Últimas

Segunda-Feira, 23 de Março de 2009, 07h:20 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

CONFRONTO

MCCE se cala sobre denúncias contra sindicalista Helena

Fernando Ordakowski
Clique na imagem para ampliação
Helena Bortolo estaria usando estrutura do Sintep em campanhas e distribui até fichas para inscrição de casas, enquanto o presidente do MCCE, Antonio Cavalcante, o Ceará, se omite temendo perder emprego

  O coordenador em Mato Grosso do Movimento de Combate à Corrupção (MCCE), Antônio Cavalcante, o Ceará, se vê numa saia-justa. Ele é funcionário do Sintep Subsede Cuiabá e, optou por ficar em silêncio diante das denúncias de que sua patroa Helena Maria Bortolo, presidente da entidade que mais agrega servidores públicos. A sindicalista estaria utilizando carro e combustível da entidade nas visitas às escolas em campanha à reeleição. Para não se indispor com Helena, Ceará faz vistas grossas.

   O mandato termina em junho. Presidente da subsede do Sintep, que congrega os profissionais da educação, Helena Bortolo passou a ter um olho na entidade e outro em cargo eletivo. Filiada ao PT, ela concorreu à vereadora por Cuiabá em 2004 e, com todo barulho armado na época, teve 1.739 votos. Ficou na terceira suplência. No ano passado, tentou novamente o mesmo posto. A votação caiu. somente 919 votos, amargando a quinta suplência.

   A sindicalista deflagrou agora sua campanha à reeleição à Subsede do Sintep. Ela tem visitado escolas estaduais e municipais da Capital com carro e combustível disponibilizado pela própria entidade. Além disso, Helena distribui, em suas visitas às instituições educandárias, fichas de inscrição do Programa de Arrendamento Residencial (PAR) do governo federal em troca de votos dos funcionários. As fichas são oferecidas para todos eles, desde porteiros até diretores.

Helena usa carro e combustível
do Sintep para visitar escolas
visando a reeleição e oferece
"sonho" da casa própria
em troca de votos

   O cargo de presidente do Sintep é disputado "a tapas" por representantes da categoria, já que possibilita projeção política. Exemplo disso é a petista Verinha Araújo, que começou a vida pública no comando da entidade e logo foi eleita vereadora por Cuiabá e, posteriormente, deputada estadual. Hoje é secretária-adjunta estadual de Gestão de Pessoas da Educação. Foi o mesmo caminho trilhado pelo ex-presidente do Sintep, Carlos Abicalil (PT), hoje deputado federal por dois mandatos, depois de concorrer e perder para governador, em 1998. 

   O mandato de presidente do sindicato é de três anos. Em 19 de abril, sai o novo calendário eleitoral do Sintep para a eleição de junho. Trata-se da maior entidade sindical do Estado. Está organizado em 98 municípios do Estado e possui cerca de 15 mil filiados.

(11h40) - Sindicalistas contestam denúncia contra Helena Bortolo

   O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública em Mato Grosso (Sintep-MT), Subsede Cuiabá, Gilson Romeo da Cunha, contestou nesta segunda (23) a denúncia de que a presidente da entidade, Helena Maria Bortolo, utiliza carro e combustível do sindicato nas visitas às escolas na campanha à reeleição. "Essas tentativas de denúncias são feitas por um grupo de pessoas que queriam tomar a presidência do sindicato e não conseguiram", apontou.

   Conforme o sindicalista, na última quinta (19) o grupo de oposição a Helena Bortolo tentou afastá-la do comando da entidade por meio de um "golpe branco". Eles teriam tentado antecipar o processo de eleição da nova diretoria do sindicato, previsto para junho. "Esses cinco membros da oposição pediram para a Helena Bortolo sair da presidência porque eles já tinham um candidato que iria assumir. Como os demais diretores votaram contra a proposta, eles se revoltaram e agora fazem este tipo de denúncia infundada contra a presidente", defendeu Gilson Cunha.

   Ele apontou que a gestão de Helena Bortolo incomoda a oposição por ser "bem-sucedida". "Na gestão dela, os trabalhadores da Educação em Cuiabá conquistaram a lei orgânica, eleição direta para os novos diretores de creches, piso salarial, recomposição anual e uma chácara de lazer maravilhosa. Também somos o único sindicato a ter boletim eletrônico. Isso tudo causa muita inveja", disse o vice-presidente.

   Também funcionário do Sintep, Subsede Cuiabá, o coordenador em Mato Grosso do Movimento de Combate à Corrupção (MCCE), Antônio Cavalcante, o Ceará, disse que não tomou providências quanto à denúncia contra Bortolo porque nunca ficou sabendo de nada que desabonasse a conduta dela. "A Helena Bortolo não é minha patroa, sou funcionário deste sindicato, mas nunca misturei o meu trabalho no Sintep com o de coordenador do MCCE. Simplesmente não investigamos a presidente do Sintep porque nunca recebi denúncia alguma contra ela", revidou. O coordenador do MCCE alegou que trabalha diariamente na sede do Sintep/Cuiabá e, anualmente, a cerca de três meses das eleições, pede licença para se dedicar exclusivamente às atividades do movimento. "É um trabalho voluntário. O MCCE não tem ajuda financeira de ninguém. Também nunca misturei minhas atividades do sindicato com as do movimento", apontou.

   Ceará disse que nunca participou de campanhas políticas de Helena Bortolo. "Nunca coloquei meu pé no comitê de campanha nem nunca pedi um voto para ela". Contudo, Ceará considerou legítima a utilização de carro e gasolina do Sintep por Bortolo nas visitas às escolas. "O sindicato tem estrutura. Ela não tem como visitar as escolas com o dinheiro dela. Essa ação é legal e legítima", ponderou. (Andréa Haddad)

Postar um novo comentário

Comentários (45)

  • prof Marcelo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quem são esses cinco diretores que ele acusa? Acusar não significa que estão errados!

    Afinal a presidente estava ou não fazendo campnha com carro e gasolina do sindicato além de prometer casas?

  • IVAN DE MATTOS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Gerson:professor da Rede Municipal | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    GOSTARIA DE SABER O NOME DESSES CINCO GOLPISTAS POR QUE VOU FAZER CAMPANHA CONTRA ELES AQUI NA MINHA ESCOLA

  • PROFESSOR | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • joão batista | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Senhoras e Senhores Educadores,
    Já que estamos falando de SINTEP, professores, educação, solicito, por gentileza, aos comentaristas que são membros do SINTEP que, ao fazerem seus comentários, tenham a fineza de escrever corretamente e observar a norma culta da Língua Pátria, principalmente com relação à pontuação, concordância verbal e nominal.

    Vocês são (ou deveriam ser) exemplo e referência positiva para seus alunos...

  • José | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O nobre ceará não passa de saboneteiro. Peixe morre pela boca...hehehehe.

  • Barão de Melgaço | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    uai! sr Ceará, vc tambem contou do boi?

  • Henriqueseu nas Custas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Tonhão Do Morro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Manoel | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SENHORES E SENHORAS AMANTES DO RDNEWS CHEGAMOS MESMO AO FINAL DOS TEMPOS SENão VEJAMOS: ESSE TAL CEARÁ METIDO A MORALISTA , HONESTO, PALADINO DA MORALIDADE VEM A PÚBLICO DE FENDER UMA DENUNCIA QUE QUANDO NADA DEVERIA APURA-LA DE IMEDIATO DENUNCIANDO AO MINISTERIO PÚBLICO COMO DE COSTUME VINHA FAZENDO COMO NO CASO CÂMARA , ASSEMBLEIA , E OUTROS MAS, O QUE VEMOS É VERGONHOSO VARRER PARA BAIXO DO TAPETE SÓ PORQUE A SR BORTOLO PAGA O SEU SALARIO ALIAS DEVERIA MOSTRAR O VALOR DO SEU VENCIMENTO PARA O NOSSO POVO ANALIZAR SE É DIGNO DO MESMO . ROMILSOM VC ESTA DE PARABÉNS . PRECISAMOS VER A VIDA DO TAL GILMAR BRUNETO; SERÁ IGUAL DO CEARAZINHO ?

Niuan de fora da suplência ao Senado

niuan ribeiro 400 curtinha   O deputado federal José Medeiros não conseguiu segurar o vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro (foto), como primeiro-suplente de sua chapa ao Senado. Há alguns dias, o filho do ex-vice-governador e ex-deputado Osvaldo Sobrinho vinha demonstrando desejo de pular fora, em meio a...

Jayme incomodado com Flávio em VG

jayme campos 400 curtinha   A candidatura a prefeito de Várzea Grande do empresário Flávio Frical (PSB), principal aposta da oposição, passou a incomodar a família Campos, que apoia o ex-vereador Kalil Baracat, concorrente ao Executivo pelo MDB. Em uma noite que seria de festa, em comemoração...

Acordo com Euclides partiu de Allan

allan kardec 400   Otaviano Pivetta, vice-governador licenciado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, disse que nada tem a ver com o tal acordo "costurado" pelo presidente regional do PDT, deputado Allan Kardec (foto), com Euclides Ribeiro, candidato a senador pelo Avante. Explica que só apresentou Euclides para Allan e...

Família Maia tenta retomar o poder

martha maia 400   O ex-prefeito de Alto Araguaia por quatro vezes, Maia Neto, não entrou na disputa de novo ao Executivo, mas lançou a irmã Martha Maia (foto), cuja filha Sylvia Maia é vereadora. Filiada ao PP, Martha entra como principal candidata da oposição ao prefeito Gustavo Melo, que vai à...

Welinton fará grande ato em Barra

welinton marcos 400 curtinha   Welinton Marcos (foto) lança sua candidatura a prefeito de Barra do Garças, na segunda (28), em um grande ato. Mesmo pelo sistema drive-in, devido à necessidade de adotar medidas sanitárias contra a Covid-19, são esperadas na solenidade cerca de mil pessoas, num espaço amplo,...

Irmão de Riva está na disputa em Juara

priminho riva 400 curtinha   O irmão do ex-deputado José Riva, Priminho Riva (foto), filiado ao PL, será mesmo candidato a prefeito em Juara, posto já ocupado por ele por duas vezes (1997/2004). Priminho pertence a uma famíliade políticos. Além de Riva, que foi prefeito e deputado, é...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.