Últimas

Sexta-Feira, 31 de Outubro de 2008, 14h:02 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

LEGISLATIVO

Ministro participa de ato a 11 constituintes de MT


 Gilmar Mendes presta homenagem a Dante, em ato nesta 6ª
Foto: Flávia Borges

   O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro mato-grossense Gilmar Mendes, participou da sessão especial realizada pela Assembléia Legislativa em comemoração aos 20 anos da criação da Constituição Federal. Os trabalhos para sua promulgação começaram no dia 1º de fevereiro de 1987 e foram realizados por 559 parlamentares. Foram necessários 18 meses de discussões até que a Magna Carta fosse finalmente promulgada.

   Ela substituiu a Carta Magna imposta pelo regime militar em 1967. O ministro fez questão de homenagear o ex-governador de Mato Grosso, Dante de Oliveira. "Quero homenagear esse grande brasileiro, criador da emenda das Diretas Já. Foi ali que tudo começou", diz o ministro.

   Ele ressaltou ainda que durante a promulgação da Constituição Federal, o país passava por um momento complicado. "Foram momentos muito difíceis. Estávamos sob forte pressão da ditadura militar", destacou ele. Durante a solenidade, 11 políticos mato-grossenses da bancada federal da época, sendo 8 deputados federais e 3 senadores, foram homenageados por serem constituintes. (Flávia Borges)

Os constituintes da bancada federal de MT
Antero Paes de Barros Neto
Joaquim Sucena Rasga
Jonas Pinheiro da Silva (falecido)
Júlio José de Campos
Manoel Antonio Rodrigues Palma
Norberto Schwantes (falecido)
Osvaldo Roberto Sobrinho
Percival Santos Muniz
Ubiratan Francisco Vilela Spinelli
Lindberg Ribeiro Nunes Rocha
Roberto de Oliveira Campos (falecido)

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • Anderson | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse tal Gilmar Mendes é uma grande vergonha para nós de MT pois o mesmo é um sujeito que atropela as leis para se fazer a sua própria vontade!
    Lembremos do caso Daniel Dantas!

  • Mauricio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    PARABÉNS!!

    MINISTRO, TENHO CERTEZA DE QUE NÃO TOMARÁ CONHECIMENTO DESSE COMENTÁRIO, PORÉM SE NOS DESSE A HONRA DE LÊ-LO FICARIAMOS AINDA MAIS GRATO. V.EXa. É UM FERRENHO DEFENSOR DA DEMOCRACIA E DO CONSTITUCIONALISMO MODERNO. NOS HONRA MUITO SUA LUTA DIÁRIA EM RESPEITO À LIBERDADE, QUE PARA NOSSA CARTA MAIOR É REGRA. SABEMOS QUE A SUA DEFESA INCONTESTE DA DEMOCRACIA E DA LIBERDADE TEM INCOMODADO PESSOAS QUE ACHAM QUE VIVEMOS NUM ESTADO POLICIAL E QUE POLÍCIA NÃO ERRA, ALIÁS MUITAS PESSOAS NÃO SE DERAM CONTA DE QUE VIVEMOS NUMA DEMOCRACIA, ONDE O PODER EMANA DO POVO. É TRISTE QUANDO PESSOAS AGEM COMO SE VEVÊSSEMOS AINDA NUMA DITADURA ONDE HÁ OS QUE MANDAM E OS QUE OBEDECEM. A PESSOA QUE ME ANTECEDEU NO COMENTARIO,FOI UM TANTO INFELIZ, NINHA OPINIÁO LIVRE QUANDO O TAXA COM ADJETIVOS PITORESCOS, PARECE QUE NÁO ENTENDE O QUE SIGNIFICA A CONSTITUIÇÃO E O QUE ELA REPRESENTA PARA UM POVO E UMA NAÇÃO. SO TENHO A PARABENIZAR, CONTINUE SENDO ESTE COMBATIVO E FERRENHO DEFENSOR DA DEMOCRACIA E DAS LIBERDADES, O POVO TEM MUITO A APRENDER COM V. EXA. SEER LIVRE REQUER RESPONSABILIDADE QUE MUITOS NÃO ESTÃO DISPOSTOS A TER. SUA ATUAÇÃO NOS ENCHE DE ORGULHO.

  • Pedro Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É o nosso Min. Gilmar tem coerência. Está sempre à direita.

  • Anônimo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    realmente, faltou o nome de marcio lacerda

  • Maria de Jesus Santos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Precisamos verificar como votou cada um dos deputados constituintes naquela época. Quanto ao Ministro Gilmar, sabemos todos como chegou ao STF. E quanto aos puxa sacos existirão sempre e agem sempre do mesmo modo!!!!

  • Creuzinalda C Ferreira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Romilson, gostariamos que voce corrigisse o nome de um dos nossos constituintes, nao e Lindberg e sim Louremberg Ribeiro Nunes Rocha! O Lindberg foi prefeito em Poxoreo por varios mandatos, foi Diretor Administrativo/Finanaceiro da Secretaria Municipal de Saude de Cuiaba, mas nao foi um dos Constituintes Federais.

  • pantaneiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    esse gilmar mendes é uma vergonha para mato grosso.

    vide algemas daniel dantas.

  • Hélio Augusto Gomes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Ressalva:Na liste dos Constituinte de 1988, faltou o Senador Márcio Lacerda. O Norberto Schwantes era suplente.

  • ADEMAR ADAMS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Um homem que rasga seguidamente a Constituição, se torna um herege ao vir com esse discurso.
    Quem quer ver uma de suas aprontadas, leia a Resolução 52 do coloendo Conselho Nacional de Justiça.
    Eu como mato-grossense tenho vergonha de te-lo como ministro do STF. Ele envergonha a nossa suprema Corte.
    Recomendo a leitura da reveistas Carta Capital que tem Gilmar na capa ÀS FAVAS COM A ÉTICA.

  • Carlos Henrique de Mendonça | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Olha, acho que há enganos aí...
    Não era o Lindberg o senador e sim LOUREMBERG, Antero não fazia parte dos constituintes, Roberto Campos tbm não,os senadores de MT eram: Louremberg, Márcio Lacerda, não lembro o que tinha ficado, o outro... Armando Amigo do presidente era deputado federal... O que lembro só!
    Abraços

Juca e os 7 secretários da Câmara

andre pozetti 400 curtinha   O presidente Juca do Guaraná definiu sete dos nove secretários que vão ajudá-lo a administrar a Câmara de Cuiabá. O secretário de Administração é Bolanger José de Almeida. O coronel PM da reserva Edson Leite conduz o Patrimônio e...

Morre mais um pastor da Assembleia

pastor jose alves de jesus 400   A Covid-19 transforma mais um pastor da Igreja Assembleia de Deus em vítima fatal. Morreu nesta terça José Alves de Jesus (foto), que presidia há vários anos o Campo Eclesiástico Autônomo da Igreja de Primavera do Leste e região. Ele estava hospitalizado com o...

Mauro e os "cabeças chatas" do CE

mauro mendes 400   O governador Mauro Mendes está disposto a conhecer a experiência da  educação pública  do Ceará, que há anos apresenta os melhores índices no Ideb e é orgulho dos irmãos Ciro e Cid Gomes, ex-prefeitos de Sobral e ex-governadores. Até pretende...

Seduc e microônibus para municípios

alan porto 400 curtinha   A secretaria estadual de Educação, sob Alan Porto (foto), tem buscado parcerias com prefeituras para construir quadras poliesportivas, laboratórios de informática e escolas, além de ampliar salas de aula, adquirir ares condicionados e microônibus escolares, de modo a atender...

Emanuel é quem mais realizou obras

emanuel pinheiro 400 curtinha   Um levantamento da empresa Percent Pesquisa & Consultoria, feita em Cuiabá entre os últimos dias 13 e 14, destaca que, na percepção de 49% dos cuiabanos, o prefeito reeleito Emanuel Pinheiro (foto) foi o que mais fez obras e serviços. Em segundo lugar, com 19,8%, é citado...

Emendas ajudam Unemat de ROO

thiago silva 400 curtinha   Em reunião com o reitor da Unemat, Rodrigo Zanin, e com o pró-reitor Alexandre Porto, o deputado estadual Thiago Silva (foto) tratou da emenda de R$ 1 milhão para manter o curso de direito e abertura do de jornalismo em Rondonópolis neste ano. E, juntos, definiram o modelo de...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.