Últimas

Segunda-Feira, 11 de Fevereiro de 2008, 07h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

VÁRZEA GRANDE

Maksuês mantém liderança, mas Júlio avança

  

     O deputado Maksuês Leite (PP) mantém a liderança na corrida à Prefeitura de Várzea Grande, mas o conselheiro aposentado do TCE, Júlio Campos (DEM), que entrou no páreo há menos de dois meses, já é o segundo colocado. Foi o nome que mais cresceu nas intenções de voto. É o que revela a Mark Instituto de Pesquisa e Opinião, em trabalho de campo feito nos dias 6 e 7 deste mês em 46 bairros. Foram ouvidos 582 eleitores. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos.

  Num cenário com 4 possíveis candidatos (estimulada B), Maksuês aparece na frente com 40,9% das intenções de voto. Júlio vem em seguida com 31,8%. Já o prefeito Murilo Domingos (PR), que está disposto a tentar a reeleição, surge em terceiro, mas bastante distanciado. Conta com apenas 6,2%. O vice-prefeito Nico Baracat, pré-candidato do PMDB, figura na lanterna, com 2,4%. Conforme a pesquisa, com estes candidatos (Maksuês, Júlio, Murilo e Baracat), 8,6% optariam pelo voto em branco. Outros 10,1% se revelam indecisos.

   Hoje o DEM teria mais chance de vencer Maksuês se tivesse como candidato o deputado Wallace Guimarães, ao invés de Júlio Campos. De acordo com a estimulada A, Wallace conquistaria 43% dos votos, enquanto o progressista ficaria com 34,2%. Murilo figura com 5,7%, enquanto Baracat fica com 2,1%. 

   Na última amostragem da Mark em Várzea Grande, em outubro do ano passado, quando Júlio ainda vivia a insegurança sobre a pré-candidatura, o nome de Maksuês já aparecia na liderança, com Wallace em segundo lugar - veja aqui.

   Registro

   Esta pesquisa feita na semana passada foi registrada em 1º de fevereiro pela Mark, dos empresários Marco Polo Pinheiro e Bárbara Helena de Noronha Pinheiro, junto à 20ª Zona Eleitoral de Várzea Grande, sob protocolo número 156/2008. O juiz eleitoral Marcos Martins Siqueira deferiu o pedido.

   Nos últimos 30 dias, o instituto passou se adequando às novas regras da Justiça Eleitoral e fez treinamento, após buscar na Universidade de Brasília (UnB) a bacharel e com pós-graduação em estatística Francisca Lucenao Regional, com registro número 7877 no Conselho Regional de Estatística (Conre - 1ª Região). Ela passa a acompanhar e a assinar as pesquisas da Mark. Com os novos números do TRE e do IBGE, as amostras também foram alteradas para dar maior segurança nos levantamentos.

Postar um novo comentário

Comentários (17)

  • Leonardo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Apesar de eu não ser nem simpatizante dos Demos, muito pelo contrário, sempre torci contra eles, espero que Wallace ganhe essa disputa interna no partido só pra ver a extinção, mesmo que gradual, do coronelismo da família campos.

  • gilmar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Duvido se Maksuês è canditado.

  • ALBUCASSIS RAMIRES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Leonardo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ana Maria, concordo contigo. Infelizmente o coronelismo é uma praga e que tentará se fortalecer em 2010 com Jaime Campos disputando o Palácio Paiaguás.

    VG sempre foi atraso com o DEM e agora com esse Murilo Dormindo continua vivendo na obscuridade. Seja DEM, seja qualquer outro braço de Blairo, VG continuará atrasada, principalmente na área social.

  • Ana Maria | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A relação dos Campos com Várzea Grande vai além do coronelismo.
    Veja que Jayme Campos teve maioria arrasadora para o Senado.
    Eleger Julio está nos planos dos Campos para que facilite a ida de Jayme para o Paiaguas. E, para isso, eles não vão economizar.
    Além disso, Várzea Grande tirou o DEM, elegeu o Murilo (apoiado pelo Blairo) e olha ai o que que deu: Só atraso e descontentamento.

  • Marcos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Tenho um profundo respeito pelo site RDNews e pela pessoa do Sr. Ronilsom mas infelismente sou obrigado a criticar a posição de parcialidade tomada por este site quanto a pesquisa divulgada com o titulo Maksuês mantém liderança, mas Júlio avança.
    Sr. Romilson não sei aonde o jornalista que escreveu esta matéria conseguiu enxergar que o Deputado Maksuês esta mantendo a liderança pela corrida da prefeitura de VG.
    Todas as simulações realizadas a liderança pertençe sem sombra de duvidas ao Deputado Walace Guimarães.
    Pelo respeito que ao longo dos anos este site conseguiu junto a população matogrossense refaça esta matéria urgentemente.

  • Joao F. Luz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Gostaria de pedir ao nobre jornalista Romilson Dourado que "RETIFICASSE O TÍTULO DESTA MATÉRIA" haja vista que o deputado Maxuês não esta mais na liderança das pesquisa de intensão de voto, conforme quadro publicado acima nesta coluna.

  • Antonio Cavalcante Filho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Tanto em Várzea Grande, Cuiabá, ou no resto do país, estamos naquela situação que diz: Se correr o bicho pega e se ficar o bicho come.

    Essa matéria é oportuna para os eleitores se perguntar: Será possível realmente o cidadão exercer o voto consciente? Penso que o voto consciente é aquele que é dado ao melhor candidato; o mais honesto; o mais capaz de prestar os melhores serviços para o bem da comunidade. Enfim, ao candidato ou à candidata que julgamos ser o (a) melhor para governar e legislar em prol de todos os votantes.

    Mas se o cidadão olha para um lado, olha para o outro e só vê os mesmos oportunistas de sempre, as mesmas figurinhas carimbadas, os mesmos cara-de-pau, os mesmos picaretas, os mesmos vigaristas, esse cidadão, por não ter uma melhor opção, é levado a acreditar que votando no menos pior, estará votando consciente. Será mesmo?

    Cada vez mais venho me convencendo que o eleitor realmente politizado é aquele capaz de dizer: “Se não acredito em nenhum desses candidatos, é lógico que não sou obrigado a votar no menos pior”. Se o eleitor consciente não vê em quem votar, por força da obrigatoriedade do voto, só lhe resta uma opção consciente: anular seu voto.

    Nessa conjuntura, acredito que o voto nulo, é sem sombra de duvidas, um voto consciente.

    Antonio Cavalcante Filho mcce9840mt@ig.com.br fone: 99227126

  • Douglas Simonezzi | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    DESCULPE, MAS É IMPROVÁVEL QUE O SR WALLACE, QUE PASSOU 40 DIAS DE FÉRIAS NO ESPÍRITO SANTO, ESTEJA NA FRENTE. ESSE RESULTADO TÁ MEIO ESTRANHO...

  • roberto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    caro amigo Romilson,acho q essa matéria esta sendo muito tendenciosa para o lado do senhor Julio Campos,pois todavia quando olhamos os numeros da pesquisa Wallace Guimarães aparace na dianteira das pesquisas tanto na estimulada quanto na espontanea,então pelo meu pequeno conhecimento sobre números não sei onde Maksues Leite lidera, e sei q o Julio Campos se encontra em 3 colocado,e em todas as amostragens o Julio perde para Maksues,e ja contra Wallace o Maksues e quem perde,então acho q o titulo da materia devia ser focada na virada que Wallace deu em Maksues

Presidente da Ucmmat quer reeleição

edcley lopes ucmmat 400   Reeleito para o sexto mandato e com a maior votação em Vila Bela da Santíssima Trindade, o vereador Edcley Lopes Coelho (foto), que obteve 391 votos pelo Solidariedade, luta agora por outro desafio. Quer se reeleger presidente da Ucmmat, entidade que congrega as câmaras municipais com seus 1.404...

Elisângela conduz Secom da Câmara

elisangela tenorio 400 curtinha   A jornalista Elisângela Tenório (foto) está de volta ao comando da Comunicação Social da Câmara de Cuiabá. Ela ocupou o mesmo cargo na gestão Justino Malheiros, mas, na época, não teve à disposição estrutura para desevolver uma...

Logística em MT pra distribuir vacinas

mauro mendes 400 curtinha   O governo estadual já providenciou toda logística para levar as vacinas anti-Covid-19 aos municípios. O governador Mauro Mendes (foto) destaca que, em princípio, adquiriu 3,5 milhões de seringas. Os lotes de vacinas chegam a MT até a próxima quarta. Seguindo o Plano...

Emanuel no PTB e reeleição do filho

emanuelzinho 400   O PTB está sendo preparado para receber a filiação do prefeito Emanuel Pinheiro, que iniciou o segundo mandato em Cuiabá. Sem ambiente para seguir no MDB, onde passou a enfrentar resistência de toda a bancada do partido na Câmara Federal e na Assembleia, Emanuel recebeu convite de...

Ex-deputado "detona" Aliança por MT

victorio galli 400 curtinha   As deputadas federais Carla Zambelli e Bia Kicis, que estão na linha de frente pela criação do Aliança pelo Brasil, partido idealizado por Bolsonaro e ainda na fase de coleta de assinaturas para ser formalizado, foram informadas de que o ex-deputado federal Victório Galli...

Saúde em MT sob iminente colapso

Os números da pandemia da Covid-19 em MT são alarmantes. Entre sexta e este sábado foram registrados 1.050 novos casos de pessoas infectadas com o vírus e mais 21 mortes. Desde o início da pandemia, quase 5 mil mato-grossenses já morreram da doença. Em Cuiabá, o índice de ocupação de UTIs chega a 69%, superando o pior período da pandemia, registrado em agosto do ano passado. Em outras regiões do Estado, a...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.