Últimas
Quinta-Feira, 14 de Maio de 2009, 14h:59 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23
MCCE deve representar contra Lutero em 1 semana
Em uma semana, o Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE) deve apresentar quais recursos jurídicos utilizará para pedir a cassação do vereador Lutero Ponce (PMDB), ex-presidente da Câmara de Cuiabá. O parlamentar é acusado de desviar mais de R$ 3 milhões dos cofres do Legilastivo somente em 2008, conforme auditoria apresentada nesta quarta (13) pelo presidente da Mesa Diretora Deucimar Silva (PP) - leia mais aqui. De acordo com o advogado do MCCE, Vilson Nery, o prazo será suficiente para análise de quais "caminhos" possíveis para que Lutero seja punido.
O advogado afirma ainda que a entidade não recebeu os anexos do relatórios, contendo os documentos que comprovam as improbidades administrativas praticadas pelo peemdebista. Esses materias são imprescidíveis para instruir qualquer processo. Ele destaca ainda que as dívidas da Câmara até 2008 ultrapassam os R$ 7 milhões. "Já estamos providenciando as ações. Vamos apelar ao Ministério Público e provocar o Legislativo Municipal para que também tome as medidas políticas via Câmara pela mal conduta do ex-presidente", declara.
Segundo Nery, a Mesa Diretora, partidos políticos ou um dos vereadores são os entes que podem reivindicar a cassação de Lutero. Afirma ainda que para restituição de danos ao erário, qualquer cidadão pode fazer a solicitação e em se tratando de ação criminal cabe ao MP apresentar a denúncia. "A questão seria resolvida se os promotores acordassem para a corrupção praticada por detentores de cargos públicos e os juízes deixassem a sonolência de lado para julgar os casos", critica Nery ao fazer uma referência que a Justiça só prende ladrão de "galinha".
Audiência
Numa tentativa de pedir "socorro" ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) diante do alto número de denúncias de corrupção, principalmente em Cuiabá e Várzea Grande, representantes do MCCE estarão reunidos em Brasília com o corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, para discutir a atuação pífia da magistratura mato-grossense diantes dos casos de corrupção nos órgãos públicos, principalmente de Cuiabá e Várzea Grande. O dia e horário da audiência ainda não foram confirmados, mas deve ser marcados depois de terça (19). (Sandra Costa)
Postar um novo comentário
Comentários (6)
-
Paulo Mattos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O esquema criminoso levado a efeito pelo Vereador Lutero Ponce à frente da Câmara Municipal de Cuiabá não é nenhuma novidade. Aprendiz de Chica Nunes, posteriormente Grande Mestre da prática de improbidade administrativa, Lutero Ponce encontra-se às volta com as acusações, comprovadas oficialmente através de uma auditoria independente, de haver desviado recursos (e que recursos) da Câmara Municipal, sem explicar para onde foram tais recursos.
Pois bem minha gente amiga: a sociedade, a opinião pública, nós, os pés rapados de Cuiabá, exigimos desta feita que as falcatruas apresentadas sejam devidamente investigadas pela Delegacia Fazendária, uma vez que já existem suficientes elementos probantes para a instauração de um Inquérito Policial. Exigimos que o Ministério Público Estadual se manifeste, devendo a Procuradoria Geral designar um Promotor de Justiça para acompanhar atentamente o Inquérito e seus desdobramentos.
Exigir que a Câmara Municipal de Cuiabá adote as medidas pertinentes à cassação do Mandato desse Vereador e de todos aqueles que com ele contribuiram para o rombo na Câmara.
Que a Justiça acelere o processo criminal contra Chica Nunes. Que ela seja expulda de seu Partido e que posteriormente seja o seu Mandato de Deputada Estadual devidamente cassado.
Seria tão bom vermos os malversadores do dinheiro público na cadeia. Aliás, seria de lei, caso tais atos fossem praticados por um cidadão comum. O que não é o caso. Cidadão comum não possui imunidade parlamentar. -
ANTONIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
- ASSIM COMO A CHICA, MAIS UM IMPUNE, É SÓ NO BRASIL MESMO. DEVERIAMOS REPUDIA-LOS E NÃO COMPARECER A ELEIÇÕES NENHUMA, SE É QUE O POVO AINDA TEM VERGONHA NA CARA. DIGAMOS NÃO AO VOTO OBRIGATORIO. É NOSSA UNICA ARMA, POIS AS LEIS DESTE MAGNIFICO PAIS, NÃO FUNCIONAM PARA RICOS, SÓ PARA POBRES. DIGAMOS NÃO.
-
Laerte dornelas Abreu | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Para ao MCCE, principalmente os dois baluartes e bstante corajosos , me refiro aqui o CEARÁ e este advogado purreta o DOUTOR VILSON NERY. Até gostaria que aqui em Cuiaba/MT tivesse pelo menos dez Ceará edez Dr. Vilson . Parabéns a vcs e a este movimento
-
Gonçalo Nunes Pereira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Pena que o Ceara correu com todo mundo do MCCE e trasformou um movimento de uma pessoa só, não correu com o Vilson porque precisa de seus serviços, o Ceara, o Vilson é assessor da Serys.
-
Camilly Mello | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Cadeia foi feito para os três P, se a justiça de cuiaba-mt, fosse séria teria investigado mais profundo a morte do pai de LUTERO PONCE, encontrado morto no banheiro de sua residencia com a mangueira do chuveiro no pescoço, ARQUIVADO por suicidio. Acho bom o vereador Deucimar colocar as barbas de molho e pedir proteção federal e divina. DEUS te proteja sempre e parabéns ao MCCE. Um abraço
-
pedro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
parabens Vilson Nery, pelo excente trabalho.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga