Últimas

Segunda-Feira, 14 de Dezembro de 2009, 13h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:25

SAÚDE PÚBLICA

Maurélio assume Saúde com a tarefa de fazer conciliação


Posse de novo secretário de Saúde é marcada por discursos longos, frases de efeitos e lágrimas
Fotos: Patrícia Sanches

   A posse do novo secretário de Saúde de Cuiabá Maurélio Ribeiro foi marcada por longos discursos, fatos inusitados e lágrimas contidas. O prefeito Wilson Santos, por exemplo, se empolgou tanto em seu pronunciamento que se confundiu e chegou a dizer que estava feliz com a posse de Maurélio Menezes (ex-secretário de Comunicação). Segundos depois, ele corrigiu o lapso de memória e deu sequência a sua linha de raciocínio. Destacou que Maurério Ribeiro terá a missão de promover a “reconciliação” dentro da secretaria de Saúde, numa referência ao grande desgaste vivido pela pasta durante os últimos meses, principalmente com a classe médica. “Ele (Maurélio) é um homem de diálogo, transita bem em todos os setores e terá a missão de promover a reconciliação”, reforçou Wilson.

   Nos últimos meses, o sistema municipal de saúde viveu um caos após os médicos deflagrarem uma greve que durou cerca de 75 dias. O prefeito garantiu, em seu discurso, que não haverão retaliações. Durante a fala, ele foi bastante aplaudido. Lotaram o auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) secretários da prefeitura, servidores da saúde e vereadores. O pai do novo secretário e presidente estadual do DEM, Orcar Ribeiro, o presidente do CRM Arlan Azevedo, o presidente do Sindmed Luis Carlos Alvarenga, o presidente da Câmara Deucimar Silva (PP), além dos familiares do novo gestor municipal da Saúde, também acompanharam a solenidade. Alvarenga, que é tido como principal articulador da greve dos médicos, compôs a mesa de autoridades e foi o único que não discursou. O evento teve início às 9h40 e se estendeu até às 11h30.

  Apesar do tom conciliador, o presidente do CRM cutucou o ex-secretário de Saúde Luiz Soares, que curiosamente sentou ao lado de Alvarenga, que por diversas vezes durante o movimento grevista, pediu a “cabeça” do secretário. O desconforto de ambos era nítido. “Esse dinheiro em caixa foi acumulado porque houve muito sacrifício de diversos setores”, criticou Arlan, numa referência ao discurso de Soares que anunciou ter deixado a pasta com cerca de R$ 4 milhões em insumos, medicamentos, materiais de escritório e outros itens no estoque.

  O novo secretário, por sua vez, assumiu a pasta ressaltando a complexidade em torno da pasta. Ele se comprometeu em dar continuidade aos trabalhos realizados e a promover uma gestão produtiva. Durante esta semana deve ocorrer a transição da pasta e Maurélio vai montar a sua equipe. Soares anunciou que junto com ele foi exonerada toda a diretoria. “Quero que o novo secretário tenha autonomia para montar a sua equipe”, afirmou. (Patrícia Sanches)  

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • Izaura | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Luiz Soares já vai tarde.

    Gente é impressionamte o esperneio das pessoas ligadas a este senhor Luiz Soares, estão inconformadas até hoje com a demissão desse que foi o pior Secretário de Saúde da história de Cuiabá.

    ALIÁS ERA PARA SE TER MAIS DINHEIRO EM CAIXA JÁ QUE A SECRETARIA DE SAÚDE NÃO FUNCIONAVA, NÃO TINHA REMÉDIOS , OS EQUIPAMENTOS ENFERRUJADOSE SUCATEADOS, ETC....
    POIS NÃO É VERDADE????

    ENTÃO NÃO É MÉRITO SEU LUIZ SOARES TER DEIXADO DINHEIRO EM CAIXA, APESAR DE TER GASTO MUITO RECURSO COM AS EMPRESAS DE SEUS APADRINHADOS, AFINAL A SECRETARIA DE SAÚDE NÃO FUNCIONAVA, NÃO PRODUZIA O QUE DEVIA PARA A SOCIEDADE CUIABANA.

    VAI CURTIR A INDECOROSA PENSÃO DO FAP E NÃO ASSOMBRE MAIS CUIABÁ. OUVI DIZER QUE ELE E SUA TURMA ESTÃO A ESPERA DE UMA OUTRA BOQUINHA.

  • SANTOS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É UMAPENA SEU PREFEITO,QUE OCORREU A EXONERAÇÃO DE TANTAS PESSOAS COMPETENTES, E ENTRAR UM INESPERIENTE,LOGO AGORA NESSA TRANSIÇÃO DE DENGUE.

    A SUA VAGA DE GOVERNO FOI EXONERADOJUNTO COM SOARES.

  • Geraldo J. M. Almeida | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O Wilson Santos afirmou que faria tudo por Cuiabá, o que estaria acima de suas preten-sões políticas. Não é isso que estamos vendo, ao contrário... Esse médico é ilustre desconhe-cido, não existem melhores do que ele nesse caos que vivemos ? Pelo amor de Deus
    Geraldo Almeida

  • Samir Sebastião da Costa Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Todos que passaram nessa secretaria teve a oportunidade de se doar um pouquinho para sociedade.
    Acredito que Dr. Maurélio irá fazer deixa uma marca antes e pós. Saúde é uma tarefa para grandes Homens e grandes Homens tem medo de errar. Siga em frente e mostre que se aprende com erros e acertos e que a vida é o que movimenta essa sociedade. Vamos Maurélio cuidar de cada Cuiabano com muito carinho e transparência e siceridade.
    Saudações Brizolista e Socialista

  • Lucas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    WISON SANTOS ..................NOSSO QUERIDO PREFEITO..............VC NÃO PENSOU E VAI PAGAR CARO POR ISSO...................A SAÚDE SERIA SUA SALVAÇÃO......SUA PORTA PARA O PAIÁGUAS...............INCLUSIVE PARA OS VINDOS SO INTERIOR , MAIS NÃO O FEZ..................E OS DO INTERIOR ESTÃO PASMO COM A SAÚDE DE CUIABÁ E COM SUA IGNORÂNCIA EM NÃO DEIXA-LOS SEREM ATENDIDOS AQUI ..........AGORA É TARDE DEMAIS...................VC MORREU JUNTO COM ELA .....MAIS É O VELHO DITADO.......AQUI SE FAZ AQUI SE PAGA...............AINDA COLOCOU UMA PESSOA DESCOMPROMISSADA COM SAÚDE TOTALMENTE ................QUE PENA WISLON!!!!!!!!!

  • Renne.Taiffer | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Há muito tempo que eu não ria tanto, vou desenhar
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.
    Não é cometário indecoroso pois não?

  • olecran | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    QUANDO LEIO OS COMENTÁRIOS DESTES ADMIRADORES DO SR LUIZ SOARES FICO PASMO.
    O ESTADO ATUAL DA SAÚDE É DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO EX.
    A DENGUÊ CITADA EM UM DOS COMENTÁRIOS, ESTA NOS ASSOLANDO E MATANDO MAIS UMA VEZ, EM UM ANO, POR RESPONSABILIDADE DESTE SR ESECRETÁRIO. ÊLE NÃO PREVENIU, ÊLE NÃO FEZ A LIÇÃO DE CASA. aLGUEM EM ALGUM MOMENTO VIU UM FUMACÊ POR AI, NÃO AGORA NOS ULTIMOS MESES???
    ÊLE SE INDISPOZ COM TODO MUNDO, ÊLE PEDIU DEMISSÃO E AINDA AO TENTAR SE MANTER NO CARGO, PREJUDICOU O SR. PREFEITO.
    ÊLE É EX E O SERÁ SE POSSÍVEL ETERNAMENTE.
    PENSEM ANTES DE COMENTAR.
    DR. MAURÉLIO, MUITO SUCESSO A BEM DE NOSSA POPULAÇÃO. SEJE BEM VINDO.

  • Paulo Roberto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse novo secretário de saúde da capital, tem tu-
    do para fazer uma boa gestão, mesmo sendo da
    área, os colegas dele não terão mais desculpas
    de nada. Qualquer atos deles, ficarão desmorali-
    zados.

    O novo secretário é só ficar com a borduna, pron-
    ta e acabou....Agora tem que por disciplina na á-
    rea, pois os nobres médicos gostam de fazer o
    que querem, e não gostam de ser chamados a
    atenção(faltar é uma delas). Não dê moleza sec.
    Maurélio...

  • toco1000 | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É DR Alvarenga quem rir por ultimo, rir melhor, mas não se esqueça que na vida politica o mundo da muitas voltas,E O CABEÇÃO PODE BATER DE FRENTE COM A SUA CABEÇA.ai sim a dor vai ser doida.

  • toco1000 | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Na minha opinião o sr. Wilson Santos não é mais candidato a nada, está perdendo pessoas de confiança, como Luiz Soares e a Eliana daSANECAP, procurem saber o currículo dessa senhora na UFMT, não é a toa que a UFMT está de braços abertos esperando por ela. Poderia sim ser que nem o governador, esperando o momento certo para trocar seu secretariado, e o vice escolhendo o seu. Quem perde com isso eo sr. Wilson, a populaçao cuiabana perde a confiança com ele. Sabemos que o Luiz Soares vai apoiar sua campanha, mas poderia ser de outra forma, mesmo que o cabeção e a Eliana pedissem para deixar seua cargos. Quero ver como esse novo secretário de saúde vai administrar uma pasta de quase 200 milhões de orçamento... Uma coisa é certa: tem dedo de Jayme e de Chico Galindo, em relação a Chico é normal indicar, ele vai assumir a prefeitura mas era para esperar mais um pouco. Faltou também apoio dos presidentes de bairro, que fizeram juras de amor a Luiz Soares, devido as novas policlínicas, só que agora viraram as costas no momento que sr. Luiz Soares mas precisava do apoio deles, mas as populações desse bairros que são muito carentes vão dar uma nova virada nas próximas eleições de bairros. Fico indginado com a decisão do prefeito, uma suposta greve no funcionalismo público se vir acontecer é de responsabilidade exclusiva sua sr. prefeito. E outra, não são 700 pessoas, são 5000 trabalhadores chateados com o sr. que podem tomar a qualquer momento atitudes radicais contra a decisão do sr. Particularmente, o sr perdeu 4 votos na minha residência, fora o que vou fazer nos SITES, e na rua incentivando o povo a nõa votar no sr...SR. PREFEITO WILSON...Sr ALVARENGA 2 a 1 para o Sr,mais vai ter a volta fique esperto.e trabalhe muito

Filho de ex-deputado rumo a vereador

willy taborelli 400   O coronel PM da reserva e ex-deputado estadual Perry Taborelli, que concorreu e perdeu para prefeito de Várzea Grande em 2016, lançou de novo o filho à cadeira de vereador. Trata-se do jovem advogado Willy Jacyntho Taborelli (foto), de 32 anos. Desta vez, ele concorre pelo PV. Na eleição...

Beto vê aliado como mais preparado

wellington marcos 400   O prefeito de Barra do Garças, Beto Farias (MDB), tem sido um cabo eleitoral fundamental para o candidato à sucessão municipal, advogado e atual vice-prefeito Wellington Marcos (foto), do DEM. Beto, que está concluindo o segundo mandato consecutivo com 80% de aprovação popular,...

Produtores e a unificação de eleições

antonio galvan 400 curtinha   Mato Grosso pode ter três eleições no mesmo dia, 15 de novembro. Isso porque, além das municipais e a suplementar ao Senado, alguns produtores rurais se movimentam para que a escolha do novo presidente da Aprosoja também seja na mesma data das eleitorais. Inicialmente, o pleito da...

Euclides, ideia do "calote" e frustração

euclides ribeiro 400 curtinha   O advogado Euclides Ribeiro (foto), que enriqueceu atuando na área de recuperação judicial e hoje detém um patrimônio declarado de R$ 23 milhões, não "decolou" com a candidatura ao Senado. Acreditava-se que sua principal proposta, aquela de recuperar o nome e o...

Empresários revoltados com candidato

vinicius nazario 400 curtinha   Os candidatos a prefeito de Alta Floresta, cidade pólo do Nortão, participaram de uma live nesta terça, organizada pela Universidade do Estado (Unemat). E chamou atenção, vindo a repercutir de forma negativa e provocar certa revolta no comércio local, o comentário do...

Olhar Dados mantém EP na liderança

emanuel pinheiro 400 curtinha   A sexta pesquisa do Olhar Dados sobre intenções de voto para prefeito de Cuiabá, divulgada nesta terça pelo site Olhar Direto, traz o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) estável, em primeiro, com 31,2%. Em segundo, com 7 pontos atrás, figura Abílio Júnior, com...