Últimas

Terça-Feira, 01 de Setembro de 2009, 10h:22 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

SAÚDE

Médicos vão às ruas em protesto ao secretário Soares

   Médicos do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) fazem nesta terça (1º) um protesto em frente à Câmara Municipal. Eles cobram reajuste salarial e melhoria das condições de trabalho. Dos 25 cirurgiões do HPSMC, 23 pretendem entregar ao prefeito Wilson Santos (PSDB) um pedido de demissão em massa. Com isso, as cirurgias agendadas na unidade de saúde devem ser suspensas. Trata-se de mais um "pepino" para o prefeito, que tenta superar obstáculos por causa da suspensão das obras do PAC após a Justiça detectar fraudes nos processos licitatórios.

   Conforme o presidente do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed), Luiz Carlos Alvarenga, 42 médicos do Programa Saúde da Família (PSF) também ameaçam pedir demissão. “Para se ter uma idéia, nem mesmo o aparelho de raio-x do Pronto Socorro está funcionando. Falta tudo”, lamentou. Segundo ele, a categoria aguarda há 10 anos por reposição salarial. "Hoje o piso dos médicos de Mato Grosso é o penúltimo do país, na faixa de R$ 800", informou.

   A manifestação teve início às 8h, com uma passeata em frente ao Pronto Socorro. Em seguida, os médicos foram para a entrada da Câmara de Cuiabá. A categoria demonstra descontentamento com a gestão do secretário municipal de Saúde, Luiz Soares, que, segundo os manifestantes, age de forma ditatorial e truculenta.

(10h46) - Vereadores cobram esclarecimentos de Luiz Soares sobre caos na saúde


Observado pelos vereadores Pop (à dir.) e Washington, o médico Gonzaga usa a tribuna e critica secretário
Foto: Josinei Moreira

   Após o protesto dos cirurgiões do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, os vereadores aprovaram um requerimento em que convocam o secretário municipal de Saúde, Luiz Soares, a prestar esclarecimentos na Casa. Os parlamentarem chegaram, inclusive, a pedir a exoneração do secretário. “A saúde de Cuiabá está em coma. O prefeito tem que entender que o secretário pode ser até honesto, mas não é um homem de diálogo, de tato. Apesar da época da ditadura já ter acabado, recebo todos os dias em meu gabinete pessoas reclamando de perseguição”, disparou o vereador Toninho de Souza (PDT).

   Ainda na manhã desta terça (1º), os cirurgiões do HPSMC serão recebidos pelo prefeito Wilson Santos em uma audiência no Palácio Alencastro. O tucano pretende dissuadi-los da idéia de entregar um pedido de demissão em massa.

(12h30) - Luiz Soares é o melhor secretário de Saúde que Cuiabá já teve, avalia prefeito

   O prefeito Wilson Santos garante que vai resolveu o impasse entre médicos e o secretário municipal de Saúde, Luiz Soares. “Acredito no diálogo e tenho certeza de que a população não será prejudicada”, assegura. Perguntado sobre o pedido de demissão em massa de 23 cirurgiões, do total de 25 que atuam no Pronto Socorro Municipal, Santos disse que, se os servidores persistirem na intenção de se desligarem da prefeitura, ele terá 30 dias para contratar novos médicos. “Em todo caso, eles têm 30 dias para cumprir aviso prévio. Daremos um jeito para que não faltem médicos”, disse o tucano.

   Em relação à polêmica envolvendo Luiz Soares, o prefeito desconversou sobre as dificuldades de relacionamento e ressaltou as qualidades gerenciais do secretário. “Ele é um bom administrador, diminuiu o índice de mortalidade, ampliou o número de unidades do PSF e é, sem dúvida, o melhor secretário de Saúde que Cuiabá já teve”.  

    Sobre o pedido de exoneração do secretário feito por vereadores da Capital, Santos disse que cabe ao chefe do Executivo definir isso. “Quando eles forem prefeitos, vão poder decidir quem vão demitir”, disse. (Patrícia Sanches e Andréa Haddad)

Postar um novo comentário

Comentários (19)

  • DOUGLAS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    NÃO É SÓ A SAÚDE DE CUIABÁ ESTÁ EM COMA,
    É CUIABÁ INTEIRO: AS RUAS (CHEIA DE BURACOS), A EDUCAÇÃO (MUITA CRIANÇA SEM VAGA, PRINCIPALMENTE CRIANÇAS DE 5 A 6 ANOS).
    CLARO QUE VAI FICAR SEM VAGA, POIS O PREFEITO PREFERE INVESTIR NO CURSINHO PRÉ VESTIBULAR E NA BOLSA UNIVERSITÁRIA, QUE INCLUSIVE NÃO É DA SUA COMPETÊNCIA.
    O QUE DIZ NA LDB: É DA COMPETÊNCIA DO MUNICÍPIO INVESTIR NA EDUCAÇÃO ILNFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL E NÃO NO ENSINO MÉDIO.
    É, CRIANÇA NÃO VOTA NÉ PREFEITO!!!

  • marconato correia arruda | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    sou contra esses médicos,não tem um pingo
    de educação com os pacientes,tratam os
    pacientes como se fossem animais. são grosso
    s e mau educados,estão sendo pagos com a
    mesmas moedas,conheço luis soares, ele é
    linha dura, mas porém é muito honesto!!!
    esses médicos quebraram a cara!! acharam
    que iam fazer dele marionetes,se enganaram,
    ele não se entrega, tá mais facil vcs se
    demitirem!!!

  • Anna | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Roberto Machado | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Olá leitores do Rdnews, primeiramente quero parabenizar o Ronilson pelo valioso site.

    Quem disse que conhece o Sr.Luiz Soares e o defende aqui, só deve ser amigo intimo, pois quem trabalha na Saude Municipal sabe muito bem que o Secretariozinho agregou vários inimigos, o perfil do Sr.Luiz Soares é para conviver no meio de animais, ele nao sabe tratar as pessoas com respeito, nao tem dialogo, e quem assume um cargo publico tem no minimo o dever de escutar, coisa que ele nao faz, só sabe IMPOR impor e impor, com certeza essa é a pior gestão da saúde municipal, digo com categoria, pois sou funcionario do PS e conheço muito bem aquilo ali, e quanto ao Raio X, perguntem para a Sra.Iracema e real motivo daquilo ainda nao estar funcionando, temo pelo meu emprego, senao diria aqui coisas que vcs nem imaginariam que acontece ali dentro.

  • marcus-gio@hotmail.com | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    CUIDADO COM A LIGA DO BEM ESTÃO DE ZOIÃO EM CIMA. ESSE SECRETÁRIO DE SAUDE É ARROGANTE AO EXTREMO NEM BOM DIA DA AO POVO AGORA IMAGINA AOS SUBORDINADOS.

  • MEDICA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • José S. Sartori | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Saúde é questão prioritária. Na nossa capital, este setor nunca esteve tão bem, apesar da movimentação no Prontosocorro de Cuiaba que vem de outros estados e cidades. Agora, esses médicos precisam mesmo é de trabalhar porque já ganham poupudos salários

  • DEIZE ONDINA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    sujestão,sr. roberto machado,porque vcs não
    colocam o dr.brianase prá representálos???
    voces médicos do pronto socorro não tem
    o apoio da população!!! poque são sem edu
    cação e brutos. entreguem o pedido de
    demissão! tem outros querendo trabalhar!!!
    voces vão ficando antigo no cargo vão ficando
    com preguiça,ai começa procurar um problem
    inha aqui outro ali, e assim vai!!!

  • suely | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Será porque que o Sr Prefeito insiste com esse Luis Soares hein? Será que tem rabo preso com ele?

  • petrônio portela | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    dona sueli, ele não tem rabo preso! ele tem
    descencia carater, coisas que estão faltando
    prá esses médicos!!! essa manóbrinha dos
    médicos não vai dar em nada,podem ter
    certeza!!! se isso acontecesse os médicos
    iriam pegar uma corda só!!! luis soares é firme
    não aceita intimidações e imposições,por isso
    a raiva dos médicos. peçam demissão,não
    fiquem só ameaçando, péça já!!!

2 caciques não disputam Alto Garças

roland trentini 400 curtinha   Após décadas de rixas, de campanhas ostentadoras, rachas e brigas eleitorais intermináveis em Alto Garças, os ex-prefeitos Rolando Trentini (foto) e Júnior Pitucha resolveram não mais concorrer ao Executivo. Mas, um deles segue se movimentando nos bastidores. Pela...

Um ex-prefeito inelegível em Poconé

clovis martins 400   Dificilmente o ex-prefeito petebista Clovis Damião Martins (foto) terá registro de candidatura a prefeito de Poconé deferido pela Justiça Eleitoral. O promotor de Justiça, Mário Anthero, já pediu impugnação do registro do petebista por inelegibilidades. Clovis, que...

Briga em Sinop entre Juarez e Dorner

juarez costa 400 curtinha   Em Sinop, a briga eleitoral caminha para tensão e acirramento entre o emedebista Juarez Costa (foto) e Roberto Dorner (Republicanos). Hoje, o ex-prefeito seria eleito, mas Dorner vem crescendo nas adesões, com ajuda do vice de sua chapa, ex-vereador Dalton Martini (Patriota). O apoio da prefeita Rosana...

França elegível; CNJ desatualizado

roberto franca 400 curtinha   O advogado Rodrigo Cirineu, que assumiu a assessoria jurídica da campanha a prefeito de Cuiabá de Roberto França (foto), assegura que o ex-prefeito está elegível. Explica que o cadastro de inelegibilidades do Conselho Nacional de Justiça, constantando ainda o nome de...

Candidato da família Oliveira à Câmara

luluca 400 curtinha   O jovem advogado Luluca Ribeiro (foto) é uma das apostas do MDB por renovação na Câmara da Capital. Concorre a vereador e tende a "herdar" o espólio político da família Oliveira, dos tios Dante, ex-governador que morreu em 2006, e Thelma, prefeita de Chapada dos Guimarães....

Deputado tenta censura e sem êxito

xuxu 400 curtinha   Em duas tentativas, o deputado estadual Xuxu Dal Molin (foto), candidato a prefeito de Sorriso pelo PSC, tentou, sem êxito, censurar o portal Rdnews. Na 1ª Vara Cível da Comarca de Sorriso, Xuxu ingressou com pedidos de antecipação de tutela, pleiteando retirada do ar de matérias que...