Últimas

Terça-Feira, 23 de Dezembro de 2008, 07h:44 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

ARTICULAÇÃO

Mesmo grupo comanda Câmara há uma década

Fernando Ordakowski     clique na imagem para ampliá-la 

João Malheiros, Luiz Marinho, Chica Nunes, Lutero e Lueci

  Mais antiga do que a Assembléia Legislativa, a Câmara Federal e o Senado, o legislativo cuiabano, criado em 1.727 com a elevação da localidade à categoria de vila, por ordem do Rei de Portugal, recebendo a denominação de Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, vem sendo conduzido na última década pelo mesmo grupo político. Por coincidência, todas essas gestões são marcadas por focos de escândalos, umas menos e outras com mais intensidade.

    Em 2000, o presidente era João Malheiros (ex-PTB, PPS e hoje PR), hoje deputado estadual. Depois vieram Luiz Marinho (ex-PFL e hoje DEM) por dois mandatos, Chica Nunes (PSDB), Lutero Ponce (ex-PP e hoje PMDB) e, a partir de janeiro de 2009, já na nova Legislatura, a Câmara deve ser presidida por Lueci Ramos (ex-PMN, PFL e hoje PSDB). Nestes últimos 10 anos, o legislativo vem passando por desgaste devido a denúncias de irregularidades.

    A "bomba" acabou estourando na gestão Chica Nunes. Ela foi até indiciada por vários crimes em inquérito policial num escândalo que aponta desvio de aproximadamente R$ 6 milhões. Sucessor de Chica, Lutero Ponce (PMDB), a uma semana de concluir o mandato de dois anos, também deixa o comando da Câmara sob desgaste. Ele investiu pesado para conseguir a reeleição e passou sufoco para ter as contas do exercício de 2007 aprovadas pelo TCE.

   Lueci Ramos, sob articulação do seu padrinho político, ex-deputado e conselheiro do TCE Humberto Bosaipo, conseguiu cooptar apoio da maioria dos vereadores que comporão a nova Legislatura e obteve respaldo do prefeito Wilson Santos. Dessa forma, tudo caminha para que ela conduza a Câmara pelos próximos dois anos, na administração de um duodécimo que chega a R$ 1,6 milhão mensais. Lueci representa o mesmo grupo e promete fidelidade aos antecessores Chica e Lutero. Isso significa que ela vai "segurar" os pepinos das administrações anteriores.

Postar um novo comentário

Comentários (23)

  • Assunção | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A Câmara Municipal de Cuiabá, já teve grandes Presidentes. EDGAR CURVO, BENEDITO ANTONIO DE ASSUNÇÃO, o grande presidente no ano dos 250 anos de Cuiaba (1969). e varios outros. A Câmara erqa respeitada pelos cuiabanos, pois os vereadores trabalhavam em benefício da Capital e bem estar dos cidadaos que nela viviam. Os 13 vereadores, não tinham salários, recebiam getões. Mesmo sem salários cumpriam com suas obrigações, além de serem honestos. Hoje, a cada ano que passa, é só escândalos, roubos, currupções, etc. O que é pior, os ex-presidentes se atolam em escândalos e não são punidos. Outros inda se elegem deputados, a Chica Nunes é um exemplo. Que saudades daqueles vereadores da antiga Cuiaba. dddddddddddddddddddddddddddddddddddDava gosto de viver a cuiabania.

  • Gilmar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vai chegar a hora que o cofre não vai suportar, em Leverger a bomba explodiu com Faustino, entenda o caso, Glorinha segurou falcatruas de Faustino, Edu de Glorinha e Faustino de Edu. O ex-prefito Dr.Ismael que sucedeu Edson Gonçalves do mesmo time do trio citado, recebeu a Prefeitura falida é até sem cadeira para sentar, no final de sua gestão entregou para Faustino saneada.
    A camara Municipal vem sendo saqueada a anos e tudo indica que vai continuar, alô Toninho de Souza cuidado !!!!!

  • Anônimo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • José Carlos Araújo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Isso prova que, quando entram no Poder - dão a vida para não sairem.

    É dinhero demais caros internautas, e entra no bolso muito fácil. A partir dai se forma uma corja inescrupulosa e muitas vezes impiedosos que apenas pensam Neles e mais ninguém.

    Uma verdadeira babaquisse!

  • Luiz Carlos Campos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse mesmo grupo constituiu o que se chama de curral. Assim, nas eleições, esses parlamentares conseguem o número de votos de que necessita, o suficiente para se eleger. Chega a ser estranho, até porque, passado o período eleitoreiro, não aparece ninguém que afirma ter votado numa Chica Nunes, por exemplo.

  • GONÇALINA BEIRA RIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ME EXPLICA UM A COISA XÔ MANO,CADÉ VERGONHA NA CARA ?,CADÉ VALORES FAMILIARES? RELIGIOSOS,NADA DISSO EXISTE PARA ESSES VEREADORES?

    SERA QUE OS NOVOS VEREADORES,JÁ FORAM INOCULADOS COM O VIRUS DA FALTA DE VERGONHA E CARATER?

    CADÉ O MINISTERIO PUBLICO ? TRIBUNAL DE JUSTIÇA? CADÉ A POLICIA PRÁ ACABAR COM ESSE ASSALTO AOS COFRES PUBLICOS,SERÁ QUE A CONDENAÇÃO DA CHICA NUNES,RIVA , BOSAIPO E LUTERO VAI ACABAR EM PIZZA??

    ALO POVO CUIABANO,TÁ NA HORA É DE NÓS TOMARMOS VERGONHA NA CARA , E BOTAR ESSA TURMA PRÁ CORRER NO VOTO,NAS URNAS,SÓ NÓS PODEMOS FAZER ISSO,JÁ QUE OS ORGÃOS DO ESTADO,SÃO INCOMPETENTES E OMISSOS.

  • waldir balduino | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    nada neste país será dificil de acreditar; tudo que
    aqui esta acontecendo é fruto de um intenso desca
    so com a EDUCAÇÂO, pois a nossa população, na sua grande maioria deixa-se corromper pelos pode-
    rosos (políticos) em época de eleição; não têm o
    dissernimento de imaginar que a venda do seu vo-
    to, que seria realmente a arma mais poderosa pa-
    ra mudar tudo isto, será usado apenas para que
    pessoas sem escrupulos e amor ao próximo, estão
    apenas querendo galgar ou continuar no poder para
    pissotear sôbre o erário publico. Não me causa es-
    tranheza termos membos desta qualidade em comando das diretrizes deste sofrido povo. Pobre
    BRASIL, que tem um Judiciário que quase totalmente
    é corrompido e vive às espenças dos corruptores. Po-
    bre vai para cadeia por mínimo que for o seu delíto,
    ás vezes para matar a fome dos seus filhos mas,
    ricos e poderosos respondem processos em liberda
    de, principalmente se ocupar cargo politico, porque
    existe a tal imunidade que serve apenas para acober
    tar as mazelas dos crapulas que ocupam o poder.

  • Marly de Oliveira Nataf | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Meus pensamentos vão de encontro a gestão ( pouco clara!!) da Dep. Chica Nunes. a onde estão as punições para a política que é acusada de desvios na ordem de R$ 6.000.000 de reais. Será que o mesmo grupo vai voltar a mandar na casa. Bosaipos, Rivas e outros com a palavra !!
    Será que teremos exclarecimentos ,ou ............ nada !
    mais uma vez o povo que se lixe !!

  • CARLOS F. EDUARDO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Fagner Rodrigo de Oliveira Feitosa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eu fico impressionado como a população cuiabana aceitar de tal maneira que pessoas como essas ainda legislem em nossa
    capital.Lueci acabou com a assistência social do municipio
    Lutero com apoio que ninguém entende a força que este homem tem,sem ter feito nada nem pela cidade e nem na Presidencia da camara e agora podem ter certeza que o rombo será maior,pois estão todos juntos com essa Deputada
    que nos envergonha com tanta malandragem e um outro Deputado que nem sabe onde realmente fica como Chefe da Casa Civil como Parlamentar ou então fique de licença médica para puxar o saco da turma da botina e quem sabe um dia conseguiremos sair enfim das mãos destes crápulas!

Beco do Candeeiro só abrirá em abril

Carlina 400   A secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Jacob (foto), em visita ao Grupo Rdnews, revelou que a revitalização do Beco do  Candeeiro, que foi concluída em janeiro, será entregue à população em abril, nas comemorações dos 302 anos de...

Águas, expansão e investimentos

william figueiredo 400 aguas cuiaba curtinha   O diretor-geral da Águas Cuiabá, executivo William Figuereido (foto), disse, em visita à sede do Rdnews, quando aproveitou para conceder entrevista à tv web Rdtv, que a concessionária já distribui água para toda Cuiabá e que, em quase quatro anos...

Creci combate empresas irregulares

benedito odario 400 curtinha   O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado, Benedito Odário (foto), aproveitou a operação desenvolvida na quinta, com apoio da Polícia Civil e da Decon, para enfatizar que não dará trégua àquelas empresas que, irregularmente,...

Cuiabá paga fevereiro aos servidores

emanuel pinheiro 400   A Prefeitura de Cuiabá quitou nesta sexta (26), último dia útil do mês, a folha de fevereiro. Desde quando assumiu o Palácio Alencastro, em janeiro de 2017, o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) tem conseguido pagar o funcionalismo dentro do mês trabalhado. Aliás, essa prioridade,...

3 deputados sob certa cordialidade

janaina riva 400 curtinha   Max Russi, Eduardo Botelho e Janaina Riva (foto), que mandam na Assembleia, demonstram entre eles um certo clima de cordialidade, mas chegaram a entrar em queda-de-braço até fechar um novo acordo político sobre a Mesa Diretora. Com a decisão do Supremo de veto a Botelho no comando do...

Expediente na AL só a partir do dia 8

max russi 400   Por causa do aumento da taxa de incidência de Covid-19 entre servidores e parlamentares, as atividades presenciais da Assembleia foram suspensas na quinta (25). O expediente só retoma em 8 de março. Neste período, estão sendo mantidas somente as atividades estritamente essenciais para o...