Últimas

Quarta-Feira, 15 de Julho de 2009, 17h:13 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

DIVERGÊNCIA

Maluf deseja presidir o PSDB e contrapõe Thelma e Santos

Deputado Guilherme Maluf (PMDB)   O deputado estadual Guilherme Maluf já está em campanha pela presidência do PSDB, já na expectativa do dirigente Wilson Santos renunciar ao comando partidário para, assim, poder contar com mais tempo para administrar a Capital e preparar seu projeto de disputar ao governo estadual. A inserção de Maluf no páreo contraria o grupo da deputada federal Thelma de Oliveira, secretária-geral e que está de olho no cargo de presidente da agremiação tucana. Thelma tem respaldo do prefeito Santos.

   O PSDB, que entre 1997 a 2002 foi a maior sigla do Estado com 55 prefeitos, hoje comanda somente seis municípios. Maluf já começou a pedir voto nas visitas ao interior. Ele aposta que, com apoio das bases, conseguirá assumir a direção tucana. Maluf defende convenção para escolher a nova Executiva regional. Ele nega rumores de que, se não conseguir a presidência da legenda, venha a deixar o partido. “Entendo que precisa haver convenção partidária. Se não tiver, vou estudar outras possibilidades”, disse Maluf ao RDNews nesta quarta (15), ao ser questionado sobre uma possível saída do partido. Apesar disso, ele explicou depois que não tem intenção de deixar o PSDB.

    Ex-vereador por Cuiabá e ex-militante do antigo PFL (hoje DEM), Guilherme Maluf nega ter sido procurado por lideranças de outras legendas. “Acredito que o diretório fará uma reunião para definir como vai ficar a presidência do partido com o afastamento do Wilson Santos. Farei uma consulta junto às bases e já estou preparando a proposta que vou apresentar na convenção. Mas, se o partido entender que não deve se reunir, vou buscar novos caminhos”, disse.

   Esta não é a primeira vez que Maluf se mostra descontente no ninho tucano, apesar de não externa o conflito interno. No final de 2007, ao lado do amigo e ex-presidente da Câmara de Cuiabá, Lutero Ponce, o deputado chegou a participar de um ato de filiação no PMDB, mas não assinou o documento. Ele recuou diante da possibilidade de ser cassado pela Justiça Eleitoral por infidelidade partidária. Lutero, que assinou a ficha de filiação, foi absolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral por ter trocado o PP pelo PMDB.

   “É preciso dar mais dinamismo às ações e decisões do PSDB, reaproximar o partido das bases, e sepultar de vez a pecha de que o PSDB é um partido elitista e de gabinete. Vou percorrer o Estado, ouvir os companheiros e inteirar-me de suas pretensões.Já tenho algumas idéias, mas não quero e nem vou impô-las a ninguém, por isso vou discuti-las”, diz Maluf. Para ele, “o PSDB está distante de suas bases. Os companheiros do interior do Estado reclamam que estão abandonados e que não recebem atenção e muito menos amparo da cúpula partidária”.

   Na avaliação de Maluf, este comportamento pode prejudicar o desempenho do PSDB nas eleições de 2010, com danos irreversíveis às candidaturas majoritárias e proporcionais e à própria sobrevivência do partido como agremiação de ponta no cenário político estadual. “É preciso reoxigenar o partido. Dar mais dinamismo e capilaridade às ações e decisões, aproximá-lo do povo e dos correligionários, sepultar a pecha de que o PSDB é um partido elitista e de gabinete”. O deputado reafirmou o comprometimento com os projetos de candidaturas tucanas para a presidência da República, com José Serra ou Aécio Neves, e ao governo do Estado com o prefeito Santos, nomes que, segundo ele, são aceitos pela população. Sobre o “entrevero” com a deputada Chica Nunes e com a atual direção do partido, Maluf afirmou que os eventuais desencontros de postura foram superados. “Agora pretendo buscar o consenso para a minha candidatura à presidência do PSDB”.

Postar um novo comentário

Comentários (14)

  • João Vitor Andrade | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Onde chegou o PSDB em Mato Grosso???
    Ao fim. E que fim mais triste, ter um Guilherme Maluf candidato a presidência do partido.
    O partido que já teve o grande Dante de Oliveira como presidente e representante maior. Onde estão os velhos tucanos: Antero, Thelma, Carlão.

    Mais ainda...onde anda o único e verdadeiro tucano de Mato Grosso, o homem que se sacrificou para fundar o PSDB no estado: Luiz Soares.

    Luizinho, por favor, socorra o PSDB. Do contrário será realmente o fim.

  • Paulo Brito | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Essa juventude TUCANA, que escreve a este nobre Espaço, está equivocada, ou acho que está á serviço de algum GRUPESCO,como é de costume. O PSDB em MT, está complicado, nós que andamos pelo interior, principalmente na região da grande Cáceres, sabemos que THELMA, CARLÃO, AVALONE (LEIA JUVENTUDE TUCANA), está a serviço do empreguismo, porque, só isso que vejo essa juventude fazer, aliás de juventude não tem nada. O partido não dá encaminhamento Politico para nenhum dos filiados, não estuda, só quer sugar, quando na epoca das eleiçoes, seus oportunistas. É Dr. guilherme, sempre colaborou, e sabemos também que a sua colaboração é DISCRETA, e não precisa ficar anunciando, Pergunte aos Candidatos do PSDB, Inclusive o PINOQUIO.

  • ana arruda | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Luiz Soares é o tipo de cidadão que possui uma gama incrivel de defeitos, dentre uns a sua intolerância e sua tremenda falta de educação, entretanto, não pode se dizer contra ele que não seja partidário. No comando do PSDB Regional, em idos atrás, consegui aglutinar forças em nome de único nome, primeiro para Prefeito de Cuiabá e, posteriormente para Governador do Estado. A eleição de Dante de Oliveira, nesses dois momentos da nossa históra politica passou pelo crivo e pelo aval de Luis Soares - então Presidente do PSDB matogrossense. Como bom articulista que é, talvez uma de suas grandes virtudes, Luiz Soares, como um de seus primeiros fundadores, pode e é um nome capaz de dirigir o PSDB, isso a história não pode lhe faltar. Quanto ao Deputado Maluf, falta-lhe história e coerência dentro da agremiação.

  • ANTONIO RAIMUNDO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Não sei se vai adiantar eu falar alguma coisa a respeito do PSDB, da turma dos oportunistas, leiam (AVALONE, CARLÃO, THELMA, WILSON E CIA.), Em MT, como em todo Brasil, os Partidos Politicos, são agremiações-Empresa, aonde o Caciquismo impera, como tambem, usam o Partido em beneficio proprio, que o caso do PSDB-MT.

  • ortensio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    e a chica nunes continua ......psdb assim que vcs querem ganhar eleiçoes? desse jeito não tem jeito...acordem lideranças tucanas.....pensem nas eleiçoes do ano que vem......

  • joao | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    deputado ja devia ter saido desse ninho de cobra

  • Leandro Marcos da Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    JÁ VAI TARDE MALUF, O SENHOR É UM DEPUTADO QUE NÃO TEM VIVÊNCIA PARTIDÁRIA, QUE NÁO RESPEITA ÁS BASES, QUE SÓ VAI A POLÍTICA DOS CONCHAVOS, PORTANTO, PODE IR, NÃO VAI FAZER A MENOR FALTA, AFINAL, O SENHOR NUNCA AJUDOU O PARTIDO VENCER NENHUMA ELEIÇÃO. VAI COM DEUS!

  • Sergio cpa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Parabéns deputado, vamos renovar o PSDB com novas idéias, dinamismo. os tucanos do interior estão esquecidos pela direção atual.

    para presidente vote Jose Serra.

    para governo Wilsom Santos

    para Senador vote Guilherme Maluf

  • magalhães | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O Deputado está certo, é ele nunca ficou em cima do muro não, esse partido está corruido desque Chica aprontou, e está vivendo a peso de liminar e sabe se lá quantas coisas mais, pena que pra voar precisa estar em algum partido. Parte pra cima Drº só sobrou o Senhor para maralizar esse partido. Que seja o presidente e mude está historia do PSDB. Que do jeito que vai não sairá do fundo do poço por tão cedo.

  • Alexandre | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O PSDB-MT precisa seguir os caminhos da Nacional.
    Até onde eu sei, o Serra está solidificando sua candidatura a cada dia que passa.
    Candidatura não se impõe.
    O Serra já tem palanques fechados em 16 estados e nos outros está em conversação.

    O PSDB-MT deve fazer a mesma coisa nos municípios do nosso estado.
    A candidatura do Serra com certeza fortalecerá o Wilson, mas ninguém vence eleição se não tiver os pés no chão.

    Guilherme Maluf, una o partido em torno de uma candidatura forte ao governo, WILSON SANTOS e trabalhe sua candidatura ao Senado, deixando o ex senador Antero para a Câmara Federal

Rei do Gado entra numa difícil disputa

mauricao 400 curtinha   O leiloeiro Maurição Tonhá (foto), chamado por muitos de "rei do gado", está de volta à disputa eleitoral. O pecuarista com bens avaliados em R$ 19 milhões é candidato pelo DEM a prefeito de Água Boa, muncípio já administrado por ele por dois mandatos. Em...

Ajudando a enterrar CPI do Paletó

luciana zamproni 400 curtinha   O Palácio Alencastro está convicto de que, assim como na primeira votação, o relatório da CPI do Paletó que propõe punição ao prefeito Emanuel e vai ser votado nesta terça, será arquivado pela maioria dos vereadores cuiabanos. O desfalque do...

8 candidaturas e Thelma com chances

thelma de oliveira 400 curtinha   Mesmo sem apoio de nenhum outro partido, a não ser do seu PSDB, enfrentando forte desgaste político e rejeição popular e ainda problemas de saúde, se recuperando de tratamento de câncer de mama, a prefeita Thelma de Oliveira (foto) ainda tem chances de...

Niuan de fora da suplência ao Senado

niuan ribeiro 400 curtinha   O deputado federal José Medeiros não conseguiu segurar o vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro (foto), como primeiro-suplente de sua chapa ao Senado. Há alguns dias, o filho do ex-vice-governador e ex-deputado Osvaldo Sobrinho vinha demonstrando desejo de pular fora, em meio a...

Jayme incomodado com Flávio em VG

jayme campos 400 curtinha   A candidatura a prefeito de Várzea Grande do empresário Flávio Frical (PSB), principal aposta da oposição, passou a incomodar a família Campos, que apoia o ex-vereador Kalil Baracat, concorrente ao Executivo pelo MDB. Em uma noite que seria de festa, em comemoração...

Acordo com Euclides partiu de Allan

allan kardec 400   Otaviano Pivetta, vice-governador licenciado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, disse que nada tem a ver com o tal acordo "costurado" pelo presidente regional do PDT, deputado Allan Kardec (foto), com Euclides Ribeiro, candidato a senador pelo Avante. Explica que só apresentou Euclides para Allan e...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.