Últimas
Segunda-Feira, 03 de Setembro de 2007, 08h:59 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16
Maria, mãe de Deus?
"Como é que Nossa Senhora pode ser mãe de Deus, que é o pai, se ela é mãe de Jesus, que é o filho de Deus?". Se eu fosse voluntário numa sala de catequese de uma Igreja Católica e estivesse ensinando crianças a rezar a "Ave Maria", imagino que teria dificuldades em responder a essa pergunta, caso alguma criança a fizesse, pois seria um questionamento coerente.
A frase com esta afirmação está presente no início da segunda parte da oração: "Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós...". Eu poderia tentar esclarecer esta criança, com explicações sobre a Santíssima Trindade, citando informações sobre a história da igreja, especificamente sobre a origem da frase.
Na verdade, eu poderia explicar, mas não me sinto à vontade em pronunciar este trecho. Como jornalista, tenho ímpetos de corrigi-lo mentalmente. Acredito que ficaria mais bem esclarecedor se fosse "mãe do Deus filho", "mãe de Jesus", "mãe de um Deus" (o Deus filho) ou ainda "Santa Maria, nossa mãe...". O problema é que o jornalista, por mais incomodado que fique, terá que dar espaço à pessoa que aceita pela fé, pois dificilmente o trecho irá mudar.
O termo "mãe de Deus" provocou muita controvérsia nos primórdios da Igreja Católica. Tanto que foi necessária a convocação de um Concílio para pôr fim à polêmica, no ano de 431. Convocado pelo papa Celestino I, o Concílio reuniu os bispos em Éfeso, na Ásia Menor (hoje, Turquia). A cidade foi escolhida porque se acredita que Nossa Senhora tenha vivido ali. A polêmica foi causada pelo bispo Nestório, patriarca de Constantinopla, que defendia ser Maria a mãe de Jesus e não de Deus, sob o argumento: "Então, Deus tem uma mãe?". As idéias de Nestório foram derrotadas. Os bispos declararam que Maria seria sim a mãe de Deus, "porque seu filho, Cristo, é Deus". Nestório não acatou a decisão e acabou excomungado.
Mas, voltando à Ave Maria, esta nasceu, na primeira parte, da junção de frases consideradas de inspiração divina (Novo Testamento). As duas primeiras frases "Ave Maria, cheia de graça. O Senhor é convosco", foram ditas pelo arcanjo Gabriel a Maria, durante o anúncio da concepção. A frase seguinte, "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre", é uma saudação da prima de Maria, Isabel, quando Nossa Senhora foi visitá-la, no final de sua gravidez.
Curiosamente, minha implicância é com o trecho de inspiração humana da oração. O trecho final da Ave Maria tem origem no mesmo Concílio. Lá, o santo Padre Celestino fez uma saudação à virgem Maria, diante da assembléia, nos seguintes termos: "Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém". Mais tarde surgiu a oração, com a junção de todos os trechos citados.
Bem, Maria não é mãe do pai de seu filho. É mãe do filho. O problema semântico é que os dois (Pai e Filho) são aspectos da mesma divindade, na qual também se inclui o Espírito Santo (a Divina Trindade).
Não sei se vou ser considerado a reencarnação das idéias de Nestório, mas defendo um texto mais esclarecedor. E mudanças não são uma heresia ao longo da história da igreja. Até os anos 60, o Pai Nosso era rezado da seguinte forma: "Perdoai as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores" (Mateus). Porém, hoje, rezamos outro trecho (Lucas): "Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos têm ofendido".
Depois de séculos sem mudanças, as missas, que até o Concílio Vaticano II (década de 60) eram celebradas em latim, com o padre de costas para os fiéis, hoje são bem diferentes, rezadas nas línguas nacionais. Ou seja, nem tudo é imutável nas preces e liturgias da Igreja.
A mudança proposta não alteraria o status de Maria, apenas o deixaria mais claro, certamente, para as crianças na catequese e para jornalistas implicantes.
Sergio Luiz Fernandes é jornalista em Cuiabá (fernamorim@brturbo.com.br )
Postar um novo comentário
Comentários
-
Comente esta notícia
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga