Últimas

Quinta-Feira, 20 de Agosto de 2009, 16h:29 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

PAC

Mendes reage, vê negligência ou elo de Santos com fraude

   O empresário Mauro Mendes, presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiemt) e dono da Bimetal, contesta as declarações do novo procurador-geral de Cuiabá e presidente do diretório municipal do PSDB, Ussiel Tavares, que o acusou de omisso por não ter denunciado supostas fraudes em licitações de obras do PAC. Um diálogo entre Mendes e o empreiteiro Anildo Limas Barros, que ficou preso por uma semana sob indícios de envolvimento no esquema, foi interceptado pela Polícia Federal em 5 de fevereiro do ano passado. Dono da Construtora Gemini, Anildo executa obras do PAC e, na conversa com Mendes, pediu para este não entrar na concorrência pública porque "não seria bem-vindo ao metiê", numa sinalização de que a disputa seria de cartas marcadas - saiba mais aqui.

   Ussiel Tavares disse nesta quarta, ao tomar posse como procurador-geral no lugar de José Rosa, outro que foi preso na Operação Pacenas, que Mendes fora omisso. Disse ainda que o empresário "preside a Fiemt, uma Federação importante, e que não cumpriu com dever cívico de denunciar às autoridades”. Mauro Mendes, por sua vez, se mostra indignado com as provocações de Ussiel e o desmente. Em entrevista ao RDNews nesta quinta, ele observa que protocolou denúncia, sim, inclusive junto ao juiz federal Julier Sebastião da Silva em 23 de setembro do ano passado, época em que estava em campanha à Prefeitura de Cuiabá pelo PR. "Lamento por essas pessoas falarem as coisas de forma distorcida", enfatiza Mendes, ao lembrar que na época sua denúncia foi divulgada amplamente pela imprensa.

   Sobre o diálogo com Anildo, que o fez espécie de alerta seguido de ameaça para não entrar na concorrência pública, o dono da Bimetal explica que recebeu o telefonema e que não é empreiteiro de obra pública. Ele comprou o edital para conhecer as propostas e se havia projeto voltado à estrutura metálica, área de atuação de sua empresa. Observa que em muitos projetos de saneamento, existem previsão de construir reservatório metálico, o que não foi o caso dessas obras previstas com recursos do PAC. "A gente compra muitos editais e não participa de todos".

   Mauro Mendes assegura que não pediu qualquer tipo de vantagem e muito menos prevaricou. Diz estar admirado de Ussiel e de outros aliados do prefeito Wilson Santos argumentarem que "não sabiam de nada" sobre as irregularidades nos processos licitatórios. "Ou é negligência ou estão atolados até o pescoço. As ligações telefônicas revelam o procurador do Município (José Rosa), braço-direito e homem de confiança do prefeito, negociando com empresários", cutuca Mauro Mendes.

(19h) - Em nota, empresário afirma que prefeito mente e "conversa fiado"

   Em Nota de Esclarecimento, Mauro Mendes reforça que não se prevaricou e critica o prefeito Wilson Santos, que o derrotou nas urnas de 2008. Segundo ele, o tucano deveria vir a pública justificar as ingerências administrativas. Questiona, por exemplo, do porquê a Eta Tijucal não ter sido inaugurada ainda, assim como outras obras que se encontram paralisadas ou que nem tiveram início. "Chega de conversa fiada e de mentiras. Somente um trabalho sério e competente poderá produzir os resultados que Cuiabá precisa e merece", dispara.

  Eis, abaixo, a íntegra da nota assinada por Mauro Mendes

  "Com relação  ao que insinua o prefeito Wilson Santos e alguns membros PSDB, de que eu deveria ter denunciado eventuais irregularidades no PAC, e não  fiz, é mais uma tentativa vergonhosa de inverter os fatos, buscando transferir para outros a própria incompetência e a responsabilidade pelo desgoverno que assola a prefeitura  de Cuiabá. Ainda em 23 de setembro de 2008  protocolei, pessoalmente, com o Juiz Federal  Julier Sebastião da Silva, denúncia de irregularidades no PAC de Cuiabá, o que foi amplamente divulgado na imprensa, cuja matéria ainda está disponível no site do Ministério Público. Portanto, ao saber de supostas irregularidades cumpri meu papel de cidadão e imediatamente informei um juiz federal, que encaminhou a denúncia ao Ministério Público Federal.
   Com relação à ligação recebida do empresário Anildo Lima Barros, o que existe de muito grave ali, são citações claras de que ele tem relações  no processo da licitação com o ``ALCAIRE``, cuja expressão correta é ALCAIDE e em espanhol significa Prefeito.
   Aliás, hoje o prefeito diz que não sabia de nada. Ora, como pode não saber se JOSÉ ANTONIO ROSA, procurador geral do município,Presidente da Sanecap, braço direito do prefeito e coordenador de sua campanha em 2008 seria, segundo a Polícia Federal, o grande articulador das supostas irregularidades? Como pode o prefeito de Cuiabá não saber fatos gravíssimos que estão acontecendo na licitação da maior obra da História de Cuiabá? Seria isso uma grande mentira? Ou seria uma grande incompetência? Ou seria, ainda,  total conivência? Ou seria tudo isso junto? Não se sabe, ainda. Cabe às autoridades policiais, judiciárias e Ministério Público responder esses e outros questionamentos, pois somente a conclusão das investigações poderão determinar quem são os envolvidos e a exata participação de cada um.
   Por fim, senhor prefeito, ao invés de tentar por culpa nos outros pelos próprios erros, tome providências para corrigi-los imediatamente, pois  os cuiabanos e brasileiros que aqui vivem é que estão sendo prejudicados pela incompetência na administração da nossa cidade, na medida em que ficam sem as melhorias que tanto precisamos. Devia também, sr. prefeito, dizer claramente porque que a ETA Tijucal prometida para ser inaugurada tantas vezes e não foi, assim como muitas outras obras que se encontram paralisadas ou não foram iniciadas. Chega de conversa fiada e de mentiras. Somente um trabalho sério e competente poderá produzir os resultados que Cuiabá precisa e merece."

    Mauro Mendes
    Empresário e presidente da Federação das Indústrias de MT (Fiemt)

Postar um novo comentário

Comentários (28)

  • virgulino | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Não adianta turma do PR querer ligar o prefeito WS ao suposto escândalo.
    Primeiro a palavra alcaide não significa prefeito, vejam e seja mais bem informado.
    Quando mais voces batem em WS ele só cresce, veja a pesquisa em Rondonópolis e ainda acho que está errada, pois o que se vê aqui é muito maior a intenção de votos.
    Voces viram o governador está com 1% é vergonhoso.

  • Natalino | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quando vejo a foto do Mauro Mendes torço para que seja um anuncio que ele será candidato a Governador, pois ai o Wilson chegara mais rápido ao Paiaguaias, será uma vitória massagrante, e atenção Romilson, preprare para vetar caso alguem critique minha opiniao, pois é livre o direito de expressão, e essa é minha opinião.

  • Juca do Dom Aquino | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Esse mendes deve lavar a boca para falar do PAC e da administração do WS.
    Em breve MT saberá quem promoveu essa desordem nas obras do PAC, e prinicpalmente saberá , a pedido de quem foi essa ação judicial.
    Eleição não se ganha no tapetão, mas sim no voto.
    O TROCO VEM AÍ!

  • tião do gáz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    mauro mendes conforma que perdeu chega de dor de cotovelo,deixa o homem trabalhar não adianta atormetar o seu reinado já passou vai trabalhar quem sabe vc ganha na proxima,valeu rdnews estamos aqui em Rondonópolis vendo os trabalhos de vcs com transparência,isso que é papel de imprensa,obrigaduuuu!!!

  • Nivaldo de Araujo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É interessante esse cidadão Mauro Mendes deve estar chiando por ter ficado de fora a PF deveria investiga-lo. Ele deveria explicar as benesses dos incentivos fiscais que recebe do Estado para a sua empresa isso sim.

  • Jacyara - Observando a falencia das esco | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    FICO EM DUVIDA se estamos falando do mesmos assunto - Mauro mendes foi gravado em conversa com Anildo de Lima Barros e isso faz parte do processo que desencadeou na prisão de Anildo.
    Logo não se tem que ter duvidas esta registrado nos autos.
    E meu caro conterraneo, depois que o gordo Roberto França, mostrou ontem na seção Mancadas, teu patrão Blairo dando uma de mentiroso ante o protocolo do requerimento de audiencia pela Gestor Municipal, como fica sua credibilidade.

  • Linoir | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sera que Mendes nao cansou de leva bordoada de Wilson Santos, nao sou politico mas vejo que Wilson sempre vai de encontro com os problemas nao espera que chegue ate ele, de varias maneiras vejo Mendes tentando atingir o Prefeito, sera que ele nao cansa de leva bordoadas, como eleitor jamais votaria em pessoa que se preocupa com os outros e por traz faz coisas horriveis como compra de foto atraves de cabo eleitoral.

  • Bomdepapo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Muita gente pergunta por que Mauro Mendes não denunciou. Eu faria a mesma coisa, não ia denunciar, e sim deixar a PF investigar; Se fala não ia ter credito com grande parte da pópulação pois diriam aquele mentiroso lema que o prefeito criou na campanha : veio de para-queda. Ficou melhor assim com a própia policia ivestigando e mostrando a cara de todos os culpados. Agora o que mais eu fico triste é de ver muita gente ainda torcer para corruptos e não para pessoas de bem. Hora o prefeito não caiu de para queda mas mente.

  • Junior | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Cuiaba tem o que merece. Td indica irregularidades, conivência etc, mas mesmo assim a população continua defendendo e apoiando o Wilson Santos. O q q esse cidadão fez nesses 5 anos de administração??? Com todo respeito, ELE NÃO FEZ QUASE NADA!!! Em sua campanha ele disse que fez: I) ETA Tijucal (Cade???? nunca inaugurou); II) Construiu a Av. das Torres (a avenida está pela metade e até agora quem pagou a obra foi soh o governo do estado e a União, a Prefeitura de Cuiabá, isto é, o Wilson Santos não desembolsou nada); III) Iluminou a cidade toda (Mentira, quem deu dinheiro p/ o projeto reluz foi a União, isto é, o governo Lula, Wilson Santos não fez nada); IV) Construção do Rodoanel (Cade??? não deve ter nem 1 km asfaltado).

    Prestem atenção eleitores, a administração do WS não fez quase NADA. A Saúde em Cuiabá é precária, não temos opções culturais, a cidade está suja e cheia de buracos... O que existe de bom e eficiente na administração do WS é td continuação do Roberta França.
    Não estou defendendo o Mauro Mendes ou qualquer outro candidato. SÓ GOSTARIA QUE NOS ELEITORES REFLETISSEMOS MELHOR SOBRE A ADMINISTRAÇÃO DO WS. PAREM DE DEFENDÊ-LO COMO SE ELE FOSSE DEUS!!! ANALISEM OS FATOS ANTES DE EMITIREM SUAS OPINIÕES.

  • zequinha da v. operária | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    TUDO ISTO FOI SUJEIRA QUE FIZERAM CONTRA WILSON SANTOS, QUERENDO TE INCRIMINAR.
    WILSON NÃO DESANIME, ESTES PROBLEMAS QUE ESTÃO TE ACUSANDO SÃO BONS COMBUSTIVEIS PARA SUA CAMPANHA VITORIOSA EM 2010, ENQUANTO DO OUTRO LADO É SÓ DESESPERO, DESESPERO MESMO,
    O PR NEM CANDIDATO TEM, QUE VERGONHA.

EP na batalha por vacinas e insumos

emanuel pinheiro 400 O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (foto) entrega nesta segunda (8) PL para a aquisição de vacinas para combate à Covid-19, medicamentos, insumos e equipamentos. O documento foi elaborado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e será votado na Câmara. Esse é mais um movimento...

Fúrio volta à carga contra secretário

celio furio 400 curtinha Depois de se enganar ao abrir investigação contra o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo e ter de pedir desculpas, o promotor Célio Fúrio (foto) voltou à carga. Fúrio entrou na Justiça para que Gilberto seja condenado à perda da função...

TJ e posse em cartórios após 7 anos

maria helena _ curtinha O Tribunal de Justiça, sob Maria Helena (foto), marcou para 31 de março a posse coletiva dos aprovados no concurso para os cartórios extrajudiciais de Mato Grosso. O certame vem se arrastando desde 2013 e foi interrompido diversas vezes por causa de recursos judiciais de concorrentes inconformados com os...

Setores vivem tensão e são castigados

Gilberto Figueiredo Artigo O governo acerta ao estender o horários de funcionamento dos supermercados. Afinal, desde que o decreto entrou em vigor, as filas se multiplicaram pela Capital, aumentando o risco de transmissão do novo coronavírus. Há a expectativa de que novas medidas possam ser tomadas diante do evidente colapso da...

Limpeza e obras no entorno da Arena 

Beto 2x1 400 curtinha   Apesar da Arena Pantanal ser um cartão postal do Estado, o entorno do estádio vive situação crítica com lixo nas ruas, episódios de esgoto à céu aberto e matagal. O secretário estadual de Esporte e Cultura, Beto 2 a 1 (foto), em visita ao Rdnews, assegura que os...

VI de R$ 18 mil garantida na Câmara

juca 400 curtinha A verba indenizatória de R$ 18 mil para os vereadores da Câmara de Cuiabá está garantida, pelo menos por enquanto. Depois de diversas ações judiciais, derrubando a alta indenização por gastos do mandato, os vereadores implantaram o benefício novamente em dezembro. O...