Últimas
Quinta-Feira, 16 de Agosto de 2007, 11h:52 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16
Morre dom Máximo, maior referência de Cáceres
Dom Máximo Biennés, uma das maiores referências históricas de Cáceres (a 215 km de Cuiabá), morreu no último sábado (11), aos 86 anos, e foi enterrado no domingo no interior da Catedral de Cáceres que ele mesmo inaugurou em 1965. Assumiu a Diocese em
1955 e ficou à frente dela até a aposentadoria compulsória.
Foram 36 anos de episcopado no município. Nesse período, apoiou a criação do Centro de Direitos Humanos, onde se iniciou praticamente toda a organização sindical dos trabalhadores na
Diocese, além de outros inúmeros trabalhos sociais.
Tanta luta em defesa do lema “No Caminho da Justiça”, motivou três professores da Universidade de Mato Grosso, instalada em Cáceres, a realizarem um Tributo a Dom Máximo Biennés.
Segundo Carlos Alberto Reyes Maldonado, Dimas Santana Souza Neves e Leila Salomão Jacob Bisinoto, a cidade não perdeu apenas um amigo, uma consciência, ou nossa maior referência. Perdeu consistência. “Com Dom Maximo não morrem os sonhos, que ele ajudou a parir e dar forma, mas morre uma parte de nós mesmos com a ausência da memória viva que nele se mantinha”, escreveram.
Leia a íntegra do Tributo postado na seção Artigos, localizada logo acima, à esquerda.
Postar um novo comentário
Comentários (3)
-
Luiz Esmael | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Com a morte de Dom Máximo Bienes, Cáceres não perdeu apenas um ser humano, mas um pai espiritual de toda a região Oeste de Mato Grosso. Ele foi a coluna da igrena Católica na região, evangelizando, pregando e acalentando a alma do cacerense. O conforto fica pelo fato de estar num bom lugar, descansando ao lado de Deus. Valeu Dom Máximo.
-
Wilson Kishi | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0010
São raras as pessos que em quase 40 anos evangelizou pessoas desta rica região de Mato Grosso, num período de pouca infra-estrutura, principalmente de acesso às diversas localidades na fronteira Brasil/Bolívia. Cáceres perdeu um filho ilustre, um filho amado por todos, um grande amigo.
-
WYLERSON VERANO DE AQUINO SOUSA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Realmente, morre não uma parte de Cáceres, mas sim grande parte. Neste momento de tristeza pelo luto e perda de um cidadão de luz acima de tudo, muito mais que o trabalho religioso, os cacerenses herdam o exemplo de ser humano, seu legado irá reluzir por gerações a fim de dignificar as pessoas e consolidar os sentimentos de solidariedade, fraternidade, justiça e caridade. Que DEUS continue te iluminando "Dom Máximo"; e que de um plano espiritual superior Vossa Reverendíssima possa guiar os cidadãos de bem deste País. Enlutadas condolências.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga