Últimas

Quinta-Feira, 12 de Novembro de 2009, 19h:19 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

PESAR

Morre, aos 84, ex-prefeito e ex-deputado Gabriel Muller

  Morreu nesta quinta (12) à tarde, aos 84 anos, o ex-deputado e ex-prefeito de Várzea Grande nos anos 1960 Gabriel Muller, filho de Fenelon Muller, que foi nomeado intendente-geral de Cuiabá pelo então governador Mário Correia da Costa durante três décadas e ainda interventor federal do Estado de Mato Grosso, sob nomeação do presidente da República da época, Getúlio Vargas. O velório acontece na Capela Jardins, em Cuiabá.

  Gabriel ocupou vários cargos. Ainda estudante, foi eleito vereador por Lavras (MG), na década de 1940. De volta a Mato Grosso, comandou a Prefeitura de Várzea Grande de julho de 65 a setembro de 66 e foi suplente de deputado estadual pela antiga Arena na 6º Legislatura (67-71), chegando a assumir o cargo. Também foi governador distrital do Rotary Club, onde militou defendendo causas sociais.

    Ele nasceu em Três Lagoas (MS) e passou a morar em Cuiabá ainda com dois anos de idade. O pai Fenelon Muller era cuiabano e engenheiro civil da chamada Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. Gabriel Muller formou-se em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras. Casado com Oacy Americana das Neves Muller, teve três filhos: Analzita das Neves Muller, Fenelon Muller Neto e Antonio Gabriel das Neves Muller.

    Entre outras funções que ocupou, Gabriel atuou como presidente da Fundação de Desenvolvimento do Pantanal, percussora da secretaria estadual de Meio Ambiente. Presidiu a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e foi um dos fundadores de co-irmã de Mato Grosso do Sul (Famasul). Foi secretário de Estado de Trabalho e presidente da extinta Companhia de Desenvolvimento de Mato Grosso (Codemat). Na direção do órgão, chefiou projetos que se destacaram, entre eles, a construção do estádio Verdão, em Cuiabá, e de seu similar, o Morenão, em Campo Grande.  À época do Programa Integrado de Desenvolvimento do Brasil (Polonoroeste), que resultou na pavimentação das rodovias BRs-163 e 364, Gabriel Muller participou enquanto representante da companhia estadual parceira da União.

    Ele trabalhou na legalização fundiária da região de Cáceres, passo importante para surgimento de municípios do Oeste mato-grossense, como Mirassol D´Oeste, São José dos Quatro Marcos e Araputanga. Ajudou também no Projeto Aripuanã, que comercializou dois milhões de hectares e originou cidades com Alta Floresta, e ainda o Projeto Juína, que colaborou na colonização do Nortão e participou da abertura da estrada Transpantaneira, em Poconé.

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • Moacyr Clemente Junior | Segunda-Feira, 04 de Outubro de 2010, 20h05
    0
    0

    Gabriel Muller, foi vereador em Lavras-MG, minha cidade natal, onde o ja falecido dono do Bar dos Estudantes, o "turco", sabendo que eu estava morando em Cuiaba, contou-me historias sobre Gabriel Muller quando este estudava na antiga ESAL, hoje Ufla.Cuiabano de muitos coracoes, tambem me sensibilizo mesmo que com atraso com o falecimento deste que iniciando em Lavras, continuou sua grande atuacao politica no meu querido Mato Grosso e querida Cuiaba.Lavras e Cuiaba choram este passamento.

  • bento porto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Com a morte do dr. Gabriel MT perde um dos maiores promotores do desenvolvimento,um idealista. Não fosse ele não existiria Alta Foresta, Juruena, Cotriguaçu, Colniza, o CPA,verdão e a estrada transpantaneira/Poconé Porto Jofre, apenas para citar qdo presidente da CODEMAT no gov. José Fragelli, em que fiz parte de sua equipe. Meus profundos sentimentos à d. Oacy,seus filhos e amigos.

  • ezequiel roque abatti zico | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    a familia as condolecia de todos os rotariano de sapezal. o senhor foi exemplo para todos os matogrssences descance em paz meu compaheiro gabriel muller

  • Weller Pinheiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Tive a honra de conhecer o Dr Gabriel Muller, Homem de uma reputação imputável, Me sinto privilegiado pela oportunidade de conhecer, e ter tido amizades com grandes nomes da Historia de Mato Grosso, dos qual destaco, Júlio Domingos de Campos, ( seo Fiote) , Darcy de Moraes, Dante Martins de Oliveira, Ladislau Cristino Cortes (lalau) entre outros, e sou uma pessoa de 37 anos, que sempre admirou e deu valor a pessoas, com honradez, com dignidade a palavra empenhada, com caráter, predicados estes, difícil em homens de hoje em dia Homens como estes, sempre serão lembrados por todos nós que tivemos o privilegio de conhecê-los. Que DEUS conforte a Família enlutada.

  • ADILSON VALERA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    VAI COMPANHEIRO GABRIEL, POR AQUI VOCE DEIXOU AMIZADES, BONS EXEMPLOS DE HUMILDADE, RETIDAO E DE EMPREENDEDORISMO. FEZ O BEM, QUE DEUS O TENHA. AOS QUE CONTINUAM MAIS TEMPO POR AQUI, ESTA HISTORIA DE VIDA É UM EXEMPLO A SER SEGUIDO.

  • Petronio Sobrinho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Um cidadão de singular valor e digno de seus corretos e exemplares atos na luta e defesa dos interesses da agropecuária de Mato Grosso, que muito enobrece a boa gente mato-grossense. Meus pesâmes à familia.

  • Ninomiya Miguel | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Dr. Gabriel Muller, foi um baluarte no desenvolvimento de Mato Grosso. Tive a grata satisfação de trabalhar com Dr. Gabriel.
    Frente a CODEMAT, foram implantados inúmeros projetos de colonização, dentre os que destaco: colonização da região oeste do Estado, Mirassol, Quatro Marcos, Rio Branco, Salto do Céu; a implantação da Transpantaneira; a colonização da região noroeste do Estado; enfim foram programas que impulsionaram o desenvolvimento do Estado àquela época, e que alicerçaram o Estado para ser o que é hoje.
    Os serviços que Dr. Gabriel, conhecido por muitos como GIGANTE, prestaram a Mato Grosso, fazem que esse Estado e Mato Grosso do Sul, lhe sejam eternamente agradecido aos seus serviços.
    Gigante, foi uma honra tê-lo como amigo e companheiro, descanse em paz.
    À D. Oacy, filhos e familiares, meus sentimentos.

  • Joelcirney Santos Klimaschewsk | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Mato Grosso perdeu um grande filho. Tive a honra de estar ao seu lado e ao de Oacy nos últimos anos nas ações do Rotary em Mato Grosso. Como Governador do Rotary com o Lema Seja Amigo, Gabriel foi um guerreiro e cruzou nosso Estado construindo e fortalecendo amizades. Nossa geração perde um exemplo de ser humano, de pai e de profissional. Deus te ilumine AMIGO GABRIEL.

  • Julio José de Campos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Hoje pela manhã no Cemiterio da Piedade em Cuiabá, sepultamos o corpo do Dr.Gabriel Julio de Mattos Múller,uma legenda na historia politica,admistrativa,classista,e de desenvolvimento-sustentavel do Estado de Mato Grosso. Tive a honra,de tê-lo como meu primeiro Chefe na saudosa CODEMAT (Gov.Pedrossian e Fragelli),onde aprendi a servir com lealdade e seriedade do serviço publico.Estivemos junto colonizando a Grande Cáceres,o Noroeste(Juina),e o Nortão do Estado.Foi o Gigante do Pantanal,na construção da Transpantaneira em MT e MS. Na Construção do Verdão,do Morenão,e das cidades universitárias de Cuiabá e Campo Grande. Foi Prefeito de V.Grande,Dep.Estadual,Presidente da FAMAT), e quando Governador do Estado de 1983 a 1986,tive a honra de tê-lo ao meu lado como Presidente da FUNDEPAN(Fundação de Defesa e Desenvolvimento do Pantanal).celula mater da atual SEMA.Homem honesto,de caracter ilibado, foi companheiro politico da Familia Campos, no glorioso PSD(de Filinto,Ponce e JK),na ARENA, no PDS, no PFL, e até agora era militante dos Democratas.Mato Grosso,fica mais pobre em seus valores e suas referencias com a morte de Gaabriel Muller,que tambem foi Suplente de Senador da Republica de 1979-1983(do então senador Canellas),Descançe em PAZ, Velho Guereiro..

  • edesio do carmo adorno | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Dignidade, honradez, retidão de caráter e amor ao trabalho. Os predicados acima são pobres e imprestáveis para definir ou conceituar o Doutor Gabriel Muller. Ele foi e será sempre lembrado por todos nós que tivemos o privilégio de conhecê-lo de perto um ser humano iluminado; superior. Doutor Gabriel foi um filho ilustre de Cuiabá que fez muito por nossa terra, por nossa gente e pelo Brasil. Não mais ouvirei suas estórias, histórias e enriquecedores conselhos. Saudades, Doutor Gabriel. Descanse em paz no andar superior. Que Deus console e conforte a família enlutada.

Novo ensaio do privilegiado Neurilan

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto) transformou mesmo a AMM não apenas num cabide de emprego, mas numa entidade para, em alguns casos, atender a seus interesses pessoais. Ali, investido no cargo de presidente, inclusive já pelo quarto mandato, mesmo não sendo mais prefeito, ele se articula politicamente o tempo todo....

Dobradinha no Podemos pela reeleição

claudinei 400 curtinha   Eleito deputado na onda Bolsonaro, o delegado de Polícia Claudinei de Souza Lopes (foto) resolveu deixar o PSL e vai se abrigar no Podemos. Sonha com a reeleição. Sua estratégia é trabalhar o que se chama de dobradinha eleitoral com o deputado federal José Medeiros, especialmente em...

Valtenir atrai lideranças para o MDB

valtenir pereira 400   Mesmo sem mandato eletivo, o ex-vereador pela Capital e ex-deputado federal Valtenir Pereira (foto) continua se articulando nos bastidores, agora pelo fortalecimento do seu partido, o MDB. Ele está convencendo algumas lideranças a se filiar na legenda emedebista. Dois líderes são prefeitos...

Chefe do Escritório de ROO em Cuiabá

mario marques 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, que iniciou neste mês o 3º mandato, mantém como parte da estrutura da administração um cargo de chefe do Escritório de Representação do município na Capital. E Pátio nomeou para esta...

Prefeito cria comitê pra debater modal

emanuel pinheiro 400 curtinha   Mesmo o governador Mauro Mendes já tendo anunciado que vai implantar o BRT na Região Metropolitana, em detrimento do VLT, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto) criou um comitê de análise técnica para, segundo ele, definir o modal de transporte para a região. Emanuel...

Desembargadores recebem 6 auxílios

maria helena povoas 400   O Tribunal de Justiça de MT, presidido pela desembargadora Maria Helena Póvoas (foto), vai pagar uma série de direitos e vantagens que "engordam" substancialmente o subsídio de seus magistrados e que foram programados pelo ex-presidente Carlos Alberto para liberá-los no orçamento...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.