de Magalhães | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Concordo plenamente com o professor. Esse deputado Maksuel Leite só está crescendo em Várzea Grande graças a prepotência da família Campos e do senhor Dr. Wallace. A pesquisa está certinha. A imagem do moço é forte aqui em Várzea Grande. O Zé povinho ama esse rapaz. A minha empregada doméstica morre de paixão. Ela disse que prefere perder o emprego se eu não deixá-la votar no Maksuel pra prefeito. Hora que o seu Jaime acordar já será tarde demais. Esse cara vai ganhar. O Wallace mais uma vez deixou escapar pelas mãos a chance de governar a nossa cidade. Nos resta a torcer para o moço fazer uma boa gestão. Por que essa administração de Murilo é o fim do mundo.

França elegível; CNJ desatualizado

roberto franca 400 curtinha   O advogado Rodrigo Cirineu, que assumiu a assessoria jurídica da campanha a prefeito de Cuiabá de Roberto França (foto), assegura que o ex-prefeito está elegível. Explica que o cadastro de inelegibilidades do Conselho Nacional de Justiça, constantando ainda o nome de...

Candidato da família Oliveira à Câmara

luluca 400 curtinha   O jovem advogado Luluca Ribeiro (foto) é uma das apostas do MDB por renovação na Câmara da Capital. Concorre a vereador e tende a "herdar" o espólio político da família Oliveira, dos tios Dante, ex-governador que morreu em 2006, e Thelma, prefeita de Chapada dos Guimarães....

Deputado tenta censura e sem êxito

xuxu 400 curtinha   Em duas tentativas, o deputado estadual Xuxu Dal Molin (foto), candidato a prefeito de Sorriso pelo PSC, tentou, sem êxito, censurar o portal Rdnews. Na 1ª Vara Cível da Comarca de Sorriso, Xuxu ingressou com pedidos de antecipação de tutela, pleiteando retirada do ar de matérias que...

Rei do Gado entra numa difícil disputa

mauricao 400 curtinha   O leiloeiro Maurição Tonhá (foto), chamado por muitos de "Rei do Gado", está de volta à disputa eleitoral. O pecuarista com bens avaliados em R$ 19 milhões é candidato pelo DEM a prefeito de Água Boa, muncípio já administrado por ele por dois mandatos. Em...

Ajudando a enterrar CPI do Paletó

luciana zamproni 400 curtinha   O Palácio Alencastro está convicto de que, assim como na primeira votação, o relatório da CPI do Paletó que propõe punição ao prefeito Emanuel e vai ser votado nesta terça, será arquivado pela maioria dos vereadores cuiabanos. O desfalque do...

8 candidaturas e Thelma com chances

thelma de oliveira 400 curtinha   Mesmo sem apoio de nenhum outro partido, a não ser do seu PSDB, enfrentando forte desgaste político e rejeição popular e ainda problemas de saúde, se recuperando de tratamento de câncer de mama, a prefeita Thelma de Oliveira (foto) ainda tem chances de...