Últimas

Terça-Feira, 01 de Julho de 2008, 10h:09 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

PESAR

Morre, aos 74, o comunista Carlos Reiners

  Faleceu nesta segunda (30), aos 74 anos, o professor comunista Carlos Reiners, vítima de falência múltipla de órgãos. Ele vinha sofrendo com um câncer há mais de dois anos. O seu quadro clínico se agravou nos últimos dias, quando foi transferido para a UTI do Hospital São Matheus. O corpo de Carlinhos Reiners, como era chamado por familiares e amigos, está sendo velado na Capela Jardins, no bairro Bandeirantes, na Capital. O sepultamento está previsto para às 11h, no Cemitério da Piedade.

   Figura histórica mato-grossense, Reiners deixa a esposa Nelza de Moura Reiners e 5 filhos: Jorge Carlos, Luiz Fernando, Júlio, Hugo Henrique e Patrícia. Carlos Reiners foi militante comunista e sofreu, como tantos outros a dor da perseguição durante a ditadura militar brasileira. Em 27 de março passado, conseguiu deferimento pelo Ministério da Justiça do seu pedido de indenização como anistiado político. Foi o primeiro mato-grossense oficialmente reconhecido como vítima da ditadura. Não chegou, entretanto, a receber nem o primeiro pagamento.

   Reiners nasceu em Santo Antônio de Leverger e vivia no distrito de Mimoso (110 km de Cuiabá). Foi preso pelo Exército no ano de 1964 por integrar um grupo de militantes de esquerda que pretendia reagir ao golpe militar. Ele receberia uma pensão mensal de R$ 2 mil, além de uma indenização de cerca de R$ 200 mil por atrasados. Carlinhos é o primogênito de 14 filhos de Carlos Reiners, um dos fazendeiros mais respeitados da região pantaneira do Estado, que completa 101 anos de vida em agosto deste ano. (Pollyana Araújo)

Postar um novo comentário

Comentários (12)

  • Professor | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    1
    0

    Conheci essa figura extraordinária que é Carlos Reiners: correto, justo, honesto e coerente!
    O conheci na Seduc quando o Bezerra ganhou o governo do estado. Conversamos muito sobre política, sobre Guevara (que ele conheceu), sobre educação, sobre revolução nestes tempos tão modernosos e voláteis...
    Era um homem que se orgulhava do que fizera e no que acreditava.
    Era tão grandioso que sempre estava sereno.
    Que Deus o tenha em bom lugar! Que sua família se orgulhe sempre da sua história, da sua decência!

  • heleno | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    1
    0

    sou de cuiaba e sempre vou para o rio abaixo localidade de leverger, tive a onra a 6 meses de comprimentar o sr. carlos reineres,que nos falou de sua doença, pessoa que vai deixar um carencia para os dias de hj...meus sentimentos a familia...rioa a baixo emlutados...

  • ANTENOR GONÇALVES DE QUEIROZ | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Carlos Reiners, eterno Professor.


    Os nossos sinceros sentimentos a família, pela perda de um dos grandes contrutores de conhecimento do nosso Estado e lutator incasável em toda sua existência.


    Abraços da familia Gonçalves de Queiroz de (MIMOSO)

  • Catarino S. Arruda | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Só quem conheceu e pode conviver com essa figura espetacular como foi o Dr. Carlos Reiners, eu tive esse prazer de por dois anos trabalhar na Escola Estadual Santa Claudina em Mimoso nos anos de 1989 e 1990 e ter ele como Delegado de Ensino e sua esposa a Diretora da Escola.
    Ele sempre foi um homem especial que dedicou o seu maior tempo para lutar pelas mudanças e realizar os seus sonhos de ensinar e questionar sobre as mudanças.
    Em sua casa sempre teve uma espaço dedicado aos bons livros a espera dos visitantes onde contavam as suas história de luta.
    Com isso perdemos o ultimo Cumunista do cerrado matogrossense

  • Fonseca | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Envio minhas condolênscias ao amigo Jorge Reiners, filho do saudoso Carlos Reiners, e aos seus familiares.

    Que a luta continua!
    A democracia continua...
    continuamos gritando por uma vida melhor e pela democracia neste país.

    Abraços, Fonseca e família.

  • PATRÍCIA REINERS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    AGRADEÇO GENTILMENTE POR TODAS AS PALAVRAS DE CARINHO DEIXADAS AQUI EM HOMENAGEM AO MEU PAI!
    FOI UM HOMEM REALMENTE MARAVILHOSO, UM PAI EXEMPLAR E DEIXOU ÓTIMAS LEMBRANÇAS E É COM ELAS QUE NOS APEGAMOS PARA PODER CONTINUAR A VIDA SEM A PRESENÇA DELE.
    LEVOU UM PEDAÇO DE NÓS COM ELE, MAS O LEGADO DE COISAS BOAS QUE NOS DEIXOU É MUITO GRANDE.
    OBRIGADA.

  • gloria almeida | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    a idade esta errada era 100 ou 101 anos a idade certa

  • Paulo Mattos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Seu Carlos Reiners, uma lendária figura histórica do comunismo matogrossense nos deixa definitivamente, mas a sua estatura moral, os seu ensinamentos, a sua dignidade, o amôr devoto ao sêr humano, ficarão inquestionavelmente marcados na História deste Estado. O pesar se associa ao mesmo tempo ao orgulho de termos possuido em nosso meio um homem com as qualidades irretocadas de seu Carlos Reiners que, com a sua convicção e ideologia, jamais deixou que seu ânimo se arrefecesse na luta pelos seus ideais. Jamais foi dominado e, com aquela humildade, educação e paciência, nos proporcionou grandes e irremovíveis ensinamentos. Aind adolescente frequentei muito sua casa. Com ele aprendi muito, inclusive ser humilde, modesto, mas também aprendi a defender minhas idéis e ideais com todo o ardor que se exige de quem acredita naquilo que pensa e faz. Minhas condolências à família de seu Carlos, ao meu amigo e irmão Jorge Carlos Reiners,um de seus filhos, a quem devo eternamente o privilégio de ter conhecido o seu magistral e irrepreensível pai.

  • Jeferson Lobato | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Carlos era um dos poucos homens a quem se podia sentar por mais de quatro horas, dias, sem a minima preocupação de cansaço.

    Suas histórias me encantaram.

    Sua história de vida mais ainda.

    Aprendi muitas posições politicas com ele.

    Saber valorizar o adversário, engrandecer o companheiro, e fazer criticas sempre pontuais e nunca pessoais.

    Carlos foi preso, torturado, descriminado, mas mesmo assim foi um vencedor.

    Dediquei minha monografia de graduação à história dele e de Antonio Antero de Almeida.

    Mas esses que classifiquei como Guevarianos Cuiabanos não sucumbirão com o fim da vida terrena. Suas marcas e feitos ficarão na história de quem acredita realmente que possa mudar o mundo através das idéias.

    Ele era muito mais do que um comunista convicto, era era um humanista, intelectual e só não foi uma lenda em Mato Grosso porque a história lhe reservou o submundo daqueles que lutaram contra a ditadura.

    Carlos Reiners é uma lição de vida, de homem e de politico!

    Deus ganhou no céu uma alma a quem poderá passar horas eternas conversando.

    Deus ganhou, nós perdemos. Assim é a vida!

    Que façamos valher a pena estar aqui nesta terra.

    Emocionado e Feliz por ter conheçido Carlos Reiners,

    Minhas homenagens ao homem que foi e à história que sempre será.

  • ROMULO QUEIROZ DAS NEVES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quero em nome de minha fámilia, assim bem como de todo o povo de mimoso registrar os sentimentos de muito pezar pela perda do professor Carlos Reiners, deixar o meu abraço e meus sentimentos a professora Neusa, pedir a Deus que de forças a ela e toda a fámilia neste momento tão dificil em que perdemos este grande homem que foi professor Carlos. Querido por todos de Mimoso sem duvidas nenhuma ficara uma grande lacuna entre nos, porem fica entre nos todo o seu patrimonio que eu tenho a serteza que será dividido por todos, pois professor Carlos deixou um grande patrimonio que é a sua historia, o seu exemplo de ser humano, a sua personalidade e os seus traços gravado no sembrante de cada um daqueles que tiveram a oportunidade de conviver e aprender com ele. Tenho serteza que toda essas riquesas jamais serão esquecidos por todos nós...Vá com Deus professor Carlos Reiners!!!

Um novo embate entre Diane x Adair

diane alves 400 curtinha   Adair José Alves Moreira, que vinha atuando na assessoria do vice-governador Otaviano Pivetta, decidiu mesmo concorrer de novo à Prefeitura de Alto Paraguai. Ele já foi prefeito por duas vezes. Adair será o principal nome da oposição à prefeita democrata Diane Alves (foto),...

Taques ofuscado e sob mira do MPE

pedro taques 400 curtinha   Pedro Taques (foto) achou que o recall dos tempos de senador e governador, ajudando-o a se posicionar de forma razoável nas pesquisas, bem antes do início da campanha, o manteria como favorito na corrida ao Senado. Ledo engano. Não levou em consideração o alto índice de...

2 caciques não disputam Alto Garças

roland trentini 400 curtinha   Após décadas de rixas, de campanhas ostentadoras, rachas e brigas eleitorais intermináveis em Alto Garças, os ex-prefeitos Rolando Trentini (foto) e Júnior Pitucha resolveram não mais concorrer ao Executivo. Mas, um deles segue se movimentando nos bastidores. Pela...

Um ex-prefeito inelegível em Poconé

clovis martins 400   Dificilmente o ex-prefeito petebista Clovis Damião Martins (foto) terá registro de candidatura a prefeito de Poconé deferido pela Justiça Eleitoral. O promotor de Justiça, Mário Anthero, já pediu impugnação do registro do petebista por inelegibilidades. Clovis, que...

Briga em Sinop entre Juarez e Dorner

juarez costa 400 curtinha   Em Sinop, a briga eleitoral caminha para tensão e acirramento entre o emedebista Juarez Costa (foto) e Roberto Dorner (Republicanos). Hoje, o ex-prefeito seria eleito, mas Dorner vem crescendo nas adesões, com ajuda do vice de sua chapa, ex-vereador Dalton Martini (Patriota). O apoio da prefeita Rosana...

França elegível; CNJ desatualizado

roberto franca 400 curtinha   O advogado Rodrigo Cirineu, que assumiu a assessoria jurídica da campanha a prefeito de Cuiabá de Roberto França (foto), assegura que o ex-prefeito está elegível. Explica que o cadastro de inelegibilidades do Conselho Nacional de Justiça, constantando ainda o nome de...