Últimas

Terça-Feira, 23 de Junho de 2009, 18h:54 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

RUMO A 2010

Maluf quer tentar Senado e pede aval da cúpula do PSDB

 O empresário, médico e deputado estadual Guilherme Maluf está articulando nos bastidores sua pré-candidatura ao Senado. Incentivado por um grupo de amigos, ele se animou tanto com a ideia de encarar projeto majoritário que viajou a Brasília nesta terça (23). Maluf conversou com alguns membros da direção nacional do PSDB e recebeu apoio nesse sentido. Ele vê carência de quadros representativos pela Baixada Cuiabana. Além disso, se tornaria a única opção do tucanato, principalmente se o prefeito da Capital Wilson Santos desistir da disputa a governador e levar o PSDB a "costurar" aliança com o DEM do senador Jayme Campos, pré-candidato ao Palácio Paiaguás. Nessa dobradinha, Jayme buscaria a sucessão do governador Blairo Maggi (PR), enquanto Maluf, o Senado. Os nomes colocados até agora para o Congresso Nacional são do presidente da Assembleia, José Riva (PP), do procurador da República Pedro Taques (sem partido), do petebista Oswaldo Sobrinho e do deputado federal Wellington Fagundes (PR).

   Perguntado sobre a possibilidade de disputar a senatória, Maluf ponderou que, de fato, está avaliando a proposta. "Estou sendo estimulado por muita gente para ser candidato a senador. Seria um projeto difícil, mas que pode vir a ser viável", destaca o parlamentar, que foi vereador por Cuiabá pelo extinto PFL (hoje DEM) e se elegeu deputado, em 2006, pelo PSDB. Maluf atuou também como secretário de Saúde de Cuiabá por 10 meses entre 2007 e o ano passado. Ele confirma que está em Brasília e que conversou com alguns deputados do PSDB. Destaca, porém, que sua visita à Capital federal foi com outro propósito, o de trazer investidores para a Grande Cuiabá motivados pela escolha da capital mato-grossense como uma das 12 subsedes da Copa do Mundo de 2014.

  Guilherme Maluf observa que hoje o PSDB não possui no Estado nenhum nome colocado como pré-candidato a senador. Ele acha possível assumir esse projeto. Entende que não encontrará resistência. "Estamos avaliando para ver se há espaço. Em princípio, vejo que Cuiabá e a Baixada Cuiabana não possuem nomes colocados para disputar o Senado. Hoje não tem candidatura posta nessa região".

  Sobre rumores de que, para viabilizar sua candidatura majoritária rumo a 2010 poderia até deixar o PSDB e migrar para o PMDB, a exemplo do que fez no processo eleitoral de 2008 e depois cancelou a filiação, Guilherme Maluf comenta que "a questão de mudança de legenda é especulação". "Tem de ver como fica essa questão da janela", diz o deputado, preocupado com a lei pró-fidelidade partidária instituída desde março de 2007 pelo TSE, que prevê perda do mandato àquele parlamentar que trocar de agremiação partidária. Para Maluf, o mais viável mesmo será tentar consolidar projeto majoritário pelo PSDB.

   Maluf e Chica Nunes são os que restaram da bancada do PSDB na Assembleia. No governo Dante de Oliveira (1995/2002), o tucanato chegou a contar com 6 estaduais. Mesmo num partido que, em tese, deveria ser oposição à gestão Blairo Maggi, Maluf vive "no muro". Ele mais elogia do que critica a administração estadual. O ex-pefelista se elegeu deputado, na sobra, com 23.189 votos. A primeira colocada do partido foi Chica, com 27.648 votos. Em sua primeira eleição em 2004, como vereador, Guilherme Maluf obteve 4.499 votos. (Romilson Dourado)

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • Jacyara - a elegancia conta. | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Muito inteligente e audaz a atitude de Guilherme Maluf, vamos observar que a politica e os politicos estão nivelados por baixo, o candidato que aparecer é o campeão.
    Por outro lado, não temos grandes nomes para o senado, o de Guilherme é um bom nome e o cargo exige um perfil que me parece adequado à Guilherme.
    Parabens, ó filho do xeique.

  • Alberto Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Maluf, voce não se enxerga não? não tem desconfiometro! voce, hoje, não se elege nem para vereador, foi um péssimo Secretário, um homem que não se define, só fica em cima do muro, ou seja, um covarde! essa é a minha opinião a seu respeito.

  • naldo rosa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    acho que esse projeto de deputado deveria tentar uma vaga de sindido de COHAB... alias, ele nao deveria tentar nada...

    NUNCA VI NENHUM PROJETO DESSE AÍ...

  • ENIO QUEROBIN | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    [E FREITAS VAMOS TER QUE TRABALHAR EM DOBRO .......

  • PLINIO MARQUES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vamos arregaçar as mangas e trabalhar duro para eleger o do Dep. Guilherme Maluf Senador. Um excelente nome e tem trabaho prestado, decisão acertada do futuro senador por Mato Grosso, um abraço que Deus te proteja, pode contar comigo.

  • jose roberto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    tenho acompanhado as movimentação do deputa guilherme maluf, o mesmo tem investido em sua assessoria, e gente, so ta pegando cobra na politica, so quero dizer, em terra de cego, quem tem um olho e rei.

  • Johny | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse é um politico que EU NAO VOTO NELE NEM PAGO...pq o cara nao tem feito nada por Mato Grosso como deputado, e com certeza nao vai fazer nada tbem como senador. Alias, deve fazer alguma coisa em beneficio proprio.

    Qualidades:
    1.- Nao tem palavra
    2.- É mentiroso
    3.- Não gosta de falar com as pessoas que o elegeram
    4.- É falso
    5.- Corre das pessoas quando é procurado no seu gabinete

    Pra finalizar acho que ele deve desistir da carreira politica... NAO VAI SER ELEITO NEM PRA PRESIDENTE DE BAIRRO pq o povo tem memoria Guilherme, nao se esqueça disso.

  • José Carlos Araujo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sensata essa decisão do Guilherme em ser candidato ao Senado. A capital não permancer sem liderança no processo decisório do Estado. O Vale do Cuiabá detém a maioria dos eleitores e precisa prevalecer enquanto tal.
    Cuiabano, de boa formação, tem todos os requisitos.
    Vá à luta!!!

  • Chacal | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Nao entendi. Se o Maluf quer sair do PSDB, entao por que quer ser senador pelo partido. Voce é desses:Tchupa, Tchupa e depois joga fora. Abre o olho tucanada com esse moço.

  • magalhães | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Tai um bom nome para ser pensado, porque o Jaime ainda não deu o ar de sua graça, para Cuiabá, só pensa no governo, precisamos de pessoas lá para fazer a diferencia, e não nos usar para boi de piranha para subir no palacio. Nesse eu voto, e trago mas alguns comigo. Muito boa Sr Malouf. vai enfrente, queremos sangue novo no senado e de preferencia de nossa Cuiabá, mas que sirva ao estado.

Prefeito cuiabano vira saco de pancada

emanuel pinheiro 400 curtinha   O prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto), que busca a reeleição e havia iniciado a campanha como grande favorito, inclusive com expectativa de ganhar no primeiro turno, se transformou em saco de pancada. Além de Abílio Júnior que o critica e ataca o tempo todo, o que acabou o...

Dal Bosco com 3 na disputa em Sinop

dilceu dal bosco 400 curtinha   Neste pleito eleitoral, a família Dal Bosco se dividiu em três grupos de apoio em Sinop, a chamada capital do Nortão. O ex-deputado estadual Dilceu Dal Bosco (foto) coordena no município e região a campanha à reeleição do senador Carlos Fávaro (PSD). O...

Tentativa de ser 1ª prefeita de Barão

margareth munil 400 curtinha   A candidata à prefeita de Barão de Melgaço, Margareth Gonçalves da Silva (foto), é tão conhecida nas ações conjuntas com o marido nas áreas da saúde e assistência social que está levando para as urnas a combinação do seu...

Froner segue com o vice de Gilberto

osmar froner 400   Osmar Froner de Mello (foto), escalado de última hora para a disputa em Chapada dos Guimarães, manteve de vice o mesmo que estava na chapa de Gilberto Mello (PL), o vereador Carlos Eduardo, que era conhecido como Carlinhos do PT e agora é do PDT. Froner e Carlinhos não têm afinidades...

Ministro Tarcísio rasga elogios a Fávaro

tarcisio 400 curtinha   O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas (foto), em vídeo de congratulações, só faltou pedir voto para Carlos Fávaro, senador interino que busca à reeleição e que completou 51 anos nesta segunda. Disse que Fávaro, com quem possui bom...

Vinicius e demagogia sobre salário

vinicius nazario 400 curtinha   Em Alta Floresta, o delegado de polícia Vinicius de Assis Nazario (foto), candidato a prefeito pelo Podemos, tem se apresentado como "o novo", prega honestidade, transparência e renovação, mas, em algumas pautas, nada diferente dos demais políticos. Uma de suas propostas, mais de...