Últimas

Quarta-Feira, 29 de Abril de 2009, 15h:25 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

TRE

Mendes pode ser absolvido na 3ª e já mira Paiaguás

   O Tribunal Regional Eleitoral deve julgar na próxima terça (5) o recurso interposto pelo empresário Mauro Mendes (PR), que disputou as eleições de 2008 para prefeito de Cuiabá, mas foi derrotado no segundo turno pelo prefeito reeleito Wilson Santos (PSDB). O republicano teve o registro de candidatura cassado pela Justiça Eleitoral e ficou inelegível por três anos. Nesta quarta (29), o juiz-relator Yale Sabo Mendes remeteu o processo nº 1.242 à secretaria Judiciária do Tribunal para inclusão na pauta de julgamento. Após o despacho, o órgão tem o prazo de cinco dias para enviar os autos ao Pleno. Mendes e sua candidata à vice-prefeita, ex-deputada Verinha Araújo (PT), foram cassados em primeira instância por compra de votos, gastos ilegais e abuso de poder econômico. Caso a decisão do Pleno seja mantida, ambos não podem concorrer a cargo eletivo até 2011.

   Agora, Mendes vê uma oportunidade de derrubar a sua condenação, a fim de disputar o Palácio Paiaguás em 2010, quando poderá ser lançado como sucessor de Blairo Maggi (PR). Se for absolvido, o empresário, que é afilhado político do governador, se tornará o principal nome dentro da legenda republicana. Até então desconhecido no campo político, Mendes saiu fortalecido das eleições de 2008, já que foi para o segundo turno e obteve 39,5% dos votos válidos num embate contra o prefeito Wilson Santos. Nos últimos dias tem sido lembrado e elogiado, inclusive por representantes de partidos aliados do PR, e é cotado para compor chapa numa “dobradinha” com o atual vice-governador Silval Barbosa (PMDB) rumo ao Paiaguás.

   A Procuradoria Regional Eleitoral já emitiu parecer no sentido de anular o julgamento. Logo no início da campanha, o candidato republicano mandou confeccionar e distribuiu centenas de camisetas e bonés com cores e logomarcas do PR e dos partidos que apoiavam-no, além do número 22. Isso levou a juíza eleitoral a condenar a chapa. O procurador Thiago Lemos de Andrade vê ineficácia da sentença, considerando que Verinha não foi ouvida no processo que a condenou. De acordo com o parecer do MPE, o processo deve voltar à Primeira Instância para ser novamente analisado e julgado pela juíza da 51ª Zona Eleitoral, Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva, desta vez com a devida intimação da ex-candidata a vice. Cabe ao Pleno, após apresentação do voto do relator Yale, acolher ou não o recurso. (Sandra Costa)

Postar um novo comentário

Comentários (14)

  • MESSIAS DI CAPRIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eu não falo do político mas da pessoa. Tive o prazer de comhecer este meu conterrâneo e trocar com ele poucas palavras, o que foi o bastante para gostar do que vi e ouvi. Ele é uma pessoa muito competente e está preparado para assumir qualquer cargo que lhe for confiado pelo lívre voto popupar. fez uma campanha muito bonita com um ótimo desenpenho e vai continuar na luta pois tudo o que tem conquistado na vida tem sido com muito trabalho. Vá a luta, o brasil precisa de gente como você.

  • Joao Nunes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Se Mauro Mendes cometeu crime,eu concordo que ele deva pagar,mas entao o que dizer de outros politicos que respondem processos graves,como Chica Nunes,Riva,Ralf,Lutero,Henry e muitos outros politicos que continuam fortes no poder,será que pra eles a justiça é cega?Acredito que se Mauro conseguir reverter essa açao ele será um forte nome para o governo e terá o meu apoio.

  • Maria Helena | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Taí esse é um menino bom.... só q foi candidato na hora errada....Ele tinha q ter sido candidato em 2004, se fosse teria tido a releeição. Mas agora ja passou o momento, esta um pouco desgastado e s ele for esperto politicamente será deputado federal, trabalhar pelo estado, ai sim vai ser a hora de governar o estado. MT está escasso de politicos sérios e que trabalham pelo povo.
    DEM - não tem nomes para disputar,
    PT - tem nome Carlos Abicalil, mas não tem dinheiro(tem aquela questão q sabemos) e outra ele qr ser senador.
    PR - não tem nome sérgio ricardo é mto fraco e ja passou a hora dele tb;;;;esse vai ter q se contentar com uma vaga TCE - Nossa q Prêmio!!!!
    PSDB - Wilson - mas está desgastado om sua administração q vem cometendo erros gravíssimos qto a questão da saúde, sanecap e transporte. wilspn para sobreviver politicamente vai ter q se livrar do Luiz soares se não afunda o Wilson.
    PDT - Pivetta, tem dinheiro mas não dá pra ganhar.
    PPS - não tem;
    PsB - não tem e por fim a bola da vez.
    PMDB - Realmente ele vai ser o nome SILVAL Barbosa - seu nome não tem nenhum desgate politico. Hoje, esse é o melhor nome.
    Se der coligação PT/PR/PMDB/PP
    Governador: Silval
    Vice: Terezinha Maggi - não tem desgaste ou Serys- PT
    Senado: Riva - esse vai conseguir se eleger
    Senado: Abicalil/Wellington Fagundes.
    Isso depende de quem vai ser o vice......

  • ANA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    tenho certeza absoluta que existem milhares de cuiabanos e paurrodados arrependidos em ter votado (por dinheiro ou não) no Sr Wilson Santos.

    Veja nossa cidade, cidade que alguem declarou ser apaixonado, eu amo cuiabá. Vai tratar mal assim quem ama lá longe. As promessas e as mazelas deste prefeito, não o habilitam a ser governador.

    Mauro Mendes é responsavel e conpetente. Acredito no seu potencial politico, conte comigo.

    22 22 22 22 22 22 22 22 22 22 22 22 22 22

  • Thiago França | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sem dúvida alguma, Mauro Mendes, é o candidato que reúne os melhores requisitos e todas as condições necessárias, de ser um grande governador para o Estado de Mato Grosso!

  • João | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Estou contando com essa decisão e claro, o empresário Mauro Mendes é o único candidato sério para assumir nosso Estado. Chega de politiqueiros que querem apenas levar a nos matogrossenses no BICO.
    Mauro Mendes conto com você. Te apoiei para Prefeito de Cuiaba, e continuo te apoiando para Gvernador de Mato Grosso. Vale ressaltr que sou simplesmente um cidadão comum que quer ver seu Estado caminahndo para um futuro melhor e mais justo.
    Sucesso.

  • PROFESSOR FALIDO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SR. MESSIAS DI CAPRIO NAO SE ESCREVE DESENPENHO E SIM DESEMPENHO, ANTES DE P E B A UNICA CONSOANTE É O M, SE VC CONVERSAR COM ENTAO COM O WILSON SANTOS CERTAMENTE MUDARÁ DE OPINIÃ0.

  • rafael | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    nao escramentou, vai tomar outra surra nas urnas,

  • Jota Mauricio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Uma coisa é certa, quem tem o poder da eleição é o ELEITOR, e o reflexo das campanhas estão nas urnas. Está na hora de um Cuiabano mostrar a sua cara, respeitando a nossa cultura e a história deste povo matogrossense.

  • CARLOS ROBERTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ESTIVE NO ULTIMO ECONTRO DO PR, E FALEI COM O MAURO MENDES,É UM HOMEN JOVEM, E COM IDEIAS INOVADORA, TEM TUDO PRA SER UM GRANDE GOVERNADOR

Um novo embate entre Diane x Adair

diane alves 400 curtinha   Adair José Alves Moreira, que vinha atuando na assessoria do vice-governador Otaviano Pivetta, decidiu mesmo concorrer de novo à Prefeitura de Alto Paraguai. Ele já foi prefeito por duas vezes. Adair será o principal nome da oposição à prefeita democrata Diane Alves (foto),...

Taques ofuscado e sob mira do MPE

pedro taques 400 curtinha   Pedro Taques (foto) achou que o recall dos tempos de senador e governador, ajudando-o a se posicionar de forma razoável nas pesquisas, bem antes do início da campanha, o manteria como favorito na corrida ao Senado. Ledo engano. Não levou em consideração o alto índice de...

2 caciques não disputam Alto Garças

roland trentini 400 curtinha   Após décadas de rixas, de campanhas ostentadoras, rachas e brigas eleitorais intermináveis em Alto Garças, os ex-prefeitos Rolando Trentini (foto) e Júnior Pitucha resolveram não mais concorrer ao Executivo. Mas, um deles segue se movimentando nos bastidores. Pela...

Um ex-prefeito inelegível em Poconé

clovis martins 400   Dificilmente o ex-prefeito petebista Clovis Damião Martins (foto) terá registro de candidatura a prefeito de Poconé deferido pela Justiça Eleitoral. O promotor de Justiça, Mário Anthero, já pediu impugnação do registro do petebista por inelegibilidades. Clovis, que...

Briga em Sinop entre Juarez e Dorner

juarez costa 400 curtinha   Em Sinop, a briga eleitoral caminha para tensão e acirramento entre o emedebista Juarez Costa (foto) e Roberto Dorner (Republicanos). Hoje, o ex-prefeito seria eleito, mas Dorner vem crescendo nas adesões, com ajuda do vice de sua chapa, ex-vereador Dalton Martini (Patriota). O apoio da prefeita Rosana...

França elegível; CNJ desatualizado

roberto franca 400 curtinha   O advogado Rodrigo Cirineu, que assumiu a assessoria jurídica da campanha a prefeito de Cuiabá de Roberto França (foto), assegura que o ex-prefeito está elegível. Explica que o cadastro de inelegibilidades do Conselho Nacional de Justiça, constantando ainda o nome de...