Últimas

Sexta-Feira, 01 de Fevereiro de 2008, 07h:15 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

PESAR

Morre Jurandir, ex-presidente do PT de Cuiabá

Jurandir Lara foi vencido pela infecção cerebral   O ex-presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFMT e da Executiva do PT de Cuiabá por cinco anos, Jurandir Lara, faleceu nesta sexta (1º de fevereiro), por volta de 6h, no Hospital São Mateus. Ele não conseguiu vencer a infecção cerebral. Estava na UTI havia quase 20 dias. Jurandir era solteiro, funcionário público e tinha 36 anos. Sua trajetória foi marcada por forte militância no movimento estudantil e partidária. Ele pertencia a corrente Articulação de Esquerda e era um dos poucos que conseguiam manter uma boa relação interna com todas as tendências.

    Jurandir passou a presidir o PT da Capital em 2000. À época, ele substituiu Sivaldo Dias Campos, que sofreu um atentado à bala, deixando-o com sequelas até hoje. Jurandir continuou na direção da legenda petista até 2005. Nesse período, ele ajudou o partido a eleger os vereadores Enelinda Scala e Vera Araújo, a Verinha, em 2000, e, no pleito municipal seguinte, mais três (Domingos Sávio, Valtenir Pereira e Lúdio Cabral). Hoje, a bancada petista se limita a Enelinda e Lúdio.

   Em 2004, Jurandir Lara começou a enfrentar "turbulências" por causa de dívidas contraídas pelo partido na campanha a prefeito do hoje deputado Alexandre Cesar, que era o presidente estadual. Isso levou, inclusive, a Justiça Eleitoral a reprovar as contas do partido, que estão bloqueadas devido a ações de cobrança.

    Assim que deixou a direção da Executiva da Capital, em novembro de 2005, Jurandir Lara passou a integrar a Estadual, presidida pela senadora Serys Marly, como secretário de Organização Nacional. Em janeiro do ano passado, pediu licença para tratamento de saúde. 

   O corpo do ex-dirigente petista está no Hospital São Mateus, em Cuiabá. A família não decidiu ainda onde será o velório.

(Às 7h40) - Estamos abalados, lamenta Jairo

  "A morte do Jurandir representa uma grande perda para a família, para nós e para o PT", lamenta Jairo Rocha, que sucedeu Jurandir Lara na direção municipal do partido. Segundo ele, foi Jurandir quem ajudou a reconstruir o partido, quando assumiu o comando do diretório assim que Silvaldo sofreu atentado. "O Jurandir era muito equilibrado, organizado e foi sob o comando dele que o PT elegeu e ampliou a bancada de vereador em Cuiabá. Ele teve uma participação importante nas eleições de 2002, quando elegemos Serys senadora e os deputados Ságuas e Verinha", enfatiza Jairo, ex-presidente da agremiação petista. "Infelizmente, ele faleceu e estamos todos sentidos. O PT está abalado".

(Às 9h12) - Corpo será velado na Capela Jardins

    O corpo de Jurandir Lara começa a ser velado na Capela Jardins (próximo ao Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá) a partir das 10h.

(Às 13h45) - Enterro será neste sábado de manhã

   O corpo de Jurandir está sendo velado na sala Hortência da Capela Jardins. O cortejo sai às 8 horas deste sábado (2). O enterro será no cemitério da Piedade, na Capital. Vários familiares, amigos e militantes do PT estão comparecendo ao velório de Jurandir. Sua família viveu um drama nos últimos cinco dias, pois, desde domingo os rins do ex-dirigente petista já tinham paralisados. O diretório do PT de Cuiabá vai emitir uma nota oficial lamentando a morte.

Postar um novo comentário

Comentários (12)

  • maria vanete | Segunda-Feira, 23 de Agosto de 2010, 17h29
    0
    0

    E com muita saudade e tristeza ao mesmo tempo que falo sobre o companheiro JURANDIR, lembro do dia que saimos daqui de Cuiabá para a posse do nosso presidente LULA!!! Jurandir Lara nosso companheiro e servidor aqui da nossa Secretaria de Saúde!!!

  • Lane Costa - Professora | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É com tristeza que recebemos a notícia do falecimento do Jurandir.

    Tive a oportunidade de conhecê-lo no movimento estudantil universitário, na década de 90, onde muitas vezes estivemos em campos opostos.

    Depois, já nos movimentos sociais ou como dirigentes partidários, ele no PT e eu no PCdoB, participamos de muitas atividades de luta em defesa do povo brasileiro, mato-grossense e cuiabano...

    Porém, um dos grandes privilégios que tive, foi tê-lo como sujeito de minha dissertação de mestrado. Tenho horas de relato gravado com este que foi, um homem que viveu e lutou por um sonho; que venceu as barreiras do preconceito, tornando-se um dos poucos presidentes negros de um partido político em ascensão; que revelou em seus relatos uma preocupação com a formação política da juventude...Sua trajetória de vida, embora curta, já será uma grande lição. Jurandir vive!

  • josé juiz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    diferenças sempre existirão,mas poucas pessoas conseguem exercitar á critica mediadora,como esse eterno conciliador exerceu nesse plano terreno.que fique em paz.

  • Jesuina Moreira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Jurandir;

    Vai Com Deus, segue seu caminho sem olhar para traz, pois o senhor vai iluminar sua estrada, em sua nova morada, e vai refrigerar sua alma para brilhar na vereda da justiça por amor em seu nome, ainda que andasse pelo vale da sombra da morte, não temerás, pois Jesus estará sempre contigo.

    E a sua família Deus encarregará e dará o conforto

    Amem.

  • Eneida Vandoni | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Nosso querido Jurandir partiu deixando muitas, mas muitas saudades. "Bico Doce Bocaiuva" era seu personagem no Projeto Saúde com Alegria, com ação dos Doutores Palhaços, idealizado por ele, e mais 09 colegas com o mesmo perfil dele. Todos com o mesmo ideal, fé, união,compaixão, harminia e garra ao levar alegria, em um palco não convencional, ou seja enfermarias, UTIs, CTQ, enfim, todos os "cantos" que compõe os 04 hospitais de Cuiabá e o Pronto Socorro Municipal da Várzea Grande, que atendem a rede SUS. Jura, você nos deixou, mas os seus ensinamentos e sua luz, servirão para que continuemos esse trabalho que você desempenhava com tanta paixão. Rogo ao Divino Espírito Santo, que já o tenha carregado confortavelmente em suas asas, e o levado para um lugar com muita paz, luz, amor e evolução espiritual. Tio, de onde estiver, estaremos rezando por você.

  • Glaucia Amaral | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Velho amigo!

    É de lamentar-se o falecimento precoce de qualquer ser-humano. Aqueles com a integridade que possuia o querido Jurandir fazem falta ao mundo. É com surpresa que as notícias chegam. A marca do Jurandir era ser ponderado, conciliador (como lembra o José Luis) e além disso tudo, forte.
    Deixará saudades, ainda que existissem divergências, com elegância ele sabia colocar sentimentos como amizade, solidariedade e respeito em primeiro lugar.
    Numa hora dessas, sempre se pensa: caso soubéssemos que seria tão para breve teríamos todos, colegas de universidade, nos sentado uma última vez juntos, para tomar uma coca-cola, com vários copos.

    Uma vida admirável, que agora caminha para a luz e novos desafios.

    Glaucia Amaral - Procuradora do Estado

  • Rita de Cássia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Aos familiares de nosso querido e saudoso JURA meus sentimentos de pesar. Deus está com voces a todos os momentos de suas vidas especialmente neste momento dificil de separação eterna de um filho querido.
    Jurandir vá com Deus, e ilumine os seus familias, colegas, companheiros e amigos!!!!!!!!!!

  • juciley | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eu como irmã de Jurandir so tenho a agradece-lo por tudo que vivemos. Um Homem-irmão inteligente, camarada, responsável, etc... Além de ter sido meu compadre e Tio dos meus filhos. Espero q ele esteja bem e feliz no paraíso. Obrigada! Mano querido!
    Agradeço também a todos os amigos que estiveram conosco,e principalmente com Jurandir nesta vida de luta.
    Agora é só Rezar/Orar para que ele fique feliz.

    Até outra caminhada meu querido irmão. BJos!!!!!!!!!

  • Laurão | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Perdemos um grande companheiro, que nunca se negou a lutar pelo PT em Cuiabá...
    Ficaremos com as suas vitorias e conquista enquanto esteve a frente do Municipal do PT...
    Que Deus o tenha...
    Laurão

  • DONIZETE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Jurandir que Deus de paz e conforto para seus familiares fique em paz conpanheiro??????????

PTB tem 25 e deve eleger 2 à Câmara

misael galvao 400 curtinha   O PTB lançou 25 nomes a vereador em Cuiabá. E a tendência é de eleger entre um e dois. As maiores apostas são os seus próprios vereadores: Misael Galvão (foto) e Adevair Cabral, respectivamente, presidente e primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara....

Retorno à Câmara após 6 mandatos

fulo 400 curtinha   Figura bastante popular, especialmente na região da Vila Operária, Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô (MDB), que foi vereador de Rondonópolis por seis mandatos, está de volta. Hoje suplente, ele assume provisoriamente nesta segunda a cadeira do titular Thiago Muniz, que pediu licença...

Bolsonaro nem aí para políticos de MT

nelson barbudo 400 curtinha   O cerimonial da Presidência da República deu de ombros para os políticos, inclusive para a bancada federal mato-grossense, na visita de Bolsonaro, sexta, em Sinop e Sorriso. Alguns tentaram, de forma insistente, tirar foto com o presidente. E até conseguiram. Mas o capitão preferiu...

Tião com Flávio e "pau" nos Campos

tiao da zaeli 400 curtinha   A maior bronca dos Campos em Várzea Grande hoje é com o ex-prefeito Tião da Zaeli (foto), que motivou o amigo e empresário Flávio Vargas, dono do frigorífico Frical, a entrar na disputa à sucessão municipal. E Flávio conseguiu construir um amplo arco de...

A única dos maiores fora da reeleição

rosana martinelli 400 curtinha   Seis dos 10 prefeitos dos maiores municípios de MT poderiam disputar a reeleição neste ano por estarem no primeiro mandato ou já tendo exercido outros não consecutivos. E, destes, somente Rosana Martinelli (foto), de Sinop, não se recandidatou. Percebeu dificuldades...

Poconé tem 4 no páreo; Euclides dança

euclides santos 400 curtinha   Em Poconé, o ex-prefeito Euclides Santos (foto) nadou e morreu na praia. Numa queda de braço dentro do PSDB, Euclides, que havia se mudado para Cuiabá e tem o filho na disputa para vereador, perdeu espaço e autonomia para a ex-prefeita Meire Adauto, presidente municipal da legenda tucana e...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.