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Quarta-Feira, 22 de Julho de 2009, 10h:27 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

COPA 2014

Metrô não sai; Chapada e Barão são excluídos de obras


Mapeamento mostra os investimentos previstos nas 12 sedes da Copa - clique na imagem e confira

    A Copa do Mundo de 2014 vai motivar investimentos de R$ 79,4 bilhões nas 12 sedes brasileiras. Somente em Cuiabá serão necessários pelo menos R$ 3 bilhões, provenientes dos governos municipais, estadual e federal, além da iniciativa privada. O setor de transporte da Grande Cuaibá receberá pelo menos R$ 2,5 bilhões. Destes R$ 650 milhões vão ser utilizados na construção de quatro corredores de ônibus totalizando 57,5 km, cinco viadultos, quatro pontes, um túnel, além da ampliação e duplicação de avenidas.

    Está previsto mais R$ 1,9 bilhão na construção de um corredor com extensão de 11,5 km com veículo leve sobre os trilhos, o famoso metrô de superfície. Em todas estas obras os recursos serão advindos do Ministério da Cidades, do governo estadual e da iniciativa privada. A viabilidade econômica do metrô ainda passa por estudos.  Preliminarmente, técnicos teriam emitido parecer pela inviabilidade de sua implantação.

   Na reforma e ampliação do aeroporto internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, vão ser investidos R$ 330 milhões, sendo R$ 30 milhões pela Infraero na reforma de alas do aeroporto e outros R$ 300 milhões, advindos dos governos estadual e federal, para construção de uma nova ala aereoportuária com capacidade para atender a 4,5 milhões de passageiros por ano. Esses projetos são destaques no site G1, do grupo Globo, desta quarta (22).

   Na infraestrutura esportiva, o Comitê pró-copa de Mato Grosso prevê investimentos de R$ 455 milhões, sendo R$ 430 milhões destinados ao novo estádio Verdão e outros R$ 25 milhões para construção de pelo menos dois centros de treinamentos. No projeto incial, estavam previstos quatro espaços destinados ao treinamento das equipes (em Várzea Grande, Chapada dos Guimarães (2) e outro em Barão de Melgaço). Como a Fifa exige que os locais não podem estar localizados a mais de 20 km do estádio, a tendência é que os centros de treinamentos sejam implantados somente em Cuiabá e Várzea Grande. Para angariar os R$ 455 milhões, o governo Blairo Maggi (PR) quer a ajuda da iniciativa privada, do Fundo Pró-Copa, que hoje tem R$ 100 milhões, além de recursos carimbados no orçamento do Estado.

    Outro área que receberá investimentos é o do turismo. Serão R$ 500 milhões para ampliar e reestruturar as cidades turísticas que estão localizadas num raio de 200 km de Cuiabá. Os recursos devem vir do Ministério do Turismo por meio do Prodetur, programa de financiamento do Banco Mundial, que arcará com 40% das obras e do governo estadual que vai cobrir os outros 60% de investimentos. Há ainda alguns projetos que passam pelo processo de “maturação” da ideia, como é o caso da construção de quatro parques de eventos em Cuiabá e outros dois em Várzea Grande. Ainda não há valor estimado para a execução do empreendimento, mas as prefeituras terão de arcar com parte dos recursos destinados à construção desses espaços. (Patrícia Sanches)

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Comentários (10)

  • alfredo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
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    sabe o que esta estragando o pac, e o inicio das obras, são as brigas politicas....psdb, pr, e outras siglas....não estão na mesma sintonia....o pr ta distante da população....onde na epoca das eleições distribuem dimdim....

  • Marcos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
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    isso é uma vergonha.

    a fifa deveria rever a copa em mt.

  • Silvio Barreto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
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    Considero importantissimas as seguintes obras:

    1 - Revitalização do centro Histórico, visando dar sustentabilidade turística após a Copa;

    2 - Troca de todo sistema de drenagem de águas pluviais do Centro, pois as manilhas de drenagens encontram-se sub dimensionadas;

    3 - Por que não ligar a Miguel Sutil à Av. Beira Rio? com pistas duplas?

    4 - melhorar/disciplinar o comércio ambulante;

    5 - Recapear 80% das principais vias da Capital;

    6 - A Av. das Torres foi uma excelente obra da Prefeitura de Cuiabá, como não viamos há décadas, porém, se a Av. parar na Av. Dante de Oliveira ou Jurumirim fica sem sentido pois têm horários que formam engarrafamentos enormes para se chegar na Miguel Sutil...a solução seria a continuidade até a Av. do CPA...

    7 - Espero

    No mais, desejo sabedoria aos gestores de recursos públicos para que saibam aplicá-las de maneira que os cuiabanos usufruam dos benefícios por muito tempo...

  • leila | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
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    caro eleitor vamos dar oportunidade para explorar o municipio de santo antonio, tem um potencial turistico muito grande, só tem que colocar secretario competente.para ter visao é articular com o rodrigo figueredo, traga para a sua cidade natal a copa.

  • marta | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
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    hum.....estam acordando para a realidade?

  • Jean M. Van Den Haute | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
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    Quém pode falar que nos vamos ter corredor para ônibus, viaduto, tunel etc. ??? O que dita a Lei não foi feito, ou seja não foi elaborado o Plano Setorial Estratégico de Transporte e Mobilidade Urbana do Aglomerado Urbano Cuiabá/Várzea Grande. É este plano que indica o que se deve fazer ou não. Qualquer outro jeito é abuso de poder. O Governador não é o dono da Capital e muito menus a FIFA. - Jean M. Van Den Haute - Diretor Técnico e Representante da ASSUT-MT, no SNDU, Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, encarregado da aplicação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano visando acabar com os 40 anos de atraso político, jurídico e técnico que sofrem as grandes cidades brasileiras.

  • Wilson Lutero | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
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    Já que estamos em fase de sugestões apresento algumas:
    1 - Construção de um hospital para atender a população;
    2 - Construção de um local onde possam realmente reabilitar infratores;
    3 - Construção de um local onde se possam, tambem reabilitar os menores infratores;
    4 - Construção de um asilo publico onde possam dar um final de vida com mais humanidade aos nossos velhos, pois a muito acabou-se o respeito da familia pelos mesmos;
    5 - Construção de uma creche publica onde se possa deixar os filhos enquanto as mães trabalham;
    6 - Construção de uma faculdade com varios cursos com educação de qualidade para que se possa dar um futuro mais promissor aos nossos jovens;
    7 - Rodovias trafegaveis;
    8, 9, 10. . . Construção e melhorias em todo o nosso valoroso estado de Mato Grosso, de obras visando o bem estar da coletividade por muitos e muitos anos, contribuindo assim para um melhor padrão de vida de nossos cidadãos contribuintes.

  • luisantonio@hotmail.com | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
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    Embora o PANTANAL seja o simbolo da Copa 2014 em Mato Grosso, como morador de Poconé espero que realmente seja dado a oportunidade para que alguma obra venha para este municipio e não fique como sempre usando a imagem do pantanal e o municipio mesmo nada. Chega de explorar...pois a população estará organizada.

  • Edvaldo do Plano de Saúde | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
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    Quem viver, verá...

  • Professor vilson | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
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    Barao de Melgaço, o municipio mais pantaneiro,merece mais respeito. Os dirigentes da FIFA nao sabem nada sobre o nosso PANTANAL. Que vergonha....

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