Últimas

Segunda-Feira, 28 de Dezembro de 2009, 18h:39 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

Denúncia

Moradores de Cuiabá reclamam de falhas no Disk-Silêncio

   O serviço Disk-Silêncio, da Prefeitura de Cuiabá, está mesmo em silêncio. Moradores têm recorrido ao número anunciado pela assessoria do prefeito Wilson Santos (PSDB) para denunciar incômodos devido à poluição sonora, mas reclamam que não há resposta. A servidora Sandra Borges se mostra frustrada com as falhas do serviço, apesar do tucano divulgar o Disk-Silêncio como mais uma iniciativa inovadora e bem-sucedida da administração municipal.

   Moradora do bairro Poção, na região central, Sandra reclama que em duas ocasiões precisou recorrer ao Disk-Silêncio, mas em nenhuma delas obteve resposta. Sem conseguir dormir na madrugada de domingo devido a uma festa promovida pelo vizinho, Sandra conta que entrou em contato com os policiais militares. Eles informaram que o serviço é de competência da prefeitura. “Mas em todas as vezes que disquei para procurar ajuda, os dois celulares do Disk-Silêncio estavam desligados”.

   Por mês, o Disk-Silêncio recebe uma média de 160 ligações. O problema é que o serviço, segundo os moradores, não está mais funcionado depois das 24 horas, pois os fiscais não estariam recebendo adicional noturno e de insalubridade. O telefone 9982-3210 deveria funcionar todos os dias, mas sempre está desligado.

   A lei do silêncio prevê multa de até R$ 1,5 mil. O limite de barulho para áreas residenciais é de 55 decibéis durante o dia e 45 decibéis durante a noite. Em áreas diversificadas, o barulho pode chegar até 65 decibéis durante o dia e 55 à noite. Para fazer a aferição é necessário o acompanhamento de uma equipe do disque-silêncio, já que a polícia militar não conta com o equipamento necessário.

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • Leny | Sábado, 28 de Abril de 2018, 23h40
    0
    0

    O mesmo incomodar me persegue todos os finais de semana.Moro na favela 8 de abril próximo do presídio Carumbé e as vezes que necessito de apoio do disksilencio,eles não tem sido prestativos.Estao sempre alegando que já tem ocorrências antes da minha é que vão passar assim que puderem.Quando chega às duas da manhã eles desligamento celular e não atendem mais ninguém Já tenho conhecimento por pessoas que trabalham na delegacia do meio ambiente que há comentários entre eles que só atendem os casos que mais interessa a eles,é que voltam para o ambiente de trabalho e vão dormir até que se cumpra o horário de trabalho deles.Isso é um absurdo.Eu tenho uma senhora doente com sequelas de AVC e TDS os finais de semana sofro com o barulho dos meus vizinhos com festas que vão até no dia raiar.Acredito que o ministério público poderia intervir, disponibilizando homens do exército com estes aparelhos para ajudar a quem necessita,aquém no.outro dia precisa levantar cedo para trabalhar.pous se a prefeitura não tem veículos e nem.pessoal suficiente para o serviço, que peça apoio ao governo federal.Pous independente de decibéis,existe a lei do silêncio,é independente de horário, qualquer cidadão que se sinta prejudicado sendo de dia ou a noite, deve ter seu sossego resguardado.Existem pesquisas mundias das quais citam que o barulho de som mecânico ou automotivo causam graves doenças ao ser humano.Dessa forma o.ministerio da saúde também com o órgão competente para promover a saúde pública,deveria levantar está bandeira.No Canadá é terminantemente proibido som automotivo ou mecânico em bairros residenciais.Naquele país existem casas apropriadas para festas e eventos,todas fechadas e com.paredes acústica.Infelizmente quero que os interessados nesse assunto leiam minha indignação,pois estou doente emocionalmente por conta desse barulho infernal.Pago meus impostos e vejo.os marginais dos vizinhos se divertindo com essa situação.Pobre Estado de Mato grosso que realmente está falido em TDS os aspectos.Nem prefeitura,nem governo do Estado tem moral para dar a população resposta

  • POLUIÇÃO SONORA CUIABA | Sábado, 16 de Fevereiro de 2013, 18h52
    1
    0

    É incrível...os responsáveis pelo disque silencio deveria se manifestar, pois por mais que tenha mudado o prefeito esse órgão não funciona, é incrível a falta de comprometimento deles, tá cheio de baderneiros na cidade com seus carros equipados com som incomodadendo tanta gente boa por ai , e eles vão em igreja multar..???é brincadeira...Assim é facil!!!!não sei até quando isso vai continuar, quero aproveitar e convidar a comunidade para fazer parte de nossa pagina no facebook, para discutirmos essa situação.. e quem sabe chamar a atenção das autoridades com relação a esse PROBLEMA

  • SIDNEY | Terça-Feira, 25 de Dezembro de 2012, 20h21
    0
    0

    OS NÚMEROS NO QUAL A PREFEITURA INFORMA NÃO FUNCIONA POIS SERIA BOM SE ALGUM SERVIÇO DO GOVERNO FUNCIONASSE A FAVOR DA POPULAÇÃO. POIS TENHO UM VIZINHO POR TER UM AMIGO POLICIAL COLOCA O SOM NAS ALTURAS AINDA MAIS QUE TENHO CRIANÇA PEQUENA O QUE ME DEIXA COM MAIS RAIVA E QUE PAGO OS IMPOSTO PRA TER UM SERVIÇO DE MERDA. E UM POLICIAL QUE DEVERIA DAR O EXEMPLO SEMPRE PARTICIPA DAS BAGUNÇA SEM PENSAR NAS PESSOAS QUE PAGAM O SALÁRIO DELE. E ASSIM FICA MINHA INDIGNAÇÃO COM OS SERVIÇOS PÚBLICOS NO QUAL OFERECEM A POPULAÇÃO. E SE POR ACASO FOSSE AO LADO DA CASA DO PREFEITO OU GOVERNADOR SERÁ QUE ELES FICARIAM NA MÃO COMO NOS FICAMOS?

  • Odilor | Quinta-Feira, 16 de Agosto de 2012, 17h00
    1
    0

    Por falar em barulho, a Lanchonete O Corujão, na Av. Mato Grosso, funciona das 18.00 hs até as 7.00 da manhã. Lá eles colocam uma música de péssimo gosto, em um volume alto, não deixando ninguém dormir nas proximidades. Além da música, fica uma gritaria de bêbados. Já fiz várias reclamações, mas nunca tomaram providências.

  • rogerio | Sábado, 12 de Maio de 2012, 19h07
    0
    0

    o disk silencio de cuiaba é uma verdadeira vergonha pois uma cidade que esta preste de ter uma copa do mundo e tem um servico que não funciona como esse é triste mais é a realidade espero que os politicos daqui tomão vergonha na cara e crie projetos que realmente funcione

  • Caroline | Domingo, 11 de Março de 2012, 04h39
    0
    0

    Nunca consigo reclamar no disk silêncio. Nos fins de semana o número de celular está sempre desligado. Agora mesmo são 4:36 da manhã e eu não consigo dormir por causa de um baile funk que acontece praticamente todo sábado num tal 'Casa Vip' que tem na avenida Brasil (CPA). A altura do som é um verdadeiro abuso. Até defunto deve acordar. E ninguém pode fazer nada, pois o número do serviço nunca atende.

  • Sara | Sexta-Feira, 02 de Setembro de 2011, 22h30
    0
    0

    Além do som que incomoda, meus vizinhos resolveram acender uma churrasqueira e toda a fumaça da churrasqueira vem pra dentro do meu apartamento, nesse caso, devo reclamar para quem? Som e Fumaça, para quem tem rinite alérgica e trabalho no outro dia cedo...

  • josé rodrigues | Segunda-Feira, 02 de Maio de 2011, 08h53
    0
    0

    no bairro bandeirante na rua alberto velho moreira nº 121 tem um lavajato que é um inferno de barulho dia e noite não tem hor´rario de funcionamento domingos feriado e uma pertubação total,porq FISCALIZAÇÃO NÃO vem até esse estabelecimento sendo q é au lado da secretaria do meio ambiente.oa setaria tem vinculo com esse lavajato?

  • Vladimir | Quarta-Feira, 30 de Dezembro de 2009, 11h39
    0
    0

    Ledo engano quando a PM informa que o serviço é de responsabilidade da Prefeitura. O serviço foir criado em várias cidades do Brasil para servir de aopio a PM, mas o que esta havendo em Cuiabá é uma inversõ de valores e creio ser de muita má fé isso. Saibam que existe no Código de Contravenção Penal o Art. 42, que trata da perturbação do sossego lheio, ou seja, é problema da polícia. O policial tem de atender ao chamado do cidadão, é obrigação e dever. Deveria assim, mas não é, pois ao ligar no 190 o cidadão incomodado escuta o atendente dizer que esse serviço cabe ao município e passa o número do Disque Silêncio. Isso é crime de omissão! O PM pode atender ao chamdo e como autoridade constatar o disturbio sem a necessidade do decibelímetro, este serva apenas para o Código Municipal posturas, que trata da infração, onde o mesmo determina os níveis permitidos em determinadas áreas urbanas. Para o policial basta solicitar que abaixe o som, caso não for obedecido ou após a saida da PM voltar a aumentar o som, pode prender a pessoas por estar promovendo destúrbio do sossego alheio, que tem previsão no código de pena de prisão e multa. PORTANTO MORADORES DE CUIABÁ, NÃO SE ENGANEM, A PM TEM OBRIGAÇÃO DE ATENDER AOS SEUS CHAMADOS! POIS ENQUANTO EXISTIR O ART 42 NO CÓDIGO DE CONTRAVENÇÃO PENAL, A PM É A PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELO PROBLEMA DE INCÔMODO DO SESSOGO, SEJA ESTE COUSADO QUALQUER TIPO DE BARULHO. Se a PM quiser encaixar o contravenssor em mais um artigo, pode esta solicitar o Fical que é Técnico e este fará a aferição, onde poderá constatar que o limite mínimo esta sendo desrrespeitado. Mas este é outro caso, onde existe outro tipo de punição, mas que não desafeta o Art. 42 da lei de contravenção penal. A PM tem que deixar de ser omissa, até porque, o seu contingente é muito, mas muito maior que os dos Fiscais municipais. E mesmo que todos eles pudessem agir nesses casos, não seria suficiente para atender uma cidade de mais de 600 mil habitantes, onde se dessa quantia, 30 resolver fazer baderna, já gera um caos. E saibam, isso é um número bem menor que a realidade de Cuiabá. Então antes de criticar a Prefeitura, se informem e busquem seus direitos com quem tem a obrigação de zelar pelo seu bem estar e sua segurança. E quem tem essa obrigação é a Polícia Militar.

Lei em Cuiabá veta cortar luz e telefone

misael galvao 400 curtinha   Seguindo exemplo de outros municípios, a Câmara de Cuiabá, sob Misael Galvão (foto), rejeitou veto do prefeito Emanuel e promulgou uma lei, que proíbe empresas de gás e concessionárias de serviço público de energia elétrica, no caso a Energisa,...

Visita a todos setores e agradecimento

domingos neto tce 400 curtinha   Numa demonstração de humildade e respeito aos servidores, o presidente do TCE Domingos Neto visitou nesta 4ª todo os setores do Tribunal para agradecer pessoalmente o esforço, dedicação e a contribuição de cada colaborador para que sua gestão do...

Equipe, foco e elogios ao governador

mauro carvalho 400 curtinha   Mauro Carvalho (foto), o número 2 do Palácio Paiaguás, faz questão de destacar que o governador Mauro Mendes está fechando o 1º ano de mandato sem promover uma única mudança no quadro dos 16 secretários, incluindo os que comandam a CGE e PGE. Entende isso...

Até Galvan quer o Senado pelo agro

antonio galvan 400 curtinha   A eleição suplementar ao Senado para início de 2020 começa a despertar interesse de diferentes setores. Só dos chamados representantes do agronegócio são pelo menos quatro possíveis candidatos. Até Antonio Galvan (foto), presidente da Aprosoja Mato...

Sem elo com a servidora denunciante

abilio 400 curtinha   Sob investigação da Comissão de Ética da Câmara de Cuiabá por causa de reincidentes casos de quebra de decoro, Abílio Brunini (foto), em nota, contesta o colega Juca do Guaraná, que divulgou imagens e afirmou que o vereador do PSC esteve no Hospital São Benedito e...

Goleada na cassação no TRE e no TSE

edson fachin 400 curtinha   No TRE-MT, em abril, a juíza aposentada e senadora Selma Arruda, que trocou o PSL pelo Podemos, teve o mandato cassado por unanimidade. No julgamento do recurso da parlamentar no TSE, nesta terça, o placar também foi "elástico": 6 a 1. Somente o ministro Edson Fachin (foto) votou acatando o...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.