Últimas

Quinta-Feira, 12 de Junho de 2008, 08h:47 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

PESAR

Morre, aos 70 anos, a ex-prefeita de Cáceres

  Faleceu nesta quarta (11), aos 70 anos, por volta das 23h30, Ana Maria da Costa Faria, a Nana Faria, ex-prefeita e ex-vereadora por Cáceres. Hoje, exercia o cargo de vice-presidente da Junta Comercial do Estado. Ela foi vítima de uma meningite pneumológica, que resultou numa parada cardiorespiratória. Estava internada desde a última segunda (9), no Hospital Regional do município. Além da meniginte, Ana Maria era diabética e hipertensa, o que dificultou ainda mais o seu quadro clínico, vindo a falecer.

   Nana Faria, que não deixou filhos, dedicou a maior parte da sua vida à Congregação das Irmãs Azuis que administra o Hospital São Luiz em Cáceres há mais de 50 anos. Era filiada ao PR. O seu corpo está sendo velado em sua residência. O sepultamento está marcado para às 16h desta quinta (12) no cemitério São João Batista, em Cáceres. (Pollyana Araújo)

Postar um novo comentário

Comentários (12)

  • Julio José de Campos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Lamento profundamente o falecimento da nossa querida amiga e companheira Nana Farias,uma das grandes lideranças politica e adminstrativa de Cáceres e do Oeste Matogrossense.Conheci Nana,quando fiu trabalhar como Engenheiro Agronomo da CODEMAT em l970,já trabalhando como diretora do Hospital das Irmãs Azuis e coordenadora do INANPS na região, sempre abnegada servidora dos mais humildes e pobres da Grande Cáceres.Todos os doente da antiga Colonia Estadual do Rio Branco,hoje composta de vários municipios como rio Branco,Salto do Céu, Reserva do Cabaçal,Lambary do Oeste,eu encaminhava para tratamento de saude em Cáceres, e quem recebia-os e ajudava na sua recuperação era Nana, por isso quando fui eleito Governador do Estado de M.Grosso,em l982 pelo PDS, recusei todas as indicações politicas e resolvi nomear Ana Maria da Costa Farias,para ser a Prefeita Municipal de Cáceres,já que lá era municipio tido como de segurança nacional ,por ser fronteira com a Bolivia,e o Prefeito teria que ser nomeado pelo Governador do Estado,com aval do Presidente da República. Causou espanto e adminração o meu gesto de nomear uma mulher,sem tradição politica alguma para um cargo tão ambisionado como de Prefeito de Cáceres,que na epóca era o terceiro mais importante municipio do estado. Mais creio que acertei em cheio,pois Nana sem duvida alguma ,com o nosso apoio e do proprio Governo Federal fez uma administração, seria,competente,moderna,e proficua a favor do povo Cacerence que ela tanto amava. Após os seus 3 anos de gestão, ela veio ser diretora da Codemat, e em l988 foi eleita Vereadora com grande votação polular.Tanto exercido com seriedade e competencia os seus dois mandatos na Camara Municipal.Sempre dirigente partidaria,comandou o PDS,PFL e agora estava filiada no PR e exercia o cargo de Vice Presidente da Junta Comercial do Estado(JUCEMAT).Perde Cáceres e Mato Grosso,uma grande mulher, simples ,humilde, servidora exemplar, e extremamente religiosa, temente a Deus, e defensora dos dogmas da Igreja Católica, devota de N.S.Aparecida. Fico imensamente triste de estar fora de Mato Grosso hoje e não poder ir a Cáceres, levar aos seus familiares e correligionários ,a Congregação das Irmãs Azuis, a Diocese de Cáceres,e ao povo Caceres,o nossos votos de pezar e profundos sentimentos por essa grande perda. Eu, Isabel ,e meus filhos Laura,Consuelo,Silvia e Julio Neto, atraves do RDNews queremos formar uma corrente de orações com todos os seus amigos,pelo seu descanso eterno, ao lado de Cristo e da mãe Maria, querida e inesquecivel amiga Nana.

  • joao arruda | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Uma grande perda para Cáceres e toda a região, Nana teve durante toda a sua vida uma dedicação impar as causas sociais no municipio, antes de ingressar na politica se postou junto as Irmãs Azuis, desempenhando inumeras atividades, foi dela a ideia de transferir a sede da prefeitura de Cáceres, da area central, como prefeita inovou, contribui muito no ambicioso projeto da ZPE, na instalação da Escola Agrotecnica Federal, teve participação decisiva na manutenção do IESC, hoje Unemat, durante a sua gestão entre 1983 a 1985, a instituição esteve a beira de fechar, ombreou junto com a comunidade a luta pela consolidação do Iesc, que hoje se tornou a universidade estadual.Nana por diversas vezes se envolveu em acidentes na pressa de transportar pacientes de Cáceres para Cuiabá, em sua velha Rural, quase sempre estava com pasta cheia de pedidos, de reinvidicações, uma batalhadora incansavel. Cáceres está literalmente de luto, pois perdeu uma das suas principais lideranças, uma autentica defensora da gente pantaneira. Vá com Deus Nana, a sua missão foi cumprida com exito.Do seu afilhado Joãozinho Arruda.

  • Wilson Kishi | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Registro neste site político a minha homenagem à Ana Maria da Costa e Faria, mais conhecida como NANA, mulher de fibra, de determinação, de grande valor humano, foi prefeita de Cáceres em 1982/1985 e vereadora por dois mandatos (1992 a 2000). Nesse período legislativo tive a satisfação e honra de conviver ao lado de Nana e assim testemunhar toda a grandeza dessa mulher. Falar de NANA é lembrar sua dedicação ao Hospital São Luiz. Falar de NANA é lembrar das ações sociais em defesa dos menos favorecidos. Falar de NANA lembra as Irmãs Azuis. Falar de NANA é falar de uma sempre amiga, independentemente de posição política. Você cumpriu seu papel aqui na terra e deixará saudades.

  • TÚLIO FONTES E FAMÍLIA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É COM PROFUNDO SENTIMENTO QUE RECEBEMOS A NOTÍCIA DO FALECIMENTO DA SRA. ANA MARIA DA COSTA E FARIA, A CONHECIDA EX-PREFEITA NANA.
    RESTA, NESTE MOMENTO DE DOR, PEDIR A DEUS QUE A ABRACE, ESTENDENDO O SEU AMOR A SUA FAMÍLIA.
    NANA, DESCANSE EM PAZ.
    TÚLIO FONTES E FAMÍLIA

  • Inês O. Martins | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É com muito pesar que acabo de ver a noticia do falecimento da Nana como era conhecida. A conheci no ano de 1972, qdo fui morar em CÁCERES. Há poucos dias a encontrei aqui em Cuiabá.Nos cumprimentamos e nos falamos. Imaginem, 70 anos, em plena atividade.Sempre a mesma, com o sangue político correndo nas veias e o mesmo espírito solidário de amor e de ajuda ao próximo que tanto a caracterizava. Que Deus a receba na nova morada,e nossas condolências aos seus famíliares. Inês Martins e família.

  • Gustavo M. Ninomiya | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É com muita dor que recebi esta notícia hoje cedo do meu pai. Tia Nana como nós chamávamos eu, Glauco e Glauton meus irmãos. Tínhamos todos nós uma admiração profunda por essa mulher guerreira, companheira e acima de tudo fiel. Meu pai Ninomiya, assim como minha mãe Eldimar enfim todos nós estamos arrasados por esta grande perda. Vai com DEUS e Nossa Senhora. Descanse em Paz.

  • ISABEL PINTO DE CAMPOS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Passei esta semana em São Paulo, para tratamento de saúde e infelizmente não pude estar com a família e amigos da Nana para lhe dar o último adeus.
    Maior do que a tristeza da notícia da sua morte, é a tristeza de não poder ter me despedido desta amiga querida.
    Nos últimos três anos tenho recebido muitas manifestações de carinho, mas, sem dúvida, entre meus amigos, ninguém foi mais presença, preocupação e carinho do que a Nana.
    Semanalmente eu recebia as garrafadas de ervas, a sopa de carne, recortes de reportagem sobre a cura do câncer e, principalmente, mensagens de oração e conforto.
    Nana foi mais do que uma amiga para mim e minha família. Agora, tenho certeza de que, além de amiga ela será mais um Anjo a zelar por mim.
    Nana querida, que pena que não trouxe para São Paulo o último presente que você me deu. O cobertor da Bolívia que me ajudaria a amenizar o frio que sinto, no corpo e na alma.
    Deus lhe abençoe e Nossa Senhora lhe acompanhe.
    Obrigada por tudo.

  • ricardo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    graças a Deus morreu

  • Benedito Paulo de Campos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É com grande pesar que recebemos a noticia do falecimento da Ex-Prefeita Ana Maria da Costa Farias que leva consigo um pouco da historia de Cáceres e Mato Grosso e deixa suas obras gravadas para posteridade.
    Enviamos à família as nossas condolências.
    Benedito Paulo de Campos

  • Silvana | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Olá sou sobrinha da Nana e gostaria muito se vcs podesse me enviar por E-mail essa foto separada. Ficaria muito grata grde abraço Silvana

Sorriso tenta aval para conceder RGA

estevam calvo 400   A Prefeitura de Sorriso quer pagar RGA aos servidores, mas não encontrou até agora respaldo legal para assim proceder, considerando a Lei Complementar 173/2020 que, no contexto da pandemia, proíbe reajuste no salário de servidores federais, estaduais e municipais até 31 de dezembro deste...

Ambulância doada pela CBF para MT

Aron Dresch 400   O governo estadual recebeu doação de uma ambulância da CBF como forma de reconhecimento à dedicação dos profissionais da Saúde e dos serviços que estão sendo prestados durante a pandemia. O Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, foi escolhido para...

Fávaro, relatório e vacina sem Anvisa

carlos favaro 400   O senador mato-grossense Carlos Fávaro (foto), eleito na suplementar do ano passado, está comemorando a aprovação pelos colegas do seu relatório ao Projeto 1315/2021, que libera a importação de vacinas e insumos para o combate à Covid-19 no Brasil e sem depender do...

TRE intima deputado pra se defender

gilberto cattani 400   O TRE já citou o deputado Gilberto Cattani (foto) e o comando do PRTB para se manifestar sobre o pedido do suplente Emílio Populo, que quer a perda do mandato do recém-empossado por infidelidade partidária. O relator é o jurista Sebastião Monteiro. Cattani apresenta defesa na...

DEM tem derrotados em 2020 pra AL

anelise silva 400   Alguns filiados do DEM do governador Mauro Mendes estão se movimentando por conta própria, visando as eleições de deputado estadual no próximo ano, alheios ao comodismo do presidente regional do partido, ex-deputado Fabinho Garcia. Em Cáceres, por exemplo, dois são cogitados para...

Vereadores vão devolver a VI de abril

agostinho carneiro 400   Presidida por Agostinho Carneiro (foto), a Câmara Municipal de Ribeirãozinho, um dos menores municípios do Estado, com cerca de 2,5 mil habitantes, decidiu suspender o pagamento da verba indenizatória deste mês de abril de todos os seus nove vereadores. Com isso, os R$ 9 mil que iriam para o...