Últimas
Sábado, 12 de Dezembro de 2009, 09h:24 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:25
Matéria da Sina repercute demora na aprovação do ZSEE
Já chegou às bancas a 30ª edição da revista mato-grossense Sina, contendo entre outros temas, textos sobre meio ambiente, direitos humanos e cultura. A matéria de capa, assinada pela professora do Instituto de Educação da UFMT, Michèle Sato, e pelo jornalista Aluízio de Azevedo, aponta que os deputados estaduais ainda não conseguiram chegar a um consenso sobre o projeto de Zoneamento Socioeconômico e Ecológico do Estado (ZSEE/MT), apesar das 15 audiências públicas para debater as propostas. “Em elaboração há mais de 14 anos, há pelo menos 18 meses encontra-se em discussão no Poder Legislativo Estadual. E, provavelmente, por causa do processo eleitoral o zoneamento deverá debutar em 2010, continuando engavetado”.
Em artigo, o artista, jornalista e vice-presidente da Oscip Instituto Creatio, Aumari Lobo, discorre sobre as ações da Usina Creatio, que, segundo ele, é o nome dado para o somatório de todas as ações sociais da entidade. “Para tal, acreditamos no potencial da cultura enquanto mediadora cultural no meio social e profundamente engendrada com o desenvolvimento humano”.
Nesta edição, também há uma entrevista com Heitor Queiroz de Medeiros, 53 anos, fundador da primeira organização ambientalista não governamental do Estado: a Associação Mato-grossense de Ecologia (Ame), que marcou a luta ambiental de Mato Grosso na defesa da criação do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. Ele também esteve no principal movimento ambientalista do Brasil, a Eco 92. (Andréa Haddad)
Postar um novo comentário
Comentários (13)
-
WLadimir Colman | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
E ainda querem falar sobre o tempo de conclusão da Av das Torres...
A ZSEE é importante de mais, para ser tratada com briga de interesses pessoais!
-
edson figueiredo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
dizem que é revista financiada por politicos, e que tem posição critica nenhuma, e só entrevista quem paga para isso.
-
Anderson Lima | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
entendo que é necessario vender revistas,que é o objetivo da cncepçao,mas sair criticando um trabalho q esta send feito com tanto esmero é demais de abusado estes senhores,ha necessidade d cuidar d mato grosso por inteiro,de que adianta preservar mantendo o verde se matar o homem ? pq as pessoas dependem do meio p sobreviverem e nao estou falando d gd que ja esta consolidado,o gov federal inventa alguns projetos tais quais algumas ongs,mas esquecem de ir lá conversar com os assentados se tem viabilidade p eles ou nao,preservar é preciso,mas manter o homem e o nosso estado produzindo tbm,esta certa o comissao da al em demorar e analisar muito,pq dps d pronta nao adianta chorar.
-
Mário Hashimoto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Meu caro Edson Figueiredo (sic). Acho que vc confundiu a Sina com alguma outra revista. Por favor, me diga quem são os políticos que financiam a revista que amanhã estarei lá com nota fiscal para receber. Estou muito precisando. Final de ano, sabe né, Natal, Reveillon...
Quanto a entrevistas pagas, ainda não recebi do procurador Mário Lúcio Avelar, do Pedro Casaldáliga, da CPT, do MST, do CIMI e até do Heitoreco. Será que eles vão me dar o cano? Faz me o favor...
Dá dó de ver seu pobre, senão invejoso, comentário, pois quem conhece realmente a revista sabe das dificuldades que enfrentamos para manter uma publicação como essa.
Valeu Romilson, pelo espaço. É gestos como esse que a Sina ainda consegue circular. Como conversamos anteriormente, vamos nos unir para fortalecer ainda mais. Abraços. -
José Ricardo C Fernandez | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Parabens aos editores da Revista Sina, os artigos são de excelente qualidade e permitem a reflexão sobre os mais variados temas.
-
Mário Hashimoto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Esqueci de me identificar no post acima.
Mário Hashimoto é diretor, editor, revisor, marqueteiro, cobrador e entregador. Às vezes faz um frila para sobreviver, sonhando com um mundo melhor para todos. -
eduardo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O srº mario hashimoto (?), como jornalista deveria saber aceitar criticas como a do senhor edson figueiredo, das quais concordo em termos. eu, particularmente, nunca vi essa tal revista sina falar qualquer coisa sobr os fatos que envolvem a camara muncipal de cuiabá, a assembléia legislativa, o poder judiciário de mato grosso, o palácio alencastro, o palacio paiaguás, enfim, parece que vivemos no país das maravilhas, está tudo bem, está tudo ótimo, os ricos ficando cada vez mais ricos, e o pobres? O estado sendo surripiado em seus estoques de recursos naturais para satisfazer a ganância de poucos, e bem, os pobres cada vez mais miseráveis, e a nossa mídia continua fazendo o marketing dos governos e elites econômicas de plantão, vendendo o estado de mato grosso como se por aqui fosse um estado rico, justo e sustentavel do ponto de vista ambiental, o que absolutamente, qualquer cidadão matogrossense com o mínimo de sensatez sabe que não é verdade. para fazer charminho para o governo, fazer maquiagem jornalistica já temos aqueles colunistas sociais que acham que só presta quem têm dinheiro, e pobre é sinônimo de incompetente. Oh mário, vamos parar de hipocresia, a sua revista está mais para colunismo social do que para colaborar na formulação da autocritica e ampliar consciência do povo matogrossense quanto a sua realidade socia, econômica e ambiental. O povo matogrossense não têm a sina de ser manipulado e ludibriado pela mídia amestrada, chega. precisamos da mídia livre e independente, sem rabo preso, como este RDNEWS.
-
solange | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Nem acreditei quando me falaram que a Revista Sina está sendo criticada por falta de postura a favor dos menos favorecidos e ainda faz matérias pagas!!
Precisam ler a revista antes de fazer esta crítica!
É um dos poucos veículos de comunicação em Mato Grosso que tem coragem de levar com transparencia os fatos políticos que merecem ser destatacados, como este do Zoneamento, q, e ao lado da maioria da população que pouca chance tem de divullgar sua apinião.
-
Mário Hashimoto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Eduardo ou Edson, Edson ou Eduardo(?). Não vamos, nem quero polemizar. Já desconfio quem seja, mesmo sob anonimato. Então façamos assim: a Sina segue, vc segue e vamos em frente, afinal já são 3 anos no mercado e pretendo ir mais longe. E deixe de usar pseudônimos, seja pelo menos ao teclar aqui, homem.
-
mario luis freire | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
o solange, deixa de ser ingênua, o zoneamento é o maior blefe da história politica deste estado, audiências montadas, público convidado, relatoria já compromissada com o texto final, ou seja, um verdadeiro teatro amador, onde só não percebe quem tem a sina de ser enganada pela mídia amestrada ou defende outros interesses mesmo, que não o do interesse do povo matogrossense.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga